O Marketing ONFF Line

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Que palavra estranha…Onff. Explico. É simples junção de On com Off para expressar uma opinião que vez por outra difundo no mercado para abrir os olhos dos profissionais de marketing. Apesar de eu falar “marketing digital” o tempo todo, o faço apenas por um motivo didático. Para deixar mais simples a compreensão de um conhecimneto denso como é a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital e assuntos afins. A divisão do mundo em Online e Offline mais se parece um tratado de Tordesilhas contemporâneo e tem tanto cabimento quanto o próprio tratado.

Nesse momento, em que está lendo esse blog sobre marketing digital, você está no mundo online ou no mundo offline? Quando você conversa com seus amigos em um chat do Facebook, você está Online ou Offline? Muitos me diriam que está no Online. Pois vou lhe revelar um segredo: você está ONFF line. Está On e Off ao mesmo tempo. O ser humano é um só e por isso vive em um só mundo, o mundo real, porém, que tem dois ambientes ou duas dimensões coexistentes que o compõe: o ambiente virtual (online, bítico) e o ambiente físico (geográfico, atômico). Essa divisão não cabível no nosso dia a dia é interessante do ponto de vista de entender melhor as regras de cada um deles para que as usemos do modo correto.

Muitos pensam que falar em marketing digital é basicamente falar do mundo online, mas é falar do mundo ONFFline. Daí minha suspeita de o termo “marketing digital” logo, logo irá cair em desuso diante da própria contradição a que o nome remete: um marketing que é feito somente nas vias digitais. Em um mundo onffline não é possível distinguir p que é digital e o que é real. Um influencia o outro e torna a ser influencia pela resultado de suas influências. Marketing Digital deveria ser chamado de marketing, pura e simplesmente, porém, ainda temos essa divisão para deixar claro um papel e outro. O tradicional e o novo. O digital e o analógico.

Da mesma maneira que e-commerce é tão físico quanto uma loja de shopping, o marketing digital lida com pessoas reais, que são impactadas pelo marketing como um todo. Tal denominação “marketing digital” talvez se dê pela grande confusão que ainda há entre marketing e propaganda. Por tal motivo, acaba se traduzindo de maneira inconsciente marketing digital como “propaganda digital”. Temos então que resolver antes  confusão com o marketing para depois resolvermos a questão de seu sobrenome “digital”.

O ambiente virtual valoriza a conversa (lembre-se do Manifesto Cluetrain: “mercados são conversas”), a reputação, a opinião, os laços sociais (entenda por “laços sociais” laços emocionais entre pessoas, mas que existem tanto no ambiente online quanto no offline, sendo que muitas vezes virtualizamos nossos amigos do offline no online e conhecemos pessoas do online no offline), a informação e não conhece nem escassez nem limites, é o mundo das ideias e da informação. O ambiente físico é o ambiente econômico. Valoriza a transação monetária, o átomo e o tangível. É um mundo baseado em localizações geográficas, distâncias, escassez e limitações.

Vivemos nos dois ambientes ao mesmo tempo como que seres multidimensionais que coexistem em dois lugares distintos, porém, localizados no mesmo lugar. Uma dimensão virtual e uma dimensão física compondo o nosso mundo percebido. Este é o nosso mundo ONFFline. O Marketing Digital, também ainda chamado por alguns de Marketing online (ou internet marketing) deveria então ser chamado de “Marketing Onffline”, mas essa palavra é muito estranha. Deixemos só Marketing, então.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram