Quer participar da Imersão pagando um preço especial?
Outro dia li um e-mail de um amigo que dizia finalmente ter conseguido implantar na empresa dele uma estratégia de redes sociais: criou perfis em mais de 20 redes sociais diferentes, como Twitter, Orkut, YouTube e Facebook.
Uma boa iniciativa, porem, com alguns pontos a serem discutidos.
O primeiro ponto é que não devemos confundir mídias sociais com redes sociais. O Twitter é uma mídia social, o YouTube é uma mídia social. O Orkut e o Facebook são redes sociais.
É uma confusão frequente dado a terminologia que é muito nova ainda. Estamos criando teoria sobre a questão, mas é bom estar atento.
O segundo ponto de conflito na frase de meu amigo é com relação à quantidade de perfis criados. Você já visitou o perfil da Tecnisa no MeAdiciona? Percebeu que a Tecnisa, uma das maiores construtoras do pais, com ação na bolsa de valores etc. só tem perfis criados em pouco mais de meia dúzia de mídias sociais?
Quando for criar perfis em redes sociais, prefira aquelas que em sintonia com seu público-alvo. De nada adiante você vender bolsas femininas e ter um perfil na www.kigol.com.br. A rede voltada para amantes do futebol não tem aderência ao seu mercado. Porém, ter um perfil bem trabalhado na ByMK faz todo o sentido.
Outro ponto é que as pessoas ainda jogam segundo as regras da velha economia. O nome do jogo atualmente não é mais “vendas”, é “relacionamento”.
A sua empresa deve criar uma linha de relacionamento com seu mercado – quanto mais longa essa linha, ou seja, quanto mais longevo for o relacionamento, mais a empresa ganha. É o que o marketing 1-to-1 ou os preceitos de CRM pregavam na década passada e que ganharam um anabolizante virtual com o advento da rede.
Mais do que o ciclo de vida de produto, passe a considerar o ciclo de vida do cliente.
Criar relacionamento não é ter perfis abandonados em dezenas de redes sociais, é interagir com cada post, com cada resposta de um usuário, é se tornar presente na vida do consumidor, não na rede social.
A rede é só uma ferramenta, o objetivo é ganhar seguidores, fãs, membros ou “amigos” para geração de negócios. Não preciso dizer que para gerar negócios, não adianta abandonar o consumidor depois que você deixa o seu cartão com ele. É preciso relacionamento com ele.
O terceiro ponto que gostaria de ressaltar é confundir estratégia com tática e tática com operação.
Estratégia é o caminho que está tomando. Pode ser, por exemplo, “vender para grandes clientes para que tenhamos uma marca forte para o mercado internacional”ou então, “ser líder em custos no nosso segmento”, ou ainda, “ter a maior rede de contatos dentre todos os nossos concorrentes”.
Essas são estratégias. Elas direcionam o seu negocio.
A tática são oportunidades ou ameaças momentâneas que provocam manobras rápidas para, por exemplo, ocupar um espaço deixado por seu concorrente ou para blindar um mercado ameaçado por um novo entrante.
A tática não é a estratégia. É preciso diferenciar uma da outra para que você possa saber qual o período de duração médio de cada ação de sua empresa.
A operação é o “quem”, “quando”, “onde” etc. É o famoso “colocar a mão na massa”.
Criar perfis em 20 redes sociais não é estratégia, é operação, no máximo, tática.
Antes de tomar decisões dessa natureza, é bom fazer algumas perguntas para a sua agência ou direção da empresa: Quais os movimentos pelos quais passam os nossos consumidores? O que provocou isso? Quem são nossos consumidores? Em que mídias sociais eles se encontram? Dentre várias outras.
Não se deve criar um perfil em uma rede só porque o concorrente tem um lá. O planejamento de marketing digital deve ser feito de modo a incluir a criação de perfis em uma estratégia maior em que todas as ações conversem entre si.
Ações isoladas, seja em redes sociais, seja em e-mail marketing ou em SEO não surtem os efeitos que as empresas desejam. Integração e correto entendimento do que está sendo feito são fundamentais para o sucesso da sua estratégia.
realmente .. tudo bem descrito, e concordo com todo o texto .
Que legal conrado! Fiz um post sobre este assunto hoje no blog da Hulahoopi da uma olhada la http://www.hulahoopi.com.br/blog
Conrado, estou lendo bastante sobre as redes sociais e o seu texto se enquandra dentro do que já li, achei bem interessanto algumas explanações suas aqui, gostei muito do texto. Se muitos empresários ou usuários da rede lessem seu texto, acredito que passariam a pensar de uma forma diferente no momento de acessar as redes sociais.
Por algum acaso caí no blog e gostei dele. Pretendo me tornar um seguidor do mesmo. Parabéns pelos textos.
Conrado, é muito importante ter em mente o público-alvo para elaborar as estratégias e táticas. Do contrário a perda de tempo será inevitável.
Abraços
http://www.webcontexto.com.br
Boa noite,Conrado e amigos.
Realmente, a penetração da mensagem da marca no público desejado é fomentada através da correta adequação entre mídia x target. Acredito também que o planejamento deve ser flexível para que possa ser readaptado durante o período da ação, concordam?
Abraços!
Interessante o texto, porém sua explicação sobre os termos “redes sociais” e “mídias sociais” está ligeiramente equivocada. Por definição, “redes sociais” são um “ponto de encontro” de pessoas a partir do qual é possível que um indivíduo se relacione com outros. Esse ponto de encontro pode ser um bar, uma praça ou o Twitter ou Facebook. Já a expressão “mídias sociais” relaciona-se com a definição de mídia, ou seja, um espaço em que se divulga algo para um grupo de pessoas, a grosso modo. Portanto, tanto o Twitter quanto o Facebook, o YouTube e o Orkut assumem o papel de “rede social” e de “mídia social” ao mesmo tempo.
Olá, Paulo,
Nós dois estamos certos. Ninguém está equivocado.
De fato, os conceitos de mídias sociais e redes sociais são bem mais complexos do que o exposto. Redes sociais são vistas desde a antiguidade. Falo um pouco disso no post sobre a Avon.
Mídias sociais também englobam Facebook e Orkut, sim. Facebook e Orkut são redes sociais, ao passo que YouTube e Flickr, não são.
Não falei que as redes sociais são uma parte das mídias sociais, logo, Facebook e Orkut também são mídias, além de redes, porém, deixei o link que define tal afirmação no próprio post, para hipertextualizar no terceiro parágrafo. Lendo o conteúdo do link, essa dúvida seria dirimida.
Vou procurar colocar as explicações no próprio texto e não no hipertexto achando que todos irão ler o que indico 🙂
Grande abraço
Viagra Online Kaufen Buy Cialis Canada Viagra No Presciption Lowest Price Levitra
Vente De Propecia Generique Viagra Pills For Sale Uk Propecia Liver Damage Metabolized Cialis Buy Kamagra Soft Dapoxetina Generico Low Cost Comment Acheter Cytotec
How Can I Last Longer cheap cialis 800mg Viagra Cialis De Lilly
Cialis Online Kaufen Gunstig Find Discount Generic Elocon Cheap With Free Shipping Preis Viagra Online Buy Cialis Kamagra Jelly Francia
Buy Lasix Cheap Legitimate Buy Cialis Amoxicillin Price Express
Zithromax Pfizer 250 Mg Plavix Online Buy Levitra Plus viagra vs cialis buy accutane online from canada Viagra Pas Cher
893229 277798Hello DropshipDragon provides dropping for quality, affordable products direct from China to your customers. Perfect for eBay sellers and site owners alike! 62309
768643 338588Oh my goodness! an incredible write-up dude. Thank you Nonetheless Im experiencing challenge with ur rss . Don know why Unable to subscribe to it. Is there anyone getting related rss drawback? Anybody who knows kindly respond. Thnkx 647436
725499 818017I truly enjoy seeking by means of on this web internet site , it holds superb content material . 820139
986472 399351You ought to join in a contest 1st of the greatest blogs on the internet. I will recommend this web internet site! 533001
424644 647581Hello! I merely would like to give a huge thumbs up for the wonderful info youve here on this post. I may well be coming back to your weblog for far more soon. 115891
917269 302559Hi. Cool post. Theres an problem with your internet site in firefox, and you might want to check this The browser will be the market chief and a very good section of folks will pass over your fantastic writing because of this difficulty. 943649
259577 475924i was just browsing along and came upon your blog. just wantd to say excellent web site and this post genuinely helped me. 705971
13224 415580As I website owner I conceive the content material material here is rattling exceptional , thanks for your efforts. 823262
855954 96743Basically received my first cavity. Rather devastating. I would like a super smile. Searching a good deal much more choices. Several thanks for the article 928701
149195 37727This website can be a walk-by way of for all with the data you necessary about this and didnt know who to ask. Glimpse here, and also you will undoubtedly uncover it. 77317
71245 909064Nie and informative post, your every post worth atleast something. 68538