Como ter foco e não procrastinar

Quais são as coisas que você tem que fazer hoje que vão tornar todas as outras coisas irrelevantes?

Você já tirou um minuto do seu dia, parou tudo, esvaziou a cabeça e começou a pensar em como o foco é a coisa mais necessária no nosso dia a dia. Me lembro bem quando iniciei minha jornada empreendedora e quando fazia minha “to do list”. Eu elencava as 10 principais tarefas do meu dia a dia em uma folha, na noite anterior, em uma folha. Acordava cedo e tentava sempre manter uma rotina, iniciava meu trabalho e não terminava até que eu não riscasse a última tarefa do dia. Isso é ter foco.

Nos dias de hoje eu já não tenho mais minha “to do list”, eu sou um gestor, eu sou o artista da minha empresa, então eu concentro todas as minhas forças em algum projeto que está em evidência. Por exemplo, neste exato momento, eu estou completamente focado no meu mais novo curso, o “Inabalável”. Essa é a única coisa que tem tomado meu tempo ultimamente e é nela que eu tenho focado desde que eu comecei a criar esse novo método, há quase 1 ano e meio atrás.

“A Única Coisa”

Tem um livro de dois escritores norte-americanos chamado “A Única Coisa” que fala exatamente sobre ter foco em algo que é realmente primordial. E na obra eles não falam apenas sobre o mundo empresarial, mas também dão dicas de como ter foco no dia a dia, na sua vida e na sua rotina social. O princípio de Pareto fala muito sobre isso, pois uma vez que não temos foco a nossa vida toma rumos incertos. Para quem não sabe sobre o princípio, é uma teoria amplamente estudada que diz que 80% dos reflexos que acontecem com a gente são ocasionados por 20% das nossas atitudes.

E lembrando, você pode aplicar este princípio duas vezes. Você pega todas as causas de efeito que te rondam durante os seus últimos dias, veja quais são os 20% que te causaram aquilo e aplica o 80/20 dentro desses vinte por cento. É uma matemática um pouco complexa, mas você consegue pegar o jeito na primeira vez que faz.

“Não procrastine”

Você está com um contrato multimilionário para fechar com uma empresa incrível, uma empresa que você sempre quis ter como cliente, mas a sua zona de conforto, a sua zona de descanso, te faz procrastinar o contato crucial com esse cliente porque a sua empresa ainda não tem um logo. Parece algo fútil falando assim, mas muitas pessoas estão presas em suas caixas porque estão dando importância ao seu problema segura. Sim, a logomarca da sua empresa é um problema seguro porque você pode muito bem criar algo provisório e depois profissionalizar. O que você precisa, agora, é não procrastinar e fechar esse contrato.

Então foque em saber qual é a única coisa que vai fazer você crescer, que vai fazer com que você chegue onde você realmente quer chegar. Essa é a única coisa que você deve fazer todos os dias da sua vida. Aquilo que você está fazendo agora, te faz perder todas as outras coisas que você não está fazendo, ou seja, saiba identificar qual é a “única coisa” que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo.

Se gostou desse artigo, faz ele viralizar. 😉