Interior da Catedral Notre Dame


Interior da Catedral Notre Dame, upload feito originalmente por Conrado Adolpho.

Meus amigos, eu já vi muita coisa bonita e grandiosa na minha vida…já vi ondas de vários metros de altura em Copacabana, já vi prédios monumentais em Buenos Aires, já vi a grandiosidade de Minas e as paisagens européias de Gramado – tudo isso foi muito bonito e me pareceu bem grandioso quando eu estava vivenciando cada uma dessas experiências.

Depois de dito tudo isso eu tenho que confessar para vocês que quando entrei na catedral de Notre Dame eu perdi a fala. O lugar é impressionante – de uma suntuosidade que me parecia que estava diante do próprio Deus, aliás, esse talvez tenha sido o objetivo de sua construção – mostrar a grandiosidade divina para camponeses miseráveis.

Napoleão foi (auto) coroado lá. A Catedral fez parte da história da França e do resto da humanidade. Na segunda guerra não foi arrasada após a tomada de Paris pela sensibilidade de algum general um pouco mais humano de Hitler, a sua construção foi iniciada em 1163, a sanguinária Revolução Francesa destruiu muitos de seus elementos, foi tema da paixão de Quasimodo por Esmeralda em romance de Vitor Hugo, etc., etc.

Nada disso parece ser lembrado quando diante de suas torres ela se impõe diante de nossos olhares atônitos.

É de tirar o fôlego…