A melhor maneira de ganhar dinheiro? Construa Valor.

Outro dia recebi mais um e-mail com a mesma pergunta: “Conrado, você tem alguma ideia de um negócio para eu montar e ganhar muito dinheiro?”. Você não imaginam a quantidade de e-mails que recebo com essa pergunta. Alguns floreiam mais e outros vão direto ao ponto. Existem diversos negócios que podem lhe dar dinheiro, mas a principal questão não é essa. Para ganhar dinheiro você precisa construir valor.

Valor é uma palavra que poucos de fato entendem. Muitos confundem com dinheiro ou até com preço. Valor é uma coisa, preço é outra. Construir valor significa entregar algo às pessoas que melhorem a vida delas em algum aspecto. E isso não precisa necessariamente ser “trocado” por dinheiro. Imagine um e-book gratuito sobre como melhorar sua performance no tênis. Ou então, uma planilha de Excel gratuita que calcule com precisão qual o passivo trabalhista de uma empresa. Esses arquivos não são pagos, porém, constroem valor.

Se formos falar de algo pago, ainda assim, o valor deve ser construído de maneira significativa e tangível. O seu produto ou serviço é o que as pessoas realmente querem? Venda o que as pessoas querem e precisam, não o que você quer vender. Construir valor significa fazer com que as pessoas tenham vidas melhores a partir do seu produto.

Essa parte não é difícil de se entender, mas muitas empresas ainda não praticam isso e entregam produtos que mais dão dor de cabeça do que benefícios. Apesar disso, muitas empresas até conseguem isso, porém, pecam em um outro ponto: o valor percebido (sim, valor é uma percepção individual) algumas vezes é menor do que o preço cobrado.

Uma empresa vende um produto por R$500, porém, o valor médio percebido pelo seu público é de R$200, ou seja, as pessoas comprariam o produto ou serviço por R$200 ou menos, mas não por R$500. O produto é visto como um que “vale” R$200. Os R$500 cobrados são percebidos como um preço “caro”. Valor menor do que preço.

A questão de preço e valor, já discutido nesse blog, é crucial em qualquer venda. Para ganhar dinheiro entregue valor. Muito valor. Costumo dizer que a melhor maneira de entregar valor é errar para mais. Entregar pelo menos dez vezes mais do que o comprador está esperando. Na maioria das vezes não dá para fazer isso com produtos físicos, pois estes tem um custo fixo muito claro de matéria prima. As empresas mais inteligente então, o que fazem? Entregam valor adicional na forma de serviço.

Quando você associa produto e serviço entrega mais valor percebido em um mix de benefícios que tem uma percepção melhor, mas um custo menor. Se você entrega serviços (que “agregam valor”) digitais, você favorece ainda mais essa conta para você. Uma informação, um conjunto de bits, pode ser desenvolvida uma única vez e replicada quantas vezes for necessário. O que a Apple faz com os seus aplicativos? Agregar produto físico (iPod, iPhone e iPad) com produto digital (os famosos apps). Isso gera uma percepção de valor maior, porém, de custo muito baixo o que torna a percepção do produto como um todo como sendo mais “barato”. Valor maior do que preço.

Voltamos então aos produtos que mencionei no início desse texto: os chamados infoprodutos, produtos baseados em informação – e-books, vídeo-aulas, mp3, assinaturas em sites etc. Esses produtos baseados em informação é o que irá abaixar o seu custo total e aumentar a percepção de valor. Uma grande tática para gerar uma percepção de valor maior do que preço e vender mais.

Se você observar a tática de vendas que utilizo na página do site que vende o curso 8Ps (http://curso.8ps.com) verá que uso exatamente essa tática. Gero muito valor para que o produto como um todo seja percebido como barato. E é por isso que o curso está na sua 26ª turma com quase 2.000 alunos em menos de 1,5 ano.

A melhor maneira de ganhar dinheiro é vender algo. Vender significa fazer com que o seu público perceba que você entrega mais valor do que o preço que você cobra pelo que vende. Para entregar mais valor, você precisa fazer mais, se esforçar mais, criar mais, produzir mais. Isso é mais fácil quando você cria produto digitais.

Essa é a fórmula. A resposta à pergunta “que negócio eu monto para ganhar dinheiro?”, então, poderia ser: “qualquer um, desde que seja algo que o público queira e que você mostre que está entregando mais valor do que preço”.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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4 comentários

  1. wilson roberto zimmermann em 18/11/12 às 16:17

    Agregar Valor, atavés da construção de Valor,via passar mais conhecimentos,técnicas ,dicas,objetivando uma maior capacitação profissional,sem dúvidas é uma grande oportunidade de se oferecer
    sempre mais .Todos ganham muito mais !

  2. Fábio Carvalho em 18/11/12 às 16:28

    Bastante interessante a visão do Conrado sobre entregar mais valor ao seu produto ou serviço.

    Acrescento mais um detalhe que particularmente eu passei por isso. A maioria dos empreendedores fazem tudo “mais ou menos” e não dominam coisa alguma. Ficam querendo fazer várias coisa é perdem o foco e fica impossível entregar uma proposta de valor única.

    O foco é essencial. É sempre melhor ser especialista em uma atividade só, em vez de ter um desempenho mediano em tudo.

    Grande abraço ao meu amigo Conrado.

  3. como ficar rico em 25/07/13 às 13:30

    Gostei do post!

    A forma que os internet marketers utilizam para entregar valor a seus prospectos é através do marketing de atração.

    Através dessa estratégia é possível faturar muito dinheiro com nossos prospectos.

    O Grande barato de se usar essa estratégia é que inicialmente ajudamos as pessoas oferecendo conteúdos relevantes e sem oferecer nenhum produto.

    Depois de um certo tepo as pessoas vão estar tão acostumadas a receberem valor de nós que , no momento que receberem uma oferta de produto , não vai SENTIR que estamos QUERENDO vender mas sim Sentirá que estamos QUERENDO AJUDAR aumentando grandemente a taxa de conversões de vendas.

    Abração!

  4. […] ao redor do seu nicho. E, com isso, aumentar o valor percebido pelo seu público, conforme ensina Conrado Adolpho, criador de um método famoso e eficaz de marketing digital e business, chamado […]

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