Um outro dia por aí!

Outro dia fui jogar sinuca com um amigo meu. O pai dele era dono de bar, ou seja, ele praticamente nasceu em uma mesa de sinuca.

Resultado: de 4 partidas, ele ganhou as 4 de lavada. Não teve nem graça. O que aconteceu depois?

Parei de jogar com ele.

Isso me trouxe uma importante lição: não queira ganhar sempre. Dê a chance ao outro de estar certo também.

Pode parecer uma dica boba, mas muitos não sabem (ou sabem, mas não usam). Essa lição se aplica em muitos campos da vida.

Um deles é o campo da opinião.

Ao invés de dizer “isso é ruim“, diga “na minha opinião, isso é ruim“. Explique o porquê da sua opinião e tente entender o ponto de vista do outro, que acha aquilo bom.

A percepção de cada um sobre o mundo é diferente. Essa percepção é criada pelas experiências, valores, crenças, medos etc.

Dizer que algo não presta – de forma absoluta – te faz acreditar que o outro está errado. Daí começam os problemas de comunicação. A batalha para cada um provar que é a sua própria opinião que está certa.

Não há vencedores nesse jogo.

Quando você acredita que o outro está errado, você se sente poderoso. Você é o único certo e isso te faz bem. Você pode até “ganhar” a discussão fazendo o outro desistir de discutir, ou de jogar, mas dificilmente vai realmente convencê-lo sem entender as verdadeiras razões para a opinião dele.

Porém, comunicação não se trata de um vencer o outro, mas sim, os dois vencerem.

Ao contrário do jogo de sinuca, na vida, os dois podem ganhar o jogo se um respeitar a opinião do outro.

Há algumas palavras-chave aqui:
Tolerância para aceitar a opinião alheia;
Humildade para vencer o próprio orgulho;
Auto-conhecimento para entender porque a opinião do outro te incomoda tanto.

Sabe de alguém que precisa ler isso? Marque seu amigo aqui para que ele tenha a chance de reconhecer que é mais divertido jogar várias partidas do que ganhar uma ou duas.

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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13 comentários

  1. Tiago Ribeiro em 21/04/17 às 10:42

    Excelente dica Conrado, parabéns!

  2. Jeff Moutinho em 21/04/17 às 10:45

    Perfeito Conrado! Às vezes “um Respirar” resolve todo o problema e você tem a chance de ser tolerante e humilde. Você ficará mais forte e terá a oportunidade de ensinar ao outro em silêncio!
    Forte Abraço meu Irmão!

  3. Luciano Rezende em 21/04/17 às 13:45

    muito bom Conrado

  4. Márcio Aurélio em 21/04/17 às 15:19

    É facil dizer que aquela pessoas estar errada, mais devemos entender que existe uma outra pessoas do outro lado, com ideias, pensamentos e achar também que vc tbm pode estar errado, o respeito realmente sempre deve estar em volta de qualquer discussão. Meus parabéns Conrado!!!

  5. Márcio Santos em 01/05/17 às 20:29

    Lição difícil, porém palpável com certo esforço!

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  6. Carlos Éder Kanak em 05/07/17 às 21:00

    sempre F…A! 😀

  7. Fernando MV em 14/03/18 às 17:40

    Muito bom! Afinal algumas vezes se ganha e outras se perde.. e se manter na competição é o mais importante…
    Gostaria de pedir um artigo com a visão do marketing digital sobre outras mídias como a comunicação visual, radio e tv.

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