Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Estudo de caso de marketing digital nº4: o carro “open innovation” da Fiat

Neste 4º case, trago uma entrevista que fiz com João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. Ciaco contou com detalhes a ação de inovação aberta da Fiat.

Em 2009 a Fiat resolveu criar uma ação totalmente inovadora na Internet, como o Fiat Mio: um carro colaborativo, onde os próprios internautas davam opiniões sobre como deveria ser o veículo.

O portal do Fiat Mio (www.fiatmio.com.br) foi criado para apontar e discutir tendências automotivas, seja por meio de ideias ou de matérias de todo o mundo. Queríamos entender o que o consumidor considerava um carro inovador. Começamos a receber sugestões em agosto de 2009, que nos ajudaram a chegar ao briefing do Fiat Concept Car III (FCCIII), que foi construído pelos designers e engenheiros da Fiat e discutido com os internautas no portal.

É a primeira vez que uma montadora trabalha na construção efetiva de um carro, mesmo que um carro conceito, de forma colaborativa. Isso é muito inovador, porque estamos falando de uma indústria muito conservadora. Tradicionalmente, a indústria automobilística esconde o desenvolvimento de um novo carro a sete chaves. Ele só é apresentado, efetivamente, no momento do lançamento.

Com o Fiat Mio, invertemos o processo. Isso está revolucionando toda a nossa forma de pensar os projetos do futuro. Esse é nosso grande objetivo: uma experiência de aproximação com os consumidores para mudar a forma conservadora de pensar da indústria automobilística e entendermos os verdadeiros anseios do mercado.
Entre agosto de 2009 e setembro de 2010, tivemos mais de 17 mil sugestões para o protótipo e quase dois milhões de usuários visitaram o portal
.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=30MvxOoT2eM[/youtube]

Geralmente, as pessoas só sugerem o que conhecem ou o que já tenham visto em algum lugar e, muitas vezes, têm a expectativa de encontrar no carro soluções que fazem parte do seu dia a dia. Não necessariamente que estejam ligadas ao carro, mas que podem ser pensadas como conteúdo oferecido nele.

Cabe a nós, como indústria, ir além do que as pessoas estão dizendo para oferecer a solução disponível e surpreendê-las com outras que elas nem imaginam existir.

O FCC III é um projeto realizado na Fiat Automóveis, no Brasil, e foi apresentado no 26° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Ele é uma criação colaborativa da Fiat, com uma leitura a partir de um corte nas informações reunidas no portal, feito em junho de 2010. Mesmo no momento de construção do carro conceito, prestes a ser apresentado ao público, optamos por continuar recebendo as ideias no portal e ficamos sempre atentos ao que as pessoas continuaram sugerindo.

A princípio, faríamos uma campanha para criar um nome para o carro colaborativo, mas decidimos não fazer mais isso, pois Fiat Mio já se consagrou. Todos já incorporaram Fiat Mio. Desta forma, outro nome para o carro não faria sentido.

Acreditamos que o consumidor representa o poder no mundo de hoje, em tempo real, e isso é um caminho sem volta. As empresas podem até não falar com ele, mas as conversas e discussões em torno das marcas não deixarão de acontecer.

A iniciativa do Fiat Mio mostrou, na prática, o quanto é importante desenvolver canais eficientes de comunicação com os consumidores, capazes de ‘escutar’ e ‘dialogar’ com cada um deles.

Como dito anteriormente, o Fiat Mio representa uma mudança radical na forma de ouvir o consumidor e de abrir espaço para projetos colaborativos. Estamos vivendo o momento de revolucionar a forma de comunicação, utilizando novas tecnologias, e podendo reverter este processo na produção de produtos sofisticados e alinhados com os anseios de nossos clientes”.

Perceba como que essa ação só foi possível pelo Grau de Atividade do Consumidor e pela maneira com que a Fiat organizou a caótica quantidade de informações transformando-a em inteligência.

Vale a pena ver os vídeos do canal da Fiat no YouTube – www.youtube.com/user/fiat – para analisar mais profundamente o case e pensar em como implementar um processo de inovação aberta na sua empresa.

Site: www.fiat.com.br / www.fiatmio.com.br

Quer aprender mais sobre estratégias de marketing digital para sua empresa? Participe de um dos Treinamentos Google Marketing e adquira o livro “Google Marketing”, um dos livros de marketing mais vendidos do país.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

14 comentários

  1. Kelnimi em 16/01/20 às 03:39

    Propecia Without Prescription Prescription Can I Buy Nexium Online Vendita Viagra Pisa Buy Cialis How Can I Get Some Acyclovir Amoxicilina Worldwide Medication Zithromax Tiredness

  2. 고양이 간식 em 27/02/20 às 20:31

    834573 449669Fantastic post, Im searching forward to hear far more from you!! 723914

  3. Find xnxxx video em 28/02/20 às 04:23

    828706 709212You got a extremely excellent website, Gladiola I discovered it by way of yahoo. 893313

  4. 메이저사이트 em 02/03/20 às 21:54

    847349 575270You produced some decent points there. I looked over the internet for any issue and discovered most individuals goes as effectively as with your web internet site. 804046

  5. vigrx+ dosage em 05/03/20 às 21:30

    650050 555013I recognize there is definitely a fantastic deal of spam on this weblog. Do you want support cleansing them up? I may possibly support in between classes! 373752

  6. buy chloroquine online em 06/03/20 às 20:32

    217596 211652Thank you for the auspicious writeup. It in reality was a amusement account it. Appear complicated to far delivered agreeable from you! Even so, how can we keep in touch? 566452

  7. 712178 763353I like this weblog extremely a lot, Its a rattling good billet to read and locate information . 709606

  8. 442093 370755Come across back yard garden unusual periods of ones Are usually Weight reduction and every one 1 may be critical. One way state could possibly be substantial squandering via the diet. shed weight 540575

  9. 769301 852175Some genuinely rattling function on behalf with the owner of this web site , utterly great content material . 424745

  10. 560827 766983This really is how to get your foot within the door. 645784

  11. 토토먹튀 신고 em 20/03/20 às 23:57

    546538 263606Hi. Cool article. There can be a difficulty with the internet internet site in firefox, and you might want to test this The browser will be the marketplace leader and a huge portion of folks will miss your excellent writing due to this issue. 958388

  12. 바카라 쿠폰 em 22/03/20 às 21:50

    922079 195655This style is steller! You undoubtedly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own weblog (nicely, almostHaHa!) Great job. I truly enjoyed what you had to say, and a lot more than that, how you presented it. Too cool! 790177

  13. Residential Drug Rehab Near Me em 26/03/20 às 09:56

    Drug Rehabilitation http://aaa-rehab.com Alcohol Rehab Near Me http://aaa-rehab.com Alcohol Abuse Centers
    http://aaa-rehab.com

  14. 바카라 사이트 제작 em 29/03/20 às 03:55

    514543 61735You actually should experience a tournament for starters of the finest blogs online. Let me recommend this great web site! 664708

Deixe um Comentário