Processos de marketing para pequenas e médias empresas

Marketing para pequenas e médias empresas

Pequenas e médias empresas que têm uma estratégia de marketing estão à frente de muitos concorrentes. Planejar e executar estrategicamente ações de marketing não é tarefa apenas de grandes empresas. O marketing possibilita aumentar a visibilidade da sua empresa para atrair novos clientes, o que é extremamente importante para a manutenção do seu negócio.

Por isso, neste artigo você verá por que o dono de um negócio deve dominar a estratégia de marketing a ser adotada e os 4 papéis que o marketing desempenha em uma pequena ou média empresa. 

Entenda o que é marketing

O marketing acompanha a sociedade como uma prática desde que as pessoas começaram a trocar mercadorias e foi crescendo junto com as revoluções econômicas e sociais, se tornando objeto de estudo e melhorias estratégicas. Mas, mesmo sendo tão presente e amplamente utilizado, cabe entendermos o conceito de marketing. 

Segundo a AMA (Americam Marketing Association) “marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.”

Podemos concluir que o marketing são atividades que geram valor para a audiência de uma empresa. Agora que entendemos brevemente a definição de marketing, nos próximos tópicos você verá o papel do marketing em pequenas e médias empresas. 

A relação entre o empresário e o marketing

Um erro que acontece com frequência e que pode dificultar bastante o sucesso das ações de marketing é a delegação da estratégia. Vou explicar melhor: muitos donos de negócios, por se envolverem com diversas outras atividades, quando pensam em marketing contratam uma agência e pedem para a agência definir as estratégias. 

Ou seja: onde será anunciado e de que forma, por exemplo, é definido por uma empresa terceira. O empresário, por sua vez, muitas vezes nem mesmo sabe se aquilo está adequado a sua empresa e ao público-alvo. 

O problema de fazer isso é que quem conhece o negócio e os clientes com profundidade não é a agência e sim o dono da empresa. Então, um empresário precisa dominar a estratégia, ou seja, o que será feito. Isso não significa que o empresário deverá realizar operações de marketing. Ele deverá dominar o que será feito, participar e entender as decisões.

A execução das atividades podem ser feitas por uma agência ou até mesmo internamente, se houver estrutura na empresa para isso. Mas independentemente de quem for executar, o certo é que o empresário deve saber e entender o que será feito. Isso irá garantir que as ações sejam adequadas ao negócio. 

Os 4 papéis do marketing em pequenas e médias empresas

Algumas empresas, por serem menores, acreditam que marketing não é necessário. Ou até mesmo acreditam que uma ação isolada, como anunciar em mídia on-line sem muita estratégia, por exemplo, já seja marketing. Porém, marketing como vimos anteriormente é muito mais amplo do que isso. 

Porém, assim como é um erro pensar em marketing dessa forma, o mesmo é quando delegamos a estratégia de marketing a ser adotada para uma outra empresa. Então neste artigo veremos quais são os 4 papéis que o marketing deve desempenhar na sua empresa. 

1. Escolha do público

Esta pode ser a estratégia mais importante para que todas as estratégias sequenciais tenham sucesso. Escolher o público-alvo da sua empresa é fundamental para que os esforços de marketing funcionem.

Ter essa definição evitará investir em ações destinadas para uma audiência que não deseja comprar de você. Pois, quando sua empresa se comunica com o público adequado, a identificação deles com a sua marca será muito maior e, por consequência, a chance de gerar vendas também

Para escolher ou definir o público-alvo da sua empresa é necessário realizar pesquisas. Tenha clareza em relação a qual transformação na vida dos seus clientes o produto ou serviço irá realizar. Diante disso, pesquise informações para entender quem é seu cliente, o que deseja, quais são seus problemas e sonhos. 

Caso você já tenha uma empresa, uma forma de entender bem o perfil do cliente ideal do seu negócio é verificar quem já é seu cliente. Dê preferência por avaliar aqueles que compram mais de uma vez da sua empresa. Pessoas com o mesmo perfil que esses clientes têm muito mais probabilidade de comprar de você. 

2. Encontrar o público

Depois de saber quem é seu público-alvo, é necessário ter clareza de onde ele está. Em tempos de mídias digitais, por vezes, há uma certa confusão de que qualquer mídia on-line traz o mesmo resultado. Mas esse é o motivo de muitas estratégias de divulgação falharem. 

Como você já encontrou seu público-alvo, em seguida você deverá estabelecer onde ele está. Cada tipo de negócio acaba tendo um desempenho melhor em alguns tipos de mídia on-line. Dessa forma, para saber onde investir, verifique o seu tipo de negócio. 

Negócios de oportunidade x negócios de necessidade

A solução que sua empresa oferece a um consumidor é o que irá determinar se o seu negócio é de oportunidade ou de necessidade. Um negócio de necessidade são aqueles que oferecem solução para algo que o consumidor precisa resolver, possivelmente em um curto período de tempo. Uma borracharia, por exemplo, é um negócio de necessidade. 

Por outro lado, um negócio de oportunidade são soluções que o consumidor não necessariamente precisa, mas que ele pode desejar ter. Uma loja de jóias, por exemplo, se encaixa no perfil de um negócio de oportunidade. 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre tipos de negócios e em qual mídia on-line pode trazer mais resultados, veja este artigo um material completo sobre esse assunto

3. Atrair o público

Uma boa estratégia de marketing não deve se deter apenas a atração orgânica de audiência. Criar um perfil da marca em redes sociais é uma das estratégias de marketing. Para atrair o seu público-alvo é necessário também investimentos em anúncios

Isso porque, nem sempre os seguidores de um perfil são um público qualificado, ou seja, com mais probabilidade de comprar da sua empresa. Com o uso de anúncios você poderá alcançar esse público mais qualificado através da segmentação baseada no público-alvo escolhido

Com uma estratégia de anúncios adequada ao público, ou seja, que considere os problemas e desejos deles, você consegue fazer com que sua empresa “apareça” para pessoas que podem se transformar em clientes. Isso pode ocorrer em redes sociais ou em mecanismos de busca, como Google, quando um usuário está procurando especificamente por algo que sua empresa venda. 

Adotando essa estratégia, a visibilidade da sua marca aumenta bastante e gera mais tráfego para perfis e sites. Dessa forma, traz para dentro do processo comercial (ou seja, do funil de vendas) um perfil de público com maiores chances de comprar.

Veja a seguir as principais possibilidades de anúncios.

Onde sua empresa pode anunciar

  • Google Ads (anúncios por palavras-chave, display, YouTube);
  • Instagram / Facebook Ads (a plataforma para gerenciar campanhas é a mesma, uma vez que a empresa proprietária das duas redes sociais é a mesma).
  • Linkedin Ads (relevante no mercado B2B);
  • Twitter Ads;
  • Pinterest Ads;
  • TikTok.

Lembre-se que os fatores mais importantes para definir onde anunciar é entender o seu tipo de negócio e onde está o público-alvo da sua empresa

4. Aquecer o público

Por fim, outro papel do marketing é de aquecer o público por meio do marketing de conteúdo. O objetivo de produzir conteúdo relevante para o seu público é aumentar o nível de consciência do público e de interesse em relação a sua solução

Para escolher os conteúdos que irá utilizar, tanto em redes sociais como em sites e blogs, pense no que a sua audiência está interessada. Além disso, sempre escolha conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço, mas não fazendo oferta direta o tempo todo para não cair na armadilha da panfletam digital. 

Para humanizar ainda mais a empresa e acelerar o processo de confiança dos consumidores em relação a sua empresa, mostre os bastidores, as pessoas que fazem parte do dia a dia. 

Está mais claro para você empresário a importância e os principais papéis do marketing em pequenas e médias empresas? Para ver mais informações sobre marketing e vendas para PMEs, acompanhe as postagens do blog.

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