#8PsEssencial – CPC? CPL? CPA?

O Marketing Digital é um mercado próprio. Se você está disposto a entrar neste mercado há uma série de regras que você precisa saber, além de um vocabulário próprio que você precisa decorar. Não é algo de outro mundo, mas são pontos necessários para você conseguir ter mais autonomia na hora de avaliar os seus processos.

Quando eu inicio uma turma de mentoria, eu não começo com o hot seat, enfiando perguntas técnicas goela abaixo dos meus mentorandos. Eu procuro entender que dos 10 alunos que estão ali, pelo menos 30% deles não tem muita familiaridade com o mercado. Os três principais são CPL, CPC e CPA.

“Ai Conrado, essas siglas? Como assim?”

Bom, vamos lá, por partes. Custo por aquisição, esse é o primeiro que você tem que lembrar, pois é ele quem define o quanto você gasta para trazer um cliente até você. O seu CPA é o valor número, em moeda corrente, que te mostra quanto custou para você conseguir o contato de alguém. Em resumo, ele não é o valor final do lead, mas sim o valor total da campanha que você fez.

O seu CPC é o quanto custa cada clique nos seus anúncios. Esse número é importantíssimo caso você trabalhar com ferramentas como o Facebook Ads. Ele é o topo da base dos seus custos, uma vez que é ele quem define o seu orçamento final. O CPL é o quanto aquele lead, o contato que você angaria através das campanhas, te custou durante toda a campanha. Esse número é variável, ok?

Em um dia você pode ter um CPL de R$0,10 e no outro ter uma média de R$2,50. Bom, se ficou confuso em texto para vocês entenderem o que essas três siglas significam, vá para o meu canal, pois tem um vídeo novo que eu falo sobre isso. Clique aqui.