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Capturando e-mails – Engajar para Vender – parte II

Seguindo o post “Engajar para vender – parte I“, vou falar hoje sobre as ferramentas que lhe permitem capturar mailing de uma maneira muito eficiente.

Existem várias ferramentas em que você pode desenvolver tal formulário que pede o e-mail para permitir o download de um material (o chamado “gated content”, ou seja, um conteúdo que está atrás de alguma ação para obtê-lo, no caso, um formulário a ser preenchido). É importante que esse material tenha mais valor para o seu futuro lead do que o “preço” que ele vai ter que pagar para obtê-lo: preencher o formulário com seus dados.

Inicialmente, vou aconselhar que o seu site seja em WordPress (recomendo veementemente). As ferramentas abaixo tem plugins para WP (apelido carinho do “WordPress”) e tornam a tarefa de implementar o formulário muito simples, mesmo para quem não domina programação.
Vou indicar algumas ferramentas fáceis de se usar com o mínimo de compeensão de seu funcionamento.

O WordPress, por ser fácil de se configurar (como já falei em um post anterior), é uma excelente ferramenta para que você monte o seu site no qual você libera “non-gated content” (conteúdo aberto e sem a necessidade de nenhum formulário para acessá-lo) para atrair as pessoas para assinar o seu “gated content”, fazendo assim que você consiga mailing de interessados no seu serviço ou produto. Todo gated-content precisa de um non-gated content. Grave isso. No WordPress é muito fácil de configurar tanto um quanto outro.

A primeira ferramenta que vou indicar para você liberar gated-content mediante prenchimento de um formulário é a que eu uso, o MailChimp.

Para configurar o seu gated-content é muito simples. Crie uma nova lista, crie um formulário (de preferência somente com nome e e-mail para aumentar a taxa de conversão em contatos), implemente o formulário no seu site e configure o seu “Welcome e-mail”, o e-mail que é enviado logo após o lead preencher o formulário.

Nesse e-mail você pode inserir um link para um arquivo para download. Esse arquivo pode estar no próprio servidor do MailChimp ou em qualquer outro lugar. Se utilizar WP, há um plugin que facilita essa tarefa. O MailChimp tem uma versão gratuita para até 2.000 contatos e até 12.000 envios de e-mails mensais.

Outra ferramenta bem interessante, que inclusive tem integração com o MailChimp, é a Gravity Forms, feita exatamente para criar formulários de uma maneira extremamente amigável. Também com plugin para WordPress. Eles tem mais de 280 mil formulários instalados pela internet. Vale a pena usar. O pacote básico para instalação em um único site tem o preço de US$ 39 (número ilimitado de formulários).
Outra ferramenta (para WordPress) muito boa, porém, não tão amigável é a Cforms 2. Bem customizável. Achei um bom artigo em português que explica bem o seu uso.

A mais famosa delas, sem dúvida nenhuma, é a PopUp Domination. Apesar do nome à la Tabajara, é uma excelente ferramenta que pode aumentar em muito a quantidade de leads que irá obter para a sua lista de e-mails. Certamente se você entra em mais sites do que o seu web mail, o Google, o UOL e o site do G1, já deve ter visto algum blog com PopUp Domination. Ela é realmente muito usada. Também vale a pena usar, mas com parcimônia.

Veja um exemplo no site a seguir:

A PopUp Domination, após instalada, abre em um Lightbox alguns segundos depois que o site carrega para o visitante. É uma técnica manjada que muitos site tem já há algum tempo (na verdade, desde que se criou o “lightbox”), mas a PopUp Domination popularizou por tirar das mãos dos programadores e colocar nas mãos dos marqueteiros.

Você pode achar que essa popup pode irritar o seu consumidor. E está certo, porém, se você obter um maior número de leads vindos dessa técnica, pode irritar alguns mas conseguir muitos outros. A sugestão é: faça um teste AB. Descubra se no seu site a PopUp Domination ajuda ou atrapalha nos seus resultados.

Com essas ferramentas, você estará pronto para aumentar bastante o número de leads que você levará para sua Zona de Engajamento.

No próximo post da série, você vai descobrir onde deve colocar o seu formulário para que tenha a maior taxa possível de conversão. Explicarei sobre a Landing Page que conterá o seu formulário.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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6 comentários

  1. Valter Sousa em 18/01/12 às 14:00

    Olá, Conrado. Entre os blogueiros, a técnica é conhecida como Email Marketing simplesmente. Mas “gated content” é bem apropriado. Uma dúvida cruel que tenho é saber o que faço com meus assinantes do Feedburner depois que eu configurar isso em meu blog. Estava pensando em utilizar o Aweber. Fiquei sabendo que o Popup Domination andou dando uns problemas na nova versão, conforme relata o Jorge Salgado em seu artigo (http://blog.maisdinheiro.net/wordpress/faca-com-que-o-popup-domination-2-0-funcione-com-o-wordpress-3-3/).

    • Conrado em 18/01/12 às 14:27

      Oi, Valter,
      O ideal é que você converta os assinantes em contatos de e-mail. O Aweber dava muito problema com caracteres latinos (ç, ã, ô, etc.).
      Eu prefiro o MailChimp.
      Quanto ao PopUp Domination, não sabia que os problemas eram na nova versão.
      Bem observado.

  2. Valter Sousa em 03/07/12 às 12:18

    Olá, Conrado. Atualmente você ainda aconselha o MailChimp como melhor da categoria? E quanto às estatísticas fornecidas pela ferramenta, você está satisfeito?

  3. Miguel em 22/01/13 às 19:07

    Qual ferramenta/site para disparo de email mkt vc recomenda??

  4. Kelnimi em 19/01/20 às 09:27

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