• http://www.clinicafgo.com.br Lucia Garcia

    Conrado ainda não tenho nenhum case, mas preciso comentar pois achei o artigo muito maduro e lógico. É outra cabeça não? Realmente o importante é o envolvimento do cliente com a marca. Obrigada e Parabéns!

  • Gustavo

    Muito bom o poto Conrado!! Excelente!! Na palestra que dei na faculdade Univercidade aqui no Rio de Janeiro falei exatamente sobre isso! Muito bom! Mas abro uma discussão, como fazermos esse “diretor de uma empresa que não entende patavinas” passar a entender isso? Penso nisso para alguns clientes meus que não entendem patavinas! rsrs

    • http://www.conrado.com.br Conrado

      Oi, Gustavo,
      Não tem outro jeito a não ser a catequização, a educação para o mundo digital. É difícil mesmo e eu também tenho essa grande dificuldade de mostrar para as pessoas como as coisas estão diferentes :)

  • Luciana Costa Alexandre

    Estou ingressando agora neste mercado e o primeiro obstáculo Conrado é exatamente catequizar …. e que obstáculo, como lido diretamente com micro e pequenas empresas a maioria ainda vê a internet como algo distante dos seus negócios e midias sociais apenas como diversão… mas estou lendo seus post e tirando algumas ideias para reverter essa situação.
    Obrigada!!!!

  • Adriana

    Conrado, muito legal esse post, mas uma coisa que me intriga até hoje é o sucesso de fãs e interação da Gina Indelicada. Como se explica? Até já descurti a página, pois as piadas são muito fraquinhas, mas fico intrigada.

    • http://www.conrado.com.br Conrado

      O humor engaja muito, Adriana. Mesmo que não seja muito bom. As pessoas quando entram em um stand-up, por exemplo, estão preparadas para rir. E riem, mesmo que a piada seja sem graça. No case da Gina, ela funcionou como um alívio cômico do dia a dia estressante. As pessoas se engajam para rir. E riem :)

  • http://www.joaokarim.com.br João Karim

    Eu costumo chamar isso de métricas de vaidade, e muitos consultores que conheço costumam usar tais informações para satisfazer o ego de contratantes vorazes por mais resultados cada rápidos. Acredito que todo processo pode e deve ser feito começando colocando as cartas na mesa e tentando ao máximo explicar ao cliente o verdadeiro valor de se conseguir seguidores com engajamento com a marca e que isso pode custar um pouco mais de tempo e investimento.

  • http://clubedospersistentes.com/ Natalia Medeiros

    Olá! O certo seria enXurrada, não? Com ch parece coisa de churros.

    Eu estou bem consciente que os números puros são métricas de vaidade. Eu estou começando um site, minha primeira tentativa profissional, por minha conta e risco mesmo e não queria usar essas métricas falsas. Porém não sei como quantificar de outra forma. Um abraço!

    • http://www.conrado.com.br Conrado

      Oi, Natália,

      Obrigado pela dica….vou corrigir agora mesmo. De fato, parece coisa de churros. Nunca mais vou esquecer essa regra gramatical :)
      Leia o livro “Retorno sobre investimento em mídia sociais”. Vai lhe dar uma boa dica de como medir tais números. O mais importante, porém, é medir resultados concretos mediante engajamento. Como por exemplo, quantidade de fãs que clicam, quantidade de comentários, quantidade de “curtir” etc. Os “segundos”números que advém dos “primeiros”. Esses números é que podem lhe dar uma boa ideia do quanto os seus fãs estão realmente engajados na sua comunicação.

      Comece por aí, depois vá aprimorando as métricas sociais

  • http://Www.Softserv.com.br Leandro Mafra

    Agregar valor para mudar e melhorar a vida das pessoas , esse é o papel de um verdadeiro profissional de Marketing . Parabéns por essa visão .

    Um forte abraço .

    Obs : visão aplicada na minha empresa .

