Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Don’t be evil, but be smart: uma breve análise fria sobre o Google

No curso 8Ps do Marketing Digital ensino os alunos a pensarem fora da caixa e além da interface. Pensar estrategicamente. Um dos assuntos que desenvolvo é entender como que as grandes empresas, como o Google e Facebook, nos transformam em produtos, não clientes (lembre-se de que se você não paga para usar, você não é o cliente, você é o produto). Vamos analisar uma dessas situações.

Em primeiro lugar, vamos seguir a seguinte linha de raciocínio – o Google é uma empresa aberta na bolsa, logo, ela tem basicamente 2 objetivos: gastar menos, ganhar mais. Para mostrar seu poderio ele precisa de dinheiro em caixa, muito dinheiro. E pode ter certeza que há gente dentro do Google só pensando em como ganhar dinheiro. Todos sabemos que onde o Google de fato ganha dinheiro é nos links patrocinados.

E a indústria SEO, que ele mesmo criou? Como fica? O Google tem a utilizado muito bem. Ele tem ensinado os analistas SEO por todo mundo, e são muitos a fazerem exatamente o que ele quer: sites mais leves de maneira que ele gaste menos em processamento de dados, promover Google+ (com o motivo de “sites que tem mais “+1” tem melhor classificação na busca) etc. O Google controla muito bem essa indústria e a partir dela faz com que suas iniciativas sejam muito mais lucrativas. Milhões de profissionais que trabalham por ele fazendo o que ele quer. Lembra daquela brincadeira “siga o mestre”? Falando de lembranças, lembrei de uma outra frase que traduz um pouco esse pensamento.

A questão não é se o jogo é bom ou não, mas sim, saber em qual jogo se está antes de aceitar jogar ou não. O jogo é muito mais complexo e tem muito mais implicações do que vemos nas letrinhas coloridas na telinha minimalista de busca. Muitos de nós não alcança a complexidade de uma empresa enorme como o Google. As estratégias, porém, podem ser desvendadas como em um jogo de xadrez. Ela vai se revelando à medida que o jogo prossegue e as jogadas vão se sucedendo. Vamos continuar nosso raciocínio.

Quanto mais empresas fizerem links patrocinados, mais o Google ganhará dinheiro. Não é na busca natural que o Google ganha dinheiro, logo, ele não pode facilitar a vida dos profissionais de SEO. E não tem facilitado. Pense nas várias atualizações que ele tem feito nos últimos anos. Na verdade, nos últimos meses (e tenho certeza que essa frase não fará esse post ficar desatualizado).

É cada vez mais difícil você fazer um bom trabalho e tudo que é difícil é caro. Hoje boa parte do peso de toda a questão de otimização está no conteúdo. Você deve construir conteúdo único, relevante, que tenha a preferência, não só das páginas (links de entrada), mas também de pessoas (Google +1), tem que ter páginas bem programadas e leves, não pode exagerar (?) em SEO etc. Além disso, de uma hora para outra o Google muda as regras na Googlelândia mexendo no índice e bagunçando a vida de muita gente.

Imagine qual será a primeira atitude de uma empresa que estava na primeira página do Google em uma boa palavra-chave quando o Google mudar algumas regras (ou melhor, atualize o algoritmo) e essa empresa despencar para a décima página da classificação nessa palavra. Essa empresa tem boa parte da sua receita vinda do Google e quando menos percebe fica dependente dele. Não pode mais abrir mão daquele tráfego porque agora, em virtude de uma maior receita, fez investimentos e tem uma estrutura maior, às custas do Google. Não é preciso ir muito longe para saber que a primeira atitude dessa empresa será fazer Adwords.

Por isso sempre digo que você tem que construir a sua lista de e-mails. Ela é que garantirá que você não fique dependente do Google. Uma vez que o Google te entregue uma visita, você tem que converter essa visita em um e-mail, um lead.

Sou capaz de apostar que a cada mudança no algoritmo do Google o seu faturamento (e valor das ações, em um segundo momento) aumenta de maneira significativa.

E toda a questão do conteúdo? Produzir conteúdo não é nada barato. Contratar redatores, criar conteúdo original quase que de maneira contínua pode ser proibitivo para os profissionais liberais, micro e pequenas empresas (até para as médias não é fácil). Para onde essas empresas vão correr uma vez que é cada vez mais “caro” fazer SEO? Para o Adwords. Aliás, os clientes do Google em Adwords não são as poucas grandes empresas com grandes orçamentos, mas sim as centendas de milhões de pequenas empresas e profissionais liberais com baixos orçamentos.

O Google ganha na quantidade, em trilhões de cliques de alguns poucos centavos por mês. Se é justamente a pequena empresa que é seu cliente, é para ela que o Google tem que criar suas estratégias de vendas. Quando o Google torna o SEO algo com alto valor agregado, e o torna proibitivo para as pequenas, ele as empurra para o Adwords. Já tinha resvalado por esse tema de SEO x Adwords em outro post.

É possível imaginar um cenário em que a busca natural será dominada pelas grandes empresas e algumas poucas pequenas empresas e o Adwords será cada vez mais concorrido entre as pequenas. E isso não levará muito tempo na velocidade que estamos indo com as alterações do algoritmo.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

117 comentários

  1. Michael Oliveira em 22/12/12 às 11:57

    Perfeito! O SEO tem se tornado uma Arte, dominado por poucos e à um custo exorbitante, em contrapartida os Links Patrocinados quando bem feito, possui uma taxa de sucesso mais “mensurável”, uma vez que você pode calcular e decidir investir mais ou menos.

    A resposta certa à pergunta: Quanto você ou o seu negócio tem para investir em Adwords?

    R) Eu tenho ilimitados recursos para investir, desde que você consiga trazer lucro em sua campanha.

    Conrado, mais uma vez, parabéns pelo Post, muito esclarecedor e com conteúdo inteligente.

    Um grande abraço.

  2. Nelson Rodrigues em 22/12/12 às 21:23

    Conrado, não é a toa que você vem obtendo sucesso, conteúdo inteligente como esse nos faz refletir e pensar cada vez mais em estratégias inteligentes como essa do Google para alavancar nosso negócio.

    Quero parabenizá-lo pela sacada que teve observando essa estratégia do Google, realmente foi muito inteligente.

    Abraços

  3. David S Rodrigues em 22/12/12 às 22:38

    Acredito pela pouca experiência que o trabalho de SEO não é fácil, é um trabalho que exige muita atenção e dedicação.

    Entender como o Google funciona e manter-se atualizado já é algo fora do comum. Agora ajudar o cliente aventender o trabalho que fazemos e que o Google tem mudanças constantes é algo que encontro dificuldade.

    Tenho usado como didática uma pequena aula, mostrando a diferença entre um e outro e qualidade resultados que estas duas ferramentas podem gerar.

    É bom ver estes posts para abrir mais a visão sobre paus estamos lidando e assim gerar mais valor ao nosso trabalho que é muito bom e gratificante, mas nada fácil.

    Até mais

  4. Luciano Rêgo em 23/12/12 às 07:39

    Conrado,

    Muito bom o post.

    Desde o início do próprio adwords que tive esta impressão. Quando boa parte dos sites tiver usando só quem ganhará é o google (e quem der mais). Com o SEO segue esta caminho apontado por você.

    Um e-mail valerá muito neste cenário. E aí fica mais fácil a todo tamanho de empresa entregar algo de valor para seus prospects. Mas… até onde vai o e-mail?

  5. Rodrigo Maia em 23/12/12 às 09:59

    Entra ano, sai ano e mesmo com todas as mudanças em SEO e no algoritmo do Google o conteúdo continua sendo rei.

    Eu como desenvolvedor sempre penso em fazer alguma coisa usando apis de terceiros mas logo vem aquela dúvida: Meu sistema irá depender de terceiros para obter sucesso? Acho melhor não. Isso pode ser comparado com o exemplo de empresas que dependem de tráfego vindo do Google, se as regras mudarem pronto, o lucro cai.

    Não é atoa que muitos blogueiros estão dedicando muito seu tempo para depender cada vez menos do tráfego do Google criando aqueles lightbox pendindo seu e-mail em troca de conhecimento.

    []’s

  6. Claudio em 27/12/12 às 17:15

    Conrado, no panorama que apresentas os “mais fortes” ocuparão os lugares privilegiados das SERP’s e é claro que vai ser assim. Mas quanto tempo pensas que passará para que os um “pouco menos fortes” se “apoderem” também do Adwords?. Todo indica que a velha lei que diz que os mais fortes prevalecem colocará às ferramentas de busca nos seus trilhos.

    • Conrado em 27/12/12 às 21:09

      Eu vejo que no Adwords dependerá mais da boa execução do que do dinheiro. Acho que que no Adwords a batalha será mais equilibrada, mas desde que as empresas de fato saibam fazer uma boa campanha. Palavras de nicho, trabalhar qualidade de página de destino etc…
      O problema não será no dinheiro a ser gasto, mas na capacidade de aprendizado. Quem aprender como fazer uma boa campanha de Adwords conseguirá lucrar, mesmo que seja uma pequena empresa.

  7. Fabio Lima em 30/12/12 às 17:47

    Conrado não podemos deixar de falar do Adsense aqui também, não é?
    Hoje vários clientes são aversos a incluir uma caixa ou uma linha mesmo que pequena de adsense em seus blogs (na página institucional realmente não rola).
    Já fiz vários testes onde consigo visualizar com facilidade que, entre um blog com adsense e outro sem (com conteúdo trabalhados e com qualidade) o que tem ads fica com uma posição melhor.
    E pensando na sua linha de raciocínio, é claro que sairá na frente, pois o Google tem que mostrar os anuncios do Adwords em algum lugar não é?

