Qual a diferença entre LÍDER e CHEFE (e como isso impacta a sua empresa)

Líder e chefe - quem é você? Entenda como a maneira como você lidera a sua empresa impacta diretamente nos resultados que ela alcança.
Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
A DIFERENÇA ENTRE LÍDER E CHEFE

Líder e chefe. Para alguns, as palavras podem querer dizer a mesma coisa.

Na minha opinião, não. Existem algumas diferenças cruciais entre líder e chefe, e o empresário que compreende e sabe incorporar isso em sua empresa, certamente estará na frente. 

Sim, porque não se engane: a maneira como você lidera a sua empresa impacta diretamente nos resultados que ela alcança.

Líder não é ser chefe. É fazer com que os outros QUEIRAM, por livre e espontânea vontade, segui-lo.

Trouxe algumas reflexões práticas para ilustrar o que é ser um líder de verdade:

1. Você não é o Super-Homem

Esqueça esse conceito romantizado de que o líder é aquela pessoa que tem todas as respostas na ponta da língua. Quase um super-homem. Um ser humano perfeito. Isso não existe. 

O líder tem suas vulnerabilidades e é exatamente isso que o conecta com os liderados. 

O líder também chora, procrastina e sente medo. 

Mas, ao contrário dos outros, ele sabe que o papel dele é seguir em frente independente do medo e da preguiça. 

Líderes seguem apesar das barreiras, enquanto os outros simplesmente desistem diante dos obstáculos.

2. Liderança é uma permissão

Não é você que tem que se sentir líder. A liderança é uma permissão que a sua equipe dá a você para liderá-los (um abismo de diferença entre “líder e chefe”). 

Se você não tiver essa permissão (ou perdê-la por alguma inconsistência na sua palavra ou atitudes), vai ser muito difícil fazer sua equipe segui-lo. 

A permissão é a primeira e mais importante etapa para uma liderança efetiva.

Se você não se sente líder, é importante entender se é porque a sua equipe não te deu essa permissão ou se ela te deu, mas você não assumiu esse papel de fato.

3. O líder conduz o futuro

Gosto de um conceito que diz que “líder é aquela pessoa que cada pessoa do time considera que o futuro será melhor com ela do que sem ela”. 

Ser liderado por alguém é uma escolha, não uma imposição. 

O que todos nós queremos é um futuro melhor do que o nosso presente. O indivíduo que mostrar que está apto a conduzir para um local que ele sabe onde é e sabe como chegar (qual o caminho) irá naturalmente ganhar a permissão do time.

4. O poder da palavra

Líder não é uma descrição de cargo no cartão de visitas, é uma percepção do time a partir de atitudes, palavras, ações diante de desafios. 

Entende como líder e chefe são coisas totalmente distintas?

É possível que você seja um chefe, mas não um líder. E sim, isso impacta diretamente nos resultados da sua empresa (já que a liderança mexe em quanto os seus colaboradores vão se comprometer para entregar melhores resultados).

Da mesma forma, existem “líderes” que ainda não estão em cargos de chefia, mas já exercem as características de uma boa liderança.

E nada melhor do que um bom desafio para separar os líderes dos meninos. O líder é aquele que tem o poder da palavra. Isso em nada tem a ver com oratória ou habilidades sociais ou de comunicação, mas sim, de integridade e compromisso com cada palavra preferida.

O líder honra a palavra. Todos confiam nele porque se ele disse que ia fazer, não há nenhuma dúvida de que vai ser feito. O líder cria um ambiente seguro. De confiança.

6. O líder não nasce pronto

Essa afirmação pode gerar discórdia, mas essa é a minha opinião.

Eu hoje lidero minha equipe (pelo menos na maior parte do tempo). Mas, pode acreditar: eu não nasci nem um pouco “líder”. Não liderava nem um cachorro.

Nem eu, nem ninguém nasceu pronto para liderar. 

Você aprenderá a ser líder liderando e se dedicando aos seus liderados cada vez mais para que faça com que eles entendam que você tem a capacidade de levá-los um lugar melhor e extraindo o melhor de cada um deles a pontos deles mesmo se sentirem maiores na sua presença do que sem você.

A boa notícia, é que é possível desenvolver a qualidade de liderança (como eu mesmo disse que fiz ao longo dos anos como empresário).

Em meu Instagram e no meu Canal no YouTube eu já falei bastante sobre gestão de equipe.

E eu quero te fazer um desafio: responda aqui nos comentários, com honestidade – hoje você se sente mais como um LÍDER ou como CHEFE?

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram