Como usar a ferramenta de palavras-chave do Google

Iniciar uma estratégia de marketing digital não é um processo simples. Isso porque a sua aplicação está atrelada ao conhecimento de alguns conceitos e ferramentas imprescindíveis para quem quer alcançar bons resultados. Nesse contexto, é primordial que você entenda como usar a ferramenta de palavra-chave do Google.

Toda a internet está apoiada em conteúdo, e as palavras são a base de qualquer estratégia de marketing digital. Uma boa escolha das palavras-chave da sua empresa é fundamental para um bom trabalho tanto no que concerne ao Google — ou seja, para que você seja encontrado de forma rápida e orgânica — quanto no que tange à experiência do próprio consumidor.

Desenvolvi este artigo com o propósito de ajudá-lo a entender os conceitos e o funcionamento da ferramenta de palavra-chave oferecida pelo Google. Além disso, você aprenderá a usá-la e os benefícios que ela pode trazer para a melhora nas vendas e na captação de novos clientes para o seu negócio. Acompanhe!

Qual é a importância do posicionamento em uma estratégia de marketing?

Al Ries, quando definiu junto com Jack Trout o conceito de “posicionamento”, deixou bem-claro que dominar uma palavra na mente do consumidor é primordial para uma boa estratégia de marketing. Essa máxima ainda segue sendo muito aplicada ao marketing digital.

Vamos pensar em um exercício prático: qual a marca que vem à sua mente quando falo em sabão em pó? Ou em refrigerante? E tênis?

Provavelmente você pensou nas mesmas marcas: Omo, Coca-Cola e Nike. Elas têm o famoso “top-of-mind” do marketing tradicional. Da mesma maneira que, quando pensamos em mecanismo de busca, 99,99% das vezes, a primeira marca que vem em nossa em mente é o Google. Assim como, quando pensamos em mapas na internet: Google Maps.

O que isso significa? Basicamente, ajuda a entender que uma marca bem-posicionada é o topo do objetivo de uma boa estratégia de marketing.

Toda a teoria de “dominar uma palavra na mente do consumidor” não é algo tão atual. Vem da década de 80, porém, atualmente, boa parte dessa estratégia está associada a ser encontrado pelo Google por meio de palavras específicas.

Uma reportagem da Folha já dizia que 36% dos internautas consideram como principais marcas do mercado os sites que aparecem nas primeiras posições do Google em uma determinada palavra-chave. Outra reportagem da Folha mostra a vantagem de se estar bem-colocado no Google.

Toda essa contextualização é importante para que você entenda o que é palavra-chave e qual é a importância dela dentro da uma boa estratégia de marketing.

Como funciona a ferramenta de palavras-chave do Google?

O Google oferece para os usuários da plataforma uma ferramenta de planejador de palavras-chave chamado de Google AdWords. Trata-se de uma opção de pesquisa que auxilia o empresário a encontrar as palavras-chave certas para alcançar um perfil específico de clientes.

Dessa forma, se você quer que o site da sua empresa seja acessado pelas pessoas certas, que realmente têm interesse no seu conteúdo e potencial para adquirir seus produtos/serviços, a melhor maneira de alcançar isso é descobrindo o que elas estão procurando no Google.

O objetivo central de ter essa informação em mãos está em criar um conteúdo para o seu site que gire em torno dos interesses desses usuários que acessam diariamente o site de busca.

As buscas realizadas via Google expressam necessidades, interesses e desejos das pessoas. Saber o que o seu cliente está pensando e procurando ajuda a analisar tendências e personalizar o conteúdo do seu negócio, a fim de que ele atenda às necessidades dos clientes.

Confira, a seguir, como escolher as melhores palavras-chave e utilizar o planejador do Google com o propósito de aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Como escolher as palavras-chave que comporão a estratégia da sua empresa?

O primeiro passo para que sua empresa escolha corretamente em qual palavra-chave se posicionará, no Google e na mente do usuário, é seguir os passos que descreverei a seguir.

