2012 – um ano de esperanças

Amigos,

2012 será um ano excelente, disso eu não tenho dúvidas. Parece que todo ano, quando ele acaba, as esperanças de um ano melhor se renovam. Apesar disso ser verdade, os anos que se sucedem melhoram. O mundo está mudando para melhor, apesar de crises e revoltas por todo o mundo, o ser humano está mudando. Está ficando mais consciente do seu papel na sociedade. Estamos caminhando para um mundo mais igualitário, mais solidário.

Para quem me conhece um pouquinho já sabe da minha inclinação social e da minha forte crença de que a internet pode transformar o mundo para melhor, como já o tem feito. Criar fan pages, otimizar um site ou criar uma boa campanha de e-mail marketing é muito pouco e pequeno diante da imensidão que a internet nos proporciona. É como tomar um bom banho de banheira sem a consciência do oceano. Existe muito mais e quanto mais nos fundirmos com esse todo, mais nossa mente irá se expandir para algo que não cabe em nós.

Com a expansão da consciência em direção ao repositório de desejos humanos que é a compreensão da rede passamos a nos observar como um elemento externo, abandonamos o ego, por tantas vezes pequeno e individualista, e passamos a nos fundir com a incomensurável grandeza humana. Quanto mais mais tivermos a percepção do que a internet pode fazer pela humanidade teremos cada vez mais iniciativas sociais na rede melhorando as condições de vida dos povos de todo o planeta.

Meus votos para 2012 são de que continuemos no caminho de perceber que o consumo é apenas parte da equação, e uma parte pequena, diga-se de passagem. Que o principal é o sorriso de uma criança que acabou de ganhar um brinquedo. O consumo voltado também para a doação não somente para a posse. O consumo posto no seu devido lugar em nossas vidas, não como gerador de felicidade, porque essa talvez seja uma das maiores ilusões humanas.

Faço votos de que o ano da mobilidade ou dos tablets, como está sendo chamado 2012, também seja o ano da solidariedade, da parcimônia, da sabedoria, do gesto franco sem a cobrança da retribuição. O ano da felicidade, da descoberta da pessoa, do ser humano pelas empresas e governos, não somente do consumidor ou do cidadão.

Para quem me segue no Twitter, no Facebook, neste blog, cursos etc, gostaria de transmitir essa mensagem. Vamos doar e nos doar mais. Vamos mudar a realidade dos que nos cercam. Vamos fazer de 2012 um ano do qual, ao chegarmos no final, falemos com orgulho que fizemos a nossa parte. Que ajudamos pessoas a mudarem suas vidas para melhor. Que fizemos isso sem esperar nada em troca, mas simplesmente porque esse é o nosso papel aqui na Terra.

Doe o seu computador antigo, doe os livros que não lerá mais, ensine a quem não tem condições de pagar por uma aula, faça acontecer a mudança. Como Gandhi falou “seja a mudança que deseja ver no mundo.

Feliz Natal :)

A importância da conversão – parte II

Após termos analisado o tráfego no post anterior, vamos partir para uma tabela um pouco mais completa de modo a analisarmos de maneira mais precisa os efeitos dos números sobre o resultado.

A tabela a seguir foi feita baseando-se em um serviço de acupuntura com preço de R$690. O modelo de negócios dessa empresa, como em várias empresas de serviço, é o de capturar leads a partir do site e vender o serviço para esses leads.

Na primeira coluna da tabela, vemos as variáveis que estão sendo analisadas. Nas linhas da tabela pode-se visualizar as seguintes variáveis:

- CPC médio: Esse número foi obtido da tabela mostrada no post anterior (A importância da conversão – parte I). Esse é o valor por clique médio dentre todas as palavras compradas na campanha de Adwords. Na vida real esse valor vai variar de acordo com várias condições, mas é importante que tenha controle sobre esse número.

- Visitas (cliques): número de visitas ao site (também obtido da tabela do post anterior)

- Custo: o valor pago pelos cliques (também obtido da tabela do post anterior)

- CTR: (obtido da tabela do post anterior)

- Buscas necessárias: esse valor mostra a quantidade de buscas necessárias que estão sendo feitas no Google para que, com o CTR mostrado (8,44%), tenhamos a quantidade de visitas mostrada (6.734). Explicando melhor: 8,44% x 79.775 = 6.734.

- Buscas atingidas: quantidade de buscas totais das palavras-chave que escolhemos na tabela do post anterior. Se o número de buscas atingidas (por exemplo, os (79.775) for menor do que o número de buscas necessárias para um determinado número de visitas (por exemplo, no cenário 7, os 177.725) que necessitamos, será preciso aumentar o CTR (para além de 8,44% para converter mais visitas com a mesma quantidade de buscas atingidas) ou comprar mais palavras-chave para atingir a meta de visitas no site.

- Taxa de conversão em contatos: de cada 100 visitantes que chega no seu site, quantos enviam um pedido de orçamento ou se tornam um lead? Essa é a pergunta que tal linha responde. Quanto maior esse número, mais contatos terá e, consequentemente, maior será o tamanho do mercado com o qual manterá um relacionamento e, logo, mais vendas. Iniciei com um valor de 10% que é totalmente plausível.

- Contatos (leads): o número real de contatos. Número de visitas x taxa de conversão em contatos.

- Custo do contato: se a taxa de conversão é 10%, então, para cada 10 visitas você converte um contato. Se cada clique tem um custo médio de R$0,57 (na realidade, R$0,573), cada contato tem um custo de R$5,73 – dez cliques.

- Preço do serviço: um valor fixo para um determinado serviço, no caso, R$690

- Taxa de conversão em vendas: a partir do momento que você tem 100 contatos, para quantos você efetivamente vende? Esse número é a sua taxa de conversão em vendas sobre os contatos que você tem. No caso de um e-commerce, essa tabela é diferente. Um e-commerce não tem a etapa intermediária de contatos que depois se transformam em clientes. A compra já é feita no próprio site, logo, quem iria enviar um pedido de orçamento, no e-commerce, já se torna o cliente.

- Vendas: o número absoluto de vendas para a taxa mostrada anteriormente.

- Custo da conversão (CPA): também chamado de “custo por aquisição”, esse é um dos dados mais importante que você tem que levantar sempre durante sua campanha (seja de Adwords, SEO, Facebook ou qualquer outra). A importância desse número é tamanha que toda a sua campanha deveria se basear nele.

- Receita: Número de vendas x Preço do serviço

- Lucro: Receita – custos. Simples assim….
É lógico que não estou contando com impostos, custos da empresa, folha de pagamento. Estou contando pura e simplesmente a receita das vendas subtraídas dos custos com a campanha. O cálculo completo depende de cada negócio.

A segunda coluna é o cenário base. A realidade atual que será comparada com vários outros, os diferentes cenários. Cada coluna é um cenário diferente mantendo-se as mesmas variáveis. Serve para ter uma visão melhor sobre os impactos das variáveis sobre o lucro.

Os cenários 1, 2 e 3 são análises de ponto de equilíbrio. Por exemplo, mantendo as outras variáveis fixas, a menor taxa de conversão em contatos para que o negócio seja lucrativo é 4,14%. A taxa de conversão em vendas deve ser maior do que 0,83% e o CPC médio não pode exceder R$1,38 (Essa é uma análise reducionista para lhe dar uma ordem de grandeza. Esse número é bem mais complexo de se obter, porque uma mudança no CPC altera a posição do anúncio e gera mais visitas).

É interessante compararmos alguns cenários.

Analise os cenários 4, 5 e 6. Em cada um variei o CPC médio para R$0,60, R$0,65 e R$0,80. Aumentando o valor do CPC para um determinado grupo de palavras, você tende a melhorar o posicionamento do anúncio de Adwords. Quanto melhor colocado o anúncio, maior a visualização dele e, portanto, maior a quantidade de cliques. Isso gera mais visitas.

É importante analisar cuidadosamente esse ponto, porque não necessariamente mais visitas significam maior lucro. Analise esses três cenários e veja os resultados de lucro na base da tabela.

Um CPC médio de R$0,60 gera 6.000 visitas, o que representa R$4.680 de lucro

Um CPC médio de R$0,65 gera 8.000 visitas, o que representa R$5.840 de lucro

Até aí tudo faz sentido. Maior CPC, mais visitas, portanto, maior lucro. Mas observe o cenário 6. Para obter uma maior quantidade de visitas, aumentei o CPC médio para R$0,80 e, com isso, obtenho 9.000 visitas. Agora o lucro caiu para R$5.220. O ponto de máximo lucro está em um CPC médio de R$ 0,65.

Como você descobrirá esse número ideal? testando. O Google Adwords tem uma área de “experiências”, vale a pena usar, mas ela não é tão precisa.

Um outro ponto interessante a ser analisado é a quantidade de buscas que são necessárias para, com um CTR de 8,44%, se obter, por exemplo, 8.000 visitas (no cenário 5). A quantidade de visitas necessárias (94.787) ultrapassa – para o CTR médio dado – o número de buscas que eu tenho no total das palavras-chave mostradas no post anterior (79.775). Há um erro percentual nesse número, mas de qualquer modo é importante observá-lo porque você pode almejar um mercado maior do que o que de fato existe.

Nesse caso, aumente a quantidade de palavras-chave trabalhadas na sua campanha ou melhore o seu CTR (ou melhore o Índice de Qualidade mexendo no CTR, texto do anúncio, landing page etc.).

Dê uma olhada no cenário 7. Apesar de ser o que mais traz visitas (15 mil), o CPC médio de 1,80 está muito alto e a campanha dá prejuízo de R$1.125 (isso porque aumentei a taxa de conversão para 2,5%. Se estivesse em 2% o prejuízo seria de R$6.300). Isso provavelmente acontece porque o responsável pela campanha teve que buscar muitas outras palavras para completar a quantidade de buscas (177.725) necessárias para gerar as 15 mil visitas. Tais buscas podem ter sido feitas nas palavras mais caras e não nas mais baratas.

Explico. É mais fácil você comprar palavras de CPC mais alto (a R$2,00, por exemplo) – que têm maior CPC por um motivo: muitas buscas. Isso aumenta a quantidade de buscas possíveis para atingir as suas 15 mil visitas de meta (mantendo o CTR em 8,44%), porém, há um problema: essas palavras aumentam o seu CPC médio. No caso aumentou para R$1,80 o que causou uma campanha deficitária.

A solução para isso é comprar palavras da “cauda longa”, ou seja, ao invés de comprar poucas palavras com muitas buscas (e portanto, com maior CPC), compre muitas palavras com poucas buscas (e portante, menor CPC), o que mantém o seu CPC médio baixo (ou até o diminui no melhor cenário). É lógico que trabalhar tais palavras exige um trabalho maior, mas traz um retorno maior em termos de lucro.

Resumindo um pouco o que falei, as principais variáveis que você tem que observar e se preocupar são:

- o seu CTR

- o seu CPC médio

- a sua taxa de conversão em contatos

- a sua taxa de conversão em vendas

- Lucro final

Se controlar essas variáveis a sua campanha será extremamente lucrativa.

Até a próxima :)

 

A importância da conversão – parte I

Tráfego é algo que muitos falam a todo momento, na verdade, falam sob o nome de SEO (Otimização de sites), porém, há outra grandeza que é tão ou mais importante que geração de tráfego: o incremento constante da conversão. Explico porque.

Tráfego custa e isso já deve estar bem claro. Tanto em termos de Adwords, por exemplo, quanto em termos de SEO. Muitos falam que SEO é de graça e Adwords é pago. Não é bem assim. SEO exige um profissional qualificado com salário e CLT para fazer as alterações necessárias no site, produzir conteúdo, acompanhar resultados etc. SEO custa, sim.

Um bom trabalho de SEO custa e deve ter a maior rentabilidade possível. Tal rentabilidade se encontra na conversão do tráfego gerado – conversão em vendas ou em leads (prospects), ou seja, possibilidades de venda. O ideal é que sua empresa só invista em SEO ou Adwords após ter uma boa taxa de conversão na missão crítica do site.

Primeiro trabalhe a conversão do site, depois o tráfego gerado por meio, por exemplo, do Google.

A conversão é que garante que você tenha vendas. Tenho visto sites com centenas de milhares de visitas mensais que mantém taxas de conversão de 0,01%, por exemplo. Traços percentuais. Posso garantir que nem site de imobiliárias que geram leads para compra de apartamentos acima de R$ 1 milhão tem taxas tão baixas.