  8. Paulo Henrique em 09/01/13 às 16:50

    O modelo de negócios do Google é fantástico e ultimamente tenho visto muitos documentários, entrevistas, matérias e etc sobre esse alto poder que o Google tem sobre a Internet o principal produto do Google são os usuários e se ele não oferecer um bom serviço ele não terá esse produto, eu particularmente vejo que o Google se esforça para que no serviço que ele oferece seja sempre o melhor, se não tivesse acontecido nenhuma mudança nos algorítimos do Google imagine como seria uma primeira página para um determinado termo concorrido? cheio de páginas de baixa qualidade e isso com certeza tornaria ele em uma ferramenta ineficaz. No final das contas se analisar a fundo todo mundo sai ganhando o usuário encontrando o que procura ou utilizando ótimas ferramentas o empresario aumentando suas vendas, quem fizer o trabalho certinho colherá muitos frutos.

    O próprio Conrado já citou isso por aqui: “Antes de jogar o jogo entenda em que posição você esta e o que você vai ganhar”

  9. Noel Reis em 28/01/13 às 09:50

    É importante frisar que o brasileiro está clicando mais e mais em links patrocinados mesmo que o site esteja em primeiro lugar nas pesquisas.
    Tenho um exemplo recente de um site com seis links internos para uma determinada palavra chave, fiz uma campanha AdWords e por curiosidade coloquei a referida palavra, o resultado foi 98% de cliques na campanha.

  10. Marcelo Gomes em 28/01/13 às 13:09

    Concordo que com um conteúdo original, inteligente e bem elaborado, feito por uma equipe profissional e especialista em SEO, além de proporcionar um atrativo para os clientes, ajudará a ocupar as primeiras páginas gratuitas do Google e trará mais resultados em campanhas de links patrocinados.

  11. Eduardo Almeida em 30/01/13 às 07:20

    Mto bom!! Parabéns pelo post.

  12. Alessander Raker em 30/01/13 às 08:19

    O Google está dando muita ênfase na autoria dos artigos (Google author) e na qualidade dos mesmos. Eu acho isso muito bom pois antes qualquer pessoa poderia com estratégia subir de posição nas serps a cada dia apenas quem é realmente uma autoridade no termo poderá ser bem posicionado (essa autoridade é criada através do conteúdo). Isso é justo na minha visão.

    Excelente artigo Conrado

  13. Danilo Neto em 30/01/13 às 11:59

    Parabéns pelo post Conrado, você é a prova que a lista de emails funciona. Pretendo começar a usar em breve nos projetos.

    Não vejo o que você disse em: “É cada vez mais dificil fazer um bom trabalho…” como problema e sim como desafio de adaptação. A questão pra mim seria: “Quando mudar de estratégia?” , as vezes ficamos deslumbrados com os resultados positivos e quando tomamos uma rasteira justamente por essas mudanças, acabamos ficando preso no “jogo” tentando se adaptar ao invés de partir para o Plano B logo. Não vejo “Evil” o que a google faz, é uma estratégia e ela dá resultado financeiro , assim como sei a sua estratégia e não vejo “Evil” a forma como você obtém resultado financeiro nela. Você pode mudar toda a sua estratégia de hoje para amanha se assim o quiser sem prejudicar ninguém. Aliais , o vi fazer várias vezes , 🙂
    Parabéns mais uma vez. Abraços!

  14. Thiago Rodrigo Alves Carneiro em 30/01/13 às 14:30

    Conrado,

    Fui professor da ESPM/SP, onde você também dá aulas, e sou um entusiasta do seu trabalho desde quando o conheci. A exemplo dos matemáticos e estatísticos como eu, você ensina a pensar e questionar a estratégia e não a decorar o uso de ferramentas.
    Meu site AulasdeMatematica.com.br foi, durante anos, primeiro lugar na busca por aulas particulares e professor particular. De repente, a partir de junho/2012, houve uma queda significativa nos acessos e, mesmo com mudanças em SEM/SEO, uma parte destes acessos nunca mais voltou e, na prática, tive de entrar em um novo negócio (blog de desconto em lojas virtuais) que também depende da busca, mas com conteúdo atualizado quase que diariamente. Pensei, em um primeiro momento, usar links patrocinados mas, por outro lado, as experiências com este tipo de serviço não haviam sido das melhores (provavelmente por não ter feito o curso de NinjaPPC do Conrado).

    Conclui que as pessoas dependem muito da internet e o Google sabe e explora isto muito bem. Ainda não dá para comparar Facebook ao Google+ mas, ao mesmo tempo, a pressão enorme pelo uso do Google+ como moeda de recompensa pode trazer mudanças a este jogo de xadrez que faz parte do jogo maior o qual você descreve neste artigo. Quem entende e dispõe de recursos financeiros e intelectuais, se adapta. Quem não entende ou não dispõe de recursos, paga Google AdWords.

    Parabéns pelo post e pelo blog.

    Thiago Rodrigo Carneiro

  15. Ary Costha em 04/02/13 às 11:04

    Olá Conrado, Parabéns! Vamos parodiar? “Quem não tem conteúdo relevante e útil não se estabelece, nem se se estabelecerá” um abraço, Ary Costha – direto de Salvador – Bahia

  16. André Braga em 07/02/13 às 00:46

    Olá Conrado, primeiramente parabéns pelo conteúdo.

