Computadores em uma mesa de trabalho definindo campanha de marketing digital

Saiba como planejar uma campanha de marketing digital para sua empresa

Poucas são as empresas que não consideram uma campanha de marketing digital entre as suas estratégias de marketing. Até porque a tecnologia vem transformando a forma como as empresas divulgam suas marcas e seus produtos e serviços. 

Porém, apesar de tornar mais acessível e possibilitar novas estratégias de marketing, o mundo digital também tem seus segredos e merece dedicação no planejamento das ações para que elas obtenham mais sucesso e tragam resultados consistentes para as empresas. 

Por isso, neste artigo você irá entender como planejar uma campanha de marketing digital na sua empresa. 

O que é uma campanha de marketing?

Campanhas de marketing são ações estratégicas com o objetivo de promover uma marca, um produto, um serviço ou até mesmo um posicionamento. São sempre acompanhadas de um objetivo claro e de um alvo específico: a audiência que se pretende atingir. 

Podem ser mais gerais relacionadas a marca e sem um apelo em específico. Mas as campanhas de marketing também podem ser pontuais, visando campanhas sazonais, em datas específicas, ou então relacionadas a um momento da empresa, como o lançamento de um novo produto. 

Nos últimos anos as campanhas de marketing têm ganhado grande destaque nas mídias online. Algumas mídias tradicionais offline perderam um pouco de sua grandeza, enquanto outras como TV tem mais espaço para empresas com grandes orçamentos. Por isso, a digitalização do marketing oportunizou a pequenas e médias empresas a realização de campanhas mais acessíveis.

Saiba por que apostar no marketing digital

Não foram apenas as ações de marketing que pararam nas mídias online. As nossas vidas estão sendo, dia após dia, transformadas pela tecnologia. E as relações de consumo já não são mais as mesmas de antes. A jornada de compra do consumidor já não segue mais os padrões anteriores. 

Por isso que a empresa que não considerar o meio digital seja para divulgar sua marca ou mesmo vender seus produtos ou serviços, terá dificuldade de se manter relevante no mercado ao longo do tempo.

Até mesmo produtos ou serviços que são necessariamente vendidos de forma física podem e devem fazer uso de estratégias digitais para divulgar a marca e suas soluções. O marketing digital já é um prolongamento das empresas e se você, empresário, não deseja que o seu negócio fique na contramão da atual lógica do consumo, invista nele.  

Como planejar uma campanha de marketing digital em sua empresa

Por proporcionar opções de ferramentas bastante amigáveis e intuitivas, muitos empresários acreditam que fazer marketing digital é criar um perfil em uma rede social e fazer algum anúncio pago para trazer mais clientes. 

Porém, marketing digital é muito mais do que apenas isso. Essas são apenas 2 estratégias que fazem parte dele. O primeiro passo para uma pequena e média empresa realizar em relação ao marketing digital é planejar sua estratégia e, por consequência, estabelecer quais serão as ações que farão parte dela. 

Por isso, a seguir você verá quais são os pontos mais importantes relacionados ao marketing digital. 

Estabeleça seus objetivos

Toda a ação deve ter um porquê. O que motiva tomar determinada ação é que se almeja conquistar com ela. No meio empresarial é fundamental termos objetivos claros sobre o que pretende com cada ação. 

E o marketing digital, por sua vez, não é diferente: antes de tomar qualquer decisão apenas por que todos estão fazendo, estabeleça um objetivo para ela. Nos próximos tópicos você verá quais são os principais objetivos de uma campanha de marketing digital. 

Reconhecimento da marca

Estratégias de marketing digital são muito eficazes para estimular o reconhecimento da marca e fortalecer a imagem da empresa diante de uma audiência. Trabalhar estratégias de marketing digital possibilita comunicar o posicionamento da sua marca, sem necessariamente falar do produto ou serviço que sua empresa vende. 

Divulgação de produtos e serviços

Possivelmente este seja o objetivo que a maior parte dos empresários buscam. Seja para chamar a atenção a um produto ou serviço que já está em linha ou então para divulgar o lançamento de novos. 

Aumentar o nível de consciência do público    

Por vezes o produto ou serviço que sua empresa vende não é uma solução com alta demanda de procura. Assim, uma campanha de marketing digital possibilita trabalhar estratégias para difundir informações que ajudem a audiência a entender como determinada solução é benéfica e necessária para então construir um desejo de compra.  

Orçamento

Todo plano, assim como uma meta ou objetivo, precisa ter um orçamento definido. Em marketing é bastante utilizada a expressão budget (orçamento, em inglês) para se referir ao valor orçado para determinado planejamento. 

A definição de orçamento está diretamente ligada a outras variáveis de um plano de marketing digital. Ter estabelecido a grandeza da campanha, o período e quais canais a campanha irá rodar impactam na definição do budget. Lembrando que nessa etapa, a verba estipulada deve contemplar toda a estrutura necessária para realizar a campanha, desde os próprios anúncios até ferramentas necessárias para execução. 

Além disso, é fundamental que o orçamento seja avaliado constantemente durante a execução da campanha. Medir os retornos que estão sendo gerados é importante para permanecer com o plano ou para realizar ajustes de rota. 

Defina seu público-alvo

Tenha clareza sobre quem pretende atingir com sua campanha. Possivelmente, um dos maiores erros de alguns empresários é acreditar que seu público são todas as pessoas. Delimitar o perfil do público-alvo permite ter estratégias mais assertivas e com isso impactar quem realmente tem mais probabilidade de comprar da sua empresa. 

Perceba qual o impacto que sua solução (produto ou serviço que sua empresa vende) promove na vida dos consumidores. Sendo assim, veja quais problemas ajudam a resolver ou como pode auxiliar a conquistar e realizar desejos e sonhos. 

Além disso, pesquise seu mercado de atuação, fatores culturais e sociais do público e do seu nicho de atuação. Faça uso de relatórios de institutos de pesquisa e também investigue como os concorrentes atuam (tanto os diretos como os indiretos). 

Determine os canais da campanha de marketing digital

As ferramentas digitais oportunizam diversas formas diferentes de estratégias para uma campanha de marketing digital. Sendo assim, cada uma dessas ferramentas apresenta objetivos diferentes. Para entender melhor pense em seus objetivos como usuário de ferramentas online: ao navegar em uma rede social o objetivo é entretenimento. Por outro lado, a busca por algo em mecanismos de buscas, como o Google, é de encontrar uma solução. 

Dessa forma, entenda onde o seu negócio e o seu produto ou serviço podem se destacar mais, indo ao encontro dos objetivos do usuário. Para explorar mais esse tema, principalmente em relação a qual mídia online é mais indicada para cada tipo de negócio, leia o artigo: Como Prospectar Clientes Pela Internet Usando Google, Facebook E Instagram.

Veja a seguir quais os canais mais utilizados no universo digital e entenda como eles podem se encaixar em sua campanha de marketing digital. 

Redes sociais

As redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok se tornaram um fenômeno social e, por consequência, ganharam importância nas estratégias de marketing. Sendo assim, poucas são as empresas que não possuem perfis em redes sociais. Além disso, cada dia mais as marcas investem em formas de divulgação e de comércio direto pelas plataformas. 

Além de poder criar um perfil próprio da marca, divulgar conteúdo relacionado ao mercado e divulgar seus produtos ou serviços, através das ferramentas integradas às redes sociais é possível criar campanhas de mídia paga nessas plataformas. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing, estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos própria, através de ferramentas de automação de e-mail, é um estratégia que possibilita construir relacionamentos, gerar conteúdo para aumento do nível de consciência da audiência e também realizar ofertas diretas. 

Muitas pessoas acessam diariamente seus e-mails e no meio corporativo esta é a principal ferramenta de comunicação. Por isso, incluir o e-mail marketing em uma campanha de marketing digital, que exige baixo investimento e pode ter um longo alcance, pode render bons frutos. 

Buscas orgânicas

A internet atualmente é uma grande enciclopédia, onde todos buscam respostas para dúvidas, problemas e até mesmo dilemas existenciais. A verdade é que abrimos nossos smartphones e computadores para resolver e aprender sobre qualquer assunto.

Com isso, as buscas orgânicas, ou seja, aquelas que não são impulsionadas para ganharem destaque são responsáveis por grande parte do tráfego na internet. Assim, uma pessoa que chega até o site da sua empresa depois de ter feito uma busca no Google e ter encontrado o seu endereço eletrônico sem o auxílio de links patrocinados, é um usuário originado em uma busca orgânica. 

Além do próprio Google, as redes sociais também podem trazer seguidores originados em estratégias puramente orgânicas (sem o auxílio de tráfego pago). O Youtube é outra ferramenta importante na estratégia de buscas orgânicas através de conteúdos em vídeos.

Mídia paga

A mídia online paga percorre praticamente todos os outros canais que vimos anteriormente. Em redes sociais, motores de busca e portais é possível criar campanhas pagas para impulsionar anúncios, busca específicas, banners e display da sua marca ou produto. 

Sendo assim, a grande vantagem ao utilizar mídia paga na estratégia digital é a velocidade que você consegue atingir o seu público-alvo de maneira mais certeira que o orgânico. 

As 3 fases de uma campanha de marketing digital

Assim como qualquer outro projeto, uma campanha de marketing digital precisa passar por algumas etapas. Antes de colocar em prática algum tipo de ação é importante seguir alguns pontos que garantem uma gestão mais eficiente.

O primeiro passo é dedicar-se ao planejamento, delimitando o objetivo da campanha, o tempo de veiculação e quais canais serão utilizados. Além disso, nessa etapa é importante estipular o orçamento, uma vez que ele terá impacto nos demais itens.

Posteriormente, segue-se com a execução do planejamento. Paralelamente, deve-se realizar a análise das ações e dos indicadores. Apenas executar, conforme o planejamento e não analisar o desempenho das ações pode ser perigoso, pois muitas vezes o plano, na prática, pode apresentar algumas distorções e precisa ser corrigido. 

Neste artigo exploramos os principais pontos que envolvem uma campanha de marketing digital e como você pode planejar uma na sua empresa. Continue acompanhando informações sobre marketing e vendas: assine a newsletter e receba semanalmente conteúdos imperdíveis.

Post em
destaque

Mais popular

1

Eu te aconselho fortemente
a me seguir e acompanhar
meus conteúdos nas redes:

Fique por dentro de conteúdos exclusivos, assine nossa newsletter!