Você percebeu o que aconteceu com o marketing?

O digital realmente tomou conta do cenário de marketing em todas as esferas. O que começou com uma “brincadeira dos meninos da internet” na pequena empresa, tomou de assalto as corporações. Kotler ter falado que, se tivesse iniciado a sua jornada nos dias de hoje, teria começado pelo digital foi lindo.

Mas não é só isso. O próprio digital está mudando. Os conceitos undergrounds estão se mostrando muito eficientes para pequenas empresas e profissionais liberais. Conceitos como:

– criação e relacionamento com a lista para descobrir de maneira mais profunda necessidades e desejos do consumidor, para daí criar uma oferta perfeita é vender muito mais. Esse é um conceito antigo, mas agora está realmente atingindo as empresas. Mesmo sem ter que fazer anos e anos de faculdades e cursos de MBA, essas empresas estão gerando resultados reais!

– O “produzir para vender” dando lugar ao “vender para produzir”. Eu falei isso em 2007 em uma palestra para a Endeavor o/
– dar conteúdo de valor antes de tentar vender para gerar credibilidade (capital social) antes de transformar credibilidade em dinheiro (capital financeiro). Outro conceito antigo que só agora está sistematizado para a pequena empresa;

– “anúncio não foi feito para vender”, mas sim atrair um interessado para um zona de engajamento por meio de “colas sociais” (conteúdo de qualidade e persuasivo para matar objeções e valorizar o produto ou serviço vendido posteriormente). Isso reverterá totalmente o trabalho das agências nos próximos anos;

– “a melhor maneira de encontrar seu consumidor é ser encontrado por ele”, mostrando que é importante ter uma presença digital abrangente para que o consumidor encontre você ou sua empresa quando for procurar por uma solução para seus problemas. Outro ponto que fará as agências se reposicionarem por meio do “marketing por conteúdo”;

– associação de produtos digitais a serviços e produtos físicos como forma de aumento de lucratividade da empresa e do profissional liberal. Os famosos “infoprodutos” ainda vão chegar muito mais longe do que se pensa. Vai virar estratégia de penetração de mercado, tática de criação de lista de clientes e muito mais;

– novas profissões como copywriter, gerente de lançamentos, gerente de afiliados e pelo menos mais umas dez. Uma nova economia vai surgir dessas profissões e profissionais das mais diversas áreas (redação publicitária, por exemplo) vão ter que se reinventar;

– pessoas faturando múltiplas vezes mais do que empresas por meio da venda legítima de conhecimento. Independente do que você ache disso, é importante olhar com a frieza necessária para analisar o que está acontecendo. Sem juízo de valor, mas sim com um olhar de um cientista diante de um fenômeno natural. Entenda as causas, mas não julgue, apenas observe;

– profissionais que não fizeram faculdade de marketing nem administração nem nada que o valha gerando centenas de milhares, milhões, e ajudando outras empresas e profissionais também com muito poucos recursos a também terem resultados impressionantes;

Você está percebendo que em 2 ou 3 anos o marketing vai mudar muito? Que novos métodos vão tornar os antigos obsoletos? Que haverá uma nova leva de referências nesse novo modelo?

Conselho: passe a observar tudo com mais atenção e cuidado para não fazer julgamentos precipitados.

  • Rafael Paulino

    Conrado, parabéns por esse post. Um dos melhores que vi até hoje sobre a mudança acelerada da economia moderna. Essa mudanças realmente serão muito rápidas e estou muito atento à essas tendências. Me impressiona que pessoas que geram conteúdos podem gerar mais resultados que empresas de médio porte. Já li seu livro 3 vezes e iniciarei a 4ª vez com um estudo cada vez mais detalhado de estratégia para iniciar um projeto de geração de conteúdo na internet. Obrigado!!!

  • Gabriel Mourão

    Excelente!

  • Alvaro Domingues

    Interessante. Fico pensando que muita gente mesmo atingida duramente por este processo de mudança não consegue enxergá-lo. É como na idade da pedra dizer que o fogo era uma moda passageira.

  • Negócios Que Rendem

    Excelente post!

    Uma visão imparcial dos acontecimentos… e do que ainda está por vir.

    E viva a nova economia!

    Abraços

  • Fabinho RJ

    Conteúdo revelador e que nos faz querer se antecipar ao que virá. Fiquemos de olhos holisticamente abertos.

  • Roberto Travassos

    Bem colocado.

  • Fernando MV

    Antes de tudo é necessário direcionamento estratégico, conteúdo eficiente e comunicação visual atrativa!