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Como criar um funil de vendas em sua empresa (o passo a passo)

Como criar um Funil de Vendas na sua empresa em 8 passos práticos
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Como criar um funil de vendas

Criar um Funil de Vendas é indispensável para ter uma empresa lucrativa, onde as vendas acontecem no piloto automático

Um Funil de Vendas é um PROCESSO e, como você sabe, uma empresa é um conjunto de processos e pessoas (segundo Abílio Diniz). 

Um Funil de Vendas faz com que as vendas aconteçam no piloto automático porque padroniza o que cada colaborador da sua equipe deve fazer (não há mais dúvidas sobre o papel de cada um na geração de receita) e, assim, você identifica oportunidades de melhoria no processo de vendas. 

As vendas da sua empresa deveriam acontecer como uma sinfonia. Suave, contínua, previsível, escalável. 

Somente um Funil de Vendas consegue fazer isso. Caso contrário, cada dia será uma aventura diferente.

Como criar um Funil de Vendas na sua empresa em 8 passos práticos

Como criar um funil de vendas

O Funil de Vendas é o motor que faz sua empresa se blindar contra crises. É a sua garantia de que tudo CONTINUARÁ DANDO CERTO.

Não adianta dar certo só por um mês. Tem que dar certo todo dia durante os próximos anos.

Na prática, o funil de vendas é um processo automatizado (ou semiautomatizado) que vai fazer um anônimo (público frio, que ainda não conhece sua empresa) se tornar cliente de 1ª compra.

Esse esquema está explicado em detalhes no Black Book, a “bíblia dos negócios”, o livro de capa dura e 433 páginas coloridas que eu escrevi e utilizo como material-base para a Imersão 8Ps, meu treinamento de Marketing e Vendas para PME.

O processo te liberta e faz com que você controle todo o resultado gerado, no detalhe, a partir de uma tela de celular esteja você onde estiver (na praia, em casa ou na própria empresa).

Leia também: O que é um Funil de Vendas e como aplicá-lo pode ajudar a sua empresa a lucrar muito mais

Passo 1. Público

O primeiro passo para você construir o seu funil é entender quem é seu público, que mídias e perfis que ele curte, quais as dores que ele tem (os problemas que ele tem desafiado e que impedem ele de chegar onde ele deseja). Entenda onde ele está (Geograficamente), quais os sonhos e medos que ele tem etc. 

Quanto mais informações você tiver a respeito do seu público, melhor será o seu funil de vendas porque você saberá exatamente onde anunciar, o que dizer, como atrair o público para o seu funil e qual script de vendas usar.

Passo 2. Nível de Consciência

É importante saber qual o nível de consciência do consumidor com relação ao seu produto. 

O consumidor conhece o produto? 

Sabe que tem um problema? 

Nem sabe que tem um problema? 

Níveis diferentes de consciência =  comunicações diferentes. 

Não adianta tentar vender seu produto para quem nem sabe que tem um problema. 

Passo 3. Aumentar o nível de interesse

A função de um Funil de Vendas é AUMENTAR O NÍVEL DE INTERESSE do público de maneira automática para levá-lo de um nível de consciência para o seguinte, ou seja, fazê-lo saber que ele tem um problema (ou uma oportunidade não aproveitada), qual a solução, que sua empresa tem o produto que entrega a solução e que sua empresa é confiável.

Passo 4. Anúncio

O anúncio é a porta de entrada do seu Funil de Vendas. 

O seu anúncio deve ter uma chamada forte (uma promessa ardentemente desejável pelo seu público) para que ele clique no anúncio e vá para sua PÁGINA DESTINO. 

Um anúncio só tem 2 funções em um Funil de Vendas:

  • Atrair o clique comprador
  • Repelir o clique curioso

Clicar no anúncio é o 1º grau de engajamento do seu consumidor com sua empresa.

Passo 5. Recompensa (na Página Destino)

Essa será uma página com um formulário para o interessado cadastrar o seu contato. 

É mais fácil alguém deixar um email do que comprar o seu produto ou serviço principal. 

O Funil de Vendas sempre tem algo que é gratuito como primeira ação proposta para o consumidor (antes de oferecer algo para ele comprar). 

Por exemplo, ele pode se cadastrar (deixar seus contatos) para assistir uma vídeo aula ou baixar um infográfico. Esse é o 2º grau de engajamento.

Passo 6. Lista é Poder

Uma Página Destino de um anúncio com uma recompensa gera uma lista de contatos. 

Lista é poder, ou seja, uma lista de interessados te dá o poder de entrar em contato com essa lista e ativá-la para uma determinada oferta a qualquer momento que precisar gerar receita para seu caixa.

Passo 7. Oferta Imediata

A página de obrigado da página da recompensa é a página nobre do funil. Todos que baixam a recompensa passam por essa página. 

A Oferta Imediata é o 3º grau de engajamento.

Algumas ideias de oferta imediata para essa página:

  1. Oferecer uma consultoria gratuita de 30 minutos (onde você vai fazer a venda do seu serviço)
  2. Vender um produto barato (pelo WhatsApp para fazer o Upsell)
  3. Colocar uma oferta do seu serviço para que ele queira receber uma ligação da equipe de vendas.

Passo 8. Primeira venda

Após fazer a Oferta Imediata – gerar uma Levantada de Mão (“ligue para mim”), você pode tentar a 1ª venda de algo barato para esse lead (contato) se tornar buyer (comprador) e você já recuperar o investimento que fez no anúncio. 

Por exemplo, se ele pediu o contato para um vendedor de uma empresa de colchões ligar, você pode vender um travesseiro especial. 

Se sua empresa é um pet shop, você já pode vender um banho-e-tosa.

Passo 9 (opcional, mas altamente indicado). Pegue um atalho

Criar o funil de vendas perfeito para sua empresa é a maneira de fazer sua empresa saltar de R$10 mil para R$100 mil por mês em poucos meses (meu aluno Julio Beralbo, dono da Iná Arquitetura, cresceu de R$30 mil para R$ 150 mil em 6 meses com o escritório de arquitetura dele).

Quando você tem um mentor experiente que te ensina exatamente o funil perfeito para sua empresa, isso pode lhe economizar alguns meses e principalmente economizar muito dinheiro em testes.

Você gostaria que eu te mostrasse como criar um funil de vendas perfeito para o seu negócio?

Ajudar empresários donos de pequenas e médias empresas a terem mais lucro, através de um sistema de marketing e vendas eficaz, é o que eu faço há mais de 25 anos, em meu treinamento on-line de 4 dias – a Imersão 8Ps.

Trata-se de um treinamento intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.

Você pode clicar no banner abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.

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