É melhor fazer cursos ou ter um mentor?

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Contratar cursos ou fazer mentoria

Fazer diversos cursos ou contratar um programa de mentoria?

Essa é uma pergunta que eu recebo com bastante frequência e muitas vezes são acompanhados de referências de valores e tudo mais. Bom, antes de mostrar qualquer pró e qualquer contra, eu quero explicar a diferença de um para outro.

Como vocês já devem saber, um curso é algo mais expositivo, você fica sentado em uma cadeira e um pessoa lá na frente explicando a teoria sobre o assunto. Mas ela não explica sobre a personalização do assunto para a sua situação.

Digamos que você tem um açougue, mas o cara que está a sua frente tem uma indústria que fatura mais de 100 milhões por ano. E vocês dois estão assistindo um curso de como alavancar uma empresa.

É claro que aquele curso serve mais ou menos para todo mundo, mas ele não serve especificamente para ninguém. Vamos exemplificar: os exemplos mostrados nos cursos, de forma geral, não mostram algo de açougue ou de indústria, mas sim de grande marcas estabelecidas no mercado.

E sem falar do tempo. Que muitas vezes é minimizado por conta da quantidade de pessoas na sala. Uma grande vantagem é o custo. Muitas vezes os cursos têm um investimento financeiro mais baixo do que uma mentoria.

Isso não quer dizer que os cursos existentes no mercado são ruins e que não sirvam para você, muito pelo contrário, conhecimento nunca é demais. Porém, se você já está em um estágio que necessita de um foco mais direcionado ao seu negócio, cursos irão confundir ainda mais a sua cabeça.

Algumas vezes me deparei com algumas pessoas que vendem mentoria em formato de curso. Não se enganem, isso é curso. Mentoria é um a um, é um processo e eu te dou a solução individualmente, completamente focado em você. Durante essa minha jornada eu já impactei quase 200 pessoas com o meu Programa de Mentoria.

A mentoria respeita os recursos internos que cada mentorando tem. Um pode ter habilidades incríveis como desenvolvedor e o outro pode ter uma grande facilidade de falar em público.

Então você tem recursos internos e um objetivo, e lembrando que o objetivo pode ser o mesmo para os dois, porém esses recursos continuarão sendo diferentes, ou seja, a solução terá que ser distinta para cada um.

Mas Conrado, qual é a melhor solução para mim?

Depende muito do momento em que você está vivendo e da solução que você está buscando. Se você quer uma solução mais massificada e que é algo que você vai adaptar para o seu negócio, então você já sabe que o seu direcionamento é um curso.

Agora se você quer alguém que use toda a sua bagagem da jornada empreendedora para te falar o que você deve ou não fazer, você deve fazer uma mentoria.

Todo empresário deveria ter um mentor, pois um Programa de Mentoria te leva até o seu resultado de forma mais rápida e com um esforço mínimo. Tudo isso é um processo de aprendizado intenso personalizado para o seu negócio.

Grande abraço,

Conrado Adolpho.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram