Nos Estados Unidos muito se fala de marketing de conteúdo. Inclusive, existem diversos eventos presenciais em relação ao tema. Já no Brasil, o assunto começou a ganhar destaque em 2014.
Por ser um assunto novo, diversas empresas têm procurado se especializar no assunto, isso quando não procuram quem possa ajudá-las com isso, pois já perceberam que o marketing de conteúdo pode ser um diferencial e, melhor ainda: pode mudar o rumo dos seus negócios.
Aquele marketing “clássico” (oferta, produto, promoção, preço), com o qual estávamos acostumados, não faz mais sentido nos dias de hoje.
Já é um conceito muito ultrapassado.
Além disso, vivemos uma “era digital” em que a internet evoluiu, os meios de comunicação também mudaram: hoje conseguimos assistir a um filme em versão HD de nossos celulares, de onde quisermos. Mas, em meados dos anos 80, ninguém poderia imaginar que isso seria possível.
Hoje, as pessoas procuram por informação o tempo todo, estão conectadas quase 24 horas por dia. As pessoas buscam por soluções e produtos no Google e, até mesmo, em redes sociais para resolverem os seus problemas.
Você deve estar se perguntando o que é marketing de conteúdo, e como ele pode me ajudar nessa história toda?
Você precisa “educar” o seus possíveis clientes para que ele adquira o seu serviço ou produto.
Quando digo educar, eu quero dizer que você precisa mostrar para a sua audiência/público que você domina o assunto que elas estão pesquisando ou seja, se posicionar como uma autoridade.
Não vou entrar em detalhes em relação à autoridade, pois acredito que esse seja um assunto para falarmos mais para frente, mas construir a sua autoridade é um ponto muito importante para quando o consumidor fizer uma busca, o seu nome apareça como uma referência. Isso faz parte da chamada “Jornada do Consumidor”.
Como funciona a jornada do consumidor?
Para que o consumidor compre o seu produto ou serviço, ele passa por várias etapas até chegar à etapa final, que é a de decidir adquirir o produto ou não. As etapas são:
Não sabe que tem um problema – Nesse momento, ele está tranquilo, não sabe que tem um problema ou seja, ainda não está incomodado com nada.
Incomodado – Percebe que tem um problema e começa a ficar desconfortável com a situação.
Pesquisador – Ele começa a procurar formas para solucionar o problema dele…soluções.
Comparador – Normalmente, quando você quer comprar um produto, um tênis por exemplo, você costuma procurar em diversas lojas, tanto online quanto off-line, para comparar preços e qualidade de produtos, certo?
Com o seu cliente não vai ser diferente. Se você não conseguir convencê-lo a comprar de você na fase pesquisador, ele vai te comparar aos seus concorrentes.
Comprador – Este é o momento em que a venda, finalmente, acontece. É a etapa decisiva.
Avaliador – Depois de passar por todas as etapas, nessa fase o seu cliente vai avaliar se o seu produto/serviço é bom ou não para ele. E aí, existem dois caminhos que ele pode seguir: gostar do seu produto e recomendá-lo para outras pessoas ou ficar insatisfeito e falar mal para outras pessoas.
Bom, expliquei brevemente como funciona a jornada do consumidor, agora vou explicar por que o marketing de conteúdo vai ajudar o seu possível comprador.
O marketing de conteúdo vai te ajudar a educar o seu possível cliente.
Como assim?
Muitas vezes, os clientes não conseguem ver o real valor que um produto/serviço tem.
Acabam achando muito caro e procuram por outras alternativas, ou seja, procuram a concorrência.
Para que o seu cliente não procure o concorrente, você tem duas opções?
Abaixar o preço para o valor do seu concorrente, dessa forma você conseguirá entrar para a disputa dos preços.
Ou você pode educar o seu cliente a ter uma boa visão de valor percebido, gerar valor para ela através de conteúdo e, assim, ele vai conseguir perceber o valor real do seu produto/serviço.
O cliente só vai enxergar valor e o diferencial no seu produto se ele conhecer sobre a área ou se for educado para isso.
A maior vantagem de usar a educação como uma ferramenta é que ela gera valor para a venda, muito mais do que se você, simplesmente, tentasse vender um produto.
Conclusão
Eduque os seus clientes, mostre que você domina o assunto e que é uma autoridade. No final, as chances de você conseguir realizar uma venda serão muito maiores.