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O que você tem feito com sua lista de clientes?

A maioria esmagadora das empresas tem um ativo valioso que ela não tem ideia: a sua lista de clientes. Falar disso já se tornou lugar comum, é verdade, mas parece que as pessoas só dizem que isso vale dinheiro mas ninguém dá de fato a fórmula para transformar uma porção de e-mails e nomes em dinheiro de fato. A lógica é bem mais complexa.

Hoje em dia há uma cada vez maior valorização do relacionamento que você mantém com o mercado. Muito mais do que somente o que vende para ele. Uma lista de clientes de nada adianta se não houver um relacionamento sendo feito. Muitas empresas entram então na seara do “marketing de relacionamento” e, sendo isso algo considerado “caro”, na impossibilidade de fazer o perfeito, não fazem nada.

Vamos esquecer a palavra pomposa “marketing de relacionamento” e vamos falar de conceitos e técnicas mais simples. Vou lhe dar uma das fórmulas que uso (e que dá muito certo) e que ensino em todos os meus cursos de marketing digital.

Primeiramente você vai separar a lista de seus clientes em uma planilha de Excel. Todo mundo tem um Excel…
Em cada coluna você vai colocar um dado de cada cliente (cada cliente ocupará uma linha). As colunas serão classificadas como nome, e-mail, cidade, UF, telefone, endereço, produtos comprados etc. A lista vai ficar enorme, mas você, inicialmente para não complicar demais nossa explicação, só vai usar algumas poucas colunas. Talvez 4 ou 5.

É importante que você tenha o nome e o e-mail de seus clientes. Se você vende para várias cidades, ter o campo de cidade e estado preenchido também é importante. Depois disso você vai escolher uma das colunas para segmentar o mercado, ou seja, separar grupos afins. Se você vende roupa, pode separar em pessoas que comprarm roupas femininas e quem comprou roupas masculinas. Se você vende serviços de advocacia trabalhista, você vai separar em empresas com mais de 300 funcionários e empresas com menos de 300 funcionários (é um número aleatório. Não entendo muito desse mercado).

Escolha uma coluna em que possa separar o mercado em 2 ou no máximo 3 setores diferentes. Senão sua lista vai ficar muito complexa.

O próximo passo é cadastrar todos esses e-mails em uma ferramenta de gerenciamento de mailing e envio de e-mails. Vou indicar a que eu mesmo uso: Aweber. É uma ótima ferramenta que tem uma funcionalidade que você vai usar muito: o chamado “autoresponder” ou “follow”. Um autoresponder é uma programação prévia de todos os e-mails que você vai enviar para o seu mailing list.

Com um autoresponder você pode escrever 50 e-mails diferentes (e-mails curtos de 2 ou 3 parágrafos como se estivesse conversando com o cliente) e programá-los para serem enviados ao longo do ano. Como o ano tem 52 semanas, você terá e-mails para enviar ao longo de todo o ano praticamente. Se quiser saber como é a forma ou o tom desses e-mails, assine minha newsletter ao final desse post ou no topo dessa página. É exatamente o que eu faço.

Os e-mails que vai enviar para os seus clientes serão segmentados. Se você separou o seu mailing em homens e mulheres de acordo com o produto que eles compraram, escreva uma sequência de 50 e-mails para homens e outra sequência de 50 e-mails para mulheres. Se separou em tamanho de empresa, escreva uma sequência de e-mails para cada tipo de segmento por tamanho de empresa.

Os seus e-mails não devem ser promocionais. Devem ser informativos. Devem ensinar ao cliente aquilo que você vende para ele. Se você vende roupas, envie e-mails dando dicas de moda. Se você vende serviços de advocacia para causas trabalhistas, ensine a ele como evitar causas trabalhistas. Isso mesmo. Pode parecer um contra-senso. Você vai ensinar a ele como evitar exatamente aquilo que você vende. Pode acreditar que só assim ele confiará em você e, quando precisar, será de você que ele vai comprar o serviço.

Se você vende coleiras para cão, ensine como tratar melhor do cão. Se você vende serviços de limpeza de carpetes, ensine como fazer a manutenção do carpete de modo a não acumular ácaros etc. Acho que você já entendeu. O segredo desse tipo de e-mail é que ele mostra que você sabe o que está vendendo. Sabe tanto a ponto de ensinar para os outros como fazer. Isso gera credibilidade. Outro ponto é que isso faz com que as pessoas queiram receber seus e-mails porque você está fornecendo conteúdo de valor, não promoções da sua empresa.

