O ambiente online e o ambiente offline são como dois lados de uma mesma moeda

A partir daí, acompanhe meu raciocínio.

– como uma moeda não existe com um lado só, esses dois ambientes hoje fazem parte intrínseca de nosso mundo. Não podemos mais achar que podemos “viver” em um dos lados sem sermos diretamente influenciados pelo outro (e sem influenciarmos tanto um lado quanto outro).

– uma moeda é algo coeso, em que os lados não se separam, logo, se deslocarmos um dos lados, o outro também se movimentará na mesma direção.

Se fizermos algo bom no online, o offline será impactado com algo bom. O contrário também é válido.

Esse é o ponto em que vou me deter.

O que é mais fácil (e mais barato), impactarmos o lado online ou o lado offline?

Certamente o lado online. O lado offline traz em sua natureza o custo dos átomos, do espaço e já tem players estabelecidos. O online é rápido, barato e cumulativo. O que você faz hoje continuará lá. Imagine um ano de sucessivos pequenos e contínuos impactos.

Então, quando você influência o lado online do seu mercado, estará automaticamente influenciando o lado offline também. Essa é a técnica que gosto de trabalhar para gerar riqueza no offline por meio de ações no online, o que faz com que essa riqueza seja muito mais lucrativa.

Quando você Impacta intensamente o ambiente online, você é notado e começa a ganhar o status de celebridade. Alguém que se destaca.

Quando se torna uma celebridade do seu mercado no ambiente online, o offline acompanha e você passa a se tornar também uma celebridade do ambiente offline (que é onde de fato o mundo acontece).

A primeira pergunta que você deve se fazer é: “por que me tornar uma celebridade, seja do online ou do offline?”.

Nem todos querem isso, porém, há muitos ganhos que devem ser levados em conta nessa decisão.

– Porque alguém com o status de celebridade consegue valorizar (monetizar) muito melhor o seu tempo não necessariamente sendo o melhor técnico do mercado. Isso faz com que você trabalhe menos e ganhe muito mais por cada minuto trabalhado. É a diferença entre um Ivo Pitanguy e qualquer outro cirurgião plástico tão bom quanto ele, mas que recebe cem vezes menos por cada operação.

– porque uma celebridade consegue todas as melhores informações do mercado primeiramente. Todos querem ajudá-lo de modo a estarem juntos de quem admiram.

Isso cria um ciclo virtuoso em que os mais valorizados se tornam cada vez mais valorizados porque sabem cada vez mais rápido do que está acontecendo no mercado e isso os ajuda a agirem mais rápido e tomarem melhores decisões.

– porque celebridades são escutadas e respeitadas, o que aumenta muito a sua auto-estima, segurança, autoconfiança e lhe dá muito mais força diante do seu mercado.

– porque quando precisar de ajuda, muitos estarão dispostos a ajudá-lo porque já se sentiram muito ajudados por você.

– uma celebridade consegue fazer sua mensagem chegar a muito mais gente seja por meio de livros, palestras, blog, fan page ou perfil no Facebook, Twitter etc. Você passa a ser notado e ouvido. Tira a capa da invisibilidade.

Resumindo: os ganhos são financeiros, mas principalmente cognitivos. Pode acreditar: sua vida muda para muito melhor. A energia que passa a circular entre você e as pessoas que o admiram é incrível (desde que você faça por merecer essa benece).

Como se tornar, então, uma celebridade do ambiente online?

Seu grau de reconhecimento como celebridade está diretamente ligado ao conteúdo que você distribui.

Você se torna aquilo que compartilha na rede, sejam vídeos no YouTube, textos no Face, slides no SlideShare ou arquivos de áudio no iTunes ou soundcloud. Você passa a ser percebido pelo seu conteúdo.

Então, compartilhe seu conhecimento de modo a impactar no ambiente online as vidas offline de seus leitores, ouvintes e espectadores.

Por exemplo: grave breves vídeos no YouTube, dê hangouts e – lembre-se disso – mantenha sua consistência e qualidade. Sempre.

Mesmo que hoje não tenha nenhum leitor ou assinante do seu canal, aja como se o mundo inteiro estivesse lhe escutando. Há leitores anônimos e, quando eles se sentirem realmente ajudados, vão se manifestar por meio do elogio.

O elogio é o seu melhor termômetro de geração de valor para a sociedade. Quanto mais valor gerado, mais status de celebridade você terá. E maiores serão seus seus ganhos em todas as áreas da sua vida. Todas.

Categoria

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

1 comentário

  1. Rafael Alves em 23/09/15 às 21:33

    Texto magnífico! Parabéns. Ampliou a minha visão absurdamente.

    “Seu grau de reconhecimento como celebridade está diretamente ligado ao conteúdo que você distribui.”

    http://www.conversandocommark.com

Deixe um Comentário