#8PsEssencial – Prospectador ou vendedor?

Você sabe qual é a diferença entre um prospectador e um vendedor?

Bom, essa é uma das dúvidas que mais chegam nas minhas redes sociais. Há algum tempo atrás, eu criei um método – chamado de Método 8Ps – onde eu ensino marketing e vendas. Nesse método eu explico qual é a diferença entre estes dois cargos, e profissões, e qual é o impacto e diferença deles no seu negócio. Uma coisa é você ter um vendedor dentro da sua empresa, um profissional capacitado e desenvolvido para te trazer retorno financeiro através das vendas, outra coisa é você ter um prospectador, aquela pessoa responsável por trazer os clientes até você.

Tudo isso, nada mais é, do que um trabalho em conjunto, mas feito através das vias online. Quando estava esquematizando o meu método, eu comecei a pensar em como alavancar a minha empresa, usando o mínimo de recurso financeiro, exponenciar os meus negócios e aumentar a minha receita. O que eu estava observando era que no mercado da época, poucas pessoas estavam utilizando dos recursos online para recolocar a empresa no mercado. Naquele tempo era entendível que as pessoas demorassem a utilizar métodos mais tecnológicos para vender mais. O que eu fiz foi usar estratégias de uso de palavras chaves no Google para aumentar as buscas e tudo isso ser revertido em vendas lá no futuro.

Foi aí que eu descobri o que era “lead”…

No meu “8Ps do Marketing Digital”, eu ensino quais são as etapas que você deve seguir para reestruturar a sua empresa e se recolocar no mercado. Veja quais são os primeiros 4:

  1. Pesquisa
  2. Planejamento
  3. Produção
  4. Publicação

O primeiro ponto é onde você começa a descobrir qual é o seu público, ou melhor, para quem você vende. Neste momento é ideal que você faça quantas pesquisas for necessário, você precisa saber qual é o seu tiro certeiro. Passando para o próximo ponto, você começará a esquematizar de que forma você irá atingir o seu público e impactar o seu nicho. Aqui você começa a escolher quais ferramentas usar, qual tipo de anúncio fazer e qual tipo de conteúdo criar.

Ah, conteúdo, não poderia me esquecer. Ele faz parte do terceiro ponto, onde você produz o conteúdo que irá impactar o seu público e fazer ele se sentir atraído pelo seu serviço e/ou produto. É importante que você saiba a usar a linguagem persuasiva, aquela que eu ensino no meu curso “CopySamurai”. Você precisa mostrar todos os benefícios e como ele irá mudar a vida do seu cliente, como aquele produto vai ser um divisor de águas para eles. Feito tudo isso, você está apto para partir para o quarta ponto, que é onde você coloca o seu plano em ação e começa a impactar o seu público.

A partir daí você começa a prospectar…

Você começa a educar o seu “lead”, ou melhor o seu contato potencial para venda, a entender melhor do que se trata o seu serviço, além de dar conteúdo relevante para ele. A época em que você fazia anúncio com preço, formas de parcelamento e prazo para pagamento já acabou. Agora você precisa entregar algo que agregue valor ao cotidiano dele.

Deu para entender qual é a diferença entre um prospectador e um vendedor?

Um não acontece sem o outro.

Caso você não saiba, este conteúdo também está no meu canal do YouTube, se você quiser ver o vídeo completo basta clicar aqui. Em Dezembro, nos dias 1, 2 e 3, eu vou estar em São Paulo, no Expo Center Norte, apresentando a nova versão do meu treinamento intensivo, o “Método 8Ps”. Acesse o site e entenda melhor sobre essa imersão em que eu trouxe 3 anos para 3 dias incríveis de muito conteúdo e aprendizado.