Tenho certeza de que, se você reunir a sua equipe, eles produzirão 50 e-mails curtos de dicas para clientes em menos de uma semana. Talvez em menos de um dia, dependendo da equipe que você tenha.

Eu costumo usar a porcentagem de 80/20, ou seja, 80% de conteúdo informativo, útil e relevante e apenas 20% de conteúdo promocional vendendo meus produtos. Para empresas de serviços, o conteúdo informativo que ensina a fazer, tenha certeza, já está todo na internet. Lá tem tudo que a pessoa deseja saber para fazer ela mesma o serviço. E algumas vão de fato fazê-lo. Você não está vendendo mais ensinamento para ela, então. Você está vendendo comodidade de fazer por ela.

Uma vez que você programe essa sequência de e-mails, o ideal é que todo e-mail tenha um link para o seu blog. Sim, é importante ter um blog. Você vai iniciar o assunto no e-mail e, ao longo do e-mail – que deve ser curto e informal – você vai remetê-la para ler o restante do conteúdo no blog. Isso tem um motivo: quando ela entrar no seu blog, ela vai ter contato com a sua marca. Ela vai ver banners promocionais nas laterais, você terá colocado links no texto do post para produtos ou serviços que tenham a ver com a palavra-chave que tem o link…

Você estará submetendo o seu leitor a inputs de venda. Isso converterá algumas vendas de clientes que você já tem – o público mais fácil de comprar uma vez que já conhecem sua empresa. O relacionamento que você tem com sua lista é fundamental para que você aumente sua receita sem ter que aumentar o seu custo de divulgação. Ou seja, faz com que você fique muito mais lucrativo.

Essa é uma dica de ouro. Implementa-a depois me diga qual o resultado que obteve.

Não se esqueça de assinar a minha newsletter com minhas dicas de marketing digital (caso ainda não tenha assinado) e comentar o que achou para dar sua contribuição 🙂

 

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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110 comentários

  1. Juliano Abrahão em 21/11/12 às 02:42

    Meu caro Conrado,

    Já acompanho vosso trabalho há algum tempo e mesmo ainda não tendo a oportunidade devida de fazer seus cursos, sei e testifico da qualidade de seu trabalho.

    Fico feliz por este blog fornecer informações altamente relevantes, e essa sobre e-mail marketing então, é fundamental para qualquer tipo de negócio, seja ele grande ou pequeno.

    Irei aplicar suas dicas com diligência e voltarei sim para prestar o depoimento devido.

    Parabéns por seu profissionalismo e humildade em nos ensinar.

    Paz, saúde e sucesso.
    Até breve.

    • Conrado em 21/11/12 às 10:43

      Muito obrigado, Juliano 🙂
      Esse é um trabalho que faço com muito prazer.
      Grande abraço

  2. Anderson em 21/11/12 às 10:25

    Parabéns pelo conteúdo, coisas simples e óbvias que muita das vezes deixamos de lado, são fundamentais e de grande impacto para com nossos clientes.

  3. Ary Costha em 21/11/12 às 10:59

    Caro Conrado, Como as coisas simples as vezes passam despercebidas, é isso aí que vc falou, tão simples, embora não tão fácil, principalmente no começo, depois como dizem; “depois pega no tombo” . Mais uma vez nosso muito obrigado, esse dica sua é de ouro e é viável para qualquer um, em qualquer lugar e em qualquer seguimento. Muito Obrigado. Ary Costha – cartoesegrafica

  4. Dianoson Gatti em 21/11/12 às 11:04

    Muito bom esse Post,

    Bem prático, pois realmente ensina o “como fazer”, assim fica fácil colocar em prática os seus ensinamentos.

  5. Vicente Negrão em 21/11/12 às 11:36

    Meu caro Conrado, ótima dica e vou passar a usar na minha area de vendas e também te asseguro como uma excelente estratégia para área de RP. Muito Obrigado.Vicente Negrão

  6. Jonivando P.S em 21/11/12 às 14:14

    Olá Conrado, parabéns por suas informações valiosas na área do markeing digital. O seu sucesso é resultado do seu talento e da sua humildade. Que Deus continue lhe abençoando.

    Um abraço!

  7. Rodney em 21/11/12 às 16:04

    Conrado, recebi este conteúdo em meu e-mail e logo cliquei no mesmo para abrir o seu blog e ler toda a matéria relevante, ou seja, conforme você mesmo descreve em neste conteúdo.

    Estas dicas e muitas outras que eu recebo em minha caixa postal são muito valiosas para o nosso dia a dia.

    Como você mesmo diz, a internet de hoje em dia é uma REDE DE PESSOAS E NÃO DE COMPUTADORES, então, precisamos PRIMEIRAMENTE ENTENDER DE PESSOAS PARA DEPOIS ENTENDER DE INTERNET propriamente dita.

    Um abraço e continue assim, passando os seus conhecimentos para nós colocarmos em prática em nosso dia a dia.

    Rodney
    http://www.tecmicron.com.br
    http://www.shopurbano.com.br

  8. Marceli em 22/11/12 às 17:16

    Parabéns Conrado, dicas fáceis e práticas que acabamos nos prendendo em coisas mais difíceis que não dão tão bom resultado.

  9. André Gonçalves Fernandes em 23/11/12 às 22:49

    Conrado,

    Boa Noite!

    Este Conteúdo está relacionado com o 70 P. Personalização

    • Conrado em 23/11/12 às 23:37

      Isso André. Ao 7ºP! Dialogar com seu cliente.

  10. Ebert Ferreira em 11/12/12 às 11:03

    A criação de conteúdo é a parte mais complexa da história. Você teria mais dicas? Atendo empresas pequenas que não tem tempo e equipe para criar conteúdo… ainda mais 50 e tantos e-mails segmentados…

  11. Lucas em 11/12/12 às 15:16

    Olá Conrrado,

    Tenho acompanhado as suas postagens e levado muito a sério.
    Poderia indicar um template para wordpress propício a indexar bem no google e a desenvolver bem o engajamento com os leitores?

    Obrigado
    Lucas

  12. Rosana em 18/12/12 às 20:09

    Conrado, a todo momento, temos pessoas novas entrando em nossa lista, algumas se descadastram, outras simplesmente não abrem os emails e não há motivos para mante-las (ou há?).

    No decorrer do tempo, tenho os 52 autoresponders cadastrados, virou o ano e aí? (sei q to sendo simplista, tá?) Cadastro mais 52 novos autoresponders?

    Cada pessoa que entra para minha lista deve receber tudo do início, começar do meio, preciso ter uma sequência lógica no início para me apresentar melhor e depois ele entra no bolo?

    A pergunta é: como gerenciar o fluxo de clientes, acho que é isso.

  13. Adriana Borges Silva em 09/01/13 às 14:27

    Oi Conrado!
    Conheci seu trabalho há pouco tempo e venho gostando muito de tudo que posta e indica!
    Estou lendo Você já tem um plano B? e estou adorando!
    Essa dica de hoje com certeza também será muito útil!
    Obrigada por compartilhar!

  14. Elias Valerio em 14/01/13 às 09:03

    Olá Conrado, o que eu mais admiro em seu trabalho é a coerência!!!!
    Conclui o curso de MKT e fiquei muito frustado com os professores que tive .
    Vc está ,mostrando na pratica que existe profissionais sérios na areá.
    Parabéns!!!!

  15. og oliveira e souza em 26/01/13 às 18:54

    Realmente o artigo é importantíssimo. Parabéns pelas informações.
    Venho acompanhando seus artigos e vídeos. Sinto-me feliz por recebe-los, especialmente a remessa do Plano B, um livro maravilhoso. Fique na paz de Deus e sucesso. Og

  16. Leandro em 30/01/13 às 06:59

    Conrado

    Interessante o post, mas não consegui ver como aplicar para o meu e-commerce, tenho um site de delivery de pizza, lanches e etc online, madaria o que ? Receitas de como fazer comida em casa ? Como usar melhor o site ?
    hoje estou mandando 1 vez por semana ofertas

    abraços

  17. Henrique Valêncio em 30/01/13 às 20:12

    Querido Conrado, são dicas de ouro, como de costume. Espero em breve ter grandes notícias dos resultados que obterei com sua ajuda. Um grande e afetuoso abraço!

  18. Luiz Helberth Pacheco de Lima em 04/02/13 às 20:10

    Muito bacana a estratégia Conrado! Vou testá-la assim que puder.
    Obrigado.
    Um grande abraço.

  19. Emanuel Eloy Dos Santos em 06/02/13 às 21:39

    Excelentes dicas, irei aplicá-las nos meus negócios. no momento estou lendo o seu livro de marketing digital, e em breve irei montar uma plataforma virtual (blog ou site), para divulgar minha marca, através dos e-mails informativos que envio para prospectis e clientes que já criei algum relacionamento. um forte abraço

  20. Wander Sena em 13/02/13 às 07:09

    Conrado mais uma excelente orientação que você compartilha.
    Obrigado.

  21. Maria em 13/02/13 às 07:40

    Gostei, inspira segurança.

  22. oscar santos em 13/02/13 às 12:05

    Olá!
    Conrado, tenho acompanhado su trabalho a ha alguma tempo, e sou seu fã. Comprei o livro 8P’s do Marketing mas ainda não comecei a ler, pois estou terminando seu livro planoB, que é uma obra de cunho social, você está mudando o Brasil. Este post é mais uma dica importantíssima para obtermos sucesso com ferramentas que às vezes deixamos na gaveta.
    Abraços.

    Tentei me increver em um dos seus cursos, mas acabei desitindo por não conseguir gerar o boleto, acabei me inscrevendo em outro curso.

  23. Roberto C. Nogueira em 16/02/13 às 21:35

    Olá Conrado, boa noite..

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por todo o conteúdo que você disponibiliza na internet buscando a divulgação do conhecimento. Como profissional da área de educação o parabenizo. Acabei de adquirir o seu livro Os 8 ps do Marketing Digital. Chegará em aproximadamente 5 dias. Espero em breve ter condições em adquirir seu curso on line de Marketing Digital. Grande abraço,
    Roberto.

  24. Lucio em 20/02/13 às 10:03

    Quando adolescente meu treinador de basquete me ensinou a fazer o BÁSICO bem feito!!! A melhoria vem com o tempo. Parabéns pelo post.
    Ha cerca de 5 anos uso essa técnica do mailing com meus clientes e ex-clientes, fornecendo toda segunda feira, informação que pode ser útil para eles.
    Dessa forma eles se sentem lembrados, e me indicam para outros profissionais gerando novos negócios e vendas.

  25. Sandro César Borges em 28/02/13 às 21:11

    Conrado, sua dica é valiosa. Estou desenvolvendo um site para minha empresa de Consultoria e assessoria tributária. Vou fazer uso de sua dica.

  26. Juninho Oliveira em 04/03/13 às 11:38

    Olá Conrado,fico feliz por estar participando desses ensinamentos valorosos,mas ainda estou num começo onde tenho muita coisa pra arrumar,vou precisar de ajuda!

  27. Sanmar em 13/03/13 às 10:55

    Excelente dica ! Obrigada!

  28. Josue Neto em 28/03/13 às 19:21

    Obrigado, Conrado!

  29. Luciano em 17/04/13 às 01:29

    Parabéns pela dica, estou lendo… quero dizer. estudando seu livro 8Ps, e tem sido muito útil para mim, quando terminá-lo pretendo me inscrever no curso para um melhor aproveitamento de todo conteúdo.
    Obrigado!!

  30. Aloyisio Neves em 10/05/13 às 10:06

    Pra variar, excelente texto informativo e didático. Abraço!

  31. Ben Oliveira em 10/05/13 às 16:30

    Mais um excelente texto, Conrado!
    Suas dicas são importantes para quem deseja melhorar o relacionamento entre empresa e clientes.
    A verdade é que muitas pessoas usam os e-mail marketing somente para divulgar promoções e produtos e se esquecem de dialogar com os consumidores.
    Abraço

  32. MARCOS SIILVA em 15/05/13 às 13:17

    Somente com o conhecimento pleno do seu produto ou serviço, essas ações de mailing será favorável ao empreendedor. Como Conrado explicitou, com muito habilidade e conhecimento do seu serviço.

  33. Marcelino Nascimento de Araujo em 16/05/13 às 03:33

    Dica muito importante mesmo, parabéns e muitíssimo obrigado!

  34. Nathália Campos em 31/05/13 às 12:21

    Adorei o conteúdo e totalmente importante! Aliás a gente vê a importancia do email e como ele funciona pois tenho certeza que a maioria veio de lá pra cá assim como eu. Obrigada!

  35. Vera Moreira Figueira em 07/06/13 às 10:53

    Gostei do artigo e, normalmente, pratico suas dicas. Mas tenho uma dúvida: como saber que meus e-mails não estão caindo em “spam”, ou seja, não estão resultando em nada?

  36. David Tosta em 12/06/13 às 10:00

    Conrado,

    Parabéns mesmo, e os comentários acima mostram que voce é seguido e respeitado no que faz e no como faz: simples e honesto!
    Deus te abençoe muito mais!

  37. Wilde de Almeida em 21/06/13 às 18:59

    Olá Conrado
    Estou lendo seu livro do Plano B, que para mim, iniciante na área, considero uma biblia e este post arremata mais as informações para a devida aplicação no meu negócio. Tudo caminha. Somente um contratempo, a lista, a danada da lista de prospectos que está difícil de conseguir. Confesso que estou apanhando, como estou ! Mas eu chego lá. Estou respondendo perguntas do Yahoo e já, já poderei indicar meu blog com as respostas. Obrigado pelas suas informações . Antes que me esqueça, somos vizinhos, estou em Indaiatuba. Até uma próxima. Wilde INDA21613 19h00

  38. Vinícius Andloe em 26/06/13 às 11:35

    Parabéns pelo conteúdo Conrado! Estamos sempre aprendendo com você e os resultados sempre aparecem conforme o esperado.
    Obrigado sempre!

  39. Mechelle Gonzaga em 28/06/13 às 14:42

    Realmente uma dica de ouro.
    Sou apaixonada por marketing. Acompanho todos os seus post e a partir de agora vou começar a implementar tudo o que venho aprendendo.
    Muito obrigada!!!

  40. Lucas Selbach em 04/07/13 às 09:33

    Grande Conrado,
    Excelente o artigo.
    Realmente é preciso de estratégia e organização para atingirmos os melhores resultados.
    Ótima dica dos dois níveis nesse post.
    Grato
    Lucas Selbach

  41. Salua em 17/07/13 às 14:42

    Eu venho te acompanhando já faz um tempinho, como eu cresci com suas dicas sensacionais, obrigada.
    Estou utilizando parte do que já aprendi e tenho excelentes resultados.
    Ah, eu continuo na lista de espera dos 8ps 🙂
    Abs, Salua

  42. Giovanni Pereira em 14/08/13 às 07:50

    Caro Conrado, já há algum tempo venho acompanhando seu trabalho, tanto que assino sua lista. Dica interessante para utilização dos e-mails de nossos clientes.
    No entanto, gostaria de perguntar: O fato de o cliente não ter feito a opção por receber informativos não poderá ser entendido como envio de spam e acabar gerando um resultado negativo?
    Parabéns pelo trabalho e tão logo tenha condições, farei seu curso.

  43. Sergio em 01/09/13 às 18:35

    Obrigado Conrado. Como sempre, dando ótimas dicas.
    Abraço.

  44. Alexandre Silva em 12/09/13 às 11:34

    Caro Conrado,
    Comprei o seu livro e estou lendo aos poucos, pois tem muito conteúdo. Com relação ao e-mail mkt, iniciamos esta prática neste mês, mesmo antes de receber estas suas dicas, porém vamos incluir alguns pontos que você recomenda.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abs,
    Alexandre Silva

  45. Mariana Pimenta em 07/10/13 às 17:59

    Conrado, sempre dando dicas excelentes e inspiradoras!

    Obrigada!

  46. Adamswilson Pastana Monteiro em 11/10/13 às 11:38

    Parabéns Conrado, o post é muito valioso mesmo!

  47. Gina Carvalho em 11/10/13 às 16:08

    Para mim q estou no curso 8Ps, é bom q fixa mais, pois eu ñ sabia destas coisas todas do seu curso até há +/- dois meses, estou adorando.
    Você é uma pessoa muito generosa.

    Muita Luz!

  48. Gilberto em 17/10/13 às 02:45

    Conrado, essa sua dica veio em boa hora pois sou professor de serigrafia e Designer Gráfico e tenho uma lista de e-mail do face book que é voltada somente para esse ramo, e sua ultima dica me deu uma clareada nas idéias, pois eu usava meu face book pessoal para a minha divulgação e quando você chamou a atenção que eu estava fazendo errado vi a eficácia de sua informação,mas me tira uma dúvida! sei que seu tempo de criação deve ser bastante corrido,e vejo também que usa as mesmas técnicas com todos que assinam sua Newsletter, e nem parece, Mas você não acha que um pouco mais de contato seria mais caloroso com o público,ao invés de escrever o que todos querem saber e ao invés de responder pessoalmente, ter um auto responder para fazer isso por você, (NO INÍCIO),não é seu caso,mas é o meu, enquanto ainda não tenho uma lista gigante,se eu estiver errado me corrija,se no caso no meu blog, ao invés de deixar as pessoas comentarem trabalhar mais o calor humano,perdendo um pouco mais de tempo mas derre pente deixando a pessoa ciente que eu estou falando com ela não um auto responder. Será que daria certo no (NO INICIO)pois sei que quando alista cresce não tem como ficar perdendo mais tempo. Se poder me responder essa pergunta ficarei Grato mas Sem auto responder hem rs.
    Abração e logo logo farei seu curso.