  • http://www.renatosiqueira.com.br Renato Siqueira

    Esse seu texto muito me lembra um artigo de Theodore Levitt, escrito para a Harvard Business School, intitulado “Miopia de Marketing”.
    Sempre falo deste texto para colegas e alunos e digo, sem medo de errar que ele é leitura OBRIGATÓRIA para todos os profissionais de marketing.
    Excelente texto, Conrado. Parabéns, mais uma vez.
    Vai entrar para minha lista de textos a ser enviados para o cliente antes de firmar contratos… :)

  • http://www.tribodigital.com Jordelio Souza

    Parabéns, como de costume excelente post.

  • Vanessa

    Pois é Conrado! Difícil é fazer com que os donos e diretores das Empresas entendam o que é engajamento e que ele é mais importante do que a quantidade de “fãs” de uma página. Quantidades de likes não quer dizer nada…o foco precisa ser mudado Urgentemente, pois até mesmo alguns profissionais utilizam disso para informar que a página do cliente está tendo “sucesso”. Post muito bem colocado! Parabéns!

  • http://www.desconstruir.com/ Alessander Raker

    Excelente isso. Realmente conseguir “curti” é fácil. O díficil é engajar com os clientes. Bem colocado seu artigo. Mais uma vez parabens

  • Naldo

    Ótimo!! Gerar confiança e credibilidade. Qualidade é muito melhor do que quantidade.

  • Rosana

    Trabalhava em uma empresa que tinha 7 mil fãs e todas as postagens deles não tinham curtir nem comentário nem nada. Fiz uma campanha sem nenhum aplicativo especial, apenas o envio de fotos engraçadas pra um concurso, consegui mil curtir em 2 dias.

    Depois eles decidiram contratar uma empresa terceirizada para aumentar o número de fãs, em seis meses aumentou de 7 mil para 295 mil. Desconfio que sejam curtir falsos porque não acredito em milagre digital. Essa empresa cobra por número de fãs.

  • http://www.pluspixel.com.br Claudio

    Conrado vemos isso com muita frequência em relação a SEO. As pessoas nos pedem: QUERO ESTAR ACIMA DO MEU CONCORRENTE. Não interessa ROI, acho que não sabem que isso existe em uma campanha de marketing digital e o pior é que são reticentes a escutar argumentos nesse sentido. Sabemos que muitas pessoas ainda hoje pensam que o marketing foi inventado para tirar dinheiro deles e até mencionam o caso do “mensalão” como um argumento para sustentar essa teoria. Bem, já apresentamos o problema vamos agora a rabiscar uma solução. Um dos conceitos mais importantes que tu passas é que na web tudo pode ser mensurado e provado. Se com uma ferramenta dessas não conseguimos”evangelizar” esses clientes posso concluir que a culpa é nossa.Então todos devemos fazer o que tu estás fazendo, escrever, postar, fazer vídeos, apresentações off e online, dar palestras, etc. Estamos em uma revolução da magnitude da invenção da escrita..mais tarde ou mais cedo vamos ensinar a todos a “ler” mas isso depende de nós.

  • http://www.corporacaoideias.com.br André Crevilaro

    Finalmente um texto que expõe, essas ideias de um milhão de curtir! Comento isso lá no meu site, a Formiguinha Social: http://corporacaoideias.com.br/2012/09/19/seja-uma-formiguinha-social/

  • Neusa

    Olá Conrado

    Excelente sua colocação, eu acabei percebendo pelas postagens que coloco na página, se tiver um bom conteúdo, você consegue “fãs” naturalmente.

  • http://www.idealnegocio.com.br Maria Fernanda Lacerda Pereira

    O foco no resultado da empresa deve estar sempre na mente de TODAS as áreas de uma organização. Incluindo sua interface digital.
    Ótimo post!
    Um abraço,

  • http://facebook.com/fabinfranco Fabio

    Nossa que texto enriquecedor!
    Acho importantíssimo essa discussão e ao meu ponto de vista ninguém mais deve ver o mercado visando preço…mas a entrega de uma produto/serviço com paixão visando sua reputação e relacionamento com seus clientes. Isso é o novo mercado.

  • http://www.about.me/raphaelrighetto Raphael Righetto

    Como podemos medir esse engajamento? Preciso de uma ferramenta para tal. Tenho ouvido bastante esse papo de engajamento x métricas x resultados, mas como medir isso em uma empresa que não vende online e não busca vendas como conversão?