Mentoria vs Consultoria vs Coaching: qual a diferença e qual o melhor para você?

Outra dúvida que eu vivo escutando por onde eu ando são as diferenças entre os termos Mentoria, Coaching e Consultoria. Bom, por mais que na grande massa as pessoas façam a confusão entre os termos, saiba que há diferenças distintas entre eles. Muitas vezes eles se interligam em algum momento, mas a verdade é uma só: cada um tem a sua importância no atual estágio do seu negócio.

Eu quis fazer um post bem didático, onde você consiga entender o conceito de cada um e entenda a relevância dele dentro do seu empreendimento. Então eu separei os três termos e montei uma explicação de cada um. Veja:

Mentoria: Pense em um empresário com mais de 20 anos de carreira empreendedora, que já quebrou, já enfrentou muitas crises e já passou por todos os desafios que um cara que está começando a jornada agora vai passar. Nessa caso eu falo de mim. 43 anos de idade e 20 de carreira. Eu sou o mentor, o cara que vai olhar para o seu negócio e falar “olha, não sei se é viável”, “segue esse caminho, não este aqui”, “faz isso e muda aquilo”. A mentoria é uma transmissão de experiências que te faz economizar tempo, dinheiro e energia. Tudo isso para que você chegue mais rápido ao seu objetivo e com o mínimo esforço.

Coach: Esse é o sujeito que vai tirar as respostas de dentro de você. Muitas vezes você já sabe as respostas, porém não está confortável ao trazê-las para o mundo (ou as vezes você ainda não achou essas respostas). Como funciona o processo de coaching? A jornada é percorrida através das perguntas poderosas, mas o que, na prática, significa isso? Significa que através desses questionamentos você irá atrás das soluções que você tanto se pergunta, perde noites de sono se indagando, compromete o desempenho no trabalho se indagando muitas vezes. É um processo que te incita a refletir mais sobre como a sua vida se encontra.

Consultoria: Pense em uma floresta, você está nela e precisa voltar para a sua casa. O consultor é o cara que vai pegar na sua mãe e ficar contigo lá, te apoiando e te guiando enquanto vocês não acham o caminho certo de volta. Ele estará com você dentro da sua jornada, do seu lado, avaliando as suas decisões e mostrando os melhores lados de qualquer ação que você vá tomar.

Bom, agora que eu te mostrei qual é a diferença entre essas três profissões, você já começa a ter um norte de qual é o profissional mais adequado que você tem que ter ao seu lado. Porém a “melhor opção para você” cabe a uma reflexão que você tem que ter. Avalie o seu negócio, pense no momento que você está e chegue a uma conclusão.

Muitas vezes eu consigo avaliar que a presença dos três, na sua jornada empreendedora, é fundamental, uma vez que o mentor tem o conhecimento que você precisa, pois ele já passou por isso, o coach irá te fazer responder as perguntas que te deixam em dúvidas e o consultor irá te mostrar a melhor forma de colocar em prática o seu negócio. Todos eles têm importância para o seu negócio.

No meu Programa de Mentoria eu costumo ter o papel de um “MentorCoach”, durante todo o processo eu atuo no negócio do meu mentorando, porém o meu papel também é descobrir os problemas que faz com que ele trave o crescimento do empreendimento. Espero que eu tenha conseguido difundir esses três papéis na sua mente.

Grande abraço,

Conrado Adolpho.

 

P.S.: Caso você não saiba, eu tenho o meu próprio Programa de Mentoria e se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse processo clique aqui.