Nesse caso há um problema na escolha (ou na não escolha) do público que está acessando o site (erro de tráfego) ou problemas no site (o que derruba a taxa de conversão). Uma vez que o público-alvo seja o público que de fato pode comprar da sua empresa, você deve trabalhar a taxa de conversão aumentando a quantidade de elementos persuasivos, call-to-actions e outras técnicas que podem aumentar em muitas vezes o seu resultado em termos de vendas ou geração de leads.

Para que você aumente a taxa de conversão você deve saber de onde está partindo e qual o impacto de cada variável sobre o seu resultado. Tomando como exemplo o tráfego gerado por meio de uma campanha de Adwords, as variáveis principais são o CPC máximo, o CTR (que influenciará diretamente no índice de qualidade, consequentemente, na sua posição do anúncio e no seu CPC médio), a taxa de conversão de vendas, a taxa de conversão em contatos e algumas outras.

Fiz uma simulação para deixar tal assunto um pouco mais claro para todos vocês.

Imagine que você tem uma empresa (ou um cliente) que tenha uma clínica de medicina oriental e o principal serviço que vende é acupuntura. O primeiro passo que você deverá dar é em direção ao 1º P e levantar o cenário do segmento em termos de buscas no Google.

O início da análise da conversão começa no tráfego. É lógico que, se você não tiver tráfego, não terá conversão, simplesmente porque não terá ninguém para converter. Então vamos começar tal análise pelo tráfego. É preciso ter um pequeno tráfego para melhorar a conversão e, só então, após obter a melhor conversão que puder, aumentar o tráfego.

Reproduzo a tabela que extrai ainda há pouco do Google com a quantidade de buscas de várias palavras-chave pertencentes a esse universo da acupuntura e seu CPC estimado.

Palavra-chave Pesquisas locais mensais (Brasil) CPC aproximado (R$) CTR Visitas Investimento
[medicina chinesa meridianos] 12 0,19 8,00% 0 0,00
[meridianos medicina chinesa] 16 0,19 8,00% 1 0,19
[medicina chinesa lingua] 46 0,19 8,00% 3 0,57
[medicina chinesa emagrecer] 0 0,25 8,00% 0 0,00
[medicina ayurvédica] 590 0,28 8,00% 47 13,16
[acupuntura e psicologia] 58 0,33 9,00% 5 1,65
[fitoterapia chinesa] 480 0,36 8,00% 38 13,68
[medicina chinesa rj] 46 0,37 7,00% 3 1,11
[acupuntura ventosas] 0 0,38 8,00% 0 0,00
[ventosas acupuntura] 58 0,39 9,00% 5 1,95
[homeopatia] 18.100 0,39 9,00% 1.629 635,31
[medicina chinesa figado] 91 0,41 9,00% 8 3,28
[medicina atual] 2.900 0,42 9,00% 261 109,62
[hai hua acupuntura] 46 0,44 11,00% 5 2,20
[tudo sobre medicina] 720 0,45 8,00% 57 25,65
[reiki] 14.800 0,46 9,00% 1.332 612,72
[medicina ayurveda] 140 0,47 7,00% 9 4,23
[aprender acupuntura] 0 0,47 8,00% 0 0,00
[acupunctura] 28 0,48 9,00% 2 0,96
[medicina alternativa cursos] 0 0,50 8,00% 0 0,00
[agulhas acupuntura] 320 0,50 9,00% 28 14,00
[ventosa acupuntura] 110 0,50 8,00% 8 4,00
[software acupuntura] 46 0,51 10,00% 4 2,04
[material para acupuntura] 140 0,52 10,00% 14 7,28
[acupuntura bh] 320 0,53 10,00% 32 16,96
[acupuntura em bh] 170 0,54 10,00% 17 9,18
[naturopatia] 590 0,54 11,00% 64 34,56
[produtos acupuntura] 110 0,54 9,00% 9 4,86
[agulha acupuntura] 170 0,55 8,00% 13 7,15
[stiper acupuntura] 140 0,56 7,00% 9 5,04
[medicina chinesa rins] 73 0,56 6,00% 4 2,24
[medicina pediatria] 590 0,57 8,00% 47 26,79
[moxa acupuntura] 110 0,58 9,00% 9 5,22
[eletroestimulador acupuntura] 58 0,58 8,00% 4 2,32
[osteopatia] 4.400 0,58 7,00% 308 178,64
[curso medicina alternativa] 22 0,58 8,00% 1 0,58
[pontos da acupuntura] 320 0,59 7,00% 22 12,98
[acupuntura curitiba] 390 0,60 8,00% 31 18,60
[agulhas para acupuntura] 390 0,61 9,00% 35 21,35
[material acupuntura] 73 0,62 8,00% 5 3,10
[material para auriculoterapia] 46 0,62 9,00% 4 2,48
[produtos para acupuntura] 210 0,63 8,00% 16 10,08
[livros medicina] 880 0,63 10,00% 88 55,44
[o que é acupuntura] 720 0,63 10,00% 72 45,36
[acupuntura médica] 46 0,64 10,00% 4 2,56
[curso medicina chinesa] 46 0,64 10,00% 4 2,56
[cursos medicina alternativa] 12 0,65 11,00% 1 0,65
[acupuntura para enxaqueca] 140 0,67 9,00% 12 8,04
[acupuntura auricular] 2.400 0,68 8,00% 192 130,56
[acupuntura laser] 58 0,69 7,00% 4 2,76
[materiais acupuntura] 170 0,69 6,00% 10 6,90
[curso reflexologia] 73 0,69 8,00% 5 3,45
[acupuntura veterinária] 140 0,70 9,00% 12 8,40
[fitoterapia] 5.400 0,70 8,00% 432 302,40
[auriculoterapia cursos] 16 0,70 7,00% 1 0,70
[emagrecer com acupuntura] 28 0,71 8,00% 2 1,42
[acupuntura para engravidar] 140 0,71 7,00% 9 6,39
[materiais para acupuntura] 210 0,72 8,00% 16 11,52
[medicina acupuntura] 16 0,72 9,00% 1 0,72
[laser acupuntura] 110 0,74 8,00% 8 5,92
[acupuntura para depressão] 110 0,74 9,00% 9 6,66
[acupuntura emagrece] 390 0,74 8,00% 31 22,94
[acupuntura na orelha] 320 0,76 10,00% 32 24,32
[acupuntura emagrecer] 480 0,77 10,00% 48 36,96
[liu acupuntura] 140 0,78 10,00% 14 10,92
[acupunturista] 720 0,78 10,00% 72 56,16
[acupuntura para ansiedade] 720 0,79 11,00% 79 62,41
[medicina chinesa] 1.900 0,79 9,00% 171 135,09
[cursos de medicina no brasil] 170 0,79 8,00% 13 10,27
[laseracupuntura] 22 0,79 7,00% 1 0,79
[acupuntura pontos] 720 0,80 6,00% 43 34,40
[acumputurista] 73 0,80 8,00% 5 4,00
[tudo sobre acupuntura] 73 0,81 9,00% 6 4,86
[medicina natural] 1.300 0,81 8,00% 104 84,24
[acupuntura para emagrecer] 2.400 0,82 7,00% 168 137,76
[pontos acupuntura] 1.000 0,82 8,00% 80 65,60
[reflexologia podal] 2.900 0,83 9,00% 261 216,63
[medicina oriental acupuntura] 12 0,83 8,00% 0 0,00
[acupuntura clinicas] 12 0,83 7,00% 0 0,00
[benefícios da acupuntura] 110 0,83 6,00% 6 4,98
[acupuntura clinica] 22 0,84 8,00% 1 0,84
[acupuntura auricular emagrecimento] 110 0,84 9,00% 9 7,56
[auriculoterapia pontos] 480 0,84 8,00% 38 31,92
[medicina interna] 590 0,84 9,00% 53 44,52
[médico acupunturista] 16 0,84 8,00% 1 0,84
[medicina ortomolecular] 6.600 0,84 7,00% 462 388,08
[acupuntura e emagrecimento] 28 0,85 6,00% 1 0,85
[curso fitoterapia] 210 0,85 8,00% 16 13,60
[curso homeopatia] 91 0,85 9,00% 8 6,80
[curso auriculoterapia] 110 0,85 8,00% 8 6,80
[acompuntura] 22 0,86 7,00% 1 0,86
[acupuntura para que serve] 390 0,86 8,00% 31 26,66
[curso acupuntura bh] 46 0,87 5,00% 2 1,74
[auriculoterapia] 6.600 0,87 7,00% 462 401,94
[clínica acupuntura] 5 0,87 6,00% 0 0,00
Limite de CPC em R$ 0,86 79.775 8,44% 6.734 3.859,80

Na tabela acima temos as seguintes colunas:

- Palavras-chave: as keywords que as pessoas procuram no Google que tem relação com o serviço de acupuntura.

- Pesquisas locais mensais (Brasil): a média mensal ao longo dos últimos 12 meses das buscas no Google por tal palavra.

- CPC aproximado: o valor do clique para cada palavra

- CTR: a taxa de cliques (cliques/impressões do anúncio). Esse anúncio foi estimado. Coloquei vários números que você pode ver na plataforma do Adwords ou então estimar.

- Visitas: a quantidade de cliques que você recebe (quantidade de buscas x CTR). Estou considerando que a sua taxa de rejeição vinda de tais palavras é igual a zero, o que não é verdade, mas descontarei esse valor na nossa próxima planilha.

- Investimento: o valor de cliques (visitas) vezes o CPC estimado.

Escolhi trabalhar com um CPC máximo de R$0,86. Veremos porque na próxima planilha. Desse modo, utilizando a planilha, farei anúncios somente para as palavras que tem CPC menor do que R$ 0,86. As palavras que não entraram no meu cálculo estão marcadas com células cinza.

Na última linha da nossa tabela, temos a soma das buscas (79.775), de visitas (6.734) do investimento (R$3.859) e o CTR médio (8,44%). Fazendo-se uma conta simples (3.859/6.734) teremos o CPC médio praticado pela campanha: R$0,57

Essa é a primeira parte da análise de conversão. No próximo post trarei o restante dessa análise com uma outra planilha que lhe mostrará o impacto de cada variável principal a ser analisada no lucro do seu negócio. Partindo dos dados que acabei de mostrar.

 

O processo de venda de serviços de um consultor de “matemarketing” digital

Título estranho este, não?

O que é matemarketing? Atualmente o marketing é baseado em métricas, relatórios e ROI, como já mencionei em outro post aqui do blog. O marketing acaba sendo feito em uma bela planilha de Excel. Como diria um engenheiro, “layout bonito é planilha”.

Um consultor de marketing digital – ou como denominei, “consultor de matemarketing digital” – deve ter em mente que o que vai de fato vender seus serviços será a capacidade que tem de prever resultados, gerá-los, mensurá-los e apresentá-los ao cliente. Vamos analisar a primeira dessas etapas: prever resultados

A venda de serviços de marketing digital, seja consultoria ou execução, nunca é uma tarefa fácil, principalmente porque muitos clientes não entendem exatamente o que o consultor está vendendo. Um cliente inseguro não é um cliente comprador. A parte mais importante do processo de venda (e que por si só já pode gerar a venda) é a previsão realista do resultado.

Um bom uso da “Ferramenta de palavras-chave” e do “Estimador de tráfego”, ambas do Google, ajudará montar uma planilha estimando a quantidade de buscas de cada palavra, o CPC de cada uma (no caso de estimar uma campanha de Adwords) e outras informações para você estimar o tráfego para o site do seu cliente.

Uma boa noção de quanto o site receberá de tráfego fará com que o cliente faça uma conta simples, que você o ajudará. Essa conta é a do retorno sobre o investimento dele. Ela é fundamental para que a venda de serviços aconteça.

Vou dar um exemplo com números fictícios para ajudá-lo a entender minha linha de raciocínio:

- Digamos que, somando-se a quantidade de buscas das principais 100 palavras-chave, teremos 100.000 buscas mensais no Google por tais palavras. Esse dado você obtém na ferramenta de palavras-chave.

- em um bom posicionamento de SEO (entre a posição 1 e 4) a conversão em cliques será de cerca de 20%. Se você tiver uma campanha de Adwords, pode obter um CTR (número de cliques dividido pelo número de impressões do anúncio) de 10% (se tiver um bom índice de qualidade) pagando um valor baixo por clique. Para o nosso exemplo, vamos trabalhar com os 10% de cliques da campanha de Adwords.

- Digamos que o CPC (custo por clique) médio seja de R$0,40. Saiba que para obter um valor médio como esse você deverá trabalhar na “Cauda Longa”, ou seja, comprar muitas palavras com poucas buscas e que tenham um CPC bem baixo. A quantidade de visitas que terá no site será de 10.000 (10% de 100.000) e isso custará para a empresa R$4.000 (10.000 vezes R$0,40).

- Digamos que a taxa de conversão em leads (ou seja, contatos vindos do site) do site seja de 40%. Para uma empresa de serviços – como uma agência de propaganda ou uma assessoria de imprensa – a missão crítica, o objetivo, do seu site são pedidos de orçamento. Ou seja, 40% das 10.000 visitas (cliques) se transformam em pedidos de orçamento, o que nos traz 4.000 contatos, também chamados de leads ou prospects.

- Digamos que a empresa tenha uma taxa de conversão de 10% de leads em contratos, a empresa terá 400 clientes no mês.

- Se o preço do produto ou serviço vendido for de R$100, o faturamento será de R$40.000 (400 clientes vezes R$100). Como o custo da campanha foi de R$4.000, e o faturamento foi de R$40.000, teremos um retorno de 10 x 1, ou seja, R$ 10 de faturamento para cada R$ 1 investido em Adwords.

Se o serviço ou produto vendido tiver uma margem de 40%, o cliente terá de lucro bruto de 40% sobre os R$40.000, ou seja, R$16.000. Descontando o custo da campanha, o lucro final será de R$12.000.

Essa projeção de lucro é que venderá o seu serviço ao cliente. Faça-o ver que seu serviço representa lucro no final do mês e não um gasto desnecessário só porque o concorrente tem um.

Personalização solidária de página de erro 404

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No último curso 8Ps de certificação de consultores de marketing digital que ministrei no fim de semana em Belo Horizonte, mencionei em personalização de página de erro 404. Descobri esse exemplo que compartilho com vocês. Muito interessante.
Todos podiam fazer o mesmo, não é?

Eu já fiz a minha :)

Experimente procurar por http://www.conrado.com.br/pagina-de-erro

Para quem quiser ajudar a AACD, o link é: http://www.aacd.com.br/404/

Não existe marketing digital sem métricas

Pode parecer um título um pouco forte demais, mas, sinceramente, não é.

Para defender o meu ponto, vamos primeiro esclarecer um ponto importante: não existe marketing digital. Outra notícia bombástica! Marketing é um só. O “digital” é apenas o ambiente. O marketing continua sendo “mercadologia”, ou seja, estudo do mercado. Entender de gente, de consumidor. Necessidades e desejos, segmentação branding etc. O digital entra na história como um novo ambiente com novas regras que devemos considerar.

Dentro das regras que esse novo ambiente nos traz, temos a chamada “contração do espaço”, que analiso no meu livro “Os 8 Ps do Marketing Digital” e como foi brilhantemente explicado por esse vídeo da Marilena Chauí no Café Filosófico (mostrado abaixo no YouTube). Essa é uma das características mais marcantes dos novos tempos e que possibilita modelos de negócios como o de “compras coletivas”, e-commerce e tantos outros.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma outra característica desses novos tempos é a capacidade de mensuração que o marketing digital traz para o nosso mundo. É da própria natureza da tecnologia a mensuração, o rastro, os “logs de acessos”. O sonho dourado dos anunciantes finalmente se tornou realidade. Saber qual ação de marketing deu certo e qual deu errado. Quanto de receita cada ação trouxe para a empresa. A mensuração – denominada de Precisão, no meu 8ºP do Marketing Digital – é parte essencial do marketing digital.

Por que perder o que há de mais valioso e diferencial no digital que é a capacidade de medir, saber o que deu certo e o que não deu com níveis virginianos de detalhamento?

Incrível como muitas empresas ainda não instalam um simples monitoramento de conversão do Adwords em sua campanha de links patrocinados. Que dirá então um código de Google Analytics. Um simples período trial do Crazy Egg já lhe dirá muita coisa a respeito do seu site.

É lógico que a partir do momento que se mensura e se detecta um erro, não há como ficar parado. Tem que se fazer algo para minimizar o erro. Talvez esse seja o motivo para muitas empresas não mensurarem suas ações: saber que isso vai dar um baita trabalho depois.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, indico:

- Web Analítica 2.0, do Avinash Kaushik. Se ainda não o conhece, experimente ver esses vídeos

- O blog Mundo WA (Inclusive, o curso do Ruy Carneiro – da WA Consulting – sobre web analítica também é imperdível para quem quiser entrar nesse mundo com mais profundidade)

- Blog da Direct Performance

- Blog da Lunametrics (em inglês)

e é lógico, o blog do Google Analytics.

Marketing Digital pressupõe a mensuração desde a sua gênese. Marketing é estratégia e esta só é possível com o monitoramento do resultado, análise do contexto, ação sobre as conclusões tiradas e, mais uma vez, monitoramento do resultado.

É um ciclo que começa e termina nos dados. Nas informações conclusivas. O marketing se tornou tecnológico, foi para o Excel. Ler gráficos, planilhas e tabelas se tornou algo rotineiro para profissionais de marketing (aquela faculdade que ainda não ensina cálculo nem fórmulas matemáticas).

Se você ainda não mensura conversões no seu site, mande agora um e-mail para a sua agência, departamento de TI ou o que o valha para implantar já o código do Google Analytics, só para começar.

Próximas turmas do curso para consultores de marketing digital

Amigos,

Muitos chegam nessa página digitando “Curso Conrado Adolpho” no Google. Então resolvi falar um pouco mais sobre o meu curso 8Ps, que é o curso que atualmente estou ministrando.

O curso de formação e certificação de gerentes e consultores de marketing digital 8Ps acontece em todo o país e já teve mais de 1.000 inscritos em 14 turmas. O curso tem mudado a vida de muitos empresários e profissionais de marketing.

O curso tem 16 horas de aulas presenciais e mais 14 horas de vídeo-aulas. Além de muito material para estudar e para lhe ajudar na sua função de profissional de marketing digital.

Caso queira assistir uma das vídeo-aulas, veja o vídeo a seguir.

Imagem de Amostra do You Tube

Se quiser ver os slides de uma das turmas, acesse meu perfil no SlideShare e veja os slides do dia 1 e do dia 2.

Para saber mais informações e se inscrever, entre na página www.8ps.com. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato :)

Enquanto isso, vou lhe deixar com os poucos depoimentos dentre os mais de 800 que temos – praticamente todos com satisfação absoluta pelo conteúdo. Essa é a melhor maneira de mostrar a qualidade do curso.

“Foi simplesmente o melhor curso que eu já assisti, tanto pela organização e didática, quanto pelos assuntos abordados”
Marcos Seixas Soares

“O curso é muito completo e interessante, principalmente por abordar o marketing digital de forma estratégica. O que mais gostei foi o fato do conteúdo se apoiar nas ferramentas do marketing como base para ações digitais e não procurar uma fórmula mágica ou inovadora como isca. Muito bom!!”
Juliana Tonelli

 ”No 1º momento fiquei receosa, uma vez que só achei um depoimento contrário. Tive medo de ser algo maquiado, mas, resolvi correr o risco perder o aniversário da minha mãe e de 60 do meu tio. E sinceramente, valeu muito a pena. É puxado. Muita informação, ou seja, para quem quer aprender, é um prato cheio”
Kaori Ishihara

“O curso superou em muito as minhas expectativas. Alto nível de conhecimento e desempenho extraordinário do palestrante Conrado Adolpho. Nota 10″
Alexandra Guimarães Temponi

“Excepcional. Gostei muito e espero abrir muitas portas com este curso. Conheci coisas que nunca imaginei e aprimorei muitos conhecimentos que já tinha”
Gleidson Braga

“O curso foi ótimo. Muitas informações interessantes. Conrado explica de forma clara como utilizar o marketing digital. Recomendo”
Emanuela Correia

“Intenso, com muito conteúdo. Bem bacana e o Conrado é demais. Parabéns e sucesso para todos nós”
Andreia Silva Valadares

“Acima das minhas expectativas. Abriu meus horizontes e confirmou a impressão de investimentos que a nossa empresa pretende fazer em marketing digital”
Lucio Reis

“A didática e o conhecimento do assunto são excelentes e facilitam bastante o entendendimento. O tempo do curso deveria ser extendido em mais dias com menos horas”
Roberto Guimarães

“Agradeço em primeiro lugar a Deus por ter me encaminhado para este curso. Agradeço à minha família pelo apoio e agradeço de forma especial a Conrado Adolpho pela sua preocupação em transformar a vida do indivíduo e consequentemente da sociedade”
Bijouterias Fashion Jewelry

“Ótimo! Superou minhas expectativas. Complexo, porém, com várias soluções práticas. O Curso me ajudou a compreender ainda mais o mercado consumidor atual, que é multicanal”
Claudia Cunha

“O curso é excelente! Engloba todos os aspectos do Marketing Digital, abre a visão sobre o assunto sugerindo um vasto caminho de possibilidades. Além do tema que já é encantador, o Conrado consegue, de forma muito didática, fazer com que você entenda todo o conteúdo e instigar o interesse em aprender cada vez mais. O curso é nota 10, pena que são só dois dias de curso presencial”
Ana Paula Xavier da Silva

“Achei o conteúdo muito bom, superou as minhas expectativas. O Conrado sabe conduzir de maneira muito didática, mesmos os tópicos e assuntos mais densos. Os colegas de classe também são profissionais muito qualificados e a troca de experiências foi realmente muito produtiva”
Eder Jonas de Oliveira

“O curso é excelente. É exatamente o que eu esperava. Sem contar que a metodologia dos 8Ps é a única que explica detalhadamente como trabalhar com resultados positivos no planejamento de marketing digital. Digo isso pois fiz diversos cursos na área e nenhum mostrou nada além de conceitos que encontramos em páginas da internet. O Conrado Adolpho é muito atencioso e super detalhista, além de ter uma ótima didática. Tenho certeza de que o curso vai agregar muito na minha carreira”
Gabriela Cervantes Silva

“Adorei o curso. Gravei e irei levar isso até alguém me provar que existe outra forma. Sou webmaster e programador. No início achei que seria apenas mais um curso onde iria aprender uma coisinha a mais, porém, ele me ensinou muito! Parabéns Conrado, você é um gênio!”
Cesar Oliveira Domingos

“Muito bom. No começo me senti um peixe fora d’água. Quase tive uma pane!!! Mas passou…hoje saio daqui com uma nova ideia do que é, não só o marketing digital, mas também, o mundo online”
Elaine Cristina Pereira

“Recomento o curso de certificação dos 8Ps! Você normalmente sai com uma nova visão, com muito mais conteúdo e aprendizado e acima de tudo, fortalecido para o mercado de trabalho. O futuro consultor 8Ps”
Denise Podolsky da Cruz

“O curso foi excelente, superando as expectativas. Já havia visto a propaganda do curso na internet, mas não me chamou atenção. Graças a uma indicação que pude dar o devido valor ainda com receio. Mas depois que fiz…nossa…genial!!!”
Washington Alves de Sousa

“Excelente. Pude aproveitar e Entender perfeitamente a metodologia. O palestrante utilizou exemplos práticos e nos fez raciocinar com ele. Este curso me deu uma visão mais ampla do marketing digital e o desejo de aprender mais e mais”.
Elisângela A. Sousa Certain

“Excelente curso. Fiquei muito feliz em fazer parte dessa turma. É uma mudança grande em minha vida profissional, minhas ideias e minha forma de pensar a estratégia em marketing. Adorei. Vim de Curitiba-PR para Campinas e depois para São Paulo para ganhar esse conhecimento. Espero aprender muito mais. Conrado, muito obrigado!”
Rodnei da Silva

“Curso de altíssima qualidade. Fiquei surpreso com a quantidade de conteúdo que obtive em apenas dois dias de curso. Parabéns!”
Lucas Guilherme Ambrosio de Lima

“Curso de primeira linha, baseada em uma metodologia que prima por teoria e prática na medida certa. Conrado Adolpho me surpreendeu com seu profissionalismo e determinação em compartilhar conhecimento e formar profissionais de qualidade”.
Kleber Alves Pinto

“Curso excelente. Através da metodologia 8Ps é definido um ciclo de atividades utilizando todas as ferramentas e boas práticas de mercado. Pena que é pouquíssimo tempo”
Rodrigo Botinhão

“Excelente. Conseguiu passar perfeitamente o conceito de marketing digital, apesar de pouco tempo de aula presencial. Tenho uma outra visão de mídias digitais com certeza agregará muito profissionalmente”
Matheus Vieira de Luca

“Curso muito bom, muito conteúdo e luzes suficientes para que os alunos possam realmente aprender desde que dedicando parte de seu tempo. Obrigado”
Marcio Ruben Parada Marques Gomes

“O curso é muito bom. Consegui ampliar muito o meu conhecimentoe a metodologia é muito interessante. Vou colocar em prática comigo e com a empresa que trabalho”
Mariana de A. Queiroz

“Sensacional. Há tempos me programava para participar do curso e valeu cada centavo e o esforço. Parabéns Conrado! Sua metodologia é muito boa e a maneira de passar o conteúdo é a maneira de passar conteúdo é excelente”
Daniel Borges

“Informações importantes para o desenvolvimento de estratégias mais sustentáveis em marketing digital. Parabéns pelo seu empreendedorismo e dedicação a sua missão. Sucesso!”
Cesar Henrique Vendrame

“O curso foi uma experiência importante e decisiva na minha vida. Tenho certeza de que minha carreira terá um novo direcionamento”
Roberto Rosa dos Santos

“Sensacional! Conteúdo abrangente. Explicação extremamente didática. A única dificuldade é o tempo, mas o sucesso nunca é alcançado sem dificuldades. Tenho a certeza de que é um conhecimento que pode ser considerado “segredo de estado”do marketing digital. Obrigado”
Renato Pereira Castro

“Fiquei satisfeito com a metodologia, com o conteúdo e pretendo alavancar os negócios da família com tudo que estou levando. O conhecimento adquirido irá permitir um aumento e propagação das marcas. Aprendi muitos detalhes que irão fazer toda a diferença”
Alexandre Barbosa Amaral

“Muito completo. Muito bom! O Conrado é muito carismático, Conhece muito e sabe passar a informação e principalmente se preocupa com a assimilação por parte da plateia. Ele socializa a informação”
Antonio Carlos Valle FIlho

“Fiz faculdade de Publicidade e Propaganda na PUC-SP e sempre me encantei por marketing. Porém, sentia a necessidade de aprender mais especificamente sobre o mundo digital. Aqui pude ter uma visão geral do mercado e analisar no que devo ou não me aprofundar no conhecimento para ser uma profissional completa de marketing digital. Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros. Abraços!”
Fernanda Henrique Oliveira

“Apesar de eu pertencer à área de saúde, me impressionou não só a facilidade com que compreendi todo o conteúdo do curso, como também o quanto é importante e indispensável para minha diferenciação profissional”
Maria Tereza Scardua

“O curso tem conteúdo denso e essencial para a formação do profissional de 8Ps, mas nem por isso é considerado entediante. O palestrante conseguiu engajar a plateia e prender a atenção com exemplos reais de uso dos conceitos. Mesmo atuando como assessora de imprensa me deparei com conceitos aplicáveis e importantes no meu campo de atuação”.
Kelly Cristina de Sousa e Silva

“Sou empresária do ramo hoteleiro e vim em busca de conhecimento para aplicar no meu negócio. O marketing digital é uma novidade pra mim e o curso foi essencial para abrir meu horizonte. Agora já sei qual o caminho devo percorrer para aumentar a visualização da minha empresa na rede, otimizar o site e, como consequência, aumentar a procura vinda de novos hóspedes e melhorar o relacionamento com os antigos”
Carolina Jurrini Jacob

“Um curso excelente. Os tópicos são muito bem selecionados e apresentados de forma primorosa. Os 8Ps fornecem uma base muito sólida. O Conrado consegue prender a nossa atenção de uma forma espetacular, aumentando nossa capacidade de absorção dos assuntos”
Ramon Fernandes Reis

“Para mim significa um passo a frente em relação aos outros profissionais de administração e em relação ao mercado”.
Danilo Saksida Gergólio Lopes

“Fenomenal! Curso muito claro, objetivo e com muito conteúdo. Até eu que sou iniciante estou saindo do curso com a sensação de especialista!”
Elandro Miranda

“O curso é excelente, ampliou os horizontes, não só voltado para o marketing digital, mas sim, uma nova forma de pensar em marketing. Dominar essas ferramentas garantem o futuro do profissional de marketing”
Raphael Alexandre dos Santos

“Espetacular! Ritmo ágil, muita informação, excelentes conceitos. O curso é muito bem conduzido e abre diversos temas para quem busca profundidade e consistência no trabalho com a internet. Recomendo!”
Roberto O. Cibuslski

“O curso é magnífico. Muito conteúdo e tudo com extrema relevância para o desenvolvimento do profissional de marketing digital”
Rafael Hermmann

“A abordagem e didática utilizados por Conrado deixam o curso extremamente dinâmico, pouco cansativo e totalmente instrutivo. Englobando diversas fases do projeto e áreas das empresas. É um curso bastante completo e fundamental para quem quer entrar nessa área de marketing digital”
Samuel Gomes Gonçalves

“Curso ótimo com bom valor a agregar, com conteúdo bastante compreensível. O Conrado é um ótimo palestrante e com uma experiência bastante legal com bastante referências e exemplos. Agradeço muito este tempo e ao conhecimento adquirido”
Heber Santos de Almeida

“Curso que ensina sobre marketing digital de forma inteligente, proporcionando boa capacidade de obsorção do conteúdo e fornecendo várias ferramentas e literaturas do assunto para aprofundar”
Gilvana Julio Cavagnoli Botta

“O curso ministrado pelo Conrado é excelente pela forma que ele aborda o marketing digital e a metodologia 8Ps, muito didático. Além de compartilhar dicas de ferramentas, mercado e a excelente carreira de consultor 8Ps”
Elton Barone

“O curso é muito bom. Superou as minhas expectativas. Gostaria que tivesse mais um dia para especificarmos e aprofundarmos mais em cada assunto. O grupo foi muito legal, pela interação e cooperação. Espero que possamos crescer a partir deste curso”
José Kim

 

Uma nova profissão: seja um consultor de marketing digital

Quando aprendemos uma nova matéria tendemos ao reducionismo, ou seja, olhar a matéria sem todas as suas nuances, diferenciações internas e outras particularidades. Por exemplo, quando aprendemos química, a tratamos como algo uniforme, homogêneo. Quanto mais estudamos, porém, descobrimos que existem áreas bem distintas como físico-química, química orgânica, áreas que se confundem com a física e com a biologia dentre várias outras nuances da matéria. Cada uma delas gerando teses de mestrado ou doutorado complicadíssimas.

Acontece o mesmo quando aprendemos qualquer outra matéria. O reducionismo para conseguirmos absorver o conhecimento generalizado aos poucos – até que nos tornemos aptos a nos aprofundarmos naquele conhecimento – é um processo normal de aprendizado de qualquer conteúdo.

Não é diferente com o que hoje denominamos marketing digital. Para muitos, marketing digital é criar sites – reducionismo puro. Para outros, é um site otimizado para o Google. Para outros, é um site otimizado com uma boa estratégia de mídias sociais. Se seguirmos por esse raciocínio, chegaremos a especializações cada vez maior do marketing digital. Para entendermos esse ponto, basta analisar a indústria de “search engine marketing” aqui no Brasil e nos Estados Unidos.

Nem falei ainda da indústria de e-mail marketing, da de conversão, venda de leads, e-commerce etc. Quanto mais maduro um mercado, maior é a micro especialização. A metodologia dos 8Ps do Marketing Digital divide bem tais competências e mostra que o universo do marketing digital não é nada simples nem fácil. É algo extenso que exige uma porção de conhecimentos.

Um tipo de matéria que, assim como gestão ou finanças, necessita de alguém que tenha a visão do todo e saiba como direcionar uma empresa para o caminho certo. Normalmente, esse profissional é chamado de “consultor”, no caso, “consultor de marketing digital”.

Quanto maior a quantidade de competências em uma área de conhecimento, mais necessária é a presença de alguém que tenha a visão do todo e que não seja um especialista em uma coisa ou outra. Há hoje os profissionais que só entendem de SEO, os que só entendem de métricas, os que só entendem de redes sociais e assim sucessivamente. No Brasil, falta o papel de alguém que tenha a visão geral de como integrar todas as competências de maneira sinérgica para potencializar o resultado da empresa.

Fazendo uma busca pela palavra “digital marketing consultant” no Google.com  - só nos Estados Unidos – obtemos mais de 1,7 milhões de resultados. Fazendo a mesma busca para “digital marketing consultant”, o Google.com nos traz mais de 16 milhões de resultados. “online marketing consultant” temos mais 880 mil resultados. Quase 20 milhões de resultados se formos somá-los.

Vamos comparar esse números com as mesmas buscas, traduzidas, no Brasil. Fazendo a pesquisa por “consultor de marketing digital” no Google.com.br, temos apenas 166 mil resultados. Para “consultor marketing na internet”, temos mais 30 mil e “consultor de marketing online”obtemos mais 118 mil.

Esses números nos mostram claramente a distância entre os dois mercados e mostram claramente quanto esse mercado no Brasil tem para crescer.

A necessidade desse profissional é percebida quando empresas contratam agências ou fornecedores web e não sabem exatamente o que fazer ou porque uma campanha não deu certo. Essa falta de um consultor é percebida também quando os empresários não conseguem definir a prioridade em termos de serviço na web – se contrata um fornecedor de redes sociais, de SEO ou muda o site. Como cada fornecedor tenta convencer o cliente de que ele é a melhor opção naquele momento, o empresário fica sem ter como avaliar a partir de uma opinião neutra.

Um outro problema que é causado pela falta desse profissional, o consultor de marketing digital, é quando a empresa não sabe o que fazer em termos de internet, não sabe nem ao menos que tipo de empresa entrar em contato para fazer um orçamento. Isso não é nada incomum.

Dada essa semana crescente, um consultor de marketing digital pode ter rendimentos mensais bem elevados em pouco tempo. O valor da hora de consultoria varia entre R$100,00 e R$400,00 para um consultor em início de carreira. Para consultores mais experientes, tal valor pode chegar a R$2.000 por hora (conheço um consultor, amigo meu, que tem um contrato mensal de R$9.000 para 4 horas mensais de consultoria).

Muitos consultores acabam sendo contratados por empresas, como já há vários casos de consultores que eu formei que virarão gerentes de marketing digital.

Com a cada vez maior quantidade de empresas entrando na internet de maneira séria e percebendo que internet é algo vital para sua sobrevivência, o papel do consultor se tornará cada vez mais crítico no sucesso da empreitada digital de qualquer negócio.

Se você quiser se tornar um consultor de marketing digital certificado, entre em contato comigo.

Material para palestra Abradif

Amigos da Abradif,

O material que vocês tiveram na palestra, podem ser baixados nos links a seguir.

1) Aula online sobre o Mind Map que receberam, inclusive a explicação do método dos 8Ps do Marketing Digital.
Imagem de Amostra do You Tube

Essa aula faz parte do curso de formação e certificação de consultores e gerentes de marketing digital segundo a metodologia 8Ps.

2) Faça o download também da tabela com as Palavras-chave no Google com a palavra FORD . Já fiz o download e tratei os dados no Excel. Perceba como que uma boa parte das buscas tem a ver com o nome dos distribuidores e com relação a busca de distribuidores em cada cidade.

Essas serão as palavras que cada distribuidor deverá trabalhar em seu site utilizando as estratégias de SEO.

3) Aula online sobre SEO. Essa aula que ministrei em um curso online sobre marketing digital.

Com esse material, tenho certeza de que conteúdo discutido na palestra será muito melhor aproveitado e implementado nos negócios de vocês :)

Slides da Palestra para o Sebrae PB – Marketing digital para a indústria moveleira

Amigos de João Pessoa,

Seguem os slides da palestra de ontem. Não se esqueçam de assistir a aula sobre integração digital - a aula que une todas as competências de marketing digital em um só cenário – e a aula sobre SEO – otimização de sites para o Google.

 


Minhas Dicas de Marketing Digital
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