O que é integridade?

Na sua concepção, de acordo com o seu modo de vida, o que é integridade? Ela pode ser descrita como a qualidade daquela pessoa que não faz nada que não possa ser contado para todo mundo. Se você faz algo desse tipo, então não faça, já que essa atitude torna uma pessoa não íntegra.

Por exemplo, quando uma pessoa diz: “se as pessoas souberem o que eu estou fazendo, tudo vai por água abaixo”, ela não está agindo com integridade. Isso se torna ainda mais importante para quem assume cargos de responsabilidade, que envolvem o comando de diversas pessoas. Logo, a integridade é essencial para líderes e empreendedores.

Portanto, elaboramos este artigo para mostrar o quanto essa qualidade é importante, sobretudo, no ambiente corporativo. Confira!

O que é integridade?

Essa é uma palavra de origem latina e representa a característica, ou estado, do que é completo, ou seja, íntegro. Para os seres humanos, representa honestidade, decência, seriedade, entre outros atributos que se espera de alguém comprometido com os demais.

Em sentido figurado, esse termo se refere a uma pessoa que tem um caráter inteiro, “com tudo no lugar”, mostrando que suas intenções são justas e não há outras coisas escondidas. Isso é importante para inspirar confiança e mostrar segurança no seu discurso e nas suas ações.

O que difere a integridade moral, física e pessoal?

Existem diferentes tipos de integridade e eles abordam determinados níveis na vida das pessoas. Apesar disso, em ambientes de trabalho, todos os conceitos são importantes para uma boa convivência, maior satisfação e melhores resultados. Veja!

Integridade moral

A moral se refere à dignidade da pessoa, preservando o seu respeito consigo e com os demais. Assim, podemos dizer que essa é a valorização e preservação da sua dignidade. Portanto, para que haja credibilidade perante os outros, a moral do indivíduo deve estar inteira, ou seja, íntegra. Só assim é possível ter a coerência necessária para gerar respeito e solidariedade com uma causa empresarial.

Infelizmente, é comum que a moral dos trabalhadores seja atacada por meio de assédios, vindos tanto de colegas quanto de líderes e donos da empresa. Essa atitude desvaloriza a pessoa, levando a uma desmotivação e, consequentemente, à redução do seu rendimento. Além disso, diminui o respeito, a admiração e o entusiasmo dos colaboradores para com os seus colegas, principalmente superiores.

Integridade física

Já a integridade física diz respeito ao bem-estar e à saúde das pessoas ou grupos. Sendo assim, esse conceito se aproxima mais do direito de preservação da segurança dos indivíduos. O que, no ambiente organizacional, tem a ver com o estado de conservação dos locais, modos de operação e ferramentas necessárias para desempenhar as funções sem riscos ou condições insalubres de trabalho.

Garantir que todos estejam (e se sintam) seguros para trabalhar é muito importante para a satisfação pessoal e o engajamento, além de evitar futuros desentendimentos trabalhistas, uma vez que acidentes podem ser comuns mesmo que o empresário desconheça a origem. Esse tipo de integridade reflete muito não só na confiança dos colaboradores no seu líder, que mostra zelo pelo seu conforto e segurança, mas também nos resultados que serão obtidos pelo negócio.

Integridade pessoal

Esse âmbito abrange os dois outros conceitos e é garantido por muitas constituições em diversos países. No Brasil, por exemplo, ele está representado no artigo 1º da Constituição Federal Brasileira, de 1988, que cita a importância da “dignidade da pessoa humana”. Já o artigo 5º, diz que “ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante”.

Em outras palavras, a integridade pessoal é o conjunto que engloba as garantias morais e físicas dos cidadãos, além de representar uma reunião dos valores que ajudam a garantir que alguém ou algo não fira o bem-estar físico e mental dos outros. Logo, ela é pessoal, mas envolve os direitos de outras pessoas. Portanto, é uma atitude que deve estar em si e garantir a do próximo.

O que a integridade traz para líderes e empreendedores?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que um empreendedor de sucesso, geralmente, é um líder que conduz pessoas e recursos a um objetivo. Ele não é aquele que manda, mas que dá o exemplo e desperta a admiração dos seus colaboradores. Por isso, ter atitudes íntegras, além de gerar confiança, entusiasmo e engajamento para alcançar metas, garante o bem-estar de todos.

Um líder íntegro é aquele que luta para manter os direitos dos seus companheiros, que diz a verdade sempre, mantendo todos informados e não falta com sua palavra. Isso é o que se espera de uma pessoa honrada. Desse modo, ganha-se credibilidade, confiança e respeito. Para isso, as atitudes e os compromissos devem ser cumpridos, o líder precisa saber ouvir críticas, dar feedbacks e procurar soluções conjuntas.

Saber o que é integridade é de grande importância para ter ações mais corretas, respeitosas e inspirar confiança. No mais, preserva o bem-estar físico de todos e gera engajamento para ter melhores resultados dentro de um negócio. Portanto, quem deseja ser um bom líder e ter sucesso como empreendedor, deve ser um exemplo de integridade perante os outros.

Este post mostrou um conceito que serve para gerar melhores resultados com a sua equipe. Se você quer aprender mais sobre como gerir seu negócio, leia este artigo com 8 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa.

Categoria

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

5 comentários

  1. Felipe Araujo em 08/06/17 às 15:51

    “Lembre-se: quando você tem poder sobre você, você tem poder sobre o mundo. O mundo está dentro de você!”

  2. Felipe Leão em 08/06/17 às 22:10

    Essa mensagem me tocou, obrigado, Conrado 🙂

  3. Jose Aluisio Nunes Da Silva em 09/06/17 às 10:02

    Autoconhecimento, essa palavra resume tudo. Houve movimentos e certos “gurus”, que diziam ter a formula e o poder de transformar o mundo. Essas nunca levaram em conta que a verdadeira mudanca, ocorre no nosso interior.
    Partindo dessa premissa, podemos dizer que temos o poder de nos transformar o mundo, se esse for o nosso desejo. E partir desse processo ver um novo mundo repleto de possibilidades e oportunidades.
    Mude seu mundo interior e veras um mundo intiramente novo.

  4. Simplicidade e Harmonia em 11/06/17 às 07:02

    Conrado,

    Coerência – isso é fundamental para todos nós.

    “Se você está fazendo algo que não possa ser contado para uma grande quantia de pessoas, então não faça.”
    Boa frase, gostei!

  5. Fernando MV em 13/03/18 às 16:41

    Muito bom!
    Claro, objetivo e coerente.. parabéns pelo trabalho!!
    Sou um profissional de comunicação visual e gostaria de pedir uma relação entre o setor de marketing com minha área de atuação.
    Obrigado!

Deixe um Comentário