Dentista em um consultório odontológico

Como atrair clientes para clínica odontológica

Atrair clientes em uma clínica odontológica é importante para que o negócio se mantenha ao longo do tempo e consiga crescer. 

Ao estabelecer estratégias e processos para atrair novos clientes, sua empresa não fica dependente da indicação de clientes e nem mesmo refém das sazonalidades. 

E, assim como qualquer outro negócio, existem técnicas que podem trazer muitos clientes de forma bastante eficiente para sua empresa. Além disso, estabelecer um processo para gerar mais conversões junto a esses clientes atraídos também é essencial. 

Mas não se assuste que tudo isso não é difícil. Confira o detalhamento de um processo para atração de clientes que preparamos neste artigo e comece logo a implantar na sua empresa para conquistar novos clientes.

Crie um processo de vendas

Está achando estranho iniciarmos este artigo falando sobre criar um processo de vendas, enquanto o seu desejo é atrair clientes? Não seria mais lógico falar em técnicas de marketing para isso? 

Este pensamento é bastante comum quando empresários buscam por atração de clientes, seja para clínica odontológica ou para outros tipos de serviços. 

Porém, as estratégias de marketing são apenas uma engrenagem de um conjunto de engrenagens que fazem uma empresa não apenas divulgar o seu negócio, mas sim atrair pessoas realmente interessadas por ele e criar as condições ideais para atendê-los com o objetivo de aumentar a taxa de conversão.

Por que criar um processo de vendas é fundamental para atrair clientes

Saber como atrair clientes não pressupõe apenas entender estratégias de publicidade. Você precisará dominar informações estratégicas a respeito do seu negócio para realmente atrair mais interessados e que essas pessoas sejam qualificadas para virar clientes

Por exemplo: você entende qual mídia (ou fonte de tráfego) é a mais adequada para atrair cliente em clínicas odontológicas? Se você apostar na mídia errada, poderá ter resultados abaixo do esperado. 

Outra informação relevante é entender quem são os seus clientes ideais. É fundamental traçar o perfil do seu público-alvo para atingir as pessoas certas em suas ações. 

Além disso, é de suma importância planejar como os clientes atraídos receberão os primeiros atendimentos e de que forma você ou sua equipe (como uma secretária, por exemplo), poderá otimizar as conversões. 

Tudo isso é fundamental para sua clínica planejar a atração de clientes. Até porque, seu objetivo será realizar vendas para essas pessoas, não é mesmo? 

Processo para atrair clientes para clínica odontológica 

Agora que já entendemos por que ter um processo de vendas é importante para atrair clientes e gerar mais vendas na sua empresa, veremos a seguir o passo a passo para criar um processo com este objetivo especificamente para clínica odontológica. 

1. Defina sua principal fonte de tráfego

Fonte de tráfego é a mídia pela qual você irá atrair clientes. É uma escolha muito importante para que seu processo de atração de clientes dê certo. Se você utilizar a fonte de tráfego errada, seu público-alvo não será atingido com a campanha

Normalmente negócios de necessidade como a odontologia perfumam muito bem em estratégias de tráfego pago no Google. Como você possivelmente já saiba, o Google é uma ferramenta de busca. E, diariamente, pessoas procuram por serviços odontológicos perto delas por essa ferramenta.

Mais adiante, você verá que essa não será a única fonte de tráfego do seu processo. Porém, como estratégia inicial, você fará anúncios para palavras-chaves relacionadas ao seu negócio odontológico (por exemplo: dentista na cidade x; tratamento x; etc.).

Além de efetuar anúncio no Google com a seleção das palavras-chave , é crucial cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio

2. Tenha uma 2ª fonte de tráfego

Clínicas de odontologia, além de serem um negócio de necessidade (ou seja, oferece uma solução que seu cliente inevitavelmente precisa, como solucionar dor nos dentes, por exemplo), esse tipo de negócio também figura como um negócio de oportunidade. 

Negócios de oportunidades são as empresas que oferecem uma solução pela qual o consumidor não necessariamente precisa daquilo, mas pode desejar ter a partir de um estímulo. 

E, justamente por isso, você também poderá trabalhar com uma 2ª fonte de tráfego. Nesse caso, um perfil na rede social Instagram com um conteúdo que elimine dúvidas da sua audiência, compartilhe resultados, depoimentos e demonstre possibilidades com o seu serviço, fará esses seguidores desejarem o seu trabalho. 

Essa fonte de tráfego será um apoio à sua estratégia principal de atração pelo Google. Porém, com o passar do tempo você poderá investir em anúncios que explorem desejo e demonstrem uma oportunidade, dentro dessa rede.   

3. Direcione os interessados para uma página de cadastro

As pessoas que serão atraídas pelo anúncio realizado no Google, ao clicar nele, deverão ser direcionadas para uma página de cadastro. Essas páginas são chamadas de landing page. Não são sites tradicionais. Elas têm o objetivo de dar informações pontuais e disponibilizar um formulário para que o usuário digite seus dados.

Com isso, os interessados que preencherem o formulário da página se transformarão em leads (contatos de pessoas que demonstram interesse pelo seu serviço).  

É importante você ter um sistema para gerenciar o recebimento, armazenamento e atividades que serão realizadas com esses leads. Por isso, não deixe de investir em um CRM

Quando o interessado finalizar o cadastro dos seus dados, a página deve direcionar para uma nova página, que é chamada de “página de obrigado” no marketing digital. Essa página poderá ter orientações e informações relevantes, inclusive em vídeo com o profissional, para gerar credibilidade e autoridade

4. Entre em contato com o interessado

Peça à sua equipe, que poderá ser um(a) secretário(a) para contatar os interessados que se cadastram e entram no seu CRM. 

É importante que essa equipe entre em contato diversas vezes com o interessado até conseguir conversar com ele. Orienta-se ao menos 8 tentativas antes de arquivar o lead para um contato futuro.

Você poderá fazer contatos tanto por ligação telefônica, quanto por mensagens de WhatsApp. Veja abaixo duas sugestões de artigos com um material completo sobre as duas formas de abordagem. 

Veja mais: 

Para realizar o contato, seja ele por ligações ou mensagens e também o atendimento presencial, é fundamental que a sua equipe esteja capacitada para abordar o cliente. Por isso, estabeleça um script de vendas e aprenda sobre técnicas de vendas, como o Spin Selling.

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