Quer participar da Imersão pagando um preço especial?
O digital realmente tomou conta do cenário de marketing em todas as esferas. O que começou com uma “brincadeira dos meninos da internet” na pequena empresa, tomou de assalto as corporações. Kotler ter falado que, se tivesse iniciado a sua jornada nos dias de hoje, teria começado pelo digital foi lindo.
Mas não é só isso. O próprio digital está mudando. Os conceitos undergrounds estão se mostrando muito eficientes para pequenas empresas e profissionais liberais. Conceitos como:
– criação e relacionamento com a lista para descobrir de maneira mais profunda necessidades e desejos do consumidor, para daí criar uma oferta perfeita é vender muito mais. Esse é um conceito antigo, mas agora está realmente atingindo as empresas. Mesmo sem ter que fazer anos e anos de faculdades e cursos de MBA, essas empresas estão gerando resultados reais!
– O “produzir para vender” dando lugar ao “vender para produzir”. Eu falei isso em 2007 em uma palestra para a Endeavor o/
– dar conteúdo de valor antes de tentar vender para gerar credibilidade (capital social) antes de transformar credibilidade em dinheiro (capital financeiro). Outro conceito antigo que só agora está sistematizado para a pequena empresa;
– “anúncio não foi feito para vender”, mas sim atrair um interessado para uma zona de engajamento por meio de “colas sociais” (conteúdo de qualidade e persuasivo para matar objeções e valorizar o produto ou serviço vendido posteriormente). Isso reverterá totalmente o trabalho das agências nos próximos anos;
– “a melhor maneira de encontrar seu consumidor é ser encontrado por ele”, mostrando que é importante ter uma presença digital abrangente para que o consumidor encontre você ou sua empresa quando for procurar por uma solução para seus problemas. Outro ponto que fará as agências se reposicionarem por meio do “marketing por conteúdo“;
– associação de produtos digitais a serviços e produtos físicos como forma de aumento de lucratividade da empresa e do profissional liberal. Os famosos “infoprodutos” ainda vão chegar muito mais longe do que se pensa. Vai virar estratégia de penetração de mercado, tática de criação de lista de clientes e muito mais;
– novas profissões como copywriter, gerente de lançamentos, gerente de afiliados e pelo menos mais umas dez. Uma nova economia vai surgir dessas profissões e profissionais das mais diversas áreas (redação publicitária, por exemplo) vão ter que se reinventar;
– pessoas faturando múltiplas vezes mais do que empresas por meio da venda legítima de conhecimento. Independente do que você ache disso, é importante olhar com a frieza necessária para analisar o que está acontecendo.
Sem juízo de valor, mas sim com um olhar de um cientista diante de um fenômeno natural. Entenda as causas, mas não julgue, apenas observe;
– profissionais que não fizeram faculdade de marketing nem administração nem nada que o valha gerando centenas de milhares, milhões, e ajudando outras empresas e profissionais também com muito poucos recursos a também terem resultados impressionantes;
Você está percebendo que em 2 ou 3 anos o marketing vai mudar muito? Que novos métodos vão tornar os antigos obsoletos? Que haverá uma nova leva de referências nesse novo modelo?
Conselho: passe a observar tudo com mais atenção e cuidado para não fazer julgamentos precipitados.
Conrado, parabéns por esse post. Um dos melhores que vi até hoje sobre a mudança acelerada da economia moderna. Essa mudanças realmente serão muito rápidas e estou muito atento à essas tendências. Me impressiona que pessoas que geram conteúdos podem gerar mais resultados que empresas de médio porte. Já li seu livro 3 vezes e iniciarei a 4ª vez com um estudo cada vez mais detalhado de estratégia para iniciar um projeto de geração de conteúdo na internet. Obrigado!!!
Excelente!
Interessante. Fico pensando que muita gente mesmo atingida duramente por este processo de mudança não consegue enxergá-lo. É como na idade da pedra dizer que o fogo era uma moda passageira.
Excelente post!
Uma visão imparcial dos acontecimentos… e do que ainda está por vir.
E viva a nova economia!
Abraços
Conteúdo revelador e que nos faz querer se antecipar ao que virá. Fiquemos de olhos holisticamente abertos.
Bem colocado.
Antes de tudo é necessário direcionamento estratégico, conteúdo eficiente e comunicação visual atrativa!
Substance Abuse In The Workplace http://aaa-rehab.com Alcohol Rehab Centers http://aaa-rehab.com Dsm Substance Use Disorder
http://aaa-rehab.com