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Como divulgar pousadas e hotéis

Fui viajar com alguns amigos em um fim de semana e fiquei em uma pousada em Campos do Jordão sensacional: Il Viagio, pertencente ao sr. Luigi.

Como praticamente 100% dos proprietários de pequenas empresas, ele estava com várias dúvidas de como divulgar sua pousada. É lógico que, estando ele no ramo do turismo, a internet deveria ser a principal fonte de tráfego dele. Atualmente grande parte do tráfego vem de indicação (o que é ótimo, porque atesta a qualidade da pousada).

O negócio do turismo está na internet, então, abaixo dou algumas dicas para divulgar seu hotel ou pousada.

1) Esteja bem classificado no Google na palavra chave “pousada” ou “hotel” e o nome da cidade, por exemplo: “pousada em Campos do jordão” ou “hotel recife”. A seguir mostro uma imagem com as palavras-chave nos 4 últimos meses para várias palavras importantes para esse segmento.

Gravei um documento em PDF com a tabela completa (PALAVRAS-CHAVE HOTEIS E POUSADAS)

Com essa tabela você saberá quais as melhores palavras-chave para que o Google encontre seu hotel. É claro que peguei somente algumas cidades para mostrar como Campos do Jordão, Porto de Galinhas etc. Mas há milhares de outras que não estão na tabela. Leia o post que escrevi sobre como descobrir quais as melhores palavras-chave do seu negócio para encontrar o volume de buscas pelas palavras-chave mais pertinentes ao seu hotel ou pousada.

2) O segundo passo é inserir a sua palavra-chave nos lugares estratégicos do site de seu hotel ou pousada.

A seguir mostro uma imagem com tais lugares no que considero ser uma página interna “ideal” para um hotel que fique em Campos do Jordão. Nessa imagem você pode perceber que:

– a palavra-chave é “hotel em Campos do Jordão”. Essa palavra está presente no título, na tag <H1>, no domínio, na URL (além do domínio), na tag “alt” e no nome do arquivo da imagem e no conteúdo da página.

Seria interessante também que todas as suas outras páginas que tenham a palavra “hotel em Campos do Jordão”, tenham um link nessa palavra-chave apontando para essa página. O ideal é que o Google enxergue essa página como uma referência em “hotel em Campos do Jordão”.

3) Além de gerar tráfego por meio do Google, o ideal é que você esteja em todos os Book Engines de hotéis e pousadas como o Trip Advisor, o Booking.com, Mundi, Expedia, Hoteis.com, Decolar, etc. Há centenas deles. Se você tem um hotel ou pousada que seja destino turístico de estrangeiros, esteja nos Booking Engines de outros países também.

4) Na imagem anterior, também vemos alguns elementos de persuasão para mostrar ao turista que o seu hotel ou pousada é a melhor opção para ele. Tenha muitas fotos nomeadas sempre com a palavra-chave. Nada de “DSC0001” no nome da foto. Coloque “Pousada-Campos-do-Jordao-Il-Vilagio.jpg” (de preferência em várias redes sociais e sites destinados a imagens – como Flickr, SlideShare, Picasa e outros)

Tenha depoimentos de hóspedes também. Todos sabem que um hotel ou pousada não se resume ao quarto ou jardim, mas vários outros critérios (como localização, serviço, ambiente) que podem transformar o sonho em pesadelo. É importante que o turista leia o que os outros hóspedes acharam do hotel.

Além e tudo isso, tenha um vídeo mostrando o seu hotel. Muitos turistas já foram enganados por fotos muito bem tiradas, mas um vídeo mostra a realidade absoluta do que é o hotel ou pousada.

5) Tenha o seu formulário de reserva ou contato em todas as páginas. Facilite o contato com o turista. Se possível, tenha um tenha um 0800.

6) Outro ponto importante é o comportamento de busca do seu futuro hóspede. Um turista que procura no Google ou em um Book Engine, ele vai procurar por mais de um. Vai comparar dois ou três que mais lhe agradaram ou que apareceram nas primeiras posições por algum dos critérios (preço, popularidade etc.). Quando esse internauta entrar no seu site, o ideal é que ele perceba que o seu hotel ou pousada é melhor do que os outros que ele está pesquisando.

Pesquise como estão os sites dos seus concorrentes para ver se o seu site está melhor ou pior do que os deles.

7) O turista que vai para um determinado lugar pode ou não fica no seu hotel, porém, se ele já entrou com contato com sua marca, seu estabelecimento não é mais um estranho para ele. Quantos internautas entram no site do seu hotel pesquisando por um destino e não deixam nenhum e-mail ou contato? Muitos, certamente. Talvez 90% deles.

É importante você ter uma estratégia para captar esses e-mails. Ter uma estratégia de “isca digital”.

Uma “isca digital” é, por exemplo, um arquivo em PDF sobre os pontos turísticos gratuitos da região ou os melhores restaurantes fora do circuito tradicional disponível para download. O ponto é que, para um consumidor baixar o arquivo, tem que fornecer o e-mail para receber o link para download na sua caixa postal.

Toda a indústria do turismo está na internet, e cada vez mais. Adapte-se.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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25 comentários

  1. Mayko Franceschi em 03/07/10 às 16:15

    Muito bom Conrado. Eu adotei exatamente esta estratégia para um cliente. O resultado foi um aumento de 11% no faturamento bruto do hotel em apenas 2 meses.
    Abraços!

  2. igor em 04/07/10 às 10:30

    muito bom parabéns sou um grande admirador seu .

  3. Gracil em 03/12/11 às 17:36

    Conrado… gostei dos seus conselhos… Trabalho com hospedagens no Vale do Capão – Chapada Dimantina, Ba. A maioria dos meus contatos vem atrave´s de dois saites basicamente… O ecoviagem e o mochilabrasil
    Mas mesmo assim acho q falta alguima coisa para incrementar as biscas por nosa hospedagem. Somos pequenos.. Capacidade máxima até 1o pessoas. Aumentaremos esta capacidasde para 12 até carnaval 2012. Temos muita procura para os feriados principais, mas fora isso a procura é pouca. Vc me recomendaria um profissional para introduzir contatos e etc e tal?

    Desde já agrasdeço.

    • Conrado em 06/12/11 às 10:53

      Olá, Gracil,
      Tudo bem?

      Estou planejando dar um curso de marketing digital para hotéis e pousadas no ano que vem.
      O conselho é construir relacionamento com o público-alvo e ter iscas digitais para atrair o público interessado em viajar para aí ao longo do ano.
      Links patrocinados também dão muito certo.

      Um grande abraço,
      Conrado Adolpho

    • Solange Callegaro em 13/11/17 às 22:22

      Olá, Gracil,

      Meu nome é solange e ofereço um treinamento para pousadas e anfitriões que recebem turistas em suas casas.
      o treinamento consiste em usar sites como a booking.com e mídias sociais para divulgação, pagina de vendas, e-mail marketing com auto responder e maquina de vendas

      gostaria de passar mais informações para você divulgar a pousada, se quiser dou treinamento presencial ou tenho em curso no hotmart em forma de e book e vídeo aulas.
      tenho 2 pousadas em Itajaí sc e já passei por essa fase de baixa temporada, quando tem pouca procura, e agora posso te ensinar o caminho

      O treinamento dura em media de 30 hs de curso pratico e se for necessário posso fazer esse treinamento em sua pousada
      se possível entre em contato pelo e-mail solangecallegaro@gmail.com ou whats 47 992314351

      att
      solange callegaro

  4. Eros Gaspar em 17/02/12 às 15:12

    No item 4 você diz pra ter um vídeo mostrando o hotel.

    Eu apostaria num Tour Virtual o que acha?

  5. Fátima em 22/04/12 às 09:37

    Adorei as dicas,abri a pouco tempo uma pousada em Atafona/São João da Barra/RJ,região de amplo crescimento em virtude do Porto do Açu.

  6. Ivone Correia em 31/01/14 às 18:35

    Conrado, gostei muito das dicas.

  7. Jéssica Sani em 28/04/15 às 16:28

    Fui a uma entrevista para um Hostel que vai abrir brevemente.
    A pessoa que me entrevistou perguntou o que poderia fazer para gerar dinheiro no hostel, sem contar com o dinheiro das camas, o que poderia fazer mais.
    Todas as vossas sugestões serão bem vindas.

  8. jean moura em 12/11/17 às 16:02

    Só alertando na área de hotel pousada hostel se vc não pagar por anuncio nunca estará no topo ,melhor forma é vc investir no seu cliente pegando dados e mante lo sempre informado de ofertas ,apesar que ofertas baixas todo santo desconfia principalmente o brasileiro que come mortadela e arrota camarão ,com exceção é claro dos empregados públicos que adoram viajar e comer nas custas do contribuinte ,esse sem duvida é melhor publico alvo principalmente quando a estadia quem paga são os governantes..

  9. tinyurl.com em 23/11/19 às 09:06

    Today, I went to the beachfront with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said
    “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to
    her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had
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    hotéis – Conrado Adolpho – 8Ps <Loved it!

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