Google Adwords

Inicialmente, você pesquisará no Google pela expressão “ferramenta de palavras-chave Google”. Clique no primeiro resultado — uma página do site do Google Adwords.

A página não é aberta, por isso, é necessário ter uma conta no Google que lhe permita acessar as informações e ferramentas de palavra-chave disponíveis na plataforma. Insira seu login e sua senha e acesse sua conta Google por meio do link. Você será automaticamente direcionado para a o Google Ads.

Na página inicial, você tem a possibilidade de ver o volume de pesquisa e previsões e de descobrir novas palavras-chave.

Pesquisa de palavras genéricas

Entrando na ferramenta de palavras-chave, digite uma palavra-chave genérica no campo adequado. Mostro, a seguir, a palavra “livro”.

Não insira palavras-chave já da “Cauda Longa”, como “livro O mundo de Sofia”. É o Google que lhe dará as opções de busca que contenham a palavra “livro”. Coloque palavras bem-genéricas que tenham a ver com o seu negócio, como : carro, móvel, imóvel, apartamento, livro, celular, notebook, etc.

O terceiro passo é fazer a busca, clicando em “pesquisar”. Você pode optar por redefinir as “opções avançadas”. Poderá escolher buscas em outro país, outro idioma. Para algumas palavras, é interessante você definir “todos os idiomas”.

Após clicar em “Pesquisar”, a seguinte tela lhe será apresentada:

O que verá será não são só as demais palavras-chave sugeridas pelo Google que tenham relação com a palavra que digitou, mas também o número de buscas feitas na média dos últimos 12 meses no Brasil (busca local) e no mundo (busca global), bem como a concorrência de anunciantes em links patrocinados e a sazonalidade das buscas dos últimos 12 meses (tendências de pesquisas locais).

Nessa tela, eu já mudei o critério para busca por palavras [Exata], e não Ampla. Qual é a diferença entre as duas?

Quando alguém procura no Google pela palavra “livro Iracema”, se você selecionar a busca “ampla”, aparecerá nos resultados de busca da palavra “livro” e também será contada nos resultados da palavra “Iracema” e na própria palavra “livro Iracema”.  A busca Ampla da palavra “livro” mostra todas as buscas feitas que continham a palavra “livro”, independentemente se ela estava sozinha ou acompanhada de outras palavras.

Uma busca [Exata] mostra somente a busca da palavra/expressão em si. O resultado de 823.000 buscas pela palavra [livros] originou-se de 823.000 buscas pela palavra “livros”, somente. Sem nenhuma que ela viesse acompanhada de qualquer outra palavra.

Do mesmo modo, o resultado de 49.000 buscas pela palavra [livro] originou-se somente das 49 mil buscas, na média dos últimos 12 meses, pela palavra “livro”, somente. Sem estar acompanhada como “livro Iracema” ou “resumo de livro”.

A busca exata lhe mostrará exatamente o que o seu público-alvo está de fato pesquisando, a palavra exata da busca. Mensurar tal palavra exata é fundamental para que escolha corretamente a qual palavra se dedicará.

Buscas locais

O próximo passo é classificar as palavras por “buscas locais” e eliminar as colunas “concorrência”, “buscas globais” para deixar o quadro mais limpo para entender melhor como as buscas se sucedem. As duas imagens a seguir mostram como fazer isso.

Na tela acima, você escolherá quais são as colunas que deseja na sua visualização. Eu sempre escolho as que mostrei clicadas acima. Para chegar a essa tela, você clicará em “visualizações”, que está no extremo canto direito, mais ou menos no meio da tela.

Na tela a seguir, mostro o resultado, após classificar os dados pela coluna “Pesquisa locais mensais”.

 

Perceba como os resultados de busca sugeridas pelo Google vão diminuindo à medida que você vai penetrando na “Cauda Longa”. Para a palavra “livros”, temos 1.500.000 buscas, na média dos últimos 12 meses, enquanto que, para “livro pai rico pai pobre”, temos 1.000.

Perceba também a diferença entre o número de buscas para a palavra “livros” e o número de buscas para a palavra “livro”. Por que diferença tão grande?

Agora, faremos o seguinte exercício: pense no comportamento do consumidor. Quem procura por “livros” está em uma busca ainda genérica, não sabe exatamente que livro quer. Mas quem digita “livro” já sabe qual livro quer, então geralmente digita o nome do livro: “livro Iracema”. Por isso a discrepância.

Entender o comportamento do consumidor é essencial. Cada palavra-chave é um mercado-alvo que você atinge. O consumidor que digita “livros” em um determinado momento pode não ser o mesmo que digita “livro”. O comportamento dos dois naquele momento é diferente. O ideal é que seu site tenha conteúdo para os dois.

Esse mesmo critério deve ser aplicado em qualquer pesquisa. É importante que você tenha em mente que a palavra-chave deve ter relação com o seu negócio, mas essa relação pode ser indireta.

Análise de resultados

O próximo passo é fazer o download da tabela para o Excel e examinar o número de buscas por mês de cada palavra-chave de maneira mais precisa. Para isso, basta clicar em “download”, botão que fica logo acima da lista de palavras-chave. Escolha “CSV para Excel”.

Com uma boa análise, é possível identificar tendências e oportunidades, traçando estratégias e alinhando o plano de ação que será utilizado pela sua empresa.

Agora você pode escolher quais as melhores palavras-chave para fazer com que seu site e sua marca sejam bem-posicionados na mente do consumidor e no Google.

É interessante também avaliar qual a concorrência em termos de “resultados de buscas” no site do Google para cada palavra e fazer uma conta simples — a comparação entre o número de buscas e o número de resultados apresentados pelo Google — para que não brigue pelo posicionamento de palavras que têm bilhões de resultados. Ficar em primeiro lugar no Google em uma dessas palavras é uma tarefa árdua.

Como você pode ver, a ferramenta de palavra-chave do Google é uma excelente solução para quem quer ter segurança e alcançar o sucesso da sua estratégia de marketing. A empresa vem oferecendo inúmeras soluções que contribuem para a atração de novos clientes para as empresas, por isso, é importante estar atento a elas.

Você ficou com alguma dúvida sobre como usar a ferramenta de palavra-chave do Google? Compartilhe conosco suas perguntas, comentários ou experiência envolvendo o uso do Google AdWords.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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21 comentários

  1. Carina em 25/06/10 às 14:06

    Conrado, seu post veio em boa hora, estava fazendo extamente isso, porem com muitas dificuldades…Gostaria de saber o que de fato significa quando não aparece nenhum numero (-) nas buscas locais. E se apos escolher minhas palavras, jogo-as novamente no Adwords para afinilar mais? Outra pergunta, qual a diferença dos numeros de buscas que o Google Insigths apresenta para a pesquisa local do Adwords? Desde já agradeço a atenção…. Carina

  2. Sérgio em 25/06/10 às 18:38

    muito bom Conrado parabens pelo artigo, como sempre bem claro e objetivo.

  3. igor em 26/06/10 às 22:01

    bom estou com uma duvida, estou a fazer uma campanha no adwords com palavras chaves baixei o zip das palavras, gostaria de saber como funciona o CPC médio estimado? se a minha taxa por clique tem que se aque esta lá ou se poder ser menor ou maior é se ela conta na hora da exibição da lista de links patrocinados?
    bom isso é tudo e muito obrigado por esse explicações é espero por sua respota.

  4. Lospper.com em 22/01/11 às 00:04

    parabéns! foi com você que eu aprendir a usar essa ferramenta.

  5. João Ricardo em 27/02/11 às 21:09

    conrado, qual curso superior em Belo Horizonte você me indicaria, sou leigo no assunto e gostaria de me aprofundar. assisti uma palestra sua e me indentifiquei com o assunto
    Parabéns pelo trabalho

    João Ricardo

    • Conrado em 01/03/11 às 16:43

      Olá, João,
      O melhor curso superior que pode fazer é ler muito sobre o assunto e praticar bastante. Não há curso superior ainda no Brasil que substitua a prática 🙂
      Abraço

  6. Jacquelline em 08/09/11 às 23:48

    Oi Conrado! Estou com uma dúvida quantoa ao levantamento de palavras e inofrmações no search twitter. Minha equipe, #8psFOr está trabalhando em conjunto cada P, sendo assim dividimos algumas redes sociais para cada mebro pesquisar palavras chaves e levantar assuntos mais relevantes e assim fecharmos esse P. Como minha ferramenta foi a do twitter, não sei quantas informações e tweets levantar para concluir minha parte e ter algo consistente. O que você me diz?

    • Conrado em 11/09/11 às 20:09

      Não existe uma regra, mas, sim, levante a quantidade de informações que te faça tirar conclusões sólidas para o cliente. Quanto mais você pesquisar, mais vai notar padrões de comportamento. Pare quando perceber que identificou os padrões 🙂

  7. silva em 07/10/11 às 03:10

    finalmente encontrei um site que ensinase nos detalhes oomo usar essa ferramenta, eu não estava usando de forma correta, O post não e bom, e botimo!.

  8. Baixar Google Chrome em 22/10/11 às 02:01

    A muito tempo estava precisando de um poste como esse.
    hoje encontrei. Obrigado!

  9. Luciana em 14/12/11 às 14:55

    Boa tarde Conrado!
    Li em um artigo de internet que para uma boa campanha no Google, o ideal é escolher no mínimo 10 palavras chaves. Precisa de tudo isso mesmo?

  10. Arley em 30/01/12 às 08:28

    Conrado, seu posicionamento SEO é tão bom, que esse post superou o proóprio google no posicionamento da página sobre palavras chave. Ha algumas semanas, quando faço a procura para acessar a ferramenta, o sei site sempre vem em primeiro lugar…

    • Conrado em 30/01/12 às 09:14

      Obrigado pela informação, Arley 🙂
      Não tinha visto isso ainda.
      Muito bacana.
      Abraço!

  11. Pablo Ribeiro em 26/02/12 às 00:32

    Muito bacana a aula Conrado, e sempre bom apreender a utilizar as ferramentas do google de uma forma correta e agilizando o serviço do dia a dia.

    Parabéns pelo o seu blog e continue propagando o seu conhecimento.

  12. […] Conrado – Como Utilizar a Ferramenta de Palavras-chave do Google This entry was posted in Marketing Digital, Pesquisa de Marketing Digital and tagged Marketing, Marketing Digital, Pesquisa, Pesquisa de Mercado by Diego Isaac. Bookmark the permalink. […]

  13. Mirthes azhir em 30/05/13 às 13:13

    Conrado, eu tinha um bom posicionamento e vendia bem na internet, após problemas pesssoais como a morte do meu pai veio a depressão e eu parei de atualizar a loja,e hoje minha situação economica não é tão boa quanto no começo,quando eu me empenhava mais, reorganizar as palavras chaves, otimizar a loja,(não sei se isto ainda conta no google) como o firebug, enfim, em quanto tempo após rever tudo eu posso ter o meu site bem colocado novamente?

  14. Joana em 13/06/13 às 14:28

    Muito obrigada por mais uma excelente partilha, estou fã!!!:)
    Aproveito para deixar uma questão: a análise do google adwords relativamente à quantificação das buscas, recai apenas nos anúncios (SEA) ou abrange igualmente as palavras chave no google (SEO)?

    Muito sucesso*

  15. Jose em 12/11/13 às 23:40

    Parabéns pelo Artigo Muito Interesante

  16. Hiago Souza em 22/12/13 às 17:10

    Muito bom como de costume, só temos que adaptar ao novo Planejador de palavras-chave (que substitui a Ferramenta de Palavras-chave). O link final das aulas de adwords está fora, põe um link do 8ps aí pra gente. Abraço!

  17. Hiago Souza em 22/12/13 às 17:21

    PS:. quando vou pesquisar algo de mkt já coloco no google: (qq coisa de mkt) conrado. Valeu por compartilhar ideias inspiradoras e conteúdos bem explicados sempre!

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