    Se entendi bem sua análise a tendência é que cada vez mais o Google prevaleça Adwords e conteúdo original (estratégia de SEO) em seus algoritmos de classificação. Concordo com o nosso amigo aí em cima (Alessander Raker) que conteúdo original soa muito bem, mas também concordo com o seu ponto de vista de que conteúdo original (e bom!) é caro. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde será evidente para as empresas que “estar no Google” custa muito alto. Isso vale para as empresas de comunicação, donos de mídias e formadores de opinião.

    A princípio nos parece uma boa estratégia para se fazer mais dinheiro. Mas você não acha que a médio ou longo prazo poderia ser uma estratégia arriscada, uma vez que as empresas que citei em específico (e que também tem o objetivo de gastar menos e ganhar ganhar mais) poderiam simplesmente iniciar uma onda contra o Google, ou à favor de um outro sistema de busca? Digo, ‘a mídia’ tem esse poder não tem? Ou será que o Google só está chegando no seu algoritmo ideal de precificação, uma vez que seu produto, os resultados de uma busca, tem qualidade?

  17. Prof.Katê em 11/02/13 às 08:00

    Parabéns, Conrado Adolpho, essa sua capacidade de sempre dar “o tom” para que os diferentes instrumentos sejam
    devidamente “afinados”(compreendidos, percebidos), e “os artistas da banda” possam proporcionar um espetáculo estratégico, de resultados gratificantes à platéiawww, aos contratantes-patrocinadores e aos “donos da casaG de shows”, com mais chances de sucesso/satisfação para todos.

  18. Junior em 11/02/13 às 11:43

    Conrado, tenho percebido neste último mês que o Google tem dado muita importância não só para o conteúdo único, mas para a atualização e frequência desse(s) conteúdo(s) no site, o que pra quem trabalha com Adsense e tem muitos sites de nicho é péssimo, pois vira e mexe é necessário fazer um novo post ou mudar algo em um site que já estava nas primeiras posições dando um bom lucro.

    Tenho dois sites que trabalho a mesma palavra-chave na mesma Serp (sem adsense) e para a minha surpresa o que tem mais backlinks está pior rankeado (não tem nenhum aviso de links suspeitos no GWT em nenhum dos dois sites), o que eu atualizei o conteúdo continua entre os primeiros, o outro, com mais backlinks mas conteúdo não atualizado, caiu para a segunda página.

    Fiquei com isso na cabeça (atualizar o conteúdo) e fui mexer com um outro site que eu tenho que estava lá no final da primeira página, bom sem fazer nada de link building só mexendo no conteúdo ele subiu para segundo….. o que me leva a crer que agora o Google tem dado um peso maior para a atualização e frequência do conteúdo do que para os links que te apontam.

    Abraço,

    Junior

  19. Mauricio Gomide em 13/02/13 às 09:20

    Excelente post, Conrado. Você já nos havia alertado para o tema. Mais uma vez o fez com a sua já conhecida clareza.
    Valeu. Obrigado.

  20. Roberto Todesco em 13/02/13 às 10:27

    Ainda bem que a magia da internet tem encontrado mentes brilhantes, como a sua. grato.

  21. Maria Elisabeth Cascardo em 20/03/13 às 07:45

    Isto já está ocorrendo em sites de busca como o ZAP, classificados online do O Globo. Em uma primeira busca por imóveis para comprar ou alugar, só aparecem os imóveis anunciados pelas grandes construtoras, imobiliárias e corretoras. O corretor autônomo e o proprietário não conseguem que seu anúncio sequer apareça. Mesmo na busca avançada, é quase impossível encontrar anúncios que sejam de autônomos e particulares.

  22. Axel Guedes em 27/03/13 às 10:53

    Isso é realmente preocupante. Após a leitura desse post, tive a nítida sensação de que somos (os comerciantes) todos escravos do Google. Para quem deseja se livrar dessa situação, a carta de alforria se chama CONHECIMENTO ATUALIZADO, aquilo que é mais raro do que o próprio dinheiro.

    Mas, visto por outro lado, o pesquisador está sendo muito beneficiado – o que, de alguma forma, todos somos.

    Enfim, é um sistema de capitalismo do conhecimento!

    Grato, Conrado!

  23. Roberto Grozinski em 04/04/13 às 16:04

    Olá Conrado,

    Parabéns pelo artigo, é muito bom frisar como o google esta trabalhando com o SEO atualmente, voltando um pouco no tempo, lembra que para aparecer nas primeiras páginas do Google era somente necessário fazer inserções das famosas meta tags que era muita coisa resolvida, tinha gente que enchia de Tags por toda a index repetindo sempre as mesmas, acredito que ainda tem muita gente fazendo isso por ai, ainda bem que o Google mudou a forma como ele analisa e colocando que tem o seu conteúdo original em destaque. Sempre acompanho seu site e do Michael Oliveira.

    Grande abraço e Suce$$o

    Roberto

  24. Willian Ricardo em 31/05/13 às 12:07

    Ótimo artigo Conrado! bem pelo qual sabemos que competir com grandes empresas não é nada fácil, além do mais com o grande aumento da concorrência para um colocação nos motores de buscas.

    Hoje sabemos que para sermos eficientes e nossas estratégias bem realizadas temos que estar em constante aprendizado, pois por mais que ainda tenhamos uma boa qualidade em nossos artigos e postagens, ainda sim, iremos depender por muito tempo das buscas oriundas do Grandioso Mundo Google.

    Abraços e Sucesso em seu Dia…

    Att.
    Willian Ricardo

  25. Gustavo em 31/05/13 às 12:17

    Olá Conrado, Venho acompanhando seu trabalho faz tempo, e gosto muito de seus vídeos (apesar de ser imensos.. kkkkk) e seus posts. Parabéns pelo conteúdo mais uma vez. Criei um sorteio em uma página que administro no Facebook, e decidi como estratégia, não conseguir apenas pessoas que clicassem no botão curtir da página, e sim que fizessem um preenchimento de formulário, justamente para que a empresa tivesse um banco de dados com e-mails e dados das pessoas que realmente tivessem interesse nos produtos da empresa.

  26. Eric Silva em 07/06/13 às 13:12

    O que eu acho bacana do Conrado é que ele vai além do siga o meste, ele nos faz refletir e entende o processo além dos horizontes. isso não nos torna robôs mais autor de nossa história. E tenho certeza como diz meu professor Érico Rocha, Ninguém pode roubar sua lista.

  27. Amarildo Ferrari em 30/08/13 às 10:34

    Concordo plenamente com sua visão e reflexão sobre o Google. Principalmente porque já senti isso na pele, pois tenho uma pequena empresa e fui jogado para “baixo” nas buscas orgânicas. O estrago financeiro foi imediato. E, agora, busco alternativas para não investir no Adwords.

  28. Ricardo Sierban em 18/09/13 às 12:11

    Olá Conrado, realmente o Google vem mudando as regras constantemente, mas eu não acho isso ruim, simplesmente força as pessoas para criarem conteúdo de qualidade em seus blogs e isso é muito bom.
    Você mesmo é uma pessoa que ensina isso, porém vai da compreensão dos blogueiros, Webmasters, redatores e outros para a criação de conteúdo e produtos que realmente agreguem valor à rede.
    Uma lista é muito importante sim, concordo plenamente, mas a impressão que tenho é que quando um assunto está em pauta as pessoas se esquecem de tudo que já aprenderam e focam-se somente no assunto em questão, para depois de um tempo aparecer outro “guru” e vender um curso específico sobre o que as pessoas já sabiam e esqueceram com o tempo e quero deixar claro que não é o seu caso porque somente o PlanoB” já mostra que a sua praia é outra, enfim, o que você quer e consegue em seus cursos é mostrar a famosa frase que diz “faça algo diferente para conseguir resultados diferentes”,

    Um grande abraço e que o seu sucesso continue sempre!

  29. Desconto Netshoes em 18/09/13 às 13:02

    Muito obrigado pelas dicas.

  30. Ronaldo em 18/09/13 às 15:07

    ótimo artigo…

  31. Ronaldo em 18/09/13 às 15:09

    Muito bom a page..

  32. Jefferson Guillen em 29/11/13 às 15:24

    Excelente post, me faz pensar em muitas coisas como por exemplo, porque o Rico está cada vez mais rico e o pobre o que não teve condições de estudar está cada vez mais dependendo de um sistema que nos força a andar como eles querem que andemos. Eu digo não a esse sistema, que possamos a cada dia abrir essa caixa preta.

  33. Fernando Bueno em 22/12/13 às 18:06

    Olá,
    Ótima abordagem e ponto de vista sobre o assunto. Acredito realmente em 2 pontos principais para que não fiquemos correndo tanto atrás do Google no que diz respeito a SEO:
    – Conteúdo original sempre
    – Relacionamento com sua audiência
    Devemos trabalhar com as ferramentas disponíveis, claro! Mas passe adiante seu CONHECIMENTO que terá bons retornos.
    Abs!

  34. Henrique em 19/01/14 às 14:01

    Muito Esclarecedor, obrigado.

  35. Luiz Eduardo em 06/03/14 às 12:57

    A grande questão que vejo ficando para trás nessa estratégia de Adwords, Adwords e Adwords é que:

    – Se, de fato, SEO fica cada vez mais caro
    – Se, de fato, conteúdo original e contínuo é cada vez mais para grandes
    – Se, de fato, muitos estão cada vez mais pensando em vender informação do que expor como se expunha antes com o objetivo de monetizar, uma vez que no nível que fazem não conseguem converter em boas posicições no Google para vender algo que no passado vendiam.

    Então, muitas informações vão começar a ficar cada vez mais fechadas, abertas para quem paga, como sempre ocorreu nesse mundo onde nunca o conhecimento foi dado tão de graça quanto até então e agora está cada vez mais custando caro e precisando ser pago.

    Se por um lado o Adwords é saída FÁCIL para os pequenos, o pouco de conteúdo que este pequeno poderia contribuir com informações abertas ao público, tende a não mais ser divulgada, ou então, apenas vendida.

    É uma mecânica da informação que precisa ser bem equacionada, ou todo site daqui pra frente vai exigir seu email pra você entrar ou até mesmo seu cartão de crédito antes de lhe mostrar o TITLE!

    Parabéns Conrodo! Keep Pushing!

  36. Luiz Eduardo em 06/03/14 às 13:00

    Desculpe Conrado! Acabei errando seu nome no final do meu comentário 🙂
    Corrija ele e apague este!

    Grande abraço!

  37. […] que grandes corporações, como Google e Amazon, sejam praticamente imbatíveis em seus respectivos segmentos, não há dúvidas que a […]

  38. Errol Stockebrand em 22/01/20 às 09:56

    I love it when people come together and share opinions, great blog, keep it up.

  39. Rosalind Agustino em 30/01/20 às 17:05

    I needed to post you a very little note to give many thanks yet again over the amazing ideas you’ve featured at this time. This is strangely generous with people like you to give without restraint precisely what a few individuals could possibly have sold as an ebook in making some cash for themselves, principally now that you could have tried it if you desired. These basics likewise worked to be the great way to know that most people have the identical passion just like my very own to learn a whole lot more around this matter. I’m sure there are several more pleasant periods up front for individuals who start reading your blog.

  40. Ariel Kocik em 30/01/20 às 17:20

    I was looking at some of your blog posts on this site and I believe this internet site is rattling instructive! Continue putting up.

  41. Free thinkers em 01/02/20 às 20:59

    I think this web site has very fantastic written written content posts.

  42. summer sores in horses em 02/02/20 às 00:16

    It is in point of fact a nice and useful piece of information. I’m glad that you simply shared this useful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

  43. retirement is like golf em 02/02/20 às 10:46

    You completed a number of nice points there. I did a search on the theme and found a good number of people will agree with your blog.

  44. nickel stocks 2019 em 02/02/20 às 13:30

    Hey this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  45. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It positively helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other users like its aided me. Great job.

  46. Handy Akku Online Kaufen em 09/02/20 às 00:22

    Does your website have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to shoot you an e-mail. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it develop over time.

  47. White Light em 09/02/20 às 04:03

    Hi, just required you to know I he added your site to my Google bookmarks due to your layout. But seriously, I believe your internet site has 1 in the freshest theme I??ve came across. It extremely helps make reading your blog significantly easier.

  48. hypnosis for self-esteem em 09/02/20 às 09:32

    An interesting discussion is worth comment. I think that you should write more on this topic, it might not be a taboo subject but generally people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  49. jaleco plus size em 09/02/20 às 10:21

    I truly prize your piece of work, Great post.

  50. sanchore college em 09/02/20 às 14:10

    I’ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this info So i am happy to convey that I have an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make certain to do not forget this web site and give it a look regularly.

  51. VIP Services em 09/02/20 às 14:55

    I like what you guys are up too. Such clever work and reporting! Keep up the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my website 🙂

  52. Purchase Instagram Comments em 09/02/20 às 22:33

    I would like to convey my gratitude for your kind-heartedness in support of those individuals that should have help on this important idea. Your special dedication to passing the solution up and down ended up being extraordinarily insightful and has encouraged employees much like me to attain their dreams. This insightful hints and tips implies so much a person like me and extremely more to my fellow workers. Thanks a ton; from everyone of us.

  53. sa gaming em 10/02/20 às 12:37

    Whats up! I simply want to give a huge thumbs up for the great info you’ve here on this post. I can be coming back to your blog for extra soon.

  54. sa gaming em 10/02/20 às 13:08

    Thankyou for all your efforts that you have put in this. very interesting information.

  55. ขายนาฬิกา em 10/02/20 às 15:03

    Appreciate it for this post, I am a big big fan of this website would like to go along updated.

  56. Apartamento 3 quartos Noroeste em 10/02/20 às 17:16

    Hi there! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog. Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Thanks

  57. Apartamento 1 quarto Noroeste em 10/02/20 às 17:43

    Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! However, how could we communicate?

  58. lipodrene suplemento em 11/02/20 às 00:29

    I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i’m happy to convey that I have a very good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make certain to do not forget this website and give it a glance on a constant basis.

  59. handyman in rockville md em 11/02/20 às 02:36

    I like studying and I think this website got some really utilitarian stuff on it! .

  60. handyman washington dc em 11/02/20 às 02:52

    I do not even know how I stopped up right here, however I thought this submit was once great. I don’t recognize who you are however certainly you are going to a well-known blogger should you aren’t already 😉 Cheers!

  61. Health and Safety Services em 11/02/20 às 22:48

    This is the right blog for anyone who wants to find out about this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want…HaHa). You definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, just great!

  62. house for sale em 12/02/20 às 18:54

    Excellent website. A lot of useful info here. I am sending it to some friends ans also sharing in delicious. And certainly, thanks for your effort!

  63. สล็อตออนไลน์ em 12/02/20 às 21:58

    I needed to send you this tiny word just to thank you very much again regarding the amazing methods you have shown on this site. It was so wonderfully open-handed of people like you to convey without restraint what a lot of folks could have made available as an e-book to end up making some cash on their own, and in particular since you could have done it in the event you decided. These points also acted to become a easy way to fully grasp that some people have similar eagerness the same as my very own to understand lots more on the subject of this condition. I’m sure there are some more enjoyable moments up front for those who looked over your blog.

  64. Buy Weed Online em 13/02/20 às 01:41

    Greetings! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa? My site goes over a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you’re interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!

  65. I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my web site 🙂

  66. Strategic vs tactics em 13/02/20 às 14:14

    It is truly a great and useful piece of info. I am glad that you simply shared this useful information with us. Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.

  67. Social media brainwashing em 13/02/20 às 15:22

    This internet site is my inspiration , very fantastic design and perfect content material.

  68. moda masculina básica em 14/02/20 às 07:12

    Hey! Would you mind if I share your blog with my twitter group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks

  69. Sonia Randhawa em 14/02/20 às 15:09

    I view something really interesting about your blog so I bookmarked.

  70. follow this link em 14/02/20 às 20:47

    I love the efforts you have put in this, thanks for all the great blog posts.

  71. site here em 14/02/20 às 21:01

    I simply wanted to appreciate you once again. I do not know what I would’ve used without the type of advice revealed by you concerning that topic. It absolutely was a difficult circumstance for me personally, but looking at a new skilled strategy you handled it forced me to cry for delight. Now i’m happier for this guidance as well as trust you find out what a powerful job you’re getting into educating the others using a blog. Most likely you haven’t encountered all of us.

  72. smartphone potente em 15/02/20 às 06:56

    Thank you a lot for giving everyone such a marvellous opportunity to read from this website. It’s usually so kind and also full of fun for me personally and my office friends to visit your blog really 3 times weekly to see the newest things you will have. And definitely, I’m always contented with the surprising tips and hints you serve. Selected 1 facts on this page are honestly the best we have ever had.

  73. PC G-FIRE em 15/02/20 às 07:27

    I believe this web site holds some really wonderful info for everyone :D. “Calamity is the test of integrity.” by Samuel Richardson.

  74. {MY Trees Round RockMY Trees em 15/02/20 às 19:08

    I do enjoy the way you have presented this particular concern and it really does give us some fodder for consideration. Nevertheless, from what I have experienced, I simply trust when the reviews pack on that men and women continue to be on issue and don’t get started on a tirade associated with the news of the day. Yet, thank you for this fantastic point and although I do not agree with it in totality, I regard the viewpoint.

  75. e emagrecer rapido em 16/02/20 às 04:51

    I am continuously looking online for posts that can benefit me. Thx!

  76. youtube todd snively em 16/02/20 às 08:03

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very web smart so I’m not 100 sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Kudos

  77. top plumbers bromley em 16/02/20 às 11:32

    Rattling fantastic information can be found on site. “Every artist was first an amateur.” by Ralph Waldo Emerson.

  78. Technology em 16/02/20 às 14:47

    I like what you guys are up too. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my site :).

  79. Hello, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam comments? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me insane so any assistance is very much appreciated.

  80. how to submit a patent em 17/02/20 às 10:42

    Hi, Neat post. There is a problem with your web site in internet explorer, would check this… IE still is the market leader and a good portion of people will miss your excellent writing due to this problem.

  81. Invent Help invention ideas em 17/02/20 às 13:22

    Hi, Neat post. There is an issue with your website in web explorer, might test this… IE still is the market chief and a large portion of other people will omit your fantastic writing because of this problem.

  82. invention idea em 17/02/20 às 15:03

    Thank you for every one of your labor on this website. Debby enjoys going through investigations and it is easy to see why. My partner and i know all of the dynamic medium you create very helpful suggestions through your web site and as well encourage response from website visitors on that matter so our simple princess is undoubtedly understanding a whole lot. Take pleasure in the rest of the year. You’re doing a glorious job.

  83. how do I patent a product em 17/02/20 às 15:15

    I was wondering if you ever thought of changing the page layout of your website? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures. Maybe you could space it out better?

  84. InventHelp Patent Services em 17/02/20 às 19:00

    I’m also commenting to let you understand what a remarkable encounter our princess found reading through yuor web blog. She came to understand a lot of issues, which include how it is like to possess a great coaching mood to let other folks without difficulty have an understanding of several complicated issues. You really surpassed readers’ desires. Thank you for imparting these effective, dependable, revealing and even easy tips on the topic to Mary.

  85. inventhelp number em 17/02/20 às 19:05

    Great site. A lot of useful information here. I’m sending it to some friends ans also sharing in delicious. And obviously, thanks for your effort!

  86. I’ll right away clutch your rss feed as I can not to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Please let me recognize so that I could subscribe. Thanks.

  87. pinjaman peribadi islamik 2019 em 18/02/20 às 05:39

    Whats Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I’m hoping to give a contribution & help different users like its helped me. Great job.

  88. rent car thailand bangkok em 18/02/20 às 07:02

    Thank you for sharing with us, I conceive this website really stands out : D.

  89. Terrific work! This is the type of info that should be shared around the web. Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my site . Thanks =)

  90. toronto condo em 18/02/20 às 13:11

    Awesome website you have here but I was curious if you knew of any community forums that cover the same topics discussed in this article? I’d really love to be a part of online community where I can get opinions from other experienced people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Appreciate it!

  91. vs sertanejo download grátis em 18/02/20 às 17:43

    I always was concerned in this subject and still am, appreciate it for putting up.

  92. vs sertanejo aberto em 18/02/20 às 17:53

    Thank you for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you’ve on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a great web site.

  93. buy morphine 30mg online em 19/02/20 às 03:39

    Everything is very open and very clear explanation of issues. was truly information. Your website is very useful. Thanks for sharing.

  94. Click here em 19/02/20 às 04:08

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  95. investigate this site em 19/02/20 às 04:19

    This actually answered my downside, thanks!

  96. web link em 19/02/20 às 05:34

    Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very helpful info specifically the closing section 🙂 I care for such info much. I was looking for this certain info for a long time. Thanks and good luck.

  97. this link em 19/02/20 às 07:02

    I am continually looking online for articles that can facilitate me. Thanks!

  98. source em 19/02/20 às 07:31

    Hey! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  99. series torrents hd em 19/02/20 às 11:00

    Thank you for every other magnificent article. The place else may just anybody get that type of info in such an ideal way of writing? I have a presentation next week, and I’m at the search for such information.

  100. wolverdon filmes em 19/02/20 às 11:25

    Wonderful work! That is the type of info that are supposed to be shared across the internet. Shame on the search engines for not positioning this post higher! Come on over and talk over with my web site . Thanks =)

  101. Giro de Goiás em 19/02/20 às 12:51

    Hello my friend! I wish to say that this post is amazing, great written and come with almost all important infos. I would like to peer extra posts like this .

  102. Giro Popular em 19/02/20 às 12:55

    I always was interested in this subject and stock still am, regards for putting up.

  103. sherlock holmes books em 20/02/20 às 04:15

    I likewise think therefore, perfectly pent post! .

  104. Jardim das Nações em 20/02/20 às 11:46

    I have been browsing online greater than 3 hours lately, but I by no means discovered any interesting article like yours. It’s beautiful worth sufficient for me. In my view, if all webmasters and bloggers made good content material as you probably did, the internet will be a lot more helpful than ever before. “Learn to see in another’s calamity the ills which you should avoid.” by Publilius Syrus.

  105. Tamraght surfer hostel em 20/02/20 às 12:26

    I have recently started a web site, the information you offer on this site has helped me greatly. Thank you for all of your time & work.

  106. Pattaya property em 20/02/20 às 12:38

    I am glad that I observed this blog, exactly the right information that I was searching for! .

  107. QQ Online em 20/02/20 às 14:29

    Thanks, I’ve recently been looking for information approximately this topic for a long time and yours is the greatest I’ve came upon till now. However, what concerning the bottom line? Are you certain about the supply?

  108. Pkv Games em 20/02/20 às 17:51

    Heya i am for the first time here. I came across this board and I in finding It truly useful & it helped me out much. I am hoping to offer one thing back and aid others like you helped me.

  109. lina stores king's cross em 20/02/20 às 18:20

    of course like your web site however you have to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I to find it very bothersome to tell the reality nevertheless I?¦ll surely come back again.

  110. Organization em 20/02/20 às 19:23

    An interesting discussion is worth comment. I think that you should write more on this topic, it might not be a taboo subject but generally people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  111. Sonia Randhawa em 20/02/20 às 21:39

    It’s appropriate time to make some plans for the longer term and it is time to be happy. I’ve learn this submit and if I could I want to recommend you some interesting things or suggestions. Perhaps you can write subsequent articles regarding this article. I wish to learn even more things about it!

  112. Melbourne em 21/02/20 às 00:06

    Hello.This post was extremely remarkable, especially because I was looking for thoughts on this matter last Saturday.

  113. Melbourne em 21/02/20 às 01:34

    I’ve recently started a website, the info you provide on this website has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

  114. artesanatos em 24/02/20 às 08:00

    Thanks a lot for sharing this with all of us you actually know what you are talking about! Bookmarked. Please also visit my site =). We could have a link exchange agreement between us!

  115. Pokerpelangi em 24/02/20 às 12:28

    Very interesting topic, appreciate it for putting up.

  116. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself? Plz reply back as I’m looking to create my own blog and would like to know wheere u got this from. thanks

Deixe um Comentário