Construindo a Landing Page – Engajar para Vender – parte III

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Nos últimos dois posts dessa série “Engajar para Vender”, você aprendeu sobre a Zona de Engajamento e sobre as ferramentas que lhe permitirão captar mailing (Relembre o conteúdo do primeiro e do segundo post). Agora você vai aprender sobre a página ideal para você inserir o seu formulário para a captação de mailing – o que comumente se denomina: Landing Page (que poderíamos chamar de “leading page”).

A Landing Page é uma página especial para gerar uma ação. A Landing Page é associada geralmente a dois processos: lead generation e lead nurturing. Lead Generation é a geração de leads pura e simplesmente, por vários processos digitais ou não. Lead Nurturing é o processo de alimentar leads – nutrir um relacionamento com eles. Tais leads gerados – ainda frios – serão trabalhados em ações de relacionamento (ou engajamento – exatamente o que estamos falando aqui) para que em uma determinada hora, que um desses leads tiver for se encaminhando pelo funil de vendas, se transforme em prospect – quando estiver “quente” para a compra (depois de um “aquecimento” – relacionamento – por parte da empresa) – acontecer a venda.

Quando você desenvolve uma landing page voltada para a captação de cadastros (mailing), alguns desses leads estarão prontos para comprar, outros não. Então é importante que você faça a captação de contatos com uma leve indução à venda no final do processo. Ofereça algo gratuito para captar o mailing. Após o usuário deixar o seu e-mail, direcione-o na página de êxito (página que é carregada após o envio do cadastro) para mais um passo no processo de vendas, algo como “Que tal experimentar nosso período de 14 dias gratuito de nosso software”, por exemplo.

Vou dar um exemplo de landing page para que comece a perceber a engenharia por trás dessa técnica.
– Englishtwon: se você digitar curso de inglês no Google, se deparará logo de cada com um anúncio de Adwords da Englishtown.

 

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Faça essa busca e clique nesse link. Descobrirá uma Landing Page voltada para a captação de cadastros oferecendo uma consultoria grátis.
Uma típica e eficiente Landing Page para a captação de mailng de pessoas interessadas em fazer um curso de inglês. Em uma próxima etapa, o departamento comercial entrará em contato com esse lead e tentará convertê-lo em cliente. A qualificação do lead pelo departamento comercial transforma esse lead em um prospect, ou seja, um potencial cliente após retirarem os curiosos, os que não tem dinheiro e outros que não comprariam a solução.

A página de êxito do preenchimento do formulário já tenta vender algo mais para o interessado. Algumas vezes é o programa para estudar fora do país, outras vezes um teste-drive por 14 dias grátis do curso online deles. Caso o lead já esteja preparado para comprar, pode assinar o curso. Caso ainda não esteja, ele simplesmente ignora essa fase, mas a empresa já tem os contatos desse consumidor para iniciar o relacionamento e o engajamento na marca voltado para as vendas.

Você percebeu que fazer landing pages é uma arte e pode converter muitos leads para a sua estratégia de vendas. Estou preparando uma aula de “Como desenvolver Landing Pages” que em breve apresentarei aqui no blog.

No próximo post da série, você aprenderá como gerar tráfego para sua landing page de modo a conseguir o maior número possível de cadastros para engajar e vender.

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