Crie um ecossistema… – Por Conrado Adolpho

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Crie um ecossistema

O prefixo “eco” vem do grego oikos, que significa casa, habitação, onde se mora.
A palavra “ego” vem do latim e significa “eu”.

Quando você cria um ecossistema, você organiza a casa. Cria todo um ambiente de negócios que não envolve somente você e sua empresa. Envolve uma estrutura que é muito maior do que você. A estrutura é mais forte que qualquer uma de suas partes.

Pense em uma teia de aranha. Se você pegar um único fio, ele é frágil. Praticamente se desfaz nas suas mãos. A teia, porém, é muito forte. A estrutura é mais forte do que a soma das suas partes.

Um egossistema, ao contrário, é a valorização da peça, do “eu”, não da estrutura. É fazer com que todo o sistema trabalhe para uma única – e frágil – peça, não para o próprio sistema.

Obviamente, um egossistema é muito mais frágil do que um ecossistema, pois um sistema baseado em uma peça está limitado ao tamanho e força de uma única peça. Ele não se aproveita do poder da estrutura.

No ecossistema, todos usufruem da força da estrutura e lutam para que ela fique cada vez mais forte. Todos dividem um bolo muito, muito mesmo, maior.

O que isso tem a ver com seu negócio?

Se você tem sua empresa, tem sua equipe, tem seus produtos e está lutando sozinho para crescer, você tem um egossistema. Criou um sistema para trabalhar para você mesmo. Um sistema centrado é baseado em uma única peça.

Você está vulnerável e frágil.

O primeiro passo para a criação de ecossistema é identificar todos os papéis (os players) do sistema e preencher as lacunas.

Por exemplo, qual o ecossistema mínimo de um destino turístico?

O hotel, o restaurante, o monumento, a agência de viagens que organiza os passeios, a loja de souvenires etc. Toda cidade que é um destino turístico tem esses elementos. Cada empresa dessas tem um empreendedor por trás. Alguém que está ajudando a construir um sistema que é maior do que ele próprio.

O hotel não faz o destino turístico sozinho. Nem o monumento, nem a agência. É preciso o conjunto.

Para criar um ecossistema, identifique primeiro quais são todos os players que deveriam existir no ecossistema do seu mercado. Depois, veja quem já está posicionado em cada papel. Haverá alguns papéis com mais de um e outros papéis não haverá ninguém.

O seu papel a partir de agora será de organizar o ecossistema para tornar a sua estrutura forte. Chame um player de cada posição do ecossistema e organize um grupo que se ajudará mutuamente.

Em um segundo momento, chame seus concorrentes e some esforços. Posteriormente, chame os outros players e aumente o ecossistema de forma organizada até que ele fique muito maior do que a soma das partes.

Esse será o início de uma estrutura eco e fará com que todos ganhem muito mais. Essa técnica serva para qualquer mercado e faz com que enormes negócios sejam criados em muito pouco tempo. Um exemplo bem conhecido de ecossistema é Hollywood.

Essa é uma técnica bem avançada e pode demorar 2 ou 3 anos para começar a tomar corpo. Vale muito a pena executá-la.

Esse post ficou um pouco pesado…

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram