Um outro dia por aí!

Outro dia fui jogar sinuca com um amigo meu. O pai dele era dono de bar, ou seja, ele praticamente nasceu em uma mesa de sinuca.

Resultado: de 4 partidas, ele ganhou as 4 de lavada. Não teve nem graça. O que aconteceu depois?

Parei de jogar com ele.

Isso me trouxe uma importante lição: não queira ganhar sempre. Dê a chance ao outro de estar certo também.

Pode parecer uma dica boba, mas muitos não sabem (ou sabem, mas não usam). Essa lição se aplica em muitos campos da vida.

Um deles é o campo da opinião.

Ao invés de dizer “isso é ruim“, diga “na minha opinião, isso é ruim“. Explique o porquê da sua opinião e tente entender o ponto de vista do outro, que acha aquilo bom.

A percepção de cada um sobre o mundo é diferente. Essa percepção é criada pelas experiências, valores, crenças, medos etc.

Dizer que algo não presta – de forma absoluta – te faz acreditar que o outro está errado. Daí começam os problemas de comunicação. A batalha para cada um provar que é a sua própria opinião que está certa.

Não há vencedores nesse jogo.

Quando você acredita que o outro está errado, você se sente poderoso. Você é o único certo e isso te faz bem. Você pode até “ganhar” a discussão fazendo o outro desistir de discutir, ou de jogar, mas dificilmente vai realmente convencê-lo sem entender as verdadeiras razões para a opinião dele.

Porém, comunicação não se trata de um vencer o outro, mas sim, os dois vencerem.

Ao contrário do jogo de sinuca, na vida, os dois podem ganhar o jogo se um respeitar a opinião do outro.

Há algumas palavras-chave aqui:
Tolerância para aceitar a opinião alheia;
Humildade para vencer o próprio orgulho;
Auto-conhecimento para entender porque a opinião do outro te incomoda tanto.

Sabe de alguém que precisa ler isso? Marque seu amigo aqui para que ele tenha a chance de reconhecer que é mais divertido jogar várias partidas do que ganhar uma ou duas.

  • Tiago Ribeiro

    Excelente dica Conrado, parabéns!

  • Jeff Moutinho

    Perfeito Conrado! Às vezes “um Respirar” resolve todo o problema e você tem a chance de ser tolerante e humilde. Você ficará mais forte e terá a oportunidade de ensinar ao outro em silêncio!
    Forte Abraço meu Irmão!

  • http://www.eufalofrances.com.br/ Luciano Rezende

    muito bom Conrado

  • Márcio Aurélio

    É facil dizer que aquela pessoas estar errada, mais devemos entender que existe uma outra pessoas do outro lado, com ideias, pensamentos e achar também que vc tbm pode estar errado, o respeito realmente sempre deve estar em volta de qualquer discussão. Meus parabéns Conrado!!!