COMO CRIAR UMA COPY NO FUNIL DE VENDAS

Passo a passo para a criar a sua copy no funil de vendas de forma matadora

Como montar uma copy no funil de vendas que seja irresistível e transforme contatos em clientes encantados

Um Funil de Vendas tem alguns elementos que são essenciais para o resultado:

  • O público;
  • A comunicação persuasiva (chamamos de copy);
  • O produto de entrada.

Existem outros elementos, lógico, porém, se esses 3 não estiverem alinhados, o seu funil vai afundar.

Vamos analisar neste post um desses elementos essenciais: a copy.

Antes, deixe-me explicar o que é “copy”.

O que é copy e como usá-la em seu funil de vendas

Copy é um tipo de texto persuasivo que usa várias ferramentas já testadas, estudadas e validadas por mais de 100 anos. 

Um texto que usa os tais dos “gatilhos mentais”, mas muito mais do que isso.

É o seu script, os argumentos que irão levar o lead (potencial cliente) de uma etapa do funil à outra, até que ele se torne seu cliente.

Nesse artigo, vou te dar algumas direções para você entender melhor como fazer uma copy de qualidade para convencer o seu público a comprar de você.

1. Conheça as DORES do seu público

Entenda por “DOR”, o desafio que ele está enfrentando e que não está deixando ele chegar no objetivo dele. 

Seu produto ou serviço deve ser um eliminador de barreiras entre o local onde ele está agora e o ponto B – onde ele deseja estar em um futuro próximo. 

Explicando com o esquema acima: 

O “ponto A” é onde o seu futuro-cliente está agora (com uma DOR, um problema, necessidade ou desejo que precisa resolver).

O “ponto B” é onde ele estará após se tornar seu cliente e adquirir seu produto ou serviço, com aquela dor SANADA (objetivo alcançado, necessidade suprida, desejo realizado).

E o “ponto C” é um cenário que ele pode chegar CASO não adquira o seu produto/serviço como solução (o pior cenário possível, onde aquela dor não resolvida lhe trouxe consequências).

Esse esquema está explicado em detalhes no Black Book, a “bíblia dos negócios”, o livro de capa dura e 433 páginas coloridas que eu escrevi e utilizo como material-base para a Imersão 8Ps, meu treinamento de Marketing e Vendas para PME.

Seu produto é a SOLUÇÃO.

Uma copy de um bom FUNIL DE VENDAS sempre mostrará a dor do público para que ele entenda que, “já que você conhece tão bem a dor dele, é provável que você também conheça a solução”. Esse é o raciocínio padrão de um leitor de um texto persuasivo (ou ouvinte de uma fala persuasiva). 

2. Títulos matadores

O título da sua copy deve conter a PROMESSA, ou seja, o que o seu produto ou serviço fará pelo público. 

Por exemplo: “O segredo das francesas para não engordarem mesmo comendo deliciosos pães e bebendo saborosos vinhos”. Existe uma promessa implícita para o público “mulheres que querem emagrecer”: emagrecer mesmo bebendo vinhos e comendo pães. 

O que vai puxar seu público para o início do seu funil é um título forte no seu anúncio ou conteúdo.

3. Gatilhos mentais

Os famosos “Gatilhos Mentais” são estruturas semi-prontas que você pode usar na sua copy e irão gerar uma resposta emocional imediata. 

Já que as pessoas compram pela emoção e justificam pela razão, ter uma resposta emocional é essencial para gerar vendas

Quando você diz: “últimas unidades” para alguém que já está interessado em comprar, isso gera uma resposta emocional imediata. 

Quando você diz “249 multinacionais já compraram nossa solução”, você está usando uma estrutura de prova social, que gera uma resposta emocional imediata.

4. Conte uma história

O tipo mais forte de comunicação é uma história que seja relevante para o momento do seu consumidor. Basta lembrar que Jesus Cristo ensinava por meio de parábolas.

Uma história deve seguir uma estrutura chamada de Jornada do Herói

Toda boa copy tem uma boa história. Que conecta, encanta, emociona, mexe com os sentimentos do público. 

A história gera uma resposta emocional também, ou seja, facilita a venda.

5. Quebrar objeções

Objeções são todos aqueles motivos para o seu quase-cliente não comprar e, portanto, não se tornar cliente. 

Por exemplo: “está caro”, “acho que não dá certo para mim”, “vai demorar para dar resultado”, “isso não funciona” dentre muitos outros. 

A sua copy deve quebrar cada uma dessas objeções REDUZINDO O ATRITO na compra. 

Quanto menor o atrito, maior será a taxa de conversão do funil.

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