Em junho desse ano o instagram anunciou o lançamento de uma ferramenta para empresas. Com o nome de Instagram for Business, ela inclui novos perfis de negócios, métricas e a possibilidade de criar anúncios diretamente dentro do aplicativo.
Já faz um bom tempo que empresas têm utilizado o Instagram como uma forma de ganhar audiência e se comunicar melhor com o seu público, porém sem ver se o conteúdo que criam para essa audiência tem dado retorno.
Pensando nisso, o Instagram decidiu criar essa nova ferramenta de métricas para empresas, que vai muito além de curtidas e visualizações.
Batizada de Instagram for Business, a ferramenta inclui novos perfis de negócios, métricas e a possibilidade de criar anúncios diretamente dentro do aplicativo (antes os anúncios eram feitos através do Facebook).
A companhia, que foi comprada pelo Facebook em 2012, entrevistou centenas de empresas para entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejam se sobressair no Instagram; segundo, que precisam de mais informações sobre sua performance após a publicação e por fim, que querem atingir mais pessoas.
Sendo assim, o Instagram desenvolveu três ferramentas:
Business Profiles
Essa ferramenta é gratuita e tem como objetivo ajudar empresas a serem reconhecidas como tal no Instagram.
Com o perfil de empresa, os negócios podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato, seja por e-mail, mensagem ou telefone, clicando no botão de contato. Esse botão aparacerá ao lado do botão de seguir. Perfis de empresa também desbloqueiam acesso a métricas e a possibilidade de promover posts.
Os perfis de empresa só serão abertos a quem já tem uma página de empresa no Facebook. De acordo com o Instagram, isso permite utilizar as credenciais de pagamento do Facebook, além de reaproveitar informações de endereço, número de telefone e website.
Insights
O insights permitirá com que as empresas tenham mais informações sobre quem as segue, além de saber como está a performance de cada post (qual está engajando mais, qual está engajando menos). Ao aprender sobre o comportamento e os dados demográficos da sua audiência, você pode criar conteúdos mais relevantes.
Também serão mostradas métricas como, top posts, alcance, impressões e engajamento, e dados como idade, gênero e localização dos seus seguidores. E uma informação muito importante: o horário em que seus seguidores mais utilizam o Instagram.
Promoção
Nessa ferramenta, você poderá transformar posts que tiveram uma performance boa, ou seja, que geraram bastante engajamento para a sua audiência em um anúncio que poderá ser feito dentro do aplicativo.
Escolha um post que você já publicou e adicione um botão encorajando a audiência a interagir. Você pode selecionar um público alvo ou deixar que o Instagram o faça. Depois disso, o post será promovido pelo período de tempo que você definir.
De acordo com o Instagram, as ferramentas serão lançadas nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia nos próximos meses e no mundo todo até o final do ano.