fbpx

4 filmes que todo empresário deveria assistir

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Filmes para empresários

Escolha o que você vai deixar entrar na sua mente. Já ouviu essa frase? Separei 4 filmes que todo empresário deveria assistir e quais as lições que eles me trouxeram. 

Quem disse que não é possível associar lazer com aprendizado? Eu faço isso o tempo todo. 

Mesmo em momentos de descanso, procuro alimentar a minha mente com conteúdos que vão somar em meus objetivos, de alguma forma. 

Separei alguns filmes que me marcaram, que me trouxeram lições importantes. 

Há muitos outros, mas esse artigo ficaria muito longo (se você quiser uma “parte 2” desse post, pode comentar no final. Quem sabe eu não preparo algo?). 

Falei de cada filme e, logo na sequência, as lições que moldaram um pouco a minha maneira de encarar negócios.

1. O Jogo da Imitação

O filme conta uma passagem da vida do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra. 

Ele é considerado o inventor do computador. 

Ele tinha uma tremenda dificuldade em trabalhar em equipe, mas mesmo assim, eles constroem uma máquina capaz de decifrar o código. 

O que esse filme me ensinou?

O filme me ensinou sobre liderança mas, principalmente, como a ignorância humana pode atrasar o progresso da humanidade em séculos, talvez milênios. 

Turing era homosexual e a vida dele foi bem difícil por conta disso. 

Infelizmente, o que ele viveu por conta da opção sexual dele ainda acontece nos dias de hoje. A ignorância humana ainda reina …

A grande lição: tome muito cuidado. Ainda há muita gente ignorante no mundo.

2. Walt Antes do Mickey

Baseado na história Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. 

Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. 

O que esse filme me ensinou?

Walt Disney era completamente obcecado pelas suas ideias. Ele teve a sorte de ter um irmão parceiro que transformava seus sonhos em realidade. 

Não dá para ser somente um idealista genial. Você precisa ter gestão e disciplina. Outra lição é a de “nunca desista por mais difícil que a vida esteja”. 

A grande lição: “continue a nadar”, como diz meu amigo Wendell Carvalho, “lá na frente a conta fecha”.

3. A Rede Social

O filme é baseado na história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg. Assim como no filme sobre Walt Disney, vale a pena somente para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade. 

Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso. 

O que esse filme me ensinou?

Esse filme me fez questionar qual o preço que eu topo pagar para ter sucesso. O filme mostra o Zuck bem insensível a todos que o rodeiam. 

Se a história é verdadeira ou não, eu não sei, mas o filme traz uma boa reflexão a respeito do sucesso nos negócios e nas relações. 

A grande lição: uma pergunta que ficou ecoando na minha mente: qual o preço eu estou disposto a pagar pelo sucesso? 

4. Coco Antes de Chanel

O filme conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. 

Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. 

Ela precisou vencer diversos obstáculos – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. 

O que esse filme me ensinou?

Ir na direção contrária que todos estão indo nem sempre é uma má ideia. Sö mostra que você está vendo algo que ninguém está vendo. A distância entre o visionário e o louco é o resultado

A grande lição: se você acredita no que está fazendo, continue e ignore os pessimistas. Só o tempo dirá quem estava certo.

Agora, eu te convido a me contar um filme que te trouxe uma grande lição como empresário (e qual lição foi essa) aqui, nos comentários. 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram