contratar empreendedores

Como posso contratar empreendedores para a minha empresa?

Sem dúvida, um dos grandes pilares de qualquer organização está na qualidade de sua equipe profissional. Nesse sentido, contratar empreendedores e mantê-los engajados ao longo do tempo é crucial para o sucesso do seu negócio.

A seleção de colaboradores não deve levar em consideração apenas o seu potencial, suas qualidades, sua capacidade de trabalhar em equipe etc.

Se você acredita no seu negócio e deseja contar com empreendedores que realmente contribuam para alavancar os resultados, então, continue conosco. Boa leitura!

Busque paixão pela empresa

A atitude de comprometimento com a organização deve ser o elemento prioritário ao contratar empreendedores, superando, até mesmo, suas capacidades técnicas.

Afinal, é mais fácil ensinar alguém a fazer algo do que convencê-lo a querer fazer.

Um profissional que almeja aprender continuamente, se esforçar e se envolver com a empresa vale ouro. Para os demais aspectos, é possível oferecer treinamentos adicionais e apoio prático para o desenvolvimento de competências que o candidato, em um primeiro momento, não demonstre ter.

Embora o conceito de “melhor” ou “pior” seja altamente subjetivo e varie de acordo com diferentes conjuntos de habilidades e competências, é altamente recomendável contratar alguém que o complemente e forneça o que a sua empresa precisa.

Ao se decidir como contratar empreendedores, tenha em mente que você não pode controlar sozinho todos os aspectos da sua organização.

Logo, é necessário cercar-se, tanto quanto possível, de uma equipe que articule diferentes qualidades, de modo que a reunião de seus membros seja comparável ao de uma excelente orquestra: harmoniosa e repleta de boas vibrações.

Conheça os erros do passado

Todos nós passamos por más experiências no trabalho.

Todavia, quando o candidato em questão apresentar um histórico negativo que aponte que ele saiu “pela porta dos fundos” de várias empresas, temos um forte indício de que o problema reside em sua atitude e comportamento, refletindo em sua convivência diária.

Nesses casos, é preferível optar por profissionais afeitos ao diálogo e que tendem a resolver quaisquer problemas internamente e a partir de uma conversa franca, em vez de introduzir em sua equipe um membro que pode comprometer a comunicação e criar um ambiente de trabalho ruim.

Uma atitude negativa se espalha como a gripe. Se permitir que ela adentre sua organização, afetará toda a equipe. De modo similar, boas atitudes também se alastram e, nesse contexto, a prática mais racional é sempre procurar pessoas positivas e otimistas.

Se o candidato apresenta várias reclamações de seus antigos empregadores e você o aceitar, terá grandes chances de ser o próximo alvo de suas lamentações.

Analise sua capacidade

Um currículo acadêmico brilhante servirá pouco se o candidato for governado pela “lei do esforço mínimo”. Cada tarefa deve estar associada a algumas metas ou desafios mínimos a serem cumpridos.

Se o profissional que você está avaliando não for capaz não se mostrar capaz no período experimental, dificilmente, estará à altura das futuras adversidades.

Opte por pessoas com senso de humor

Na maioria das ocasiões, é melhor trabalhar com pessoas que contribuem para gerar uma boa atmosfera, que são positivas e estimulam o companheirismo no dia a dia. Chegar ao escritório com um sorriso no rosto é algo contagiante.

Além disso, a contratação de profissionais competentes e com senso de humor ajudará você a melhorar os fluxos de trabalho e, também, a transmitir esse espírito de positividade e otimismo aos demais colaboradores.

Verifique o encaixe do perfil com os valores da sua empresa

Cada pessoa tem o potencial de se destacar, pelo menos, em uma determinada competência, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Lembre-se disso ao decidir contratar empreendedores, considerando em que medida o perfil do candidato se encaixa com os valores da sua empresa.

Para isso, é imprescindível ter uma declaração de missão bem definida, de modo que os novos contratados entendam, desde o primeiro dia de trabalho, como eles podem contribuir para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.

Ao procurarem candidatos com o perfil condizente aos valores de suas organizações, muitos empresários cometem o equívoco de contratar inadvertidamente parentes ou amigos.

Embora exista a possibilidade de que um amigo venha a se tornar o seu melhor funcionário, a experiência demonstra que, na maioria das vezes, eles acabam se tornando os piores e com uma desvantagem adicional: são difíceis de descartar.

Quando se trata de membros da família, você deve ser ainda mais cauteloso. Se, mesmo assim, você decidir correr o risco, assegure-se de informar, logo de cara, quais são as regras do jogo e as suas expectativas.

É de suma importância tratá-los exatamente da mesma forma que os demais colaboradores, evitando conceder-lhes prerrogativas de qualquer natureza.

Teste os candidatos com situações reais

Há certas ocasiões em que a obtenção de boas referências ou a realização de uma entrevista brilhante não significam nada.

É por isso que o ideal é utilizar períodos de teste para verificar se o candidato, de fato, tem as características distintivas de um bom empreendedor.

Há uma enorme diferença entre o que um profissional fala a respeito de si mesmo e aquilo que ele efetivamente realiza.

Portanto, reduza a incerteza inerente à sua decisão por meio de testes concretos, simulações realistas e solicitações objetivas ao candidato, sempre que isso for possível.

Certamente você recebeu inúmeros currículos de profissionais em busca de uma oportunidade. Reserve algum tempo para avaliá-los e mantenha aqueles que considera interessantes, independentemente da disponibilidade e/ou quantidade de vagas no atual momento.

Pode ser que, em futuras oportunidades, essa lista o salve de algum apuro. Não perca de vista os candidatos que quase foram selecionados. Para fazer isso, recorra a um bom banco de dados.

Não permita que o excesso de ruído, ou a falta dele, impeça que você identifique um bom profissional. Há candidatos que se vendem muito bem, embora não sejam tão eficientes quanto querem fazer crer; e aqueles que são tímidos, mas têm muito a contribuir para a organização.

Ao contratar empreendedores, demonstre interesse genuíno por cada profissional que conhecer no processo de seleção e aprofunde-se em todos os aspectos que puder para descobrir seu verdadeiro caráter e suas habilidades técnicas.

Gostou do nosso artigo? Se você está considerando se lançar no empolgante mundo dos negócios, não perca a oportunidade de conferir 5 excelentes dicas para quem quer começar a empreender!

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