Comércio Eletrônico em crescimento

A cada dia fico mais entusiasmado com o movimento do comércio eletrônico no Brasil. Crescimento de 30%, apesar da crise, 13,2 milhões de compradores online, tiquete médio de R$328,00 (maior valor até então) e grandes varejistas montando suas lojas online. E notícias como “a loja do Magazine Luiza que mais fatura é a loja virtual” me deixam eufórico e crente de que o que falo há mais de 5 anos sobre internet está se tornando realidade.

Tenho visto cada vez mais reportagens falando sobre e-commerce e iniciativas de pequenos empresários que querem entrar nesse mundo virtual. De fato, não há mais escapatória. Em breve todos os lojistas precisarão criar o canal virtual, além de sua loja física (isso para aqueles que não migrarem em definitivo para o virtual).

O que, contudo, os lojistas devem se atentar é que montar um e-commerce não é só alugar uma loja por R$49,00 por mês. Existe toda uma cadeia de valor por trás do site que envolve logística, cadastramento de produtos, fotos, equipe de divulgação do site etc.

Vamos desenvolver melhor esse assunto posteriormente.

Vale ressaltar que com as mídias sociais, como Facebook, Snapchat, Whatsapp e Instagram, alcançar o público-alvo comprador e realizar vendas ficou muito mais fácil. Por isso, é importante que o dono do comércio eletrônico tenha alguém em sua equipe (ou aprenda) a utilizar as redes digitais com excelência.

Fica uma dica para quem quer aprender a ganhar seguidores no Instagram: O Rafael ensinou uma técnica para atrair 1000 seguidores em até 30 dias.

  • http://pasta1xls.blogspot.com Romário Jr.

    Olá Conrado,
    Acho que vale a pena comentar da iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da Câmara e-net com grandes players do mercado na promoção do ciclo de seminários sobre comércio eletrônico para micro e pequena empresas.
    Eu fui no seminário de novembro aqui em SP e foi muito bom, eles abordam bem os assuntos de background, como plano de negócios, logística, domínios e administração das lojas virtuais.
    Haverá uma nova rodada de seminários agora em abril e maio nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, a agenda está no site: http://www.ciclo-mpe.net/.
    []’s!