Como aumentar a taxa de conversão do seu site

A função de uma boa estratégia de internet é gerar tráfego e aumentar a taxa de conversão. Para conseguir tráfego, temos o Google e as técnicas de otimização de sites. Para gerar conversão, é preciso aumentar o caráter persuasivo do site. É preciso usar textos, imagens e vídeos para convencer o usuário que a sua empresa é a melhor solução para ele.

Sempre que você resolve ir a uma loja do shopping comprar um bom terno ou a uma concessionária comprar um carro, você tem uma aula de persuasão (caso pegue um bom vendedor). Vamos estudar quais os elementos de persuasão utilizados e como transportá-los para o ambiente digital.

O 1º elemento de persuasão que você deve utilizar são números. Mostre, por exemplo, o índice de satisfação com seus produtos ou serviços. Qual o percentual que um cliente de um curso de inglês pode aumentar em seu salário depois de fazer o curso. Existem várias maneiras de mostrar números no site. Cada negócio tem o seu.

Números tornam sólido o que, a princípio, parece ser só um benefício intangível.

O 2º elemento persuasivo é o que chamamos de “argumento de autoridade”. Imagine que você produza chuteiras e consiga um jogador de futebol para testemunhar que suas chuteiras são as melhores do mercado. Ele grava um depoimento em vídeo dando uma opinião positiva sobre as chuteiras e posta tal vídeo no YouTube.

O 3º elemento é o de “prova social”. Ele se resume na seguinte ideia: “Se todo mundo está fazendo isso, então isso deve ser bom”. No site significa ter um bom número de depoimentos de clientes falando de sua experiência com o produto (falando bem, é claro).

O argumento de “prova social” também pode ser utilizado fora do site quando, por exemplo, várias pessoas em redes sociais, fóruns e blogs falam bem de sua marca. Quanto mais gente falando sobre ela, melhor.

O 4º elemento persuasivo é a “reciprocidade”. Quando você oferece algo para seu consumidor gratuitamente, ele se sente um pouco na obrigação de retribuir. Por exemplo, você pode oferecer gratuitamente um arquivo em PDF. Em troca disso, você pede seu e-mail – ele deve fornecer o e-mail para receber o link para baixar o PDF. A reciprocidade é um excelente argumento porque lida com um sentimento forte no ser humano – a gratidão.

O 5º elemento persuasivo é o “envolvimento”. Quando um consumidor assina uma newsletter de sua empresa ou baixa um arquivo PDF sobre um assunto de seu interesse e, para isso, deixa o e-mail, ele está se envolvendo com sua empresa. Quando ele entra no chat para ter um atendimento on-line, também. Sempre que você envolve um contato em mais formas de comunicação de seu negócio você torna a venda mais próxima.

Qualquer vendedor de shopping sabe disso quando pergunta seu nome e vai começar a atendê-lo. Ele está envolvendo você na experiência de compra. Quanto mais íntima dele é a sua marca, a probabilidade de compra aumenta.

O 6º elemento persuasivo, e um dos mais fortes, é o argumento de escassez. Lembra-se daquele dia em que foi comprar um produto na loja, percebeu que estava caro, mas acabou levando-o porque era o último? Esse é o argumento mais forte que existe entre todas as técnicas de vendas.

O ser humano não gosta de perder a liberdade de escolha. Enquanto há um produto na prateleira ou uma promoção sem tempo para terminar, o consumidor pode escolher entre levar o produto ou não levar. A partir do momento em que o produto acabou, só há uma opção: não levar. Ele não poderá mais “voltar depois” para comprar o produto.É preciso que um site utilize elementos da escassez da mesma maneira que um vendedor em um shopping.

O consumidor é um player extremamente emocional nesse jogo de compra e venda. A razão, muitas vezes, só serve para justificar a decisão tomada pela emoção. A compra só não ocorrerá se a razão não conseguir nenhum motivo ao menos razoável para isso. Então, dê motivos para a razão comprar.

Aproveite essa dica que lhe ofereço. Utilizando os argumentos persuasivos você pode conseguir aumentar sua taxa de conversão em até 200% como já fizeram centenas de empresas que hoje são campeãs de venda. (Viu só como tais elementos realmente convencem?).

Fonte: iMasters

  • http://www.limeweb.com.br Lucas Frutig

    Excelente,muito qualificado seu artigo, deixa bem claro as principais técnicas de venda e você ainda da um show em mostra-las como usar digitalmente. Fiquei na dúvida em relação ao terceiro elemento, aonde você diz sobre prova social.
    Aonde você cita a importância das pessoas estarem comentando sobre sua marca pelos blogs,redes sociais, enfim a web2.0
    Creio que para uma marca pequena sem muita visibilidade é algo muito difícil de fazer, acredito que o mais difícil desses elementos citados.
    Mas mais uma vez esta de parabéns e estou no aguardo do seu terceiro livro.

  • http://www.evajoias.com.br Fábio

    ótima dica, mas vc acha que seria legal a cada produto colocar os comentários de clientes que já compraram o mesmo?

    Abraços, eu adoro seu blog.

    Eva Jóias – Alianças, Pingentes, Correntes e muito mais.