  49. Akel Dieb em 08/11/13 às 08:28

    Caro Conrado,
    Mais uma vez fico preenchido com suas dicas, pois você faz o que escreve ou escreve o que faz.

    Cada e-mail que recebo sinto esta dica, e deixa-me sempre na expectativa de quando chega o próximo.

    Muito obrigado por essa disponibilidade de dar.

    Tudo de bom…..

  50. Fabio Santos em 13/11/13 às 11:19

    Realmente Conrado a grifada que dei no testo foi “o conteúdo a ser colocado no blog tem que ser informativo e não promocional” gerando confiança e credibilidade ao leitor e futuro cliente.
    Muito óbvio, porém nada disso é utilizado no mercado digital de hoje.
    Acredito que os resultados em Mkt & Internet hoje está engajado nesta abordagem que você utiliza, aliás de altíssima qualidade, Parabéns e obrigado por repassar seu caminho de sucesso.

  51. Claudio Wanderley em 16/11/13 às 10:21

    Parabéns Conrado!

    Seu artigo atinge na veia o problema da maioria das empresas que se deixam levar nas conversas de que email já era… Que atualmente o que funciona são as redes sociais!

    Cada ferramenta tem seu valor em seu devido lugar, porém nada consegue vencer a força do nosso velho amigo email!

    Abraço!

  52. José Francisco de Lima em 20/11/13 às 18:43

    Olá Conrado,

    É um prazer enorme absorver seus ensinamentos. Não tem como deixar de entendê-los. Estou procurando transformar a teoria em prática verdadeira de tudo que você ensina. Sei que sair da teoria para a prática derruba muita gente, por falta de insistência e persistência, mas sei também que a dica da prática está inserida na teoria. Estou com alguma dificuldade nas finanças, mas nem isso vai me roubar a oportunidade de implantar seus ensinamentos. Obrigado pela sua contribuição!

  53. Marcos Roberto Alves em 04/12/13 às 18:40

    Sou Orientador de Curso no Senac e embora tenha obtido minha pós em Marketing, minha atuação sempre foi mais voltada para a área comercial.
    Ao ser convidado para lecionar Comércio Eletrônico comecei a buscar mais informações sobre o assunto na web.
    Desnecessário dizer que a marca Conrado saltou das páginas. Assisti seus vídeos e li seus artigos. Estou lendo a parte disponível em PDF do 8Ps, uma vez que não encontro o livro para compra e também estou lendo o i-Jumper!
    Aprendi muito e “inundei” a sala de aula com os conhecimentos obtidos.
    Entrei no “bonde” do i-Jumper a partir do 5º Hangout, mas estou correndo atrás na certeza de que agora tenho como operacionalizar um Plano B!

  54. Lúcia Araújo em 03/01/14 às 11:08

    Muito bom o post, vou aplicar aos meus e-mails

  55. Deomar em 15/01/14 às 22:26

    Boa e simples essa dica hein, Conrado. O mais interessante que vc falou com simplicidade e praticidade, sem complicar. Gostei muito e vou colocá-la em prática. Abraços e obrigado.

  56. silmara pires em 31/01/14 às 19:08

    Excelente, sempre com boas dicas que é como uma enciclopédia 🙂
    Obrigada Conrado!

  57. Eliseu Costa em 06/02/14 às 05:54

    Caro amigo Conrado , antes de tudo muito obrigado por essas dicas , que tem sido de grande valia , parabens e muito sucesso.

  58. Gerfson Almeida em 17/11/15 às 16:51

    Caro Conrado, suas informaçoes são super valiosas. E o mais incrível de tudo isso, é que a lista de clientes é um baú de tesouros, mas a farmácia, a lanchonete, a loja de roupas, o salão de beleza, a oficina mecânica, etc. não conseguem identificar ou se relacionar com os clientes. Faço consultoria em dois nichos e um deles é Relacionamento com Clientes e há muito mercado. Parabéns pelo artigo. http://www.versetreinamentos.com.br

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