Você faz até chegar lá?

Para” e “até”. Você sabe qual é a diferença dessas duas palavras?

Muitas vezes eu me deparo com pessoas falando que estão fazendo coisas PARA chegar até onde querem. Eu sempre fico confuso, sempre me questiono se o correto por ter um pensamento contrário a esse não sou eu. Eu ando, ando, ando e não saio do lugar com esse questionamento. Na minha visão eu não faço nada para chegar até um lugar, eu faço qualquer coisa até chegar onde eu realmente quero. Isso tem a ver com foco e com determinação. E nada mais.

Todas as pessoas que fazem o que for necessário até chegar onde realmente querem, sempre serão bem-sucedidas em sua jornada. Agora quem faz algo – e muitas vezes dispersa seu caminho com a falta de foco – para chegar até onde desejam, com certeza, irão desistir na metade do caminho por falta de determinação e lealdade ao que estão comprometidos. Se é que estão comprometidos mesmo…

Quantas vezes você tentou?

Em 1989 eu decidi tentar entrar no ITA, o Instituto de Tecnologia em Aeronáutica, então eu comecei a estudar muito, de forma insana. Passou 1990, eu não entrei, em 1991, muito menos, mas em 1992 o que eu tanto tinha me esforçado tinha valido a pena. Uma vez encontrei com uma pessoa que também tentou entrar, porém em sua primeira negativa ele desistiu. Disse que não era pra ele porque era muito difícil.

É sobre essa história que sabemos definir o PARA e o ATÉ. Se gostou, viraliza! 😉

  • Ananias Santos

    Muito bom Conrado sempre um grande profissional tenho aprendido muito com você meu líder