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Breve análise de mkt digital gratuita – 1ª empresa – www.cuidardeidosos.com.br

Olá, amigos,

O tempo me impediu de analisar uma empresa por dia a partir do dia 1º. Tive que adiar para hoje dia 08 (na realidade, já é dia 09, mas como eu não dormi ainda, para mim ainda é dia 08).

O site que escolhi foi o http://www.cuidardeidosos.com.br/.

Uma bela proposta em tempos que os idosos não são muito olhados pela sociedade. Nem sempre foi assim.

Há alguns séculos a vida era muito mais vagarosa. Dezenas de anos se passavam e nada de muito novo acontecia. Uma peste aqui, um terremoto acolá, mas não havia muita novidade no mundo. Isso, antes da tecnologia invadir nossas vidas.

Naquele tempo, que o mundo só se apresentava realmente diferente depois de várias gerações, o idoso era quem tinha mais conhecimento das regras de como tudo funcionava. Ele era quem sabia, por meio da sua experiência, o que dava certo e o que dava errado. Era valorizado.

Hoje em dia o cenário é outro. As mudanças ocorrem de um dia para o outro. O idoso, que guarda a experiência do tempo, já não mais se adapta facilmente às mudanças pois elas ocorrem muito depressa. A valorização está no mais adaptável às mudanças, não aos que tem a experiência ou competências que não servem mais para servir esse ente maior chamado “mercado”. O idoso é visto praticamente como um pária, alguém que só toma tempo, ao invés de ser “produtivo”.

O site cuidardeidoso.com.br nos traz a proposta de ensinar às pessoas a cuidar de idosos, seja de parentes, seja por profissão.

O site tem conteúdo em HTML, o que é bom para os buscadores. As URLs estão amigáveis, o que é ótimo também, se bem utilizadas. Digo “se bem utilizadas”, porque é importante uma URL amigável, porém, com as palavras-chave corretas.

Por exemplo, um site de uma clínica de cirurgia plástica, deve ter as palavras “cirurgia plastica” em todas as URLs, não o nome do cirurgião, por exemplo.

No caso do site analisado, as URL estão amigáveis e as palavras-chave estão corretas, porém, muito genéricas.

Por exemplo: a página http://www.cuidardeidosos.com.br/secoes/alzheimer/ tem uma URL amigável para a palavra-chave “alzheimer”, porém, ela é muito genérica.

Pesquisando nas ferramentas de palavras-chave do Google, vemos que algumas outras palavras menos genéricas também são procuradas, como:

“Alzheimer sintomas” – com uma média de 2.400 buscas por mês no Google

“mal de Alzheimer sintomar” – com uma média de 1.300 buscas por mês

“Alzheimer tratamento” – com uma média de 1.000 buscas por mês

“mal de ausaimer” – com uma média de 480 buscas por mês (nomes escritos errados costumam ser muito digitados para palavras difíceis. A solução para ter essa palavra no site é ter um glossário com “ausaimer – ver Alzheimer”).

Deveria existir uma página para cada uma dessas palavras. Por exemplo, uma página

http://www.cuidardeidosos.com.br/secoes/alzheimer/alzheimer-sintomas

É importante que o site tenha uma fonte um pouco maior do que a média, dado que um público que pode acessar o site é o próprio idoso pesquisando sobre algum sintoma que ele tenha.

Os textos que vem acompanhados de fotos deveria estar inteiro. Não devemos exigir do usuário do site que intua sobre o que se trata o texto ou tenha que clicar para descobrir.

Outro ponto importante é que muitas vezes a pessoa não procura pela doença, procura pelos sintomas. Seria interessante se o site tivesse uma lista de sintomas. O site BitCão, destinado a materiais de adestramento de cães tem uma lista de “sintomas” bem completa e que cumpre muito bem o seu papel. Veja a lista “selecione um problema” do lado esquerdo inferior.

Com relação aos vídeos, eu os colocaria no YouTube e embedaria no site. Não utilizaria player próprio. É importante, ao colocar os vídeos no YouTube, otimizar o próprio vídeo para que fique bem colocado nas palavras-chave que o vídeo trata. Colocar a palavra-chave no título do vídeo, no nome do arquivo e na descrição do vídeo, no mínimo.

A página principal precisa de um redesign. A sua diagramação não faz com que o olhar se foque em um lugar por vez. Aumentar as fotos, aumentar a fonte, deixar os textos mais fáceis de ser visualizados, talvez trabalhar com ícones para facilitar a comunicação.

Esse é um site que a usabilidade é um fato crítico. Textos justificados na web não ficam bons. Prejudica a harmonia do layout.

Essa é a minha breve análise. O site traz uma ideia sensacional e que todos deveriam conhecer. Quem sabe, assim, o Brasil não entenda que o fato do idoso não entender de novas tecnologias como os mais jovens e nem estar em idade “produtiva” (entenda-se por “produtiva” servir o mercado), não é motivo para maltratá-lo.

O idoso de 80 anos tem algo que nenhum menino de 20 tem, 60 anos de experiência de algo que se chama vida e que tentamos aprender a todo o momento. A tecnologia é só uma parte, bem pequena (ou deveria ser) desse bem maior que se chama viver.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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5 comentários

  1. Rafael Cavalcanti em 16/12/10 às 12:32

    Uma beleza de análise, ancioso para chegar a análise do site que criei.

    Abraços Conrado!

    @rafahenr

  2. Marcelo Alves em 14/01/11 às 10:53

    Muito bacana essa análise. Gostaria de compartilhar um conteúdo interessante para nós que trabalhamos com o mundo digital. É uma pesquisa que mostra os números da internet em 2010
    http://www.marcelo-alves.com/72dpi/2011/01/veja-os-numero-da-internet-no-mundo-em-2010/

  3. Tiago Curcio em 17/04/11 às 22:07

    Boa análise Conrado!
    Valeu pelas dicas e observações!

  4. Tchê Inverno em 10/02/12 às 13:30

    Muito legal a análise. Gostaria se possível que analisasse essa empresa roupas de frio gostaria de algumas dicas.

  5. Substance Abuse Treatment Near Me em 26/03/20 às 00:15

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