Mensuração de resultados em mídias sociais

Mensurar resultados em redes sociais é a mais complexa das tarefas, principalmente porque muitos tentam enquadrá-las nos mesmos critérios de mensuração de emails marketing (taxa de abertura, taxa de cliques, conversão em pedido etc.) ou em métricas de otimização de sites (número de visitas, taxa de conversão dos visitantes) ou links patrocinados (retorno sobre investimento) e por aí vai.

A mensuração em redes sociais é diferente. Os principais critérios são baseados em capital social, não financeiro. Lembre-se sempre com a coexistência de dois mercados: o mercado social, baseado em reputação, e o mercado econômico, baseado em dinheiro.

As redes sociais estão no mercado social. Ele tem critérios diferentes dos critérios do mercado econômico. A reputação, o engajamento a credibilidade são as novas moedas que você acumula quando aumenta seu capital social. As métricas de rede social medem whuffies e não cliques. Uma está razoavelmente ligada a outra da mesma maneira como o whuffie está ligado ao PageRank – um pode ser revertido no outro, mas isso tem que ser feito do jeito certo.

Encontrei uma apresentação bem interessante que partilharei com vocês

Para mensurar resultados em redes sociais, você precisa se preocupar principalmente com três critérios:

■ Engajamento (o quanto as pessoas estão se engajando junto à sua marca): quantos fãs sua marca passou a ter no Facebook, quantas pessoas estão assinando seu RSS ou podcasts, quantas pessoas estão se inscrevendo no seu canal do YouTube, quantos seguidores passou a ter no Twitter, quantas de vezes o post foi “favoritado” etc.

■ Buzz (o quanto sua marca está gerando de barulho na internet): quantos retweets sua marca está gerando, quantos comentários em posts do blog, quantas novas citações sua marca teve no Google, quantas referências no Twitter por dia, quantas vezes a sua marca saiu na mídia etc.

■ Conversão (o quanto sua marca está sendo convertida para o mercado econômico): quantas vendas foram geradas vindas de mídias sociais, quantos leads foram gerados, quantos emails foram captados etc.

O natural é, primeiramente, o engajamento, depois o buzz, depois a conversão em compras. Se está seguindo essa trilha, está no caminho certo. Essa ordem é a mesma que venho falando durante todo o blog. O engajamento significa: pessoas adotarem sua marca como uma das elaborações de sua própria identidade. Isso gera buzz, pessoas falando sobre sua marca, o que naturalmente se converte em vendas. Todas essas métricas devem ser contabilizadas no período e deve-se mensurar qual o crescimento com relação ao período passado.

Há várias ferramentas para lhe indicar o quanto está se movendo em cada uma das métricas apresentadas. Conheça algumas dessas ferramentas a seguir:

Scup
Uma ferramenta produzida por brasileiros, com texto em português e bem explicado. Contudo é uma ferramenta paga. Com ela é possível monitorar a marca, publicar e se relacionar, além de produzir relatórios.

How Sociable
Uma ferramenta de monitoramento na web que indica as diversas redes e pontos de contato da marca dentro desses ambientes. Ele também pontua a marca por pontos de contato, quanto maior a pontuação melhor sua marca está posicionada na internet.

Addict-o-matic
Quando buscamos um termo, o site o identifica dentro de algumas redes sociais e sites específicos. Mostra já na primeira tela os resultados mais recentes, muito prático de utilizar.

Graph Edge
Ferramenta que funciona como uma espécie de Analytics para o twitter.

Twitter Counter
Com esta ferramenta é possível fazer diversas análise e comparar até três usuários do Twitter. Bem simples de utilizar.

Twazzup
Pega o termo buscado e varre os últimos acontecimentos do Twitter, listando hashtags, tweets e fotos vinculadas a rede.

Tweet Stats
Com o Tweet Stats instalado e configurado, você recebe dados estatísticos sobre a sua conta do Twitter. Por dia, por hora ou somente pelas replys; é configurável.

Twitter Grader
Faz um ranking dos usuários, basta inserir o nome do usuário e seguindo alguns critérios elabora esse ranking por região que o usuário está.

Retweet rank
Indica a quantidade de vezes que você teve um tweet retweetado nos últimos dias.

Klout
Por meio de uma análise no perfil do usuário no twitter esse site indica qual o seu perfil na rede.

Objective Marketer
Ferramenta bastante completa para gerenciar campanhas realizadas no Twitter. É possível ver as estatísticas conforme as ações forem acontecendo. É mensurável por período e por tweet também.

Collecta
Ferramenta procura por um termo no Twitter, mostrando todos os pontos de contato com a marca. O timeline dele é muito boa, atualiza rapidamente.

Infegy
Ferramenta de monitoramento com clientes como LandRover, Pizza Hut, 3M, Nasa dentre muitos outros.

Who’s Talkin
Ferramenta gratuita que também faz monitoramento de marca em mídias sociais.

Há uma outra apresentação bem bacana no SlideShare que merece ser vista:
CLIQUE AQUI – Apresentação de slides sobre mensuração em mídias sociais.

 

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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