Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Se levo esse sorriso…

Esse mundo virtual, algumas vezes, é bem estranho. Se você não se policiar perde o fator humano. O calor que faz com que nos percebamos parte da mesma espécie. O monitor distancia e cria um autismo digital em que nos remete a falsa percepção de que nosso mundo nos basta. Schopenhauer tem uma frase que gosto muito e termino todas as minhas palestras com ela: “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”. Lembre-se sempre dessa frase para não cair nesse erro.

O mundo digital é só uma parte do mundo real, aquele no qual vivemos no dia a dia. O mundo que tem o cheiro de mato molhado que nenhuma máquina consegue imitar ou o por do sol que não consegue ser capturado em sua essência nem pela câmera mais potente. O mundo em que, somente lá, vemos do sorriso espontâneo da criança ou a sensação de beber nos lábios da mulher amada o perfume de seus sorrisos, como diria Vinícius. Esse mundo é o mundo real. E é sensacional.

Várias das pessoas que estão no meu Facebook ou no meu Twitter se resumem a nomes, fotos, informações compartilhadas. Há quem diga que somos o que compartilhamos, mas somos bem mais do que isso. Por isso faço questão de conversar com as pessoas ao final de cada palestra. A internet é uma rede de pessoas, não de computadores.

Gente é o que importa. Há uma frase que gosto muito que fala um pouco disso, “conseguimos fazer uma festa sem dinheiro, mas não conseguimos fazer uma festa sem amigos”. O dinheiro não está nos bancos, está na sua capacidade de ser feliz fazendo o que você gosta. Na sua capacidade de amar o ser humano em suas diferenças e se importar com cada um dos que cruzam seu caminho, se importar de maneira honesta e verdadeira. De viver com propósito.

Existe um conceito africano chamado de Ubuntu – o mesmo nome do universo Linux – que significa, segundo Mandela, que só somos humanos através da humanidade dos outros. Se privamos os outros de exercer a sua condição humana nos tornamos menos humanos também – “Eu sou porque nós somos”.

Encorajado pelas histórias de alguns amigos (que, por sinal, bem mais difíceis do que a minha), resolvi escrever um post com a história da minha vida. Conto para poucas pessoas, mas acho que é importante para que me entendam na totalidade, não só o Conrado palestrante, ou o Conrado autor de livro, mas o Conrado Adolpho ser humano. Não quero ser só um rosto nos Facebooks de vocês 🙂

Poderia escrever um livro com essa história, mas vou começar com um post. Um longo post, mas, ainda assim, um post…

Para quem não sabe, sou natural do Rio de Janeiro. Quando terminei o 2º grau na minha cidade natal, resolvi fazer uma faculdade de ponta, porém, como a maioria dos adolescentes, não sabia exatamente o que queria. Se naquela época – 1991 – houvesse internet, eu saberia.

No início daquela década de 90, tendo estudado no colégio marista São José boa parte da minha vida, só existiam 2 profissões que eu conhecia melhor: advocacia (profissão da minha mãe), medicina (profissão dos meus tios). Engenharia era algo que não fazia a mínima ideia que existia e muito menos para que servia. As preocupações naquela época eram de sobrevivência básica. Venho de uma família pertencente às “classes menos favorecidas”, para ser politicamente correto 🙂

Apesar de ter feito colégio particular, minha mãe trabalhava noite e dia para conseguir me manter nele. Amigos chegavam de carro, lógico, enquanto ela ia me buscar de ônibus. Carro na família só demorou mais que o nosso primeiro aparelho de telefone – que demorou tanto que quando veio, já não valia mais nada. A infância foi bem difícil (na verdade, bem mais difícil para a minha mãe, para que fosse mais fácil para mim).

Um dia, inocente, perguntando para a minha mãe qual era a melhor faculdade do país, ela me falou do IME e do ITA. Eu descobri que o IME era uma faculdade militar e que teria que seguir o sistema da caserna. Como sempre prezei a minha liberdade acima de tudo, escolhi fazer ITA, pois não era totalmente militar. Eu poderia fazer um ano como militar e os outros 4 como civil (e como fui criado escutando muitas história do “mundo real”, como o golpe militar e os anos de ditadura no Brasil, o conceito de democracia, quedas de muros e de estátuas, a vida militar não me agradava muito).

É lógico que entre escolher o ITA e entrar no ITA há uma distância muito grande. A distância da superação pessoal, e esta costuma ser bem grande. Estudei muito para conseguir passar no vestibular, o que consegui dois anos depois. Trago uma filosofia de vida que as pessoas não falham, elas desistem. Se minha história puder lhe ensinar algo, grave essa frase. É a mais importante de todo esse post.

Cursei 3 anos no ITA e, para o espanto de todos que me conheciam (e que sabiam o quanto eu havia estudado para entrar na faculdade considerada a mais difícil do país) resolvi abandonar o ITA. Não era o que eu de fato queria. Aquilo não estava me fazendo feliz. Fui trancado e o escambau…não era para mim…infelizmente.

Tenho uma meta clara de ser feliz a cada minuto da minha vida (sem, contudo, causar a infelicidade alheia) – esse é o bem maior que persigo. O dinheiro é apenas uma consequência do quão feliz você é. Dinheiro não é um fim, é um meio. Pena que a maioria não entende isso. As pessoas confundem o palco com a plateia. No palco estamos apenas representando papeis – o papel de cliente, o papel de diretor, o papel de vendedor. Na plateia, para a qual deveríamos descer após o horário de trabalho, somos todos iguais e o objetivo desde a Grécia, sempre foi a felicidade.

Esse é um tema que é central na minha vida. A felicidade é algo que você tem que lutar e resgatar o tempo todo (“resgatar” porque a felicidade está dentro de você e não fora. Não está no carro nem no iPad. Está na sua consciência e maneira de enxergar o mundo). Ser feliz dá muito trabalho.

Vejo a infelicidade nos olhos das pessoas dia a dia, ano após ano e isso é muito triste. Se as pessoas se conhecessem melhor, saberiam o que as faria feliz e o que as deixaria triste. A vida é um presente muito precioso para que seja o troco sejam mágoas, arrependimentos e ressentimentos. Empregos massacrantes, casamentos indesejados, profissões forçadas. Muitas pessoas só existem, não vivem.

Logo cedo descobri que ser feliz lhe impõe escolhas por muitas vezes bem difíceis. Largar o ITA não foi algo tão fácil quanto as breves palavras podem transparecer. Esse fato me causou profundas reflexões durante anos e anos. Saber o que você não quer não significa saber o que você quer. Eu estava nesse dilema, então, a única opção foi continuar procurando.

Resolvi escolher uma outra cidade para morar, mudar de ares. Começar de novo. Não queria voltar para o Rio de Janeiro. Tinha que vencer sozinho para provar a mim mesmo que o caminho que eu tinha escolhido estava certo (apesar de todos me dizerem que eu estava fazendo uma loucura…e até eu, em algum momento, comecei a achar que eles estavam certos).

Depois de passar durante alguns meses por cidades como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, escolhi Campinas e já que estava em Campinas, resolvi fazer Unicamp. Prestei vestibular para engenharia civil, no final de 96. Passei, assisti apenas uma única aula e tive a certeza absoluta de que não queria fazer engenharia. Abandonei a segunda faculdade depois do primeiro dia de aula.

Cabe uma ressalva nesse ponto. Quando eu estava no ensino fundamental, na quinta série, com uns 12 anos, passei a fazer pulseiras e vendê-las na escola. Foi minha primeira “empresa”. Com uns 14 anos, na sexta série, em uma fase muito esotérica, passei a prestar serviço de fazer mapas astrais (e ainda estudava a fundo as pirâmides do Egito e era Rosacruz…ainda hoje sou intrigado com muitas coisas metafísicas, mas minha fase esotérica acabou). Essa fase durou por volta de 3 anos.

Depois disso, passei a vender camisetas com desenhos (que eu fazia). Um “amigo” meu chegou a roubar um desenho meu, enviar para um concurso e ganhar um prêmio (!). Mui amigo…

Desde a quinta série tinha descoberto o que queria fazer, mas não sabia que isso poderia ser uma maneira de ganhar a vida – montar empresas.

A pessoa que nasce para ser empreendedora tem certeza de quer sê-lo. Pode até lutar contra, mas acaba cedendo. É mais forte do que ela. Bom…a essa altura da minha vida, já tinha descoberto – tivera nascido para ser empreeendedor.

Dito isso, quando cheguei em Campinas e não consegui emprego (na verdade, não cheguei a procurar nada que ferisse meu “imaturo orgulho”), porque não tinha praticamente nenhuma qualificação. Tinha sido plantonista e dado aulas em São José dos Campos, enquanto fazia ITA. Era algo que eu poderia fazer, mas havia poucos cursinhos pré-vestibulares em Campinas na época e não consegui nenhuma vaga.

Nos primeiros 4 meses de Campinas, resolvi pular algumas etapas. Mesmo passando alguns dias do mês comendo pão e bebendo água (nada a ver com dietas ou coisas do gênero, mas por pura falta de dinheiro para me manter), e depois de alguns alugueis e condomínios atrasados, resolvi abrir uma empresa – um cursinho pré-vestibular.

Você pode achar que pulei alguma informação entre o “não ter dinheiro nem para comer” e o “resolvi abrir uma empresa”. Não pulei. Foi simples assim.

Sempre tive a opinião que quando queremos fazer algo, primeiro temos que decidir “o que fazer”, para depois decidirmos o “como fazer”. Uma vez que você sabe qual o seu caminho, tudo fica mais fácil porque você descobre para onde tem que ir, que direção tomar. Eu e mais 2 amigos – outros dois perdidos como eu e que também tinham abandonado o ITA – decidimos montar o cursinho pré-vestibular. Em dois anos, depois de muitas penúrias e incompetências administrativas, chegamos a ter cerca de 200 alunos…e um gasto que era maior do que a receita.

Enquanto tinha o cursinho, nas horas de dificuldade financeiras, resolvi não tirar dinheiro dele e trabalhar em outro lugar para sobreviver. Como obviamente não poderia dar aulas em nenhum outro cursinho em Campinas, resolvi tentar outra área.

Queria algo relacionado com criatividade e artes, uma vez que gosto de artes e sou razoavelmente criativo. Encontrei minha oportunidade em agências de propaganda. Isso, em 1.997. Daí começou a minha história com a propaganda e, posteriormente, com o marketing.

Durante 97, 98 e 99, enquanto estava com o cursinho, trabalhava em agência de propagandas e dava aulas de química. Trabalhei com o Neto e o Beto da Ideale (aliás, se alguém souber onde ele está o Beto Lima, da extinta Ideale de Campinas, gostaria de dar um grande abraço nele e dizer o quanto sou grato por ter me ensinado a trabalhar com marketing) e depois trabalhei com o Silvio Bigon, da Spaço Publicidade.

Era uma vida completamente esquizofrênica. Às vezes eu estudava para a prova de química na agência junto dos designers e no outro dia pensava na arte de um anúncio enquanto estava dando uma aula de estequiometria (além de namorar uma menina que morava a 150 km de mim). Costumava dizer que a minha vida era um intervalo entre a fome e o sono.

Depois de 3,5 anos, o cursinho quebrou. Não foi uma falenciazinha leve, não. Ele quebrou de uma maneira espetacular que me deixou completamente na miséria.

A inexperiência de alguns garotos de vinte e poucos anos que achavam que “dissídio” era nome de remédio administrando uma empresa de mais de 30 funcionários e mais de 200 alunos (clientes) em um mercado extremamente competitivo como o de Campinas foi o caminho mais rápido para o desastre. E que desastre. Na época contratamos até um pai de santo para tentar salvar o negócio, mas isso é outra história…

Curiosamente foi esse desastre que fez com que eu descobrisse o que eu realmente gostava de fazer. Com a quebra do cursinho eu tinha o mundo inteiro a minha frente. Cheio de dívidas, qualquer caminho para mim, seria igualmente difícil, então podia ir para qualquer lugar que quisesse, fui para o marketing. É lógico que não foi assim tão imediato. Nunca é.

Anime-se. Já estamos na metade da história 🙂

Depois que o cursinho quebrou, atolado em dívidas até o pescoço, resolvi voltar para a Unicamp para cursar química. Na época, não tinha dinheiro nem para almoçar no famoso “bandeijão” da Unicamp, que custava R$2. Em alguns dias eu tinha que escolher se eu pegaria o ônibus para a Unicamp ou se eu almoçaria.

Achei que fosse virar professor de química, já que gostava muito de dar aulas (depois descobri que gostar de dar aulas não significava dar aulas só de química). Passei os dois anos seguintes, durante todo o ano de 2.000 e de 2.001 em uma depressão estranha. Parecia que o mundo estava turvo.

A falência do cursinho não foi algo fácil de aceitar. Foram dois anos perambulando pela vida, apenas vagando, apenas existindo.

Após esses dois anos depressivos, voltei à ativa, comecei a dar aulas de novo. Rapidamente assumi a coordenação de um cursinho. Coordenar era fácil, afinal eu sabia todas as coisas que não podiam ser feitas em um cursinho – era só fazer as coisas que sobraram e tudo daria certo.

Fiquei dando aulas de 2.001 a 2.003 sabendo que não era mais aquilo que eu queria. Um dia, em uma sala dos professores de um dos cursinhos em que estava dando aulas, em 2003, presenciei uma conversa entre 3 ou 4 professores reclamando da vida, xingando os alunos, praguejando contra o dono do cursinho. Naquele momento decidi que não queria virar uma pessoa amargurada daquele jeito. Resolvi mudar de atividade. mais uma vez eu digo, entre resolver mudar de atividade e de fato mudar, há um longo espaço de tempo.

Nesse meio tempo, abandonei o curso de química – minha terceira faculdade – e resolvi fazer um curso de química e física integrados (sinceramente, não sei onde eu estava com a cabeça). Larguei esse curso em poucos meses – minha quarta faculdade abandonada.

Cheguei a conclusão que a única faculdade que eu deveria fazer naquela altura era uma de filosofia. Já que eu não me entendia, talvez entendendo o pensamento dos outros eu descobrisse algo sobre mim. Passei a assistir várias aulas no Instituto de Ciência Humanas na Unicamp.

Lógico que isso não durou muito, mas até hoje estudo filosofia. Deveria ser matéria obrigatória em todas as séries do colégio. Ainda vou fazer (e terminar) um curso de filosofia.

Um pouco antes de 2.003, quando decidi largar a profissão de professor, passei a ajudar uma amiga de uma amiga minha. Ela estava abrindo uma empresa e precisava de algumas dicas. Era uma empresa de treinamentos empresariais em Língua Portuguesa. Era um negócio que unia algo que eu sabia – ensino – com algo em que eu já tinha trabalhado e gostado muito – marketing. Comecei a entrar no mundo de palestras a ajudando a vender as palestras dela para as empresas.

Estudando muito sobre marketing e estratégia de negócios, criei uma solução para a empresa dela baseando sua divulgação em algo que estava começando a pegar no Brasil – a internet. Vi que esse era o único caminho para aquela empresa. Poucos recursos, podendo vender para o Brasil inteiro. A estratégia principal foi a de utilizar buscadores – na época, o Yahoo! (que custava R$99 por mês…parece que foi ontem…na verdade, foi ontem)

A empresa começou a crescer vertiginosamente (hoje é uma das maiores empresas de cursos de argumentação e redação empresarial do país – www.scrittaonline.com.br).

No final de 2.004, após quase dois anos estudando marketing na internet (matéria que não havia nenhuma literatura sobre o assunto no Brasil) e tendo um tremendo case de sucesso, resolvi abrir uma agência que repetisse para outras empresas o que tinha sido feito para a Scritta. Só pude abrir a agência formalmente em 2.005. Lembra-se que disse que estava atolado em dívidas? Fiquei 5 anos pagando dívidas. Era triste dar aulas o dia inteiro, pegar praticamente todo o dinheiro e entregar para os credores. E não eram poucos.

Alugamos uma casa para ser a sede da agência (a minha cliente na Scritta resolveu se tornar minha sócia na agência), eu sai da república de estudantes que eu morava em Barão Geraldo , local de Campinas onde fica a Unicamp, e me mudei para a edícula de 4×3 m dos fundos da casa (para economizar o dinheiro do aluguel, lógico).

Há uma história engraçada nessa parte. Antes de alugarmos a casa, montei a agência na casa da minha sócia durante um mês e depois na recepção da sala de um amigo meu. A secretária dele tinha pedido as contas e eu passei a ser a secretária dele por uns 3 meses. Atendia telefones e marcava reuniões, mas também, ali, conseguia receber clientes e fechar contratos até que tivéssemos clientes para pagar um aluguel de uma casa. Daquele tal “imaturo orgulho” que disse ter quando cheguei em Campinas, não sobrou nem uma gota. Algumas vezes precisamos aprender algumas lições a duras penas. Sou grato por ter tido a chance de aprender e de mudar. Algumas pessoas nunca mudam.

Ela começou suas atividades com um capital inicial de cerca de R$ 6.000 – que se resumia a um computador, um programador, duas estagiárias não remuneradas e a organização de um evento para o lançamento da agência. Eu e minha sócia fazíamos todo o resto, de design a varrer o chão. De vendas a pagamento do aluguel.

A Publiweb não deveria ser focada em campanhas publicitárias, pura e simplesmente. Queríamos trabalhar com estratégias de negócios em ambiente online. Na época, em 2.005, o mercado ainda não conhecia isso, então resolvemos entrar no mercado como uma agência de SEO, que fazia sites e trabalhava-os para que eles ficassem na primeira página do Google.

Quando falávamos em “otimização de sites”, “estratégias de SEO” ou qualquer coisa do gênero as expressões das pessoas se alternavam entre descrença e “hein?”. Isso definitivamente não ajudava nas vendas. O mercado simplesmente não estava preparado. Tínhamos chegado muito cedo na festa.

Com meu passado de professor e com a minha sócia dando cursos para empresários pela Scritta resolvemos fazer o que sabíamos: ensinar. Teríamos que ensinar o mercado o que vendíamos para depois vender para ele aquilo que ensinamos.

Em 2.005 comecei a dar palestras beneficentes em Campinas. A entrada era um quilo de alimento não perecível (como curiosidade, vale dizer que em 2 anos ministrei 26 palestras e arrecadamos quase 2 toneladas de alimentos que doamos para instituições de caridade da cidade). Estávamos fechando contratos e a agência estava crescendo. Mantendo a estratégia do conteúdo e do ensino, em 2.006 reuni tudo o que eu falava nas palestras e o que aprendíamos no dia a dia da agência e resolvi colocar tudo isso em um livro – o “Google Marketing”.

Podemos dizer que praticamente ajudamos a criar esse mercado de marketing de buscas no Brasil. O livro abriu caminho para vários outros autores de marketing digital no país e o mercado cresceu. Hoje escuto coisas do tipo “se eu hoje trabalho com marketing digital e escrevi um livro sobre isso foi por sua causa”. Esse é o meu maior prêmio – saber que transformei a vida das pessoas para melhor. Recebo muitos e-mails de pessoas que passaram a ter uma vida mais digna por conta do livro, que aumentaram o faturamento das suas empresas passaram a viver melhor. Nada é maior do que isso.

O objetivo é esse: fazer com que o mercado aprenda e cresça como um todo e para todos, não somente para um grupinho fechado, como muitas vezes acontece com inovações em que muitas vezes o ego do homem é maior do que o próprio homem.

A partir daí a história é mais linear, sem tantos altos e baixos, sem começos e recomeços. Em dezembro de 2.007 me mudei da edícula da agência para um apartamento. Foi uma vitória poder voltar à vida normal. Nessa época também consegui comprar um carro. Outra vitória.

O livro começou a vender muito e passei a dar cada vez mais palestras. Com isso o mercado passou a entender melhor o que era marketing digital e conseguimos vender nossos serviços com um grande diferencial competitivo: o “Google Marketing” e o meu nome, que começou a ficar cada vez mais forte na área de marketing digital.

Formei em marketing – finalmente -, curso que comecei praticamente junto com a abertura da agência, fiz um curso de especialização em economia, MBA em estratégia empresarial e vou iniciar um mestrado em 2012 em desenvolvimento econômico. Hoje o “Google Marketing” é um dos livros de marketing mais vendidos do país e está com sua 4ª edição prevista para meados de julho. O livro será editado aqui no Brasil, europa e alguns outros países no mundo. Somos nós brasileiros exportando conhecimento de marketing digital!

Meu objetivo é mostrar para o mundo como que a internet contribui para tornar a sociedade mais igualitária.

O dinheiro atualmente é puro bit, é pura informação. Uma sequencia de números na tela de um computador. Existe muito mais informação sobre dinheiro do que dinheiro em espécie no mundo. A internet, porém, é a via natural dos bits. Nesse cenário, o dinheiro ficou muito mais fluído e trafega livremente pela internet modificando mercados. Hoje, devido a essa fluidez, ele pode ser distribuído mais facilmente.

Se antes tínhamos um eixo monetário global entre EUA-Europa, a ponte aérea do dinheiro global, hoje ele não tem mais pátria. Não é mais um dinheiro atômico preso em cofres de banco, são bits trafegando pelos mercados.

Essa fluidez faz com que consigamos muito mais facilmente deslocar esse eixo monetário global para nós, emergentes e mais ainda, para os que não tem nem computador nem internet nem nada. Veja o projeto http://www.donorschoose.org/. Doação de material escolar a partir de doações financeira de pessoas físicas pela internet. A informação transformada em dinheiro pela web e ajudando à crianças nos EUA.

Por isso acredito na internet como uma ferramenta de (r)evolução social à medida em que ela possibilita a distribuição de renda de forma mais plana em nível global. Um e-commerce nada mais é do que a compra de informação sobre produtos (e não o produto em si, mas a foto, o preço, a descrição etc. do produto – as informações do produto, é isso que você compra) em que você paga com informação sobre dinheiro (o cartão de crédito). A informação, os bits, são os protagonistas da história. Os átomos vêm depois que a informação decidiu a compra.

É nessa nova economia baseada em bits que temos a chance de construir um mundo melhor. Essa é a minha causa – construir um mundo melhor por meio da internet. A missão que escolhi para levar comigo de modo a nortear minhas atitudes.

A internet vai muito além de perfis em Twitter e campanhas de e-mail marketing.

Considero que tive muita sorte em encontrar o caminho daquilo que realmente gosto, quero proporcionar isso para os outros. Fazer com que as pessoas, através de suas pequenas empresas, possam ter tranquilidade para se encontrarem. Quando você está preocupado com as contas que têm para pagar, não há tranquilidade para se encontrar. Boa parte da infelicidade humana reside nesse ponto.

A minha experiência em aulas me possibilitou dar palestras pelas quais hoje sou conhecido. A minha passagem pelas ciência exatas e pelas ciências humanas me deu uma visão privilegiada sobre o conceito da web, que reúne bits e pessoas. Talvez por isso tenha uma visão tão particular do que é a rede.

Como diria Jobs, “conecting the dots”.

Para construir um mundo melhor por meio da internet, optei por ajudar pequenas e médias empresas por meio da distribuição de conteúdo acessível e em larga escala. Por isso me concentro cada vez mais em produção de conhecimento por meio de livros, palestras e cursos (além de estar abrindo uma ONG focada em projetos sociais na internet e idealizando um Fórum Social Digital que vai discutir como que a internet pode construir um mundo melhor).

Hoje a Publiweb está sendo tocada por dois gestores com experiência em gestão de agências web e produtoras web. Descobri, também a duras penas, que ainda não sou um bom gestor de empresas (Sou “hunter”, não “farmer”). Saber o que fazer e organizar os recursos disponíveis para fazê-lo continuamente, não como um projeto de start-up, mas na manutenção do dia a dia, são duas coisas muito diferentes. Resolvi sair da operação para participar somente do conselho da empresa. Me dedico hoje a iniciar projetos de alto impacto na sociedade e deixá-los de pé para que outra pessoa toque a rotina deles depois de criados.

Ajudar as empresas é uma maneira de atingir algo muito maior – mudar a economia do país fortalecendo o mercado interno por meio das pequenas empresas. De certa forma, com o livro e os cursos tenho conseguido isso. Acredito em um Brasil forte utilizando a internet para isso.

Os royalties do livro ou a receita obtida em palestra fica muito pequena frente ao que consigo impactar na sociedade por meio desse conhecimento. Isso é felicidade.

Lembra da frase “as pessoas não falham, elas desistem”? As pessoas desistem de alcançar a felicidade. Nunca desista. Ela é possível.

Obrigado.

Categoria

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

152 comentários

  1. Daniele Tenório em 13/07/18 às 17:22

    Eu li tudo, e a cada parágrafo eu ia pensando como substituir pela minha história, que foi muito diferente mas que chegou no ponto da bifurcação, onde a decisão para qual caminho seguir é crucial para a felicidade ou uma vida medíocre. Ainda estou empacada!!!

  2. Stevenlide em 16/01/20 às 02:21

    Cialis En Valencia Mexico Pharmacy Quando Cialis Non Funziona cialis no prescription Buy Plavix 75 Stop Propecia Trop Cher Provera For Sale Mastercard Accepted Low Price

  3. MatSype em 16/01/20 às 10:49

    Pills For You 24 Basket Htm generic 5mg cialis best price Kamagra Tabs Buy Sperm Count Online Cialis Generika Berlin

  4. Karon Graza em 22/01/20 às 08:37

    Very interesting information!Perfect just what I was searching for! “One man’s folly is another man’s wife.” by Helen Rowland.

  5. Reena Sherard em 22/01/20 às 08:50

    Hi would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S My apologies for being off-topic but I had to ask!

  6. Evita Liskai em 22/01/20 às 09:22

    Nice blog here! Also your website loads up very fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as fast as yours lol

  7. Melina Scalia em 30/01/20 às 15:52

    It is really a nice and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  8. How do negative interest rates work em 01/02/20 às 19:26

    Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

  9. Stock market forecast for next week em 01/02/20 às 20:44

    I have recently started a web site, the information you provide on this web site has helped me greatly. Thank you for all of your time & work.

  10. sse composite index em 01/02/20 às 21:36

    Great items from you, man. I have remember your stuff previous to and you are simply extremely magnificent. I really like what you’ve got right here, really like what you are stating and the way in which in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible. I cant wait to learn much more from you. That is really a wonderful web site.

  11. is a stock market crash imminent em 02/02/20 às 10:12

    Very interesting info !Perfect just what I was looking for! “Music is a higher revelation than philosophy.” by Ludwig van Beethoven.

  12. is household debt rising em 02/02/20 às 10:44

    I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this web site. I am hoping the same high-grade site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own website now. Really the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  13. donald trump nato press conference em 02/02/20 às 10:56

    I have not checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last few posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

  14. bitcoin crash today em 02/02/20 às 12:44

    I found your blog site on google and check a couple of of your early posts. Continue to keep up the superb operate. I simply extra up your RSS feed to my MSN News Reader. In search of forward to studying extra from you in a while!…

  15. stock market crash list causes em 02/02/20 às 13:04

    Good – I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

  16. bitcoin crash 2019 em 02/02/20 às 14:12

    Some genuinely nice and useful info on this website, too I conceive the design and style holds good features.

  17. Amazon is invading finance em 02/02/20 às 16:34

    Spot on with this write-up, I truly think this website needs way more consideration. I’ll most likely be once more to read much more, thanks for that info.

  18. chuck schumer and jeffrey epstein em 02/02/20 às 17:05

    Excellent items from you, man. I have take note your stuff prior to and you are just too magnificent. I really like what you have got right here, really like what you are saying and the way through which you assert it. You make it enjoyable and you still care for to keep it smart. I cant wait to read much more from you. That is really a tremendous site.

  19. bull market vs bear market history em 02/02/20 às 17:49

    Having read this I thought it was very informative. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself spending way to much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  20. Handy Akku Online Kaufen em 09/02/20 às 00:52

    I will immediately grasp your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me realize in order that I could subscribe. Thanks.

  21. Life coaching em 09/02/20 às 03:34

    I think other site proprietors should take this site as an model, very clean and excellent user friendly style and design, let alone the content. You’re an expert in this topic!

  22. stress management hypnosis em 09/02/20 às 09:54

    Great goods from you, man. I’ve consider your stuff previous to and you’re simply extremely excellent. I actually like what you have received right here, really like what you are stating and the way through which you say it. You make it enjoyable and you continue to take care of to stay it sensible. I can’t wait to read far more from you. That is actually a tremendous website.

  23. estúdio de gravação de jingle em 09/02/20 às 15:01

    you are really a excellent webmaster. The web site loading velocity is amazing. It sort of feels that you’re doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you have performed a magnificent process on this topic!

  24. Instagram Auto Liker em 09/02/20 às 15:24

    I cling on to listening to the newscast talk about getting free online grant applications so I have been looking around for the top site to get one. Could you tell me please, where could i get some?

  25. machine liker em 09/02/20 às 18:37

    I conceive this site contains very fantastic composed subject material posts.

  26. TikTok Likes em 09/02/20 às 22:58

    so much wonderful information on here, : D.

  27. I’m often to running a blog and i actually recognize your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your web site and keep checking for brand spanking new information.

  28. Apartamento Noroeste em 10/02/20 às 17:54

    Great ?V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

  29. Aluguel de Mesas e Cadeiras em 10/02/20 às 19:16

    I like this site its a master peace ! Glad I found this on google .

  30. c4 cellucor relatos em 11/02/20 às 00:13

    I beloved as much as you’ll receive carried out proper here. The caricature is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you want be delivering the following. in poor health unquestionably come further earlier again as exactly the similar nearly a lot frequently inside of case you shield this hike.

  31. bingo cams free spins em 11/02/20 às 19:54

    I like your writing style really loving this internet site.

  32. choker Halskette preiswert em 11/02/20 às 21:00

    An interesting discussion is worth comment. I think that you should write more on this topic, it might not be a taboo subject but generally people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  33. house for sale em 12/02/20 às 19:06

    Hello. impressive job. I did not imagine this. This is a remarkable story. Thanks!

  34. Brass Knuckles Vape em 12/02/20 às 23:29

    Great – I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs and related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

  35. Medical Marijuana em 13/02/20 às 01:43

    Oh my goodness! an incredible article dude. Thanks Nevertheless I’m experiencing situation with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting equivalent rss downside? Anybody who knows kindly respond. Thnkx

  36. Great post, you have pointed out some wonderful details , I likewise think this s a very good website.

  37. the misinformation effect em 13/02/20 às 13:11

    Some really excellent content on this internet site, appreciate it for contribution. “The spirit is the true self.” by Marcus Tullius Cicero.

  38. Sanctuary cities in Tennessee em 13/02/20 às 13:34

    I’ve read a few good stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to make such a fantastic informative website.

  39. Stock market indicators em 13/02/20 às 13:44

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this brilliant blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this website with my Facebook group. Chat soon!

  40. Gap between rich and poor em 13/02/20 às 14:56

    It’s really a nice and helpful piece of information. I’m happy that you just shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thanks for sharing.

  41. bordado jaleco em 14/02/20 às 09:55

    I likewise conceive therefore, perfectly composed post! .

  42. Managed Magento Hosting em 14/02/20 às 13:24

    Definitely, what a great blog and illuminating posts, I surely will bookmark your blog.Best Regards!

  43. Sonia Randhawa em 14/02/20 às 15:02

    Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to more added agreeable from you! However, how could we communicate?

  44. Rhetorical Analysis Essay Example em 15/02/20 às 00:15

    It’s actually a great and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  45. tema wordpress em 15/02/20 às 06:29

    Some genuinely nice stuff on this web site, I like it.

  46. Intel em 15/02/20 às 16:22

    I really appreciate this post. I’ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again!

  47. I conceive you have noted some very interesting points, thankyou for the post.

  48. e emagrecer rapido em 16/02/20 às 05:00

    Hi would you mind letting me know which webhost you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a honest price? Thanks, I appreciate it!

  49. site web em 16/02/20 às 14:35

    What i do not understood is actually how you’re not actually much more well-liked than you might be now. You’re so intelligent. You realize therefore considerably relating to this subject, made me personally consider it from a lot of varied angles. Its like women and men aren’t fascinated unless it’s one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. Always maintain it up!

  50. Project em 16/02/20 às 14:41

    Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  51. tree pruning round rock em 16/02/20 às 21:58

    I have been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i?¦m happy to show that I’ve a very excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much indisputably will make certain to do not put out of your mind this site and provides it a glance regularly.

  52. InventHelp Company News em 17/02/20 às 10:18

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  53. InventHelp Invention Service em 17/02/20 às 13:30

    Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So good to find someone with some original thoughts on this subject. realy thanks for beginning this up. this website is something that is needed on the net, someone with a bit originality. helpful job for bringing one thing new to the internet!

  54. InventHelp Corporate Headquarters em 17/02/20 às 19:30

    Very interesting subject , appreciate it for putting up.

  55. pinjaman peribadi islamik 2019 em 18/02/20 às 05:01

    Very interesting info !Perfect just what I was looking for!

  56. labuan companies act em 18/02/20 às 08:50

    F*ckin’ tremendous things here. I’m very satisfied to see your article. Thank you so much and i’m taking a look forward to contact you. Will you please drop me a e-mail?

  57. vs sertanejo mercado livre em 18/02/20 às 17:41

    Hello! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog. Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Cheers

  58. hello!,I love your writing so a lot! share we keep in touch more about your article on AOL? I require an expert on this area to unravel my problem. May be that’s you! Taking a look ahead to peer you.

  59. view em 19/02/20 às 05:39

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  60. torrentdosfilme em 19/02/20 às 10:54

    You can definitely see your expertise in the work you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. Always go after your heart.

  61. Giro de Notícias em 19/02/20 às 13:23

    You are my inspiration , I have few blogs and sometimes run out from to brand.

  62. series torrents hd em 19/02/20 às 17:41

    Magnificent site. Lots of useful info here. I am sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And certainly, thanks for your sweat!

  63. sherlock holmes books em 20/02/20 às 03:04

    Just wanna comment that you have a very decent web site, I like the design it actually stands out.

  64. Huge Discounts on Cloud VPS em 20/02/20 às 03:35

    I’m really loving the theme/design of your web site. Do you ever run into any browser compatibility issues? A couple of my blog readers have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this problem?

  65. ABC Turismo em 20/02/20 às 10:53

    You made some nice points there. I did a search on the subject and found most guys will approve with your site.

  66. Pattaya property em 20/02/20 às 13:29

    Today, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  67. WongQQ em 20/02/20 às 16:08

    Some genuinely interesting info , well written and broadly user genial.

  68. lina stores review em 20/02/20 às 18:28

    You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

  69. Sonia Randhawa em 20/02/20 às 19:11

    I am really impressed along with your writing skills and also with the structure to your blog. Is this a paid subject or did you modify it your self? Anyway stay up the excellent quality writing, it’s rare to peer a nice weblog like this one nowadays..

  70. soniarandhawa em 21/02/20 às 00:34

    I believe this website holds some real fantastic info for everyone : D.

  71. website link em 22/02/20 às 19:02

    I was recommended this website by means of my cousin. I’m no longer sure whether this publish is written by him as no one else know such targeted about my difficulty. You’re amazing! Thank you!

  72. Mr Vegas Casino UK em 23/02/20 às 09:06

    I have recently started a web site, the info you provide on this site has helped me greatly. Thank you for all of your time & work.

  73. laptop repairs northampton em 24/02/20 às 23:10

    I consider something truly special in this site.

  74. otimização de sites em 25/02/20 às 15:39

    Nice blog here! Additionally your site so much up very fast! What web host are you the use of? Can I get your affiliate hyperlink for your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol

  75. basics em 26/02/20 às 12:35

    I’ve been surfing online more than three hours lately, but I by no means discovered any attention-grabbing article like yours. It?¦s pretty price enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made just right content material as you probably did, the net will probably be a lot more helpful than ever before.

  76. Great post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very useful info specifically the last part 🙂 I care for such information much. I was looking for this certain info for a very long time. Thank you and best of luck.

  77. California em 27/02/20 às 14:14

    Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

  78. fortnite hack v bucks em 28/02/20 às 08:51

    But a smiling visitor here to share the love (:, btw outstanding design.

  79. Thanks – Enjoyed this update, is there any way I can receive an update sent in an email when you make a new article?

  80. Pg slot em 28/02/20 às 21:24

    I real happy to find this site on bing, just what I was looking for : D as well bookmarked.

  81. Pg slot em 29/02/20 às 04:56

    Youre so cool! I dont suppose Ive read something like this before. So nice to find someone with some original ideas on this subject. realy thanks for beginning this up. this website is one thing that is needed on the web, somebody with a little bit originality. useful job for bringing something new to the web!

  82. สล็อตออนไลน์ em 29/02/20 às 07:19

    Appreciate it for helping out, excellent info .

  83. Fernando Mcabier em 29/02/20 às 08:16

    Good write-up, I am regular visitor of one¦s blog, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a long time.

  84. mafia em 29/02/20 às 11:26

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  85. melhor pousada praia do rosa em 29/02/20 às 19:31

    Your place is valueble for me. Thanks!…

  86. InventHelp prototypes em 02/03/20 às 00:27

    I got what you mean ,bookmarked, very decent site.

  87. InventHelp New Store Products em 02/03/20 às 08:06

    Normally I don’t read post on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite nice article.

  88. patent InventHelp em 02/03/20 às 15:23

    Howdy are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any html coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  89. Marketing Agentur Berlin em 03/03/20 às 09:34

    Way cool, some valid points! I appreciate you making this article available, the rest of the site is also high quality. Have a fun.

  90. SoniaRandhawa em 03/03/20 às 14:27

    I was reading through some of your posts on this internet site and I believe this website is really instructive! Continue posting.

  91. pacific national funding reviews bbb em 05/03/20 às 06:26

    Howdy! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about this. I will forward this write-up to him. Fairly certain he will have a good read. Thank you for sharing!

  92. Shipping em 05/03/20 às 14:43

    I don’t unremarkably comment but I gotta state regards for the post on this amazing one : D.

  93. Asbestos Surveys em 06/03/20 às 11:46

    I want to convey my admiration for your kindness supporting men and women who require help on this one situation. Your special dedication to passing the solution around turned out to be certainly valuable and have continually permitted many people much like me to achieve their pursuits. Your informative advice signifies much to me and especially to my mates. Thanks a ton; from everyone of us.

  94. Health and Safety Consultants em 06/03/20 às 12:51

    I dugg some of you post as I thought they were invaluable invaluable

  95. computer screen repair shop near me em 06/03/20 às 14:50

    In this grand pattern of things you actually receive a B- just for effort. Where exactly you actually misplaced me was in the details. As people say, the devil is in the details… And it couldn’t be much more true in this article. Having said that, allow me reveal to you just what exactly did deliver the results. Your authoring is definitely incredibly persuasive and this is most likely why I am making the effort to comment. I do not really make it a regular habit of doing that. Next, whilst I can certainly see a jumps in reasoning you come up with, I am not certain of how you appear to connect your ideas that help to make your final result. For right now I will, no doubt subscribe to your point but wish in the future you link the dots much better.

  96. I like this blog so much, saved to fav.

  97. clinica para dependentes químicos em 06/03/20 às 22:49

    As I web site possessor I believe the content matter here is rattling fantastic , appreciate it for your efforts. You should keep it up forever! Good Luck.

  98. Instagram Auto Liker em 07/03/20 às 20:58

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you aided me.

  99. Sonirw em 08/03/20 às 13:17

    I conceive this internet site contains very excellent composed written content blog posts.

  100. location voiture em 09/03/20 às 03:59

    I always was concerned in this topic and stock still am, thankyou for putting up.

  101. Custom Boxes em 09/03/20 às 05:32

    You really make it appear so easy together with your presentation however I in finding this matter to be really one thing that I feel I might by no means understand. It sort of feels too complicated and very wide for me. I’m having a look forward to your next put up, I will try to get the hold of it!

  102. Watch reviews England em 09/03/20 às 13:44

    I was wondering if you ever thought of changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  103. plumbing maintenance em 09/03/20 às 18:02

    Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he just bought me lunch as I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thank you for lunch!

  104. apex legends down em 09/03/20 às 19:17

    I haven¦t checked in here for some time since I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I¦ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  105. บัตรเครดิต em 09/03/20 às 20:38

    Thanks for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do a little research on this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such wonderful info being shared freely out there.

  106. heating and cooling Charlottesville em 10/03/20 às 13:08

    You have brought up a very superb points, thankyou for the post.

  107. Lynchburg coffee em 11/03/20 às 00:07

    I am very happy to read this. This is the kind of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that’s at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.

  108. Study in Uganda em 11/03/20 às 07:12

    Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal. I must say you’ve done a superb job with this. Also, the blog loads super fast for me on Safari. Outstanding Blog!

  109. thiết kế bể bơi em 11/03/20 às 16:59

    I have recently started a blog, the information you provide on this website has helped me greatly. Thank you for all of your time & work.

  110. kitchen renovation em 11/03/20 às 18:10

    excellent post.Never knew this, thankyou for letting me know.

  111. WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. …

  112. above ground pool sand filter em 12/03/20 às 02:06

    I am very happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that’s at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.

  113. Hypnotherapy em 12/03/20 às 13:04

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

  114. Your place is valueble for me. Thanks!…

  115. InventHelp Office Locations em 13/03/20 às 03:22

    You have observed very interesting points! ps decent internet site.

  116. imóveis para alugar em Guarulhos em 13/03/20 às 19:15

    This really answered my drawback, thank you!

  117. imóveis a venda em Guarulhos em 13/03/20 às 20:48

    I’ve been absent for some time, but now I remember why I used to love this site. Thank you, I will try and check back more often. How frequently you update your website?

  118. inventhelp store em 14/03/20 às 02:40

    You are a very clever individual!

  119. vagas para supermercado em 14/03/20 às 06:55

    Rattling good information can be found on blog. “Preach not to others what they should eat, but eat as becomes you, and be silent.” by Epictetus.

  120. Greetings I am so happy I found your site, I really found you by error, while I was looking on Bing for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say thank you for a fantastic post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb job.

  121. serrurier à lausanne em 15/03/20 às 07:08

    Good day! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  122. You got a very wonderful website, Gladiola I noticed it through yahoo.

  123. photocopy machine rental selangor em 15/03/20 às 11:41

    I was curious if you ever thought of changing the structure of your website? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures. Maybe you could space it out better?

  124. I think this is among the most vital information for me. And i’m glad reading your article. But wanna remark on some general things, The web site style is perfect, the articles is really nice : D. Good job, cheers

  125. Teste Iptv em 16/03/20 às 18:47

    I love your writing style really enjoying this web site.

  126. wealth tax em 18/03/20 às 09:01

    I reckon something really special in this site.

  127. when household debt levels rise em 18/03/20 às 16:28

    F*ckin¦ amazing things here. I am very satisfied to look your article. Thank you a lot and i am looking forward to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?

  128. Manager em 18/03/20 às 18:41

    Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

  129. clínica de recuperação em 18/03/20 às 22:20

    I love it when people come together and share opinions, great blog, keep it up.

  130. Free Social Media Analysis Report em 19/03/20 às 00:56

    Some really nice and utilitarian info on this site, too I think the pattern holds excellent features.

  131. Australia em 19/03/20 às 06:54

    naturally like your web-site however you have to test the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I to find it very troublesome to inform the reality then again I will certainly come again again.

  132. Savita Bhabhi em 19/03/20 às 14:17

    I truly wanted to post a comment to express gratitude to you for those magnificent guidelines you are posting at this site. My prolonged internet search has finally been recognized with reliable facts and techniques to exchange with my colleagues. I would claim that we site visitors actually are really lucky to live in a wonderful website with many special people with good advice. I feel really fortunate to have discovered your site and look forward to plenty of more awesome minutes reading here. Thank you again for all the details.

  133. I just couldn’t depart your site prior to suggesting that I extremely enjoyed the standard info a person provide for your visitors? Is gonna be back often to check up on new posts

  134. pulseira metal em 19/03/20 às 18:35

    Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you helped me.

  135. UK em 20/03/20 às 06:10

    I was very pleased to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  136. SoniaRandhawa em 20/03/20 às 08:28

    I together with my guys ended up examining the best tricks found on your web blog then then came up with a terrible suspicion I had not expressed respect to the web blog owner for those techniques. The ladies ended up consequently passionate to study them and have absolutely been making the most of those things. Thanks for actually being quite considerate and also for opting for these kinds of incredible subject areas most people are really desperate to understand about. My sincere apologies for not saying thanks to earlier.

  137. Executive em 20/03/20 às 19:10

    I’m now not certain the place you are getting your info, but good topic. I must spend some time finding out much more or understanding more. Thank you for excellent info I used to be on the lookout for this information for my mission.

  138. SoniaRandhawa em 20/03/20 às 20:55

    Excellent website. Plenty of helpful information here. I am sending it to some buddies ans also sharing in delicious. And naturally, thanks for your effort!

  139. Sonia Randhawa em 21/03/20 às 00:48

    Some really superb blog posts on this site, appreciate it for contribution. “A man with a new idea is a crank — until the idea succeeds.” by Mark Twain.

  140. SoniaRandhawa em 21/03/20 às 01:43

    Thanks for all your efforts that you have put in this. very interesting information.

  141. Project em 21/03/20 às 04:22

    Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  142. shipping car prices em 22/03/20 às 02:02

    This is a very good tips especially to those new to blogosphere, brief and accurate information… Thanks for sharing this one. A must read article.

  143. check out the post right here em 22/03/20 às 15:41

    I have been absent for some time, but now I remember why I used to love this website. Thanks , I’ll try and check back more often. How frequently you update your site?

  144. гидра сайт em 24/03/20 às 08:32

    Spot on with this write-up, I truly assume this website needs far more consideration. I’ll probably be again to learn way more, thanks for that info.

  145. gzoooexiuh em 25/03/20 às 16:15

    dkrafyqvzldcrmvgdsjczokaakcivm

  146. Women'S Rehab Center em 26/03/20 às 19:20

    Outpatient Substance Abuse Near Me http://aaa-rehab.com Drug Rehab Centers Near Me http://aaa-rehab.com Inpatient Alcohol Rehab
    http://aaa-rehab.com

  147. geico auto and home insurance quotes em 28/03/20 às 06:24

    But wanna comment that you have a very nice internet site, I like the style it really stands out.

  148. indian visa application em 29/03/20 às 02:33

    I like the efforts you have put in this, thanks for all the great articles.

  149. hospedagem de site barata em 29/03/20 às 16:42

    fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  150. Torrent Series em 29/03/20 às 18:28

    fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  151. Torrent Series em 29/03/20 às 20:16

    Some truly fantastic info , Glad I noticed this.

  152. Health and Safety Management System em 29/03/20 às 21:52

    Thanks , I’ve recently been looking for information about this subject for ages and yours is the best I’ve discovered till now. But, what about the bottom line? Are you sure about the source?

Deixe um Comentário