Você sabe medir retorno sobre investimento no Facebook?

O Facebook hoje é a festa mais cheia. E é lógico que é lá que você quer estar, porém, não tem muita ideia de como fazer isso. Você já deve ter percebido que fazer anúncios, os Facebook Ads, nem sempre traz o melhor resultado. E o pior, você não tem ideia de como medir o retorno que um anúncio trouxe. Vou ensinar uma técnica para você medir o resultado e melhorá-lo cada vez mais.

Vou ensinar você a medir o retorno sobre o investimento que um post do Facebook trouxe para você.

Inicialmente é importante que você tenha uma conta no Google Analytics. Isso é fundamental. Se não tem ainda, crie uma e comece a mexer no GA (Google Analytics). Você não pode controlar um negócio ou investir um tostão sequer sem ter uma visão clara do que está acontecendo com ele. Sem um ferramenta de métricas é como se você estivesse de olhos vendados guiando um carro a 200 km/h em uma estrada cheia de curvas. Não há chance de isso dar certo.

Uma vez que você tenha uma conta no GA, você criará campanhas. Para cada link que você postar em um post de Facebook apontando para o seu site ou blog (isso serve para links em e-mails também), você vai, após a URL normal, acrescentar alguns parâmetros.

Por exemplo, a URL www.conrado.com.br/planob, para a qual um link em um post sobre o meu livro “Você já tem um Plano B?” aponta, no post irá virar http://conrado.com.br/planob/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob.

Esses parâmetros finais da URL (?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob) não precisam estar na URL existente no seu site, ou seja, a URL do seu site continuará sendo http://conrado.com.br/planob, porém, quando um usuário clicar no link http://conrado.com.br/planob/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob, ele será remetido normalmente para a URL http://conrado.com.br/planob.

Esses parâmetros que escrever na URL podem ser criados na ferramenta criador de URL do Google.

Quando soltar o post no Facebook na sua fan page, algumas pessoas irão clicar outras não. Você estará medindo por enquanto um espaço amostral. Você poderá, inclusive, criar a sua URL e encurtá-la com um bit.ly (isso lhe ajudará a medir a quantidade de cliques em tempo real).

Faça 3 ou 4 posts e, para cada um tenha uma campanha. Por exemplo, post1-facebook-planobpost2-facebook-planobpost3-facebook-planob. Com esse acompanhamento de campanha, você verá no GA em tempo real, qual campanha está lhe trazendo a maior quantidade de cliques e poderá ver também qual está tendo a maior quantidade de conversões (desde que tenha configurado as conversões no GA, o que é fundamental para entender que campanhas têm gerado conversões e quais não têm).

Uma vez que saiba qual post teve melhor resultado, porque está mensurando o bit.ly, o tráfego em tempo real no GA e a quantidade de conversões por campanha também no GA, você saberá exatamente qual post promover na sua fan page. Posts promovidos costumam dar muito certo, principalmente se são posts de conteúdo útil para a sua base de fãs.

Uma vez que esteja promovendo o post, você está investindo dinheiro em comunicação. Agora é essencial que monitore conversões realizadas e o quanto de dinheiro que cada post lhe trouxe. Com as conversões configuradas corretamente no GA, isso será fácil (para algumas empresas será mais fácil do que para outras). Agora você tem em mãos o quanto gastou e o quanto gerou de receita por meio do post, tudo o que você precisa para calcular o ROI do post na sua fan page.

Na imagem a seguir, você pode ver a quantidade de visitas que cada campanha (no caso, campanhas de e-mail) trouxeram para o meu site

Veja que para essa meta específica que eu configurei, o tráfego direto no meu site me traz uma taxa de conversão muito maior (34,57%), mas a minha lista no MailChimp (19,86%) me traz uma taxa de conversão maior do que a minha lista da Aweber (6,38%). O link que essas pessoas que converteram na meta receberam no e-mail foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=[nome da campanha].

Veja na imagem abaixo alguns links de campanhas e sua taxa de conversão para uma determinada meta que foi configurada.

Para essa meta específica, a campanha que mais me trouxe retorno foi a campanha enviada para a minha lista que está no Mailchimp. O link que essas pessoas receberam foi: http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=news-conrado-blog-mailchimp.

A segunda campanha que mais converteu nessa minha meta definida foi a pesquisa-curso-dezembro. O link que as pessoas receberam nesse caso foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro, que foi enviado para a minha lista do MailChimp, mas também foi o http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=aweber&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro que foi enviada para a minha lista da Aweber.

Também fiz essa mesma campanha no Facebook, em que o link foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro. Os 3 links dos três meios de divulgação reunidos me deram uma taxa de conversão de 3,99%.

Não mostrei aqui a receita por cada conversão, mas seria a próxima coluna. Configurando a receita por conversão saberá quanto cada campanha (que pode ser feita por post, como já vimos) você saberá quanto gastou na promoção do post e quanto ganhou com a campanha.

A rentabilidade é uma consequência direta do monitoramento do resultado. Se você quer se tornar mais lucrativo, siga essas dicas.

Gostou? Comente abaixo e diga o que achou 🙂

 

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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25 comentários

  1. Noel Reis em 02/01/13 às 13:22

    Conrado, sempre Conrado trazendo novidades. Feliz 2013 irmão.

  2. Saullo Oliveira em 03/01/13 às 16:02

    Conrado,

    Essa forma de monitorar as fontes utilizando o Google Analytics é realmente muito boa. Não sei por que ainda não tinha utilizado para o Facebook rsss.

    A partir daí, para continuar analisando o que o visitante faz dentro da landing page, o que você utiliza? Eventos do GA?

    Abraço

  3. Mirthes Marinho em 07/01/13 às 07:26

    Olá Conrado, não sou da área, mas por fazer parte de uma empresa júnior e ter sido alocado para o departamento de marketing, venho buscando insumos para desenvolver um bom trabalho, pois me propus a esse desafio, logo, a cada dia converto-me em sua fã mais e mais. Seus posts são dicas singulares, claras e objetivas. Conteúdo sempre excelente! Parabéns!

  4. Edson Cavalcante Junior em 07/01/13 às 10:47

    Impossível não ler isso. Muito bom Conrado!

  5. Vanessa em 07/01/13 às 20:27

    Fantástico!!! Vou experimentar sim…

  6. adriana em 10/01/13 às 15:19

    Olá!
    Conrado,
    Eu criei o link, segue abaixo, porém não entendi direito.
    Eu terei de publicar este link no facebook, é isto?
    http://www.lojawirth.com.br/?utm_source=utm_source%3Dgoogle&utm_medium=utm_medium%3Dbanner&utm_term=utm_term%3D&utm_content=utm_content%3Dpromo%C3%A7%C3%A3o&utm_campaign=utm_campaign%3D50%25off

    Origem campanha: utm_source=google

    Mídia da campanha:utm_medium=banner

    Termo da campanha:utm_term=calçados

    Conteúdo da campanha:utm_content=promoção

    Nome da campanha: utm_campaign=50%off

    Obrigada,
    Adriana

  7. Carlos em 15/01/13 às 10:11

    Não entendi muito bem, depois que gerar o link onde eu coloco o link. se eu for fazer um post de uma campanha no facebook, ele só vai pegar a imagem. Ou vou ter que criar um campanha em html e gerar lá no GA?

  8. João em 21/01/13 às 21:37

    não sei como usar mais lhe acompanho a muito tempo vindo de vc deve ser maravilhoso um abraço João

  9. Ana Rosas em 23/01/13 às 09:22

    Tudo ainda é muito novo para mim e tenho muito que aprender e entender. Suas dicas tem me ajudado muito. Obrigada.

  10. Patricia Chiacchio Okamoto em 27/01/13 às 01:35

    Muito bom!!! Ótimas dicas!!!

    Como sempre surpreendendo!!!

    Obrigada Conrado!!!

  11. Simone Santos em 09/02/13 às 08:48

    Parabéns! Divulguei entre meus amigos do Facebook, vc merece esta divulgação.

  12. J. Flavio Stürmer em 13/02/13 às 07:39

    Realmente é uma dica muito valiosa. Ainda estou lendo o E-book Plano B e logo, logo passarei a utilizar todo esse aprendizado.
    Parabéns.

  13. Geraldo Jr em 21/02/13 às 07:59

    Olá Conrado. Mais uma vez, parabéns pela qualidade do conteúdo e por ofertar tantos valores.
    Gostaria de saber (acho que você já falou isso em outro post) se o Google cobra para se criar uma conta no GA; também, pode ser como pessoa física? Ou tem que ser algum tipo de personalidade jurídica?
    Um abraço, tenho certeza de que vou adquirir um dos seus cursos logo, logo.

  14. Ramon Thurler Palomo em 27/03/13 às 12:44

    Muito bom! Sempre aplico isso nas minhas campanhas de email, pois também uso o MailChimp e ele, inclusive, já nos dá essas estatísticas em relação à taxa de abertura e links clicados. Mas nunca pensei em usar para os posts no Facebook. Ótimo isso!

  15. adriano em 09/04/13 às 16:26

    excelente post vou usar as dicas para meu site de telemensagem http://www.portaltelemensagem.com.br para ver o resultado obrigado.

  16. Mauricio em 08/05/13 às 11:08

    Sou corretor independente, tenho este site e um Blog estou estudando
    uma forma de divulgação, ja tinha a idéia do conteudo so confirmei com suas informações porém ainda tenho que implementar, talves no Blog e a informação acima era tudo que precisava. Falta aprender a fazer, mas não deve ser difícil embora não seja muito entendido com as ferramentas do Google. Valeu e muito sua dica. Quando tiver os primiros resultados reportarei. Abraços e sucesso ( estou acompanhando).

  17. RICARDO NESPOLI em 13/05/13 às 11:56

    Conrado, olá !!
    Muito bom, estou começando a me aprofundar em midia digital e suas informações sevem de parametro para me orientar, abraços !

  18. Antonio Meirinho Rodrigues em 15/05/13 às 12:16

    Que bacana não conhecia essas possibilidades, obrigado Conrrado por compartilhar esses conhecimentos tão importantes com a gente. Estou lendo seu livro Plano B é fantástico. Muito sucesso.

  19. Hugo Ferreira em 17/05/13 às 08:46

    És o maior Conrado!!!

    Vou estar no teu 1º curso 8p’s em Portugal.

    Abraço,

    Hugo Ferreira

  20. Ivanilde em 18/05/13 às 13:50

    Google cobra para se criar uma conta no GA; também, pode ser como pessoa física….
    Não entendi muito bem, depois que gerar o link onde eu coloco o link. se eu for fazer um post de uma campanha no facebook, ele só vai pegar a imagem. Ou vou ter que criar um campanha em html e gerar lá no GA.
    Desde já agradeço as dicas,estou começando agora a mi dedicar mais a NET e tentar entemder melhor estas ferramentas,e você ta de parabéns pelas explicações bem claras..

  21. André em 17/07/13 às 09:46

    Excelente conteúdo!!! Muito obrigado por compartilhar!!!

  22. Cleuza em 22/08/13 às 16:56

    Olá Conrado.
    Não perco nenhuma de suas publicações e sei que têm alto valor. Mas tenho que confessar minha ignorância. Lamentavelmente não entendi muita coisa, mas vou seguir o passo-a-passo e ver se consigo colocar em prática. De toda forma, muito obrigada por sua disposição em compartilhar tanto conhecimento conosco.

  23. Gina Carvalho em 27/09/13 às 15:43

    Ainda, ñ tenho site, blog.
    Quanto ao conteúdo, fiquei boiando literalmente, quase me afogo rsrs.

    Muito obrigada

    Muita Luz!
    Gina Carvalho

  24. Jefferson Guillen em 01/11/13 às 12:31

    Conrado mais uma vez parabéns. God Bless you

  25. Graça Xavier em 27/03/14 às 14:42

    Uma super-aula de um super-mestre.
    Parabéns!

    Graça Xavier

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