8Ps do marketing

8Ps do marketing: o que são, por que são importantes e mais!

Para aqueles que buscam aumentar os resultados de sua empresa ou dinamizar o desenvolvimento de um negócio, buscar soluções inovadoras, como os 8Ps do marketing, é uma tendência bastante comum.

Adotar ferramentas inteligentes faz toda a diferença na estruturação e no desenvolvimento de seu negócio e, por isso, é interessante entender como a estratégia mais adequada para seu marketing pode mudar seus resultados.

Explicamos agora o que são os 8Ps do marketing, sua influência dentro da estratégia de marketing de sua empresa e também quando adotá-los em seu negócio. Confira agora e alavanque os seus resultados empresariais!

Entenda o que são os 8Ps do marketing

Quem está atento às estratégias de marketing, certamente, já ouviu falar do chamado mix de marketing, também conhecido como os 4Ps do marketing, que era estruturado e fundamentado em quatro pilares principais: produto, preço, praça e promoção.

Durante muitos anos, essa foi a base de todas as estratégias de marketing, sendo adotadas pelas pequenas e grandes empresas, como forma de alavancar os resultados, aumentar as vendas e também o reconhecimento da organização.

No entanto, com a evolução do marketing, especialmente com as estratégias de marketing baseadas em ferramentas digitais, foi desenvolvida a chamada metodologia dos 8Ps, pelo escritor e empreendedor Conrado Adolpho, visando a tornar as estratégias de marketing mais acessíveis, eficientes e modernas.

Confira o que são os 8Ps do marketing:

1. Pesquisa

O primeiro novo “P” do marketing significa “pesquisa” e está diretamente ligado à facilidade de realizar pesquisas por meio de ferramentas da Internet, o que transformou as estratégias de marketing das empresas e, a partir disso, tornou-se um elemento basilar de qualquer planejamento estratégico de marketing de uma companhia.

Por meio das ferramentas de pesquisa adequadas para seu negócio, é possível entender seus consumidores, seus desejos e anseios e delimitar seus hábitos de consumo, permitindo que sua empresa os atenda melhor e de forma mais eficiente.

2. Planejamento

O planejamento também é outro ponto importante dentro da estratégia dos 8Ps do marketing, já que o planejamento de marketing é um dos elementos mais relevantes, fundamentando todas as ações.

Quando falamos do planejamento, tratamos de: o que será feito, como será realizado, qual o público-alvo ou a persona de determinada ação ou estratégia e também como esses elementos serão desenvolvidos.

Além disso, o planejamento envolve os elementos de ordem prática, como horários, dias de postagem, linguagem do conteúdo, dentre outras questões que terão impacto nos resultados de seu marketing.

3. Produção

Dentro da estratégia dos 8Ps, temos a etapa de produção, em que sua estratégia de marketing torna seu planejamento ações concretas, ou seja, esse é o momento em que serão desenvolvidos os conteúdos, materiais, vídeos, redes sociais, dentre outros elementos que comporão sua estratégia de marketing.

Durante a produção, é importante focar no que sua persona tem interesse em saber, desenvolvendo sua comunicação de forma a criar engajamento e interesse de seu público.

4. Publicação

Publicar significa tornar público, ou seja, colocar no ar o conteúdo que foi desenvolvido durante a etapa de produção, disponibilizando nos sites, blogs, redes sociais, e-mails ou outros meios de comunicação que façam parte de sua estratégia de marketing.

Para que a publicação seja realizada de forma a trazer os melhores resultados, é importante que você escolha os canais de publicação adequados à sua persona, que tenham apelo ao público e que façam parte do seu dia a dia.

5. Promoção

Promover é impulsionar, nos diversos canais de comunicação, o conteúdo desenvolvido e também a empresa, visando a aumentar sua visibilidade e a torná-la reconhecida e mais visível para o mercado.

Quando falamos em promoção dentro dos 8Ps do marketing, estamos falando dos meios tradicionais de promoção, mas também estão incluídos os meios digitais, como anúncios, conteúdos patrocinados, banners virtuais, dentre outros elementos de comunicação comercial.

6. Propagação

A propagação de seu conteúdo está contemplada no sexto P, que trata das formas de fazer com que sua mensagem chegue mais longe e seu produto ganhe maior destaque.

Ela consiste nas ferramentas e métodos para divulgar seu produto e sua visibilidade.

7. Personalização

A personalização da estratégia de marketing também é um fator importante para que os resultados sejam melhores, ou seja, é necessário adequar a comunicação, a linguagem e os conteúdos a partir da resposta do público.

Nesse conceito, tratamos da importância da personalização, que permite moldar o diálogo com o cliente de acordo com o feedback recebido, o que faz com que sua empresa seja mais eficiente e direta na comunicação com o cliente.

8. Precisão

Última dos 8Ps do marketing, a precisão é baseada em um dos grandes diferenciais do marketing digital, que consiste em analisar, estudar e compreender os resultados das estratégias utilizadas, entendendo o que funciona e aquilo que deve ser mudado para aumentar ou melhorar os resultados.

Adote os 8Ps no seu negócio

Mais do que entender o que são os 8Ps do marketing e quais são as etapas dessa metodologia estratégica para estruturar o marketing de sua empresa, também é fundamental entender quando e como adotar cada uma das etapas dentro desse método de marketing digital.

É importante que cada uma das etapas da metodologia seja aplicada e adotada em sua empresa de forma planejada e estratégica, ou seja, nos momentos adequados para cada um dos processos, já que isso permite ajustá-las à realidade do seu negócio.

Facilite suas estratégias de marketing com os 8Ps

Como você pode perceber com cada uma das etapas elencadas acima, a estratégia dos 8Ps do marketing tem por objetivo tornar seus processos mais eficientes, aumentando suas vendas e facilitando a aquisição de novos clientes.

Além disso, ao tornar mensuráveis todos os elementos, você também passa a ter dados mais claros e concisos a respeito do planejamento de marketing, o que permitirá que seu negócio esteja mais bem desenvolvido e tenha impacto mais assertivo nas suas vendas.

O que você achou de saber mais sobre a metodologia dos 8Ps do marketing e também de sua aplicação para seu negócio? Se você gostou ou se precisa de ajuda para alavancar seus resultados, fale conosco!

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