Saiba como anunciar no Google e atrair mais clientes

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Desenho representativo de megafone

Saber as estratégias de como anunciar no Google é uma dúvida frequente dos empresários de pequenas e médias empresas. Muitas vezes, as possibilidades são tantas, que os empreendedores nem mesmo sabem por onde começar. 

Por outro lado, surge sempre a dúvida do que é mais eficaz para o seu negócio. Mas já é fato que o Google já faz parte da maior parte das estratégias de marketing das empresas e ignorá-lo pode deixar o seu negócio para trás. 

Para entender melhor as possibilidades de anúncios no Google, continue a leitura deste artigo. 

Quando anunciar no Google é uma boa alternativa?

Será que anunciar no Google é uma boa estratégia? Essa é uma pergunta que muitos empresários fazem todos os dias. Uma coisa é inegável: o Google se transformou em uma das maiores plataformas de mídia digital do mundo e transformou a forma como as pessoas navegam pela internet. 

Mas, assim como outras modalidades de mídia on-line, o Google também tem suas estratégias. E observá-las é fundamental para entender o que pode trazer melhores resultados. O seu modelo de negócio e o produto ou serviço que você vende tem uma responsabilidade grande para ajudar você a saber qual a melhor alternativa em relação ao Google. 

Além disso, é necessário destacar que o Google possibilita formatos diferentes de anúncios, que podem ser usados simultaneamente ou não, caso algum deles não seja interessante para o seu negócio. 

Nos tópicos a seguir, você verá as possibilidades de anúncios no Google e quando elas podem ser mais interessantes ou não para a sua empresa. 

Possibilidades de anúncios pelo Google

O Google possibilita fazer anúncios em formatos diferentes. Cada um desses formatos tem um objetivo diferente também. O passo inicial é criar uma conta no Google Ads. Ao criá-la dedique-se a fornecer informações sobre o seu negócio. Isso é relevante para a plataforma entender o perfil da empresa e entregar mais personalização. 

Posteriormente, você já poderá criar uma campanha (clicando em nova campanha). O passo seguinte será escolher o tipo de campanha. Nos próximos itens você irá entender os principais formatos e as principais dicas de como fazer uma campanha por lá. 

Google Search (Rede de Pesquisa)

Possivelmente o modelo mais conhecido de anúncio, afinal o Google se popularizou justamente como um buscador para qualquer assunto, substituindo enciclopédias, livros, guias e até mesmo, em alguns casos, os shoppings, já que lá o consumidor consegue encontrar o que quiser. 

O buscador é dividido em dois tipos de resultados: o primeiro se refere aos endereços impulsionados por anúncios. Já a segunda parte de resultados são os chamados resultados orgânicos.

Como neste artigo estamos apenas falando de anúncios pelo Google, vamos nos referir apenas a primeira categoria. Estes resultados aparecem no buscador destacando uma tag escrita “anúncio”. São campanhas realizadas a partir de palavras-chave específicas que, quando atendidas junto a demais configurações da campanha, acionam o anúncio.    

Estratégias para anunciar no Google Search

Nas configurações da sua campanha de Rede de Pesquisa você poderá segmentar o público-alvo da sua campanha, selecionando características e detalhes que atendam as personas do seu negócio. 

Além disso, defina também a localização mais estratégica para a sua empresa. Anunciar para um estado inteiro, por exemplo, pode não fazer sentido no seu negócio. Então você poderá filtrar áreas de interesse, por cidades, bairros, etc. 

Outro ponto importante são as definições de palavras-chave relacionadas ao seu anúncio e ao seu negócio / solução. Nesse caso, quando seu produto não é conhecido, é mais interessante se dedicar a palavras-chaves relacionadas ao benefício que o produto promove. 

Veja esse exemplo: imagine que sua empresa ofereça serviço de acupuntura, com sessões exclusivas para o combate à dor nas costas. Agora pense que existem pessoas que estão sofrendo com dor nas costas, mas desconhecem qualquer tipo de solução para isso.

Caso você anuncie de forma direta o seu serviço, sem segmentar palavras-chaves relacionadas aos problemas e benefícios, a pessoa que está com dor nas costas não saberá que a acupuntura poderá resolver o seu problema.

Google Shopping

O que você acha dos produtos da sua empresa aparecerem em destaque no buscador a um clique do consumidor? Interessante, não é mesmo? Para fazer isso, você pode anunciar no Google Shopping. 

Este formato de anúncio é muito interessante para e-commerces, pois traz a possibilidade de atrair um público qualificado para a sua empresa, uma vez que o usuário está em busca ativa por determinado produto. 

Os anúncios deste formato aparecem logo no início do buscador com imagens do produto, valor e com uma tag que indica se tratar de um anúncio. 

Estratégias para anunciar no Google Shopping

O primeiro passo é cadastrar o inventário de produtos no Google Merchant Center. Esta é uma ferramenta do próprio Google para criar o inventário de produtos para promovê-los com os anúncios no Google Shopping. É possível cadastrar os produtos manualmente ou então fazer uso de uma extensão para extraí-los do seu site. 

Posteriormente, no Google Ads, você cria a campanha, definindo o seu objetivo, que neste caso é Vendas. Assim como no Google Search você irá configurar o orçamento, a periodicidade, alcance, etc. 

Além disso, você poderá configurar o tipo de anúncio, que pode ser individual (apenas para determinados produtos) ou o Showcase Shopping (promove anúncios personalizados com uma marca ou uma linha de produtos). Ao final, você seleciona o seu inventário de produtos.

Rede de Display (Parceiros)

Sabe aqueles anúncios que aparecem em diversas páginas com produtos ou serviços diversos? Na maioria das vezes, eles são oriundos desse formato de anúncios do Google Ads, que tem diversos sites parceiros que promovem essas publicidades em seus sites

Assim, esse formato de anúncio é muito interessante caso seu objetivo seja ganhar mais visibilidade e alcance, uma vez que há uma grande diversidade e quantidade de sites parceiros. 

Estratégias para anunciar na Rede Display

Selecione o tipo (Rede de Display) e o objetivo da campanha. Se você não tem clareza quanto ao objetivo dentro das possibilidades da ferramenta, poderá marcar a opção “Campanha sem meta”. 

Durante a configuração, você fará o direcionamento da audiência. Ou seja, você irá selecionar quem irá visualizar a sua campanha. Assim, será possível criar categorias de direcionamento (assuntos, palavras-chave, sites relacionados, remarketing, interesses, etc.)

Outra configuração interessante que tem nessa modalidade são as exclusões de conteúdo, para que seu anúncio não apareça em sites que tem uma mensagem contrária a sua campanha e empresa. 

A maioria desse tipo de anúncio utiliza uma imagem (um banner), mas há outras possibilidades, como vídeos, por exemplo. Sem dúvidas a imagem é uma forma certeira de ganhar atenção do usuário. O banner é adicionado ao final das configurações. 

As principais modalidades de anúncios no Google trazem muitas oportunidades para divulgar seu negócio, não é mesmo? Entretanto, lembre-se que sua empresa deve optar pelas estratégias mais adequadas a sua estratégia principal de marketing. 

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