Como atrair clientes utilizando a psicologia das cores

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Atraia clientes utilizando a psicologia das cores

Atrair clientes para seu negócio pode ser mais fácil ao utilizar cores alinhadas aos seus valores e a mensagem que sua empresa deseja passar para a audiência. 

Há muitos anos existem estudos em torno do poder que as cores exercem sobre sensações e decisões dos seres humanos. Quando observamos esses impactos, a partir de ações de marketing e relacionamento de uma marca com o cliente, notamos o quanto as cores influenciam no aumento das taxas de atração e conversão dos clientes.  

Estatísticas demonstram que 85% dos consumidores atribuem à cor a primeira razão pela escolha de um produto. Por isso, devido a importância das cores no processo de decisão dos clientes, neste artigo você entenderá como as cores impactam nas emoções humanas e como sua empresa pode atrair mais clientes utilizando a psicologia das cores. 

Conheça as origens da psicologia das cores

Antes de aprofundarmos de forma prática o que cada uma das cores estimula nos clientes, é válido entender como surgiu os conceitos que envolvem a psicologia das cores em relação às sensações humanas.

Os primeiros estudos em torno das cores teriam surgido em 1672, com observações realizadas por Isaac Newton. O cientista realizou um experimento com um prisma de vidro, por onde passava um feixe de luz branca, que resultava em outros tons.

Anos mais tarde, o escritor Johann Wolfgang von Goethe, publicou em 1810 o livro “Teoria das Cores”. Nesta obra, Goethe ampliou o debate em torno das implicações causadas pelas cores para além dos efeitos de luz e ambiente O autor investigou como as cores produzem efeitos nas emoções dos seres humanos. Posteriormente, surgiram outras obras importantes que aprofundam o tema e a relação com as emoções, como o livro de Eva Heller, intitulado de “A Psicologia das Cores”. 

Todo esse material evidencia o comportamento humano diante das cores e como elas influenciam nosso estado de espírito e as nossas decisões. Por este motivo, tem grande influência em estratégias de marketing. As cores despertam sensações e estimulam ações e decisões. Dessa forma, aplicá-las de forma estratégica no posicionamento comercial de uma empresa é muito relevante. 

Como a psicologia das cores afeta as decisões dos clientes

Este artigo relata que 93% dos consumidores consideram a aparência visual quando vão realizar uma compra. Esta mesma pesquisa também revela que 80% dos clientes acreditam que as cores são responsáveis por uma marca ser reconhecida no mercado. 

Junto com as palavras e as imagens, as cores também são responsáveis por criar conexões ao transmitir a mensagem e, por consequência, gerar mais conversões. Para ter sucesso no uso das cores e atrair mais clientes é preciso que a escolha seja feita de forma estratégica

Não existe a cor certa para determinado negócio ou produto, pois cada uma delas estimula emoções diferentes. Sendo assim, para entender melhor como utilizar as cores, é importante conhecer comportamentos e motivações dos seus clientes e da audiência que você deseja atingir. 

Da mesma forma, utilizar cores congruentes a proposta da marca é importante. O que podemos concluir, portanto, é que planejamento é fundamental para a utilização de cores em seu negócio. Assim como o uso adequado pode atrair clientes, utilizar uma abordagem visual estranha à mensagem que sua audiência recebe poderá afastá-los. 

Para aprofundar o tema e você entender melhor o significado das cores nas estratégias de marketing, veja a seguir as mensagens e sensações que cada cor transmite. 

Preto

Associada muitas vezes à inteligência, o preto demonstra força, poder e estabilidade. Entretanto, se utilizado com muita frequência, pode cansar a audiência. É uma cor neutra, o que possibilita a combinação com outras cores. O preto também é bastante usado em tipografia e amplamente combinado com o fundo branco. 

Roxo

Normalmente, vemos o roxo associado a produtos e serviços de beleza e bem-estar. É utilizada nesse nicho com bastante frequência, porque é uma cor que está associada à nobreza, à sabedoria, à criatividade e ao respeito. É um tom que estimula a área responsável pela solução de problemas e também pela criatividade. 

Amarelo

O amarelo é uma cor que desperta o otimismo. Transmite transparência ao consumidor. Além disso, é bastante conhecida por ser uma cor que estimula a fome (redes de fast food utilizam muito o amarelo em suas estratégias de comunicação – da logomarca até a ambientação das suas lojas). 

Laranja

Assim como o amarelo, é uma cor ligada à mensagem de otimismo. Entretanto, o laranja é uma cor mais estimulante, que faz sucesso em vitrines, por exemplo. É uma cor que capta atenção e é bastante vibrante. Mas, se usada em excesso, pode produzir um ambiente que promova a sensação de ansiedade. 

Verde

Além de ser uma cor utilizada com frequência para promover campanhas ligadas a causas ambientais, o verde estimula a harmonia e a coragem no ser humano. É a cor que sugere um balanço entre emoções e o corpo. Associada à saúde, natureza e também à riqueza, quando utilizada em espaços de atendimento ao cliente, esta cor promove um ambiente de relaxamento. 

Azul

O azul promove uma sensação de segurança e verdade no mundo dos negócios. Preferida pelos homens, o azul é associado à água, ao frescor e à confiabilidade. Pessoas mais jovens percebem o azul como cor da maturidade. Ao contrário do amarelo, o azul inibe o apetite. Por outro lado, estimula a produtividade. É uma cor utilizada com frequência em escritórios e marcas mais conservadoras que desejam promover a sensação de confiança, verdade e segurança. 

Vermelho

A cor vermelha estimula o senso de urgência, por isso é usada para sinalizar pontos de atenção, bem como em campanhas promocionais. É uma cor associada ao movimento e a paixão e estimula fisicamente o corpo humano, afetando a pressão e batimentos cardíacos. Além disso, também estimula o apetite (novamente podemos resgatar o exemplo das redes de fast food, que combinam as cores amarelo e vermelho diversas vezes). 

Branco

O branco é normalmente associado a limpeza, segurança e pureza. Essa cor possibilita destacar outras cores, por isso é utilizada amplamente em sites, blogs e como cor de fundo de vários materiais publicitários. Transmite neutralidade. 

Cinza

Considerada uma cor neutra como o branco, o cinza também possibilita destacar outras cores utilizadas de forma conjunta. Remete a praticidade e solidariedade. Utilizada por empresas que desejam transmitir uma imagem de seriedade e profissionalismo. 

Como atrair clientes utilizando as cores

Como você pode conferir, as cores estimulam sensações bastante diferentes e provocam estímulos poderosos quando pensamos na jornada do consumidor. Por isso, o planejamento é o primeiro passo para alinhar a sua estratégia de relacionamento e os objetivos da sua empresa

Toda a comunicação de uma marca (identidade, materiais publicitários, etc.)  precisa se conectar com a proposta de valor da empresa e com as necessidades da audiência. Mas não basta apenas usar uma cor para gerar algum tipo de emoção. Por isso, a estratégia de marketing pode considerar a combinação de diversas cores para estimular emoções, como você verá a seguir.

Os efeitos da combinação de cores

A escolha da combinação de cores utilizadas para se comunicar com a audiência é muito importante. Quando uma empresa utiliza uma combinação de cores mais frias, por exemplo, a marca propõe um ambiente mais calmo e consciente ao consumidor. 

Por outro lado, utilizar uma combinação de cores mais quentes, tais como amarelo, laranja e vermelho estimula as ações mais impulsivas, incentivando respostas mais urgentes. Outro estímulo também causado por cores quentes é transmitir a sensação de que a temperatura está maior do que na realidade.  

Por isso, a contratação de profissionais de marketing preparados para realizar esse planejamento, contemplando todo o visual da comunicação da empresa é importante. Sua empresa pode até mesmo realizar postagens em perfis de redes sociais de forma organizada conforme a teoria das cores, para reproduzir o padrão escolhido pela sua empresa. 

Caso o modelo de negócio da sua empresa contemple um espaço físico, a ambientação do local onde você atende os clientes também deve estar alinhada à proposta de cores escolhida para sua empresa. Dessa forma, pensar estrategicamente nas cores que irá utilizar na ambientação do seu negócio atrairá mais clientes e aumentará as taxas de conversão. 

As cores fazem muita diferença na composição da identidade e da mensagem enviada à audiência e podem atrair mais clientes para seu negócio. Entretanto, para utilizá-las de forma estratégica, você precisará alinhar aos objetivos da sua empresa.

Para acompanhar mais dicas e estratégias de marketing e vendas, acompanhe as postagens do blog. 

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