“Meu concorrente está vendendo muito mais barato”.
Se eu ganhasse uma moeda cada vez que escuto isso de algum empresário que passa pelos meus treinamentos e mentorias…
Esse é, sem dúvidas, um dos maiores males para os donos de negócio.
Não importa se o seu produto é melhor do que o do concorrente. Parece que, para o cliente, o fator determinante para a compra sempre acaba sendo o preço. Estou certo?
Eu vou te mostrar como driblar essa objeção e sair da “guerra de preços”.
Concorrente mais barato: o que fazer?
A primeira coisa que você precisa entender, é que o verdadeiro problema não é ele estar vendendo barato e sim você ser comparado com ele.
Enquanto você puder ser comparado com ele, você estará na guerra de preços.
Tudo isso está relacionado à diferenciação do seu negócio em relação ao mercado, e a percepção de valor que o seu cliente tem do seu produto ou serviço.
Todo mundo está disposto a pagar mais, se sentir que há valor agregado naquilo (e pagamos felizes, pois é uma aquisição que vale a pena).
(Imagem retirada do Black Book, a “bíblia dos negócios” de 433 páginas que utilizo na Imersão 8Ps, meu treinamento de Marketing e Vendas para PME)
Aqui estão algumas dicas práticas de como sair dessa comparação:
1. Tenha um nome diferenciado
Dê um nome diferenciado para o seu serviço.
Faça como o McDonalds, não chame de Cheeseburguer, chame de McCheese.
Faça como a Apple, não chame de notebook, chame de Macbook.
Faça como eu, não chamei de “curso de marketing e vendas”, chamei de “Imersão 8Ps“.
2. Dê atenção aos bônus
Se o seu cliente comprar de você e não do concorrente, ele ganhará algo a mais gratuitamente – um bônus.
Algo que tenha um custo baixo para sua empresa, mas um grande valor para o cliente (algo digital, por exemplo).
Para quem compra o Pacote Platinum da Imersão 8Ps, ganha um encontro online extra comigo na quinta-feira antes da Imersão.
3. Gere fidelidade
Faça como a Apple: mostre que, comprando de você, seu cliente vai ter acesso a uma gama de outros produtos compatíveis que fazem parte de um ecossistema.
O Imac, o iPhone, o iPad etc… todos conversam e criam um ecossistema Apple.
4. Crie uma comunidade
Crie uma comunidade de clientes da sua empresa. Comprando do concorrente, ele não terá acesso a essa comunidade e que vai além do produto. É a respeito de networking, pessoas.
5. Gere diferenciação em relação ao mercado
Dificulte a comparação.
Faça com que seu cliente entenda que comparar seu produto ou serviço com o do concorrente é como comparar “banana com laranja”.
Por exemplo, os shampoos tem “óleo de Argan”, “ceramidas”, “óleo de coco” etc.
6. Não negligencie sua MARCA
Quais os sentimentos associados à sua marca?
Comprar um Apple é diferente de comprar um Samsung.
Comprar uma calça na Reserva é diferente de comprar uma calça na C&A.
Como você pode incutir sentimentos nos seus produtos? Pessoas compram estados emocionais.
Quer a minha ajuda? Junte-se aos mais de 20.000 empresários e conheça a Imersão 8Ps
Gostaria que eu pessoalmente ajudasse a sua empresa a construir uma percepção de valor irresistível para seu cliente?
Ajudar empresários donos de pequenas e médias empresas a terem mais lucro, através de um sistema de marketing e vendas eficaz, é o que eu faço há mais de 25 anos, em meu treinamento on-line de 4 dias – a Imersão 8Ps.
Trata-se de um treinamento intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.
Você pode clicar no botão abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.