Como captar clientes: processo para atrair novos clientes rapidamente

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Mão humana escolhendo um pin

Muitas vezes recebo questionamentos sobre como captar clientes. A minha resposta sempre irá pressupor a aplicação de um processo de vendas que oportunize captar possíveis clientes, conduzi-los ao longo de um funil de vendas com o objetivo de realizar uma venda para ele.

Por isso, neste artigo, além de mostrar a você um processo de vendas para captar clientes com uma estratégia que pode acelerar os resultados, também irei detalhar o que é um funil de vendas e por que é importante para os resultados do seu negócio ter esses processos.

Funil de vendas para captar clientes

Para atrair clientes de forma mais eficaz é necessário estruturar um processo, que chamamos de funil de vendas. Ao realizar essa estruturação na sua empresa, a possibilidade de alcançar melhores resultados aumenta significativamente.

Por isso, antes de nos aprofundarmos no processo de como captar clientes de forma mais rápida, vamos explorar um pouco sobre o conceito de funil de vendas e quais são os benefícios de adotá-lo. 

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas tem o papel de estipular uma sequência de etapas para atrair e conduzir o consumidor rumo a compra de seu produto ou serviço. Ao longo desse processo, com o objetivo de conduzi-lo à compra, as ações de marketing e vendas são delineadas com o intuito de contornar objeções, aumentar o valor percebido da solução vendida e o nível de consciência do consumidor. 

A cada etapa desse funil, o relacionamento com o consumidor vai se estreitando e ele vai se tornando mais “quente”. Ou seja: no início do processo ele está menos consciente em relação à solução. Por outro lado, ao final ele já tem uma probabilidade de compra muito maior. 

Dessa forma, o funil é dividido em três camadas, onde cada uma delas representa um nível de consciência diferente do consumidor. Veja a seguir.

Etapas de um funil de vendas

  • Topo de funil: fase de atração do público e de despertar o interesse deles pela sua empresa. Nesta etapa mostra-se como a sua empresa tem condições de resolver determinados problemas da audiência. 
  • Meio de funil: etapa que tem como objetivo “aquecer” o consumidor. Para isso, nessa fase são quebradas as objeções (dúvidas, incerteza e crenças) em relação à solução e a empresa. Também são realizadas ações para aumentar o valor percebido do produto ou serviço.
  • Fundo de funil: após passar pelas etapas anteriores, o consumidor está mais propenso a comprar da sua empresa. Assim, nessa fase é que se formaliza a oferta ao consumidor. 

Confira os benefícios de aplicar um funil de vendas

Se a sua empresa não aplica ainda nenhum processo de vendas em suas rotinas, possivelmente sofra bastante com as sazonalidades ou até mesmo com mudanças na equipe de vendas. Não sofrer com essa “gangorra” de acontecimentos é o maior benefício de um processo de vendas. 

Além disso, através do funil de vendas é possível reproduzir o mesmo processo de forma linear e igualitária em todos os membros da equipe. Dessa forma, ter resultados mais homogêneos é uma consequência natural de um processo de vendas. 

Justamente por ser replicável, um processo também oportuniza escalar o faturamento da empresa. E isso de forma consistente e estruturada, com a mensuração dos resultados e a possibilidade de realizar melhorias em pontos que mostram resultados inferiores.  

Por fim, pode-se destacar que, através de um funil de vendas, o processo diário que envolve as vendas acontece sem a necessidade de interferência do dono do negócio. Uma vez estabelecido, o funil de vendas dará condições para a equipe atuar de forma autônoma. 

Como captar clientes de forma rápida

Sua empresa pode ter diversos funis de vendas diferentes com objetivos específicos. Um processo para vender novamente para quem já é seu cliente é um tipo de funil de vendas. Um processo para estimular a fidelização dos clientes também é um funil de vendas. Dessa forma, um processo específico para captar novos clientes é outro tipo de funil de vendas. 

Por isso, nos próximos parágrafos você irá conhecer um processo para captar novos clientes. O diferencial desse processo é que ele tem capacidade de trazer resultados de forma bastante rápida. Confira a seguir. 

Crie uma recompensa

O primeiro passo para iniciar esse funil de vendas é criar uma recompensa para captar leads. O lead é o contato da pessoa que se interessa pela sua recompensa. Ou seja: é uma oportunidade de negócio para a sua empresa. 

Veja mais: Captação De Leads: 3 Passos Para Vender Mais

A recompensa tem o papel de despertar o interesse do público. Para despertar o seu interesse, tal recompensa deve ser algo que tenha valor para o consumidor. Ou seja: a recompensa deve chamar a atenção por ser algo útil a ele fornecido gratuitamente. Dessa forma, ele ficará muito mais propenso a entregar seus contatos em troca dessa recompensa. Por outro lado, caso a recompensa não desperte o seu interesse, dificilmente ele irá digitar seus contatos em troca de um material qualquer. 

Existem diversas possibilidades para criar uma recompensa. Certamente você já viu por aí os e-books (livro eletrônico com um material completo sobre determinado tema). Entretanto, esta é apenas uma das possibilidades de recompensa. 

Veja outras formas de criar recompensas: 

  • Video-aulas
  • Newsletter
  • Mini cursos
  • Vouchers
  • Brindes
  • Templates
  • Consultorias gratuitas 
  • Planilhas

Independentemente da recompensa oferecida, seja ela digital ou não, deve ser algo que seja percebido pelo público como uma entrega de alto valor. Sendo assim, a recompensa deve prestar um serviço ao consumidor, ser útil e resolver algum ponto que ele tenha dificuldade. 

Caso não seja observada a relevância da recompensa, além de ter mais dificuldades em atrair leads, sua ação poderá trazer muitos leads desqualificados, ou seja, que estão menos propensos a comprar da sua empresa.  

Aprofunde seu conhecimento: Como Criar Uma Recompensa Digital Em 5 Pequenos Passos

Faça um anúncio

Depois de ter criado a sua recompensa e realizado os processos necessários para torná-la entregável, seu próximo passo neste funil de vendas será o de divulgar a recompensa para chamar a atenção do público-alvo

Para chegar até ele, a forma mais rápida é realizando anúncios. Neles você irá convidar as pessoas a receberem a recompensa que você criou. Estes anúncios podem ser disponibilizados em plataformas digitais, como redes sociais, páginas de buscas e sites. 

Para escolher onde rodar o seu anúncio é importante ter clareza de onde está o seu público alvo. Os formatos de plataformas para realizar anúncios têm performances diferentes entre si, atingem públicos diferentes e por isso devem ser utilizados com objetivos distintos. 

Para que você possa entender melhor onde pode ser mais efetivo para o seu negócio realizar anúncios, recomendo a leitura do artigo Como prospectar clientes pela internet usando Google, Facebook e Instagram.

Direcione o consumidor para uma página de cadastro

Ao clicar no anúncio, o consumidor é direcionado para uma página de captura, site com um formulário para que ele digite seus dados e tenha acesso a recompensa. Este formulário solicita informações que são estratégicas para o seu negócio. Podem pedir apenas nome e e-mail. Enquanto que para outros negócios é importante também pedir o número de telefone/WhatsApp

Há ainda a possibilidade de classificar os contatos que estão sendo captados através deste processo. Chamamos isso de pergunta de qualificação. Para exemplificar, em meu negócio solicitamos qual é o faturamento médio mensal da empresa. Isso é importante para entendermos qual dos serviços que oferecemos será mais assertivo. 

Outro exemplo de pergunta de qualificação é perguntar sobre o tempo que a pessoa pretende adquirir um produto ou serviço. Imagine uma escola de idiomas: uma boa pergunta seria “em quanto tempo a pessoa pretende iniciar um curso de idomas”. As respostas podem ser padronizadas, como por exemplo: nos próximos 6 meses; daqui a 1 ano; etc. 

Essa pergunta irá direcionar você e/ou sua equipe de vendas sobre a “temperatura” daquele lead. 

Redirecione o usuário para uma nova página

Em ações de recompensa para captação de leads, as páginas de captura, ao final do formulário, incluem um botão com uma CTA (Call to action). Essa expressão, em português significa chamada para a ação. Ou seja: você convida o usuário a tomar uma ação (clicar no botão) para receber a sua recompensa. 

É muito usual nessas ações o botão redirecionar para uma página com a própria recompensa. Todavia, no funil de vendas que sugiro neste artigo, recomendo entregar a recompensa por e-mail, seja o artigo ou algum link.

Neste caso, o botão de CTA deve direcionar para uma outra página, uma página de oferta. Nesta página você poderá ofertar um produto, a prestação de um serviço como uma consulta, uma sessão estratégica ou a execução de uma atividade

Isso porque a pessoa que se interessou pelo seu anúncio e pela recompensa que você criou já está minimamente interessado nas soluções que sua empresa oferta. Por isso, ao invés de apenas entregar uma recompensa e captar o lead, há também a oportunidade de fazer uma oferta. Essa ação pode potencializar as oportunidades de negócio em um tempo menor.

Neste artigo vimos um processo completo de como a sua empresa pode captar clientes de forma mais rápida ao fazer uma oferta no processo de captação de leads. Para acompanhar mais informações que vão ajudar a sua empresa a vender mais, inscreva-se na newsletter.

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