fbpx

4 lições para aprender com Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
LIÇÕES-PARA-APRENDER-COM-ELON-MUSK_v2

Como funciona a mente da pessoa mais rica do mundo? 4 lições para aprender com Elon Musk

Elon Musk é “o cara”.

Disputando o título de “pessoa mais rica do mundo” (aqui estou colocando de lado as últimas sequências de Bitcoin) com Jeff Bezos (atual CEO da Amazon), eu admiro esse cara pra caramba.

O patrimônio líquido de Musk ultrapassou US $185 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) após um aumento no preço das ações de sua empresa de carros elétricos, a Tesla.

Eu li uma parte da biografia dele e posso dizer que não é todo mundo que teria a ousadia dele para jogar “All in” (também conhecido como “tudo ou nada”) com os US $180 milhões que ganhou com a venda do PayPal para o eBay.

Basicamente ele investiu tudo em 3 negócios (Tesla, SpaceX e SolarCity) a ponto de pedir dinheiro do aluguel para um amigo. 

Bom… o restante da história a gente está acompanhando pelas notícias.

As lições para aprender com Elon Musk

Qual é o segredo de todo esse sucesso? 

A maneira como ele pensa. 

O nosso modelo mental nos faz o que de fato somos. Nossas crenças, nossos medos, quem acreditamos que nós mesmos somos.

Vamos entender um pouco do que estudei sobre o modelo mental do Elon.

1. Não se trata de dinheiro

A Tesla teve um desempenho particularmente bom. As ações dispararam no último ano, elevando seu valor de mercado para mais de US $700 bilhões.

Com esse dinheiro, seria possível comprar Ford, General Motors, BMW, Volkswagen e Fiat Chrysler, e ainda sobraria o suficiente para comprar a Ferrari. 

Mas os planos do empresário são outros: ele irá investir parte do dinheiro na construção de uma base em Marte – o que poderia consumir toda a sua fortuna (mais uma vez).

2. Propósito acima do risco

Essa base em Marte é uma pista do que Elon Musk acredita ser a chave para o sucesso. 

A SpaceX é um projeto que surgiu da frustração de Musk com o fato de o programa espacial dos EUA não ser ambicioso o suficiente (!). 

Sem perspectiva de que isso acontecesse, ele teve a ideia da “Missão Mars Oasis”, que visava enviar uma pequena estufa ao planeta vermelho.  A ideia era deixar as pessoas novamente empolgadas com o espaço e persuadir o governo dos Estados Unidos a aumentar o orçamento da Nasa.

Enquanto tentava fazer esse projeto decolar, Musk percebeu que o problema não era “falta de vontade, mas sim falta de caminho” — a tecnologia espacial era muito mais cara do que precisava ser. 

Pouco tempo depois, nascia o negócio de lançamento de foguetes mais barato do mundo.

3. Pense grande

Uma das coisas realmente impressionantes sobre os negócios de Elon Musk é o quão audaciosos eles são. 

Ele quer revolucionar a indústria automobilística, colonizar Marte, construir trens super-rápidos em túneis a vácuo, integrar inteligência artificial aos cérebros humanos e derrubar as indústrias de energia solar e baterias. 

Esses projetos parecem muito além da nossa realidade, mas Musk pensa diferente. 

Por isso, muitos o chamam de “o verdadeiro Tony Stark” (se você não é geek o suficiente, eu explico: o nome do homem-de-ferro)

4. “ALL IN” – Tudo ou nada

Este é um ponto óbvio. Você tem que saber jogar o jogo para se sair bem, mas Elon Musk correu mais riscos do que a maioria. 

Em 2002, ele vendeu suas participações em seus dois primeiros empreendimentos, um guia da cidade na Internet chamado Zip 2 e a empresa de pagamento online PayPal. 

O empresário tinha quase US $200 milhões no banco e suas novas empresas enfrentaram todos os tipos de problemas iniciais. Os três primeiros lançamentos da SpaceX falharam e a Tesla teve todos os tipos de problemas de produção, de cadeia de suprimentos e de design. 

Mas ele não desistiu, sabia do seu propósito.

Que lição você absorveu deste artigo? Pode escrever aqui nos comentários.
Se quiser receber outras sacadas diárias que são aplicadas por empresários de sucesso, te convido a entrar no meu Canal Oficial do Telegram – exclusivo e especialmente para PME.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram