Compre Já
Google Marketing - O Guia Definitivo do Marketing Digital: Compre Já

Google Marketing - O guia definitivo do marketing digital

[ Compre Já ]

Depoimentos

Gostei!! - Tipo de evento onde há muita informação. - Palestrante é muito claro no que diz. - Sabe muito e passa isso com muita tranquilidade. Foi muito bom participar. Elucidou muitas dúvidas.

Rita Aparecida Buratto

Artigos


Gestão de carreiras para professores

04/11/2005


O barulho ensurdecedor da sala de aula se alterna com um silêncio sepulcral em que somente a voz de Lobato, como é chamado, se escuta. Professor de geografia há vários anos, Lobato faz a alegria de seus alunos, eles o adoram.

Ele faz parte do que chamo de “minha equipe pessoal”, aqueles professores com quem posso contar sempre que coordeno ou dirijo um colégio ou um curso pré-vestibular. Isso não é à toa.

A carreira de professor, ao contrário do que muitos pensam, não se resume a exercitar o saber. Com o achatamento dos valores de hora-aula e com a crise neoliberal que assola as instituições de ensino, a competitividade entre os docentes tende a se acirrar a cada escola que feche suas portas. O professor do novo século, para manter ou aumentar o seu número de aulas em uma batalha que se renova a cada semestre, precisa ter em seu dia-a-dia uma constante preocupação com as pequenas atitudes que, como uma caderneta de poupança, engordam o saldo da sua popularidade e confiabilidade.

Já não é mais novidade professores que têm um belo cartão de visitas, dão “aulas-show” sobre sua especialidade e até mantêm sites na Internet exercitando o seu marketing de visibilidade. Manter uma imagem de competência, contudo, não é tão somente ser visto, mais do que isso, é ser visto com bons olhos por gestores e alunos.

Para tal, é preciso tomar o leme da própria carreira e direcioná-la segundo seus objetivos de longo prazo. Geri-la.

“Dê-me uma alavanca, um ponto de apoio e eu moverei o mundo”. Arquimedes não estava errado ao afirmar as façanhas surpreendentes que o homem pode realizar com as ferramentas adequadas. O “ponto de apoio” de uma boa gestão de carreiras é o planejamento. Na correria habitual, em que professores dividem seu tempo entre diários de classe e provas para corrigir, pingando de cidade em cidade durante a semana, não sobra tempo nem para dormir, que dirá, planejar.

É preciso entender, entretanto, que o ato de planejar não é uma ação isolada, meditativa na sucessão dos dias, é um comportamento, um estado de alerta em que, após fixada uma meta de longo prazo, a todo instante é preciso avaliar se cada ação o está levando no sentido de seus objetivos.

Outro fator importante a considerar em um planejamento de gestão de carreiras é a consciência de que existem três “pessoas” que coabitam cada um de nós: aquela que nós achamos que somos, aquela que as outras pessoas acham que nós somos e aquela que nós achamos que as outras pessoas acham que somos. Complexo, não é?

Quanto mais conhecemos e controlamos essas três “entidades”, mais fácil se torna planejarmos nossas ações para finalidades previamente estabelecidas.

Um terceiro fator ao qual devemos nos ater é o que intitulamos de “qualidade percebida”. Tal qual um teatro de sombras, devemos entender que as pessoas, diante de uma infinidade de pensamentos e impressões, não os registra todos, apenas aqueles que saltam aos olhos. Infelizmente, ou felizmente, um tom de voz agradável, um perfume suave ou uma roupa adequada falam mais alto do que um título, uma tese ou uma aula. Aproveite-se dessa falha humana para enaltecer ainda mais o seu currículo à época de mostrá-lo.

Há quem diga que “não existem verdades, só percepções”.

Uma eficiente gestão de carreiras considera ainda muitos fatores subjetivos; porém, tomando o cuidado de refletir sobre os apontados acima, tenho a certeza de que em poucos semestres, assim como o meu amigo Lobato, será você quem escolherá as janelas da sua grade, e não se deixará ser escolhido por elas.

Bom trabalho.

Conrado Adolpho (www.conrado.com.br) é empresário, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de faculdades de excelência como ITA e Unicamp. Trabalha com tecnologia, Internet e marketing. É especialista em marketing on-line, presta consultoria e ministra palestras em marketing na Internet, e-business, estratégias de marketing on-line, otimização de sites para mecanismos de busca e outros assuntos ligados à Internet e marketing. Atualmente é diretor de criação da Publiweb – Marketing e Consultoria Digital (www.publiweb.com.br)

Autor: Conrado Adolpho

 

voltar | página de artigos

 




Desenvolvido por: Publiweb - Links Patrocinados & Marketing Digital