O conhecimento mais valioso… – Por Conrado Adolpho

Se alguém tivesse me ensinado o que eu estou prestes a te contar neste e-mail, eu provavelmente não teria quebrado e talvez teria chegado muito mais longe, mais rápido e com menos desperdício de tempo e dinheiro.

O conhecimento que vamos abordar nessa mensagem transforma qualquer empreendedor em um líder muito mais poderoso, capaz de liderar a si mesmo, assim como a sua equipe e o seu mercado.

A cada dia que me aprofundo nesse conhecimento, eu fico ainda mais indignado com a quantidade de oportunidades que ele pode trazer para mim e para os meus negócios.

Além disso, também fico espantado ao ver a ignorância dos empresários com relação a esse conhecimento, e fico me perguntando quanto de dinheiro eles já perderam por conta disso (e eu me incluo nisso).

 

Eu me lembro como se fosse hoje…

 

Era junho de 1996 em Campinas, cidade do interior de São Paulo. Não me lembro bem como fui parar ali depois de algumas horas andando pelas ruas me perguntando o que eu iria fazer da minha vida. Atrás da banca de jornal, em uma das ruas mais movimentadas da cidade, eu e mais seis pobres-coitados olhavam os cartazes de “precisa-se de”. Um cartaz, logo à direita, me chamou atenção – “precisa-se de torneiro mecânico”. Não porque eu quisesse me tornar um torneiro mecânico, mas sim porque aquele cartaz me trouxe lembranças indigestas.

Essas lembranças de como minha vida tinha se transformado – de menino prodígio da família, ingressante em umas das melhores faculdades do país e orgulho de minha mãe, a desempregado desorientado em apenas 3 anos – me fizeram explodir em lágrimas ali mesmo, na rua, diante de estranhos que me olhavam incólumes. Certamente, eles mesmos já tinham passado por lágrimas parecidas.

Praticamente não me aguentei mais de pé e fui me sentar em um banco de praça próximo àquela banca de jornal. Das lágrimas, fui ao choro, do choro ao desespero. A impressão era de que o tempo tinha parado. Não ouvia mais as conversas nem os passos dos que me rodeavam na praça. Apenas ouvia os meus pensamentos me criticando por ter largado uma das melhores faculdades do país para correr atrás de um sonho: ser feliz.

Meus pensamentos iam e vinham como um touro desgovernado. A única auto-imagem que não saia da minha cabeça era a de um fracassado, um fraco, um nada. Eu não tinha sido digno do esforço de minha mãe. Sem esperanças e sem destino, sem nenhuma perspectiva e sem forças para lutar, tinha caído no maior buraco que podemos cair – o da desesperança. A perda da fé é a pior perda.

Aquele tipo de pensamento realmente não estava me ajudando. E quanto mais eu pensava, mais eu entrava naquele redemoinho de tristeza e arrependimentos. Na época não tinha como saber, mas eu estava enxergando toda a situação com a lupa da imaturidade dos meus 22 anos de idade. Parecia que o mundo estava desabando em cima de mim e eu mesmo que tinha derrubado as pilastras de sustentação.

Talvez você já tenha passado por uma situação semelhante, então vai entender o que vou dizer agora. Uma hora as lágrimas secam. Simplesmente não há mais o que chorar. Depois de uns 20 minutos que pareceram horas, levantei a cabeça, enxuguei as lágrimas e olhei para as pessoas que ali passavam correndo atrás de sua própria sobrevivência.

Percebi as cores e a luta corriqueira da vida real. Uma brisa veio me receber na minha nova perspectiva. Fechei os olhos por alguns segundos, respirei fundo e me percebi em mim mesmo. Seja o que for que estivesse dentro de mim, tinha saído. Ali estava eu também participando de tudo aquilo. Da vida.

Uma incrível sensação de alívio e certeza tomou conta de mim. Algo tinha mudado. Aqueles poucos minutos me transformaram em um homem. Eu tinha crescido e aprendido a lição. Eu tinha decidido ter sucesso. Não importavam mais as noites que iria virar ou os fins de semana que eu iria trabalhar. Eu tinha decidido ter sucesso.

E é sobre esse conhecimento que eu quero falar com você neste e-mail: a arte de tomar decisões.

Isso mesmo, tomada de decisão é um conhecimento fundamental na vida e nos negócios, e que está completamente “fora do radar” da maioria esmagadora dos pequenos e médios empresários brasileiros.

É justamente aí que está o grande problema: a falta de consciência de como funciona o processo de decisão da mente humana faz com que você esteja suscetível a perdas e prejuízos gigantescos na vida e nos negócios, sendo vítima das deficiências que a mente de qualquer ser humano tem.

Talvez você esteja se perguntando:

 

“Como assim ‘deficiências que a mente de qualquer ser humano tem’, Conrado?”

 

Vou explicar…

A complexa realidade em que vivemos faz com que nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) captem 11 milhões de bits de informação por segundo…

…enquanto que a nossa mente consciente absorve apenas 50 bits de informação por segundo.

Tamanha discrepância já é suficiente para você perceber a quantidade de informação que passa despercebida pela sua consciência, fazendo com que você frequentemente tome decisões fundamentais na sua vida sem enxergar tudo que está em jogo naquele momento.

Para te dar exemplos muito simples:

  • O quão consciente você estava da pressão que a cadeira está fazendo sobre as suas pernas antes de ler essa pergunta? Ou então…
  • O quão consciente você estava da pressão do celular sobre seus dedos de trás enquanto desliza a tela para ler esse texto?

Considerando exemplos simples como esses que eu e você estamos sujeitos, eu fico me perguntando:

Quantas decisões importantes já foram feitas em situações em que a nossa mente estava “deletando” quantidades enormes de informação relevante?

Esse fenômeno certamente está entre as principais causas…

  • Daquela frustração que você já sentiu por não ter obtido o resultado que desejava;
  • Daquela sensação de solidão que você já sentiu por não estar confortável em compartilhar com ninguém as dificuldades que estava (ou ainda está) vivendo em sua vida;
  • Daquele medo por ter a impressão de que nada está acontecendo conforme você esperava;
  • Daquela insegurança por achar que as coisas estão fugindo do seu controle e você não sabe como recuperá-lo;
  • Entre outras milhares de consequências…

 

Eu conheço todos esses sentimentos, pois eu mesmo já os senti diversas vezes ao longo dos 20 anos da minha jornada empreendedora.

Assim como você viu na minha história, a qualidade das nossas decisões definem a qualidade da nossa vida.

“E o que eu devo fazer para aumentar a qualidade das minhas decisões, Conrado?”

Primeiramente, o que você leu neste e-mail já impactará positivamente suas decisões, pois agora você está consciente de que a sua mente pode estar desconsiderando (“deletando”) certas informações, fazendo com que você fique mais atento e se dê mais tempo para pensar antes de tomar uma grande decisão na sua vida.

Por isso, parabéns a você. Nem todos terão lido esse e-mail com atenção e dedicação até aqui, como você. À essa altura, já deve ter percebido a enorme importância desse assunto não apenas para o seu negócio, mas para a sua vida, como empreendedor.

Agora que você já tem essa consciência, é preciso que você aprenda essas “armadilhas de pensamento” em que a sua mente pode cair a todo momento que você for fazer uma grande decisão. São várias e é fundamental que você vá entendendo cada uma delas aos poucos, pois são elas que podem fazer você tomar uma decisão equivocada por estar deletando ou até mesmo distorcendo informações relevantes ao seu redor.

Ou seja, você deve buscar se aprofundar no conhecimento relacionado a tomada de decisão porque, como um líder, as suas decisões impactam muita coisa ao seu redor, desde os seus clientes e a sua equipe, até a sua família.

Por último e não menos importante, é imprescindível que você cuide da saúde do seu corpo, afinal, o seu corpo e a sua mente formam um sistema único, que é a sua identidade, o que faz de você um Ser Humano.

É óbvio o que eu estou dizendo, mas é impressionante como a nossa rotina como líder empreendedor nos faz esquecer disso algumas vezes, não é mesmo? Rs

Por isso, eu reforço: você precisa cuidar da sua alimentação, do seu sono e ter pleno controle das emoções que te influenciam ao longo do seu dia, tanto quando está com a sua família como quando está trabalhando no seu negócio. Caso contrário, suas decisões serão de péssima qualidade.

Seguindo isso, você já vai experimentar uma vida muito mais próspera e repleta de realizações, sendo capaz de integrar vida pessoal e vida profissional, vencer os desafios vividos no seu mercado e ainda se tornar um líder mais eficaz.

Tendo desenvolvido essa inteligência ao longo dos últimos anos (não sem dor rs), eu decidi transferir toda a minha experiência com esse conhecimento para que você não precise cometer os mesmos erros que eu cometi (e não foram poucos).

Estou produzindo, cuidadosamente, um treinamento avançado presencial para empreendedores que querem se tornar verdadeiros líderes inabaláveis.

Líderes que dominam as suas mentes, os seus corpos e que influenciam o ambiente externo, totalmente conscientes do poder que possuem dentro de si.

Esse treinamento se chamará 8Ps Live e ocorrerá nos dias 10 e 11 de Junho de 2017.

 

“Mas Conrado, o 8Ps Live 2017 não será um evento?”

 

Não, o 8Ps Live 2017 não será um evento, e sim um treinamento intenso, uma imersão de 2 dias inteiros que vai te mostrar todo o potencial oculto que está dentro da sua mente empreendedora.

 

“E por que não um curso online, Conrado?”

 

Decidi fazer esse treinamento de forma presencial para garantir que você realmente absorva o conteúdo extremamente denso que será passado. Eu estou montando o treinamento nos mínimos detalhes para que ele seja de aplicação imediata.

Agora que você já entendeu o poder de transformação que esse treinamento terá na sua vida como empreendedor e empresário, garanta a sua vaga agora mesmo:

 

Garantir minha participação no 8Ps Live 

 

Eu quero te ver no 8Ps Live, se transformando em um líder inabalável.

 

PS: Sendo um assinante 8Ps.com, você também tem a oportunidade de concorrer a uma mentoria ao vivo comigo. Portanto, garanta a sua presença no treinamento 8Ps Live.

 

Categoria

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

17 comentários

  1. Francismar Rb em 09/02/17 às 20:45

    Sua história até os 22 anos se parece com a minha. Hoje tenho 26 e depois de muita ralação para seguir e atingir meus próprios objetivos, posso dizer que tenho muito mais maturidade diante das decisões.
    Obrigado por compartilhar Conrado. Fortaleceu minha motivação aqui.

  2. Darwin Ianuskiewtz em 10/02/17 às 11:05

    Conrado, muito boa. O conceito da “Jornada do Herói” foi criado por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada. Neste conceito Campbell cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as dificuldades que surgem no meio do caminho. Trata-se de uma excelente estratégia para a conquista de fãs e seguidores, pois em algum momento da “estória”, sempre identificamos a narrativa com algo que ocorreu no cotidiano de nossas vidas.

  3. Paulo Machado em 13/02/17 às 16:12

    Muito bom, Conrado. É incrível como mesmo tendo conhecimento do óbvio, pecamos tanto com nós mesmos. Até que outra pessoa nos chame a atenção para ter a consciência da realidade, como você nesse artigo, por exemplo.

  4. Marcelo Aparecido Vicente em 20/02/17 às 12:08

    Emocionante, grato. Como um trecho de uma música, cantarolada pelo meu filho de 10 anos: “Fiz meu castelo com as pedras ao longo da minha jornada”… Sucesso a todos!

  5. Fernando MV em 15/03/18 às 10:44

    Muito Legal!
    Gostaria de pedir um post da relação entre o marketing e a comunicação visual.
    Obrigado!

  6. tinyurl.com em 24/11/19 às 15:01

    When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now
    each time a comment is added I get several emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Thanks!

  7. plenty of fish dating site em 26/11/19 às 07:42

    Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are
    you using for this website? I’m getting fed up of WordPress
    because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform.

    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good
    platform.

  8. ps4 games em 28/11/19 às 05:07

    Great beat ! I would like to apprentice while
    you amend your web site, how could i subscribe for a blog web site?
    The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this
    your broadcast offered bright clear concept

  9. ps4 games em 28/11/19 às 17:44

    Good article. I’m experiencing a few of these issues as well..

  10. quest bars cheap em 30/11/19 às 04:13

    If some one needs expert view concerning blogging afterward i suggest him/her to pay a quick visit this blog, Keep
    up the fastidious job.

  11. quest bars cheap em 30/11/19 às 08:12

    What a information of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge on the topic of unpredicted feelings.

  12. quest bars cheap em 02/12/19 às 03:31

    Wow, fantastic weblog layout! How lengthy have you ever been blogging
    for? you made blogging look easy. The entire look of your website
    is great, as neatly as the content material!

  13. quest bars cheap coupon twitter em 03/12/19 às 20:30

    Attractive component of content. I just stumbled upon your
    web site and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your weblog
    posts. Any way I will be subscribing for your feeds and even I success you
    get admission to constantly quickly.

  14. quest bars cheap em 04/12/19 às 06:04

    What’s up colleagues, nice piece of writing and fastidious urging commented here, I am actually enjoying
    by these.

  15. ps4 games em 05/12/19 às 04:12

    I know this website provides quality depending articles and additional information, is there
    any other web page which offers these kinds of data in quality?

  16. quest bars cheap em 08/12/19 às 22:45

    Thanks for the marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you might
    be a great author. I will be sure to bookmark your blog and may come back sometime soon. I want
    to encourage yourself to continue your great work, have a
    nice afternoon!

  17. ps4 games em 11/12/19 às 17:01

    Hi there! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to look it over.
    I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Wonderful blog and outstanding style and design.

Deixe um Comentário