Por que as empresas quebram?

Eu sempre escuto por aí pessoas se questionando o porquê das empresas quebrarem. Durante a nossa crise – que dura até os dias atuais -, o Brasil teve grande parte de suas empresas quebradas por não se adequarem ao novo cenário econômico do país. O que poucas pessoas ainda não sabem, é que há um grande problema de liderança nas empresas. O líder é um papel fundamental dentro da corporação, uma vez que ele é a figura de influência perante aos colaboradores.

Ele é o elo entre a diretoria e os funcionários que irão executar as tarefas que os gestores pediram. Essa pessoa precisar ser alguém com pulso firme, flexível e saber lidar de forma incrível com pessoas. O líder necessita ser alguém que as pessoas se sintam confortáveis, uma vez que todas as demandas – problemas, solicitações, sugestões – chegarão até ele antes de chegar para o dono da empresa, por exemplo.

Para que uma organização se desenvolva e conquiste espaço no mundo corporativo, a participação de seus colaboradores no processo de crescimento é fundamental, afinal, esse grupo que compõe uma empresa é a “alma” do negócio, e é a partir deles que devem surgir qualquer colocação para que seja feito trabalho de qualidade. Cabe ao líder incentivar sua equipe e demais áreas a vestir-se da organização e lutar pelo seu sucesso.

De acordo com Leonardo de Campos, diretor da Simbiose, o líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus subordinados para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização. “Eu comparo o papel de um líder ao de um maestro regendo sua orquestra. Ele precisa conhecer seus músicos, o virtuosismo e o potencial de cada um, precisa dar o tom, coordenar e sincronizar todos os instrumentos, motivar e inspirar os músicos para darem o melhor de si e trabalharem em equipe para conquistar o melhor resultado possível: uma linda sinfonia”, explica. A individualidade de cada colaborador também é um fato a se questionar para uma gestão de sucesso, e um bom líder deve trabalhar em cima disso sempre que possível.

Se você acha que esse artigo tem um conteúdo que pode servir de ajuda para algum conhecido seu que tem uma empresa que está passando por alguma dificuldade, compartilha com ele, faz viralizar. 😉