Para que serve o propósito?

Essa pergunta que ilustra o título deste post é algo que me persegue já tem um tempo. Eu recebo de muitas pessoas, muitas vezes do meu próprio ecossistema, uma questão um tanto quanto indagadora. Achava que era natural as pessoas se darem conta do que é o propósito e para quê ele serve. Missão, propósito, foco, objetivo de vida, todas elas têm o mesmo significado pra mim, mas o real conceito dela é algo que eu sempre quis explanar com vocês.

O conceito disso tudo é um colchão, uma rede de proteção, que próximo ao chão. É ele quem vai te segurar quando você estiver lá em cima, cheio de si, e um pouco perdido. A queda será um pouco desproporcional e seu corpo irá doer por um tempo, mas vai ser o propósito que vai te trazer pra baixo quando você começar a se sentir perdido em uma altura.

Qual o teu por que? Quero ganhar 1 milhão de reais!

Ok. 1 milhão é fixo, ele está ali e para você chegar até lá você tem que se esforçar o máximo que você puder, mas a sua dor quando você monta um negócio aumenta a cada dia. A cada dia você enfrenta um problema diferente, você enfrenta um obstáculo maior que o outro, mas vai ser o propósito que vai te manter com foco e te manter incrivelmente no seu objetivo. No segundo dia você enfrentará o dobro de problemas, no terceiro o triplo. E é nesse ponto que eu reforço mais uma vez que você precisará do propósito para te manter na sua jornada rumo ao seu objetivo.

Não desista, em hipótese alguma. Pense em uma nova situação, troque o seu prêmio financeiro de um milhão de reais pela vontade insana que você tem de conseguir uma boa faculdade para o seu filho. Talvez essa seja a vontade da maior parte das pessoas desse Brasil, dar uma boa educação para os filhos. Pense que na sua família ninguém fez faculdade, porém você conseguiu montar o seu negócio e ele te dá um lucro que você consegue dar uma vida confortável a ele.

O propósito maior nesse momento é o amor incondicional que você tem pelo seu filho e como você pode mudar a vida dele positivamente, deixar um legado para que ele sempre se lembre. Nesses casos os desafios diários já não tem mais a mesma importância, uma vez que você tem que batalhar mês após mês para poder pagar o boleto que vence todo quinto dia útil de cada mês. Não adianta ninguém te bater, porque você sabe que você vai levantar todas as vezes. Porque essa é a sua missão.

O meu propósito, a minha missão, é transformar a vida das pessoas. O obrigado, a gratidão que eu recebo a cada dia que passa é mais importante que qualquer problema que eu possa enfrentar no meu dia a dia. A minha missão é transformar as pessoas e receber o meu 1 bilhão de obrigados.

O propósito é para isso: para te manter em pé!

  • JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Muito bom.Entretanto, esperava uma abordagem mais objetiva/pragmática: como identificá-lo, defini-lo corretamente/armadilhas e como desenvolvê-lo(método,técnica,procedimentos,passo-a-passo, etc)

    • André Mauruto

      José, propósito é aspecto muito pessoal. Cada um com suas crenças e valores de vida e seus contextos próprios. De fato o grande desafio na busca pelo propósito pessoal é descobrí-lo e o caminho é o questionamento e a reflexão pessoal. As vezes pensar puramente trava a tarefa, então imagine e contextualize. Mas se você quer uma dica de como descobrir eu tenho feito da seguinte forma. Primeiro: Propósito pessoas se descobre observando suas emoções e sentimentos diante das coisas da sua vida – para ajudar a perceber essas emoções crie visualizações de situações importantes – boas e ruins. Emoções e sentimentos são uma bússola, o termômetro que sinaliza a importância das coisas para nós (acredite, acabamos nos surpreendendo com as coisas que sentimos quando imaginamos situações). Se você fizer direito, vai conseguir perceber a importância das coisas dentro do seu conjunto de valores. Você precisará de Post-it, e uma folha A2. Pegue a folha A2 e desenhe 4 círculos um dentro do outro (como um alvo). Vá fazendo esses “filmes mentais” de cada área da sua vida e vendo o que te ativa mais e de que forma vc fica ativado. Terá situações que vai despertar choro, outras ficará angustiado, em outras sentira prazer, em outras ficará empolgado e cheio de energia, e por ai vai. Anote todas essas sensações e correlacione com os valores pessoais. No circulo menor central vc colocará as coisas mais importantes da sua vida e nos mais externos os que tem menos importância. Depois de explorado bem vc terá muitos elementos para visualizar um caminho até o seu propósito. Se tiver dificuldade e quiser ajuda profissional, procure psicoterapia com um bom psicólogo. Em psicoterapia vc consegue de forma espetacular ir ganhando clareza sobre sentimentos e valores.

      • http://simplicidadeeharmonia.blogspot.com.br/ Simplicidade e Harmonia

        André,

        Muito boa e esclarecedora a sua resposta, gostei!

        https://simplicidadeeharmonia.blogspot.com.br/

      • JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

        Valeu, obrigado.

        Em 9 de junho de 2017 13:11, Disqus